quarta-feira, 4 de abril de 2012

SILVINO SANTOS: O CINEASTA DA SELVA

Livros

Biology of Tropical Fishes
Adalberto Luís Val e Vera Maria Fonseca Almeida-Val

As línguas amazônicas hoje
org: F. Queixalós & O. Renault-Lescure

Filmes

O cineasta da selva
Aurélio Michiles

Outras resenhas







Envie sua resenha
rae34@uol.com.br

O Cineasta da Selva
Aurélio Michiles

por Rafael Evangelista

A Amazônia é um lugar que há muito tempo desperta sentimentos diferentes e conflitantes como medo, fascínio, encanto, inquietação, admiração e curiosidade. Um dos primeiros responsáveis por trazer dela imagens que aumentariam e ao mesmo tornariam mais contraditórias as idéias de todo o mundo sobre a região amazônica foi o cineasta Silvino Santos. O Cineasta da Selva, de Aurélio Michiles, é um filme que conta a história desse português que, com apenas 14 anos, veio ao Brasil para encontrar o maior rio do mundo, enredo de seus sonhos infantis.

Vencedor de diversos prêmios, o filme é um documentário que conta, em ordem cronológica, o envolvimento de Silvino Santos com o cinema desde muito jovem. Fazendo uso de testemunhos de críticos amazonenses, que ressaltam a importância da obra de Silvino, e de depoimentos de familiares, o documentário também é um trabalho sobre a história da primeira metade do século da Amazônia. Como Silvino sempre dependeu do patrocínio de alguns empresários, a possibilidade de realizar seus documentários atrelou-se ao sucesso financeiro de seus patrões.

O recurso usado pelo diretor Michiles para unir a narrativa da trajetória de vida de Silvino com a exibição dos filmes originais recuperados pelo diretor foi inserir o ator José de Abreu como um narrador em primeira pessoa. Interpretando Silvino, José de Abreu relata desde a ida de Silvino a Paris para aprender cinema com os irmãos Lumiére até sua expedição fracassada junto com um empresário norte-americano pelo Rio Negro. Ao documentar a Amazônia, Silvino realizou também diversos filmes sobre o trabalho dos seringueiros e sobre diversas populações indígenas.

Com essa estratégia narrativa, Michiles consegue criar um filme que, se não é empolgante, também não é monótono, e tem o grande mérito de recuperar o trabalho de um esquecido pioneiro do cinema.



O Cineasta da Selva. BRASIL, 1997. Dir. Aurélio Michiles. Com José de Abreu e Denise Fraga.


Atualizado em 10/11/00
http://www.comciencia.br
comciencia@epub.org.br
© 2000
SBPC/Labjor
Brasil



COPYRIGHT CONCIÊNCIA@EPUB.ORG.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas