quarta-feira, 18 de abril de 2012

FRIEDRICH WLHELM NIETZSCH

Super Homem (filosofia) Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Se procura o super-herói, veja Superman.

Friedrich Wilhelm NietzscheTermo originado do alemão ? Übermensch, descrito no livro Assim Falou Zaratustra (Also sprach Zarathustra), do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, em que explica os passos através dos quais o Homem pode tornar um 'Super-Homem' (homos superior, como no inglês a tradução também pode ser compreendida como super-humano).

Através da transvaloração de todos os valores do indivíduo;
Através da sede de poder (vontade de potência), manifestado criativamente em superar o nihilismo e em reavaliar ideais velhos ou em criar novos.
E, de um processo contínuo de superação.
O Super-homem foi contrastado com a ideia do "último homem", que é a antítese do Ubermensch. Visto que Nietzsche não era considerado um exemplo de Super-homem em seu tempo, (através do “porta-voz” de Zarathustra), ele declarou que havia muitos exemplos de últimos homens. Zarathustra atribui à civilização de seu tempo a tarefa de preparar o vinda do Übermensch. Na compreensão deste conceito, entretanto, tem-se que recordar a crítica ontológica de Nietzsche quanto ao assunto individual que reivindicou “uma ficção gramatical”.

[editar] O desejo de destruiçãoA motivação de Nietzsche ao dizer que Deus está morto pode ser interpretado como o pensamento teológico cristão esquecido no passado, ou seja da maneira de pensar centrada em Deus. Seus símbolos para isto são a chama e o trovão. Somente rompendo com as normas idealistas um homem pode tornar-se um "Além-do-Homem" (Übermensch). O ponto de partida para a destruição é a igreja que é, de acordo com Nietzsche, o oposto exato do que Jesus pregou. A razão para isto seria um processo iniciado pelo apóstolo Paulo, que causou um transfiguração dos ensinamentos de Jesus, tornando-os uma doutrina de recompensa e castigo. Apesar disto, desaprovar a existência de Deus, essa linha de pensamento nihilista mostra que a crença em Deus é contrária aos valores de realidade e de vida de Nietzsche. Ou seja, se você é um além-homem, não precisa de Deus.

Diz-se que a irmã de Nietzsche, que o acompanhou nos seus últimos tempos de vida, ofereceu a bengala de Nietzsche a Hitler. Fato que acompanhado com o desenvolvimento e propaganda da ideia de raça ariana por Hitler gerou um mal-entendido acerca da pretensa associação de Nietzsche à causa nazista. Tal mal-entendido originou um repúdio dos leitores face à obra de Nietzsche durante várias décadas, em alguns casos até aos nossos dias. Contudo, e injustamente em Nietzsche, a teoria do super-homem, que nada tem que ver com o ideal ariano que Nietzsche desprezava, facilmente pode ser mal lida por leitores inexperientes.

Este artigo sobre filosofia / filósofo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

[Esconder]v • eFriedrich Nietzsche
Obras O Nascimento da Tragédia · Sobre a Verdade e a Mentira em Sentido Extramoral · Considerações Extemporâneas · Hymnus an das Leben · Humano, Demasiado Humano · Aurora · A Gaia Ciência · Assim Falou Zaratustra · Além do Bem e do Mal · Genealogia da Moral · O Caso de Wagner · Crepúsculo dos Ídolos · O Anticristo · Ecce Homo · Nietzsche contra Wagner · A Vontade de Poder (póstumo)
Filosofia Apollonian and Dionysian · Eterno retorno · Deus está morto · Comportamento de manada · Último homem · Moralidade senhor-escravo · Afirmação nietzscheniana · Perspectivismo · Ressentimento · Transvaloração dos valores · Tschandala · Super-Homem · World riddle · Will to power · Nietzsche e Liberdade
Relacionados Obras de Nietzsche · Obras sobre Nietzsche · Comparação com Kierkegaard · Influência e recepção · Nietzsche-Archiv · Nietzsche Music Project

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Super_Homem_(filosofia)&oldid=28383896"
Categoria: Conceitos filosóficosCategoria oculta: !Esboços sobre filosofia
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasČesky Чӑвашла Dansk Deutsch English Esperanto Español Eesti فارسی Suomi Français עברית Magyar Bahasa Indonesia Italiano 日本語 Lietuvių Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Polski Русский Slovenčina Svenska Türkçe Українська Tiếng Việt 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 22h16min de 16 de janeiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas