segunda-feira, 2 de abril de 2012

FITZCARRALD: NASCENTES DO AMAZONAS

Núcleo de Vídeo do Projeto A Amazônia dos Viajantes
Vinculado ao Museu Amazônico
Sinopses e Fichas Técnicas dos Filmes a Serem Exibidos
Cinema na Escola
1 - SELVA NA SELVA
O documentário trata de uma interpretação da relação entre mitos, lendas e relações sociais contemporâneas do povo amazônico. Os limites entre realidade e ficção são questionados não só através das diferentes formas de abordagem e posicionamento da câmera, mas também por meio de relatos, depoimentos e análises de psicólogos, sociólogos, caboclos, indígenas, homens e mulheres de diferentes grupos, faixas etárias e classes sociais, que vivenciam os mitos e lendas da Amazônia.
Entre os entrevistados, estão o escritor amazonense Márcio Souza, o cineasta Simon Brooke e Celdo Braga, líder do grupo musical Raízes caboclas, referência internacional da música amazônica, o sociólogo Renan Freitas Pinto, a antropóloga Selda Vale, dentre outros. O filme busca exibir a Região Norte sem estereótipos, fugindo do exotismo como única identidade possível, mostra-se o mundo urbano dentro da selva amazônica, relacionando-se o rio à floresta e o calor com o modo de ver e viver do amazonense.
Título no Brasil: Selva na selva Título Original: Selva na selva País de Origem: Brasil Gênero: documentário Classificação etária: livre
Tempo de Duração: 54 minutos Ano de Lançamento: 2004 Roteiro: Luiz Carlos Martins de Souza
Direção: Luiz Carlos Martins de Souza e Paulo César Freire
Co-produção: Luiz Carlos Martins de Souza / Jobast / TV Cultura do Amazonas / Fundação Padre Anchieta - TV Cultura
Proposta de exibição: 10/03/2010
2 - AGUIRRE – A CÓLERA DOS DEUSES
Algumas décadas após a destruição do Império Inca o explorador Gonzalo Pizarro envia uma expedição para uma arriscada missão, encontrar e tomar posse do tão sonhado e enigmático "El Dorado", um lugar cheio de ouro e riquezas. Deixando as montanhas do Peru, os conquistadores rumam em direção ao rio Amazonas, e logo começam a enfrentar os perigos e dificuldades da traiçoeira selva. Além disso, obcecado e louco por riqueza e poder, Don Lope de Aguirre passa a liderar o grupo. E, em meio a sua total insanidade, parte com a expedição de conquistadores para uma bizarra jornada rumo ao desconhecido.
Título no Brasil: Aguirre - a cólera dos deuses Título original: Aguirre, der Zorn Gottes / Aguirre: The Wrath of God País de Origem: Alemanha / Peru / México Gênero: Aventura/Drama/Histórico
Classificação etária: livre
Duração: 90 minutos
Ano de Lançamento: 1972 Direção: Werner Herzog Roteiro: Werner Herzog
Elenco: Klaus Kinski, Helena Rojo, Del Negro, Ruy Guerra, Peter Berling, Cecilia Rivera, Daniel Ades, Edward Roland, Alejandro Chavez , Armando Polanah, Daniel Farfán Julio E. Martínez , Alejandro Repulles, Indianern der Kooperative Lauramarca Justo González.
Proposta de exibição: 24/03/2010
3 - A SELVA
Alberto é um jovem monárquico português que, em 1912, está exilado em Belém do Pará, Brasil. Através de seu tio é contratado por um capataz para trabalhar no seringal de Juca Tristão, em pleno coração da selva Amazônica. Após uma longa viagem pelo Rio Amazonas, aporta no Seringal Paraíso e vai trabalhar na extração da borracha sob a proteção do cearense Firmino. Depois de um difícil período no coração da selva, Alberto é colocado no armazém do seringal e aí passa a conviver com Juca Tristão – o patrão, Velasco e Caetano, os seus capatazes, Guerreiro – o gerente, e sua bela mulher Dona Yayá, além de um velho e misterioso negro, antigo escravo, chamado Tiago. Em pouco tempo, apaixona-se por Dona Yayá, envolvendo-se com ela em um romance inesperado.
Com ajuda do tio é contratado para trabalhar no seringal de Juca Tristão (Cláudio Marzo), na selva Amazônica. Alberto é colocado no armazém do seringal, onde convive com Juca Tristão, Velasco (Karra Elejalde) e Caetano (Roberto Bonfim) – os capatazes do patrão -, Guerreiro (Gracindo Júnior) – o gerente -, e sua bela mulher, Dona Yayá (Maitê Proença). Em pouco tempo, Alberto apaixona-se por Dona Yayá, envolvendo-se em um romance inesperado.
Título no Brasil: A Selva Título original: A Selva País de Origem: Brasil / Portugal / Espanha Gênero: Drama Classificação etária: 16 anos Tempo de Duração: 105 minutos Ano de Lançamento: 2002
Estúdio: Paris Filmes e CCFBR Produções Roteiro: Izaas Almada e João Nunes, baseado em romance de Ferreira de Castro
Direção: Leonel Vieira
Elenco: Diogo Morgado , Maitê Proença , Chico Diaz , Gracindo Junior , José Dumont, Ruy de Carvalho, Cláudio Marzo, Karra Elejalde, Roberto Bonfim, João Acaiabe, Antônio Melo, Carlos Santos, , Sérgio Villanueva, James Araújo, Luiz Vitalli, Francisco Mendes.
Produção: Paulo Trancoso
Proposta de exibição: 07/04/2010
Prêmios:
Festival do Gramado, 2003 (Brasil): seleção oficial
Festival, 2003 (Portugal): filme de língua portuguesa mais visto do ano
Globo de Ouro, 2003 (Portugal): melhor filme
Prêmio da Academia Espanhola de Cinema, 2003 (Espanha): indicação para os GOYAS.
4 – FITZCARRALDO
Brian Sweeney Fitzgerald ("Fitzcarraldo", na pronúncia dos nativos), fã do tenor italiano Enrico Caruso, sonha em construir uma casa de ópera na remota cidade de Iquitos, no alto Amazonas. Fitzgerald já havia investido numa Estrada de Ferro, a Transandina, e falhara. Tentava conseguir os recursos com um novo empreendimento, uma fábrica de gelo. Graças a esses negócios improváveis, ele foi chamado de "Conquistador do Inútil". Finalmente, consegue dinheiro de sua amante, dona do bordel da cidade, e compra um grande barco fluvial, tentando encontrar uma nova rota para transportar a borracha, de terras que conseguiu a autorização governamental para explorar. Com o navio, Fitzgerald se dirige ao local onde quer explorar a borracha.
Alucinado, transpõe morros e matas com o barco, à custa de vidas humanas e muito sofrimento. Com este projeto, Herzog ganhou o prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes.
Título no Brasil: Fitzcarraldo
Título Original: Fitzcarraldo
País de origem: Alemanha Ocidental/ Peru
Ano de Produção: 1982
Gênero: Aventura/Drama
Tempo de duração: 157 minutos
Classificação etária: a partir de 14 anos
Roteiro: Werner Herzog
Direção: Werner Herzog
Elenco: Klaus Kinski, Claudia Cardinale, José Lewgou, Grande Otelo.
Proposta de exibição: 28/04/2010
Prêmios:
Festival de Cannes, 1982 (1982): indicado à Palma de Ouro (melhor filme) e vencedor na categoria melhor diretor.
BAFTA, (1983): indicado na categoria melhor filme em língua estrangeira.
Golden Globes: indicado na categoria melhor filme em língua estrangeira.
Festival de San Sebastián: vencedor na categoria melhor diretor.
5 – ECLIPSE
A escritora Pia e o pintor Gil vivem às margens do Rio Negro, isolados na floresta Amazônica. Em uma certa noite de eclipse lunar, Pia é assassinada. Sua morte transforma a vida de Gil em um mundo de sombras e tristeza, fazendo-o deixar o vilarejo e voltar para a Áustria, onde mora. Dois anos depois, Gil recebe um desenho da jovem Elsa, uma amiga pintora que mora na região amazônica, e decide retornar para o Rio Negro. De volta ao lugar onde passou tantos momentos felizes com Pia, ele aos poucos vai recuperando a vontade de viver. Numa ruína perto de onde Gil está, um louco monta uma moradia, sustentado pela caridade das freiras da região. Coincidência ou não, começam a aparecer pistas que podem levar Gil ao encontro do assassino de sua esposa.. Gravado em deslumbrantes paisagens na Amazônia, por uma equipe européia, ECLIPSE é um filme em português, mas traz em seu íntimo sensações universais.
Título no Brasil: Eclipse Título original: País de Origem: Alemanha Gênero: Drama Classificação etária: a partir de 14 anos Tempo de Duração: 86 minutos Ano de Lançamento: 2002
Estúdio: Costa do Castelo Filmes / CCFBR Produções / Lotus Filmes / Sky Light Roteiro: Herbert Brödl
Direção: Herbert Brödl
Elenco: Matheus Nachtergäele, Betty Golffman, Paulo Vespúcio, Cida Moreira, Romeu Evaristo, Laureane Gomes, Rui Polanah, Henriqye Pires, Caco Monteiro, David de Almeida
Produção: Herbert Brödl e Peter Stockhaus
Proposta de exibição: 12/05/2010
6 - TAINÁ
Tainá (Eunice Baía), uma indiazinha de 8 anos, vive na Amazônia com seu velho e sábio avô Tigê, que lhe ensina as lendas e histórias de seu povo. Ao longo de aventuras cheias de peripécias, ela conhece o macaco Catu ao salvá-lo das garras de Shoba, um traficante de animais. Perseguida pela quadrilha, ela foge e acaba conhecendo a bióloga Isabel e seu filho Joninho (Caio Romei), um menino de dez anos que mora a contragosto na selva. Depois de um desentendimento inicial, o garoto consegue superar os limites de menino da cidade e ajuda Tainá a enfrentar os contrabandistas, que vendem animais para pesquisas genéticas no exterior. Juntos, os dois aprendem a lidar com os valores destes dois mundos: o da selva e o da cidade.
Título no Brasil: Tainá - Uma Aventura na Amazônia Título Original: Tainá - Uma Aventura na Amazônia País de Origem: Brasil Gênero: Aventura/ fantasia Classificação etária: livre
Tempo de Duração: 90 minutos Ano de Lançamento: 2000 Estúdio/Distrib.: Tietê Produções Roteiro: Claudia Levay, Reinaldo Moraes
Direção: Tânia Lamarca / Sérgio Bloch
Elenco: Eunice Baía, Branca de Camargo, Beth Erthal, Marcos Apolo, Charles Paraventi, Ruy Polanah, Luciana Rigueira, Caio Romei, Luiz Carlos Tourinho, Alexandre Zacchia.
Proposta de exibição: 26/05/2010
7 - BYE BYE BRASIL
Salomé (Betty Faria), Lorde Cigano (José Wilker) e Andorinha são três artistas mambembes que cruzam o país juntamente com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para o segmento mais humilde da população brasileira e que ainda não tem acesso à televisão. A eles se juntam o sanfoneiro Ciço (Fábio Junior) e sua esposa, Dasdô (Zaira Zambelli), com os quais a Caravana cruza a Amazônia pela rodovia Transamazônica até chegar a Altamira.
Título no Brasil: Bye Bye Brasil Título original: Bye Bye Brasil País de Origem: Brasil Gênero: Comédia Classificação etária: Tempo de Duração: 105 minutos Ano de Lançamento: 1979
Estúdio: Carnaval Unifilm / Gaumont / Aries Cinematográfica Argentina
Roteiro: Cacá Diegues e Leopoldo Serran
Direção: Cacá Diegues
Elenco: José Wilker, Betty Faria, Fábio Junior, Zaira Zambelli, Jofre Soares, José Maria Lima, Emmanuel Cavalcante.
Produção: Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto
Proposta de exibição: 09/06/2010
Prêmios:
Festival de Cannes, 1980 (França): O filme foi indicado à Palma de Ouro.
Festival de Havana, 1980 (Cuba): Venceu na categoria de Melhor Diretor. Ganhou o Prêmio Coral Especial de Gênero de Ficção.
8 - O CINEASTA NA SELVA
O cineasta da Selva, conta a história de Silvino Santos (1886-1970), um homem apaixonado pela fotografia e cinema que trouxe às telas as primeiras imagens da Amazônia no início do século XX. O diretor Aurélio Michiles resgata neste filme-documentário a vida e a obra deste extraordinário pioneiro do cinema brasileiro não somente como imagens originais, mas também através de uma reconstituição dramática com os atores: José de Abre (Silvino Santos) e Denise Fraga (Anita).
Título no Brasil: O cineasta na selva Título original O cineasta na selva País de Origem: Brasil Gênero: Documentário Classificação etária:
Tempo de Duração: 87 minutos Ano de Lançamento: 1997
Roteiro: Júlio Rodrigues
Direção: Aurélio Michiles
Elenco: José de Abreu, Denise Fraga Emmanuel Cavalcante, Rosi Campos (narração)
Produção: Zita Carvalhosa e Patrick Leblanc
Proposta de exibição: 23/06/2010
Prêmios:
Prêmio HBO de Cinema, 1997 (Brasil):
Prêmio especial UNESCO, 1997 (Brasil):
Prêmio Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, 1997
Festival de Brasília, 1997 (Brasil): melhor filme de diretor estreante e prêmio Marco Antônio Guimarães
Festival de Cinema de Natal, 2008 (Brasil): prêmios de revelação direção e roteiro e melhor montagem
Festival de Cuiabá, 1999 (Brasil): prêmio do júri
CINEECO, 1999 (Portugal): melhor filme-documentário
Festival Viana do Castelo, 2000 (Portugal): melhor filme-documentário
Toronto Film Festival, 2008 (Itália): participação com destaque.
Núcleo de Imagem do Projeto A Amazônia dos Viajantes
Vinculado ao Museu Amazônico
Proposta de Calendário de Exibição dos Filmes do Cinema na Escola
1 - SELVA NA SELVA 10/03/2010
2 - AGUIRRE – A CÓLERA DOS DEUSES 24/03/2010
3 - A SELVA 07/04/2010
4 – FITZCARRALDO 28/04/2010
5 – ECLIPSE 12/05/2010
6 – TAINÁ 26/05/2010
7 – BYE, BYE, BRASIL 09/06/2010
8 - O CINEASTA NA SELVA 23/06/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas