quarta-feira, 4 de abril de 2012

CONGO BELGA

HOMECURSOS MUNDO EDUCAÇÃOQUEM SOMOSADICIONE AOS FAVORITOSPUBLICIDADEFALE CONOSCO
Área do usuário Cadastre-se
Esqueci minha senha

História GeralGuerras Mundiais
História brasileira
Idade Antiga
Idade Contemporânea
Idade Média
Idade Moderna
Pré-História

EspeciaisEnem 2012
História da Páscoa
Ovo de Páscoa
Páscoa

DisciplinasArtes
Biologia
Educação Física
Espanhol
Filosofia
Física
Geografia
Gramática
História da América
História do Brasil
História Geral
Inglês
Literatura
Matemática
Química
Redação
Sociologia

Escola KidsCiências
Datas Comemorativas
Geografia
História
Jogos Infantis
Matemática
Para Pintar
Português

Pesquisa EscolarAcordo ortográfico
China
Curiosidades
Datas Comemorativas
Doenças
Drogas
Educação
Enem
Folclore
Informática
Japão
Política
ProUni
Psicologia
Saúde e Bem Estar
Sexualidade

Banco de concursosConcursos Públicos
Concursos Sudeste
Inscrições Abertas
Notícias
Todos Concursos
Vestibular

Você está aqui: Mundo Educação » História Geral » Idade Contemporânea » A independência do Congo Belga
Idade Contemporânea

A independência do Congo Belga


O Congo ainda sofre com problemas gerados por sua trágica herança colonial.

No século XIX, a ação imperialista belga se estabeleceu na região do Congo, na parte central do continente africano. Em 1885, o domínio belga nessa região foi confirmado na chamada Conferência de Berlim, quando o rei Leopoldo II transformou o extenso território em sua propriedade pessoal. No ano de 1908, o território congolês voltou a ser controlado pelo governo, recebendo o nome de Congo Belga. Até a década de 1940, o território colonizado experimentou uma fase de relativa prosperidade econômica.

Chegando à década de 1950, observamos que a população congolesa passou a aderir o discurso nacionalista de lideranças locais que exigiam o fim da dominação belga no território. Em 1955, uma visita oficial do rei Balduino I reforçou o sentimento autonomista ao não atender as várias demandas sociais, políticas e econômicas da população nativa. Nesse instante, uma associação chamada Abako entrou em evidência e logo se transformou em um partido político defensor da independência definitiva.

Em 1957, o fracasso das eleições municipais alimentou ainda mais o sentimento autonomista. No ano seguinte, o Congresso Pan-Africano fortaleceu as lideranças nacionalistas, entre os quais se destacava o congolês Patrice Lumumba. No ano de 1959, a radicalização das manifestações acabou forçando o reino belga a reconhecer a independência congolesa. No ano seguinte, foi inaugurado o Estado Livre do Congo, tendo como presidente Joseph Kasavubu e Lumumba no cargo de primeiro-ministro.

A conquista dos congoleses foi logo ameaçada pelo movimento de independência ocorrido na província de Katanga, onde soldados e mercenários belgas instituíram um violento conflito a serviço da empresa Union Minière. Sem contar com o apoio da Organização das Nações Unidas, Lumumba foi deposto do cargo e preso. A partir de então, várias facções dissidentes se formaram com o objetivo de assumir o governo do país.

Mediante as tensões geradas pela violenta guerra civil – agravada pelo assassinato de Lumumba – a ONU interferiu no país e repassou, em 1964, o governo congolês para Moisés Tshombe, um antigo apoiador de Katanga. A ação acabou não surtindo efeito esperado, já que, no ano seguinte, um golpe político impôs uma ditadura pessoal liderada por Mobutu Joseph Désiré. Esse regime ditatorial perdurou até 1997, quando Mobutu foi retirado do poder por uma guerrilha liderada por Laurent-Désiré Kabila.

A partir de então, o país, que era chamado de República do Zaire, passou a ser nomeado como República Democrática do Congo. Até hoje, o Congo enfrenta sérios desafios não somente relacionados ao fortalecimento de suas instituições políticas. Uma antiga crise econômica, as disputas étnicas e as facções políticas rivais completam a formação desse quadro de difícil resolução.

Por Rainer Gonçalves Sousa


ARTIGOS RECOMENDADOS
ESPARTA E ATENAS
Grécia Antiga, Antigüidade Clássica, História Antiga, Atenas, Esparta, cultura, civilização ocidental, cultura militarista, democracia ateniense, o papel das mulheres em Esparta.
PERíODO NEOLíTICO
Revolução Neolítica, técnicas agrícolas, desenvolvimento da agricultura, Pré-História, comunidades tribais, sociedades coletoras, coletivismo, sedentarismo, Crescente Fértil.
AS FONTES HISTóRICAS
Elementos fundamentais para que o trabalho do historiador aconteça.
INTERAGIRImprimir | 2 comentários | Comentar



quarta-feira | 21/09/2011 19:14 | lula
muito bom me ajudou no trabalho.................

terça-feira | 12/04/2011 11:04 | DILMA
MUITO BOM
Deixe seu comentário para "A independência do Congo Belga" Nome:
E-mail:
Comentário:

Cadastre-se
Esqueci minha senha
INDICAR



digite sua mensagem




Mundo Educação
mundoeducacao
mundoeducacao Novo Artigo: Carta de reclamação: Partindo do pressuposto de que os diferentes gêneros textuais ... migre.me/8wEnc #mundoeducacao yesterday · reply · retweet · favorite
mundoeducacao Novo Artigo: Reatividade dos Ametais: Geralmente os ametais são elementos com tendência de receb... migre.me/8uzxT #mundoeducacao 4 days ago · reply · retweet · favorite

Join the conversation

Cursos no Exterior

Lista de assuntos

Selecione Administração de Empresas Agricultura e Assuntos Relacionados Arquitetura, Construção e Planejamento Artes e Design Cabelo, Beleza e Cuidados Pessoais Ciências HumanasCiências Matemáticas e Informática Ciências Puras e Aplicadas Comunicação e Estudos Sociais Direito Educação e Treinamento Engenharia e Tecnologia Saúde e Medicina Viagens, Turismo e Hotelaria

País

Selecionar país Todos os países Austrália Cingapura Estados Unidos Holanda Irlanda Malásia Nova Zelândia Reino Unido Suécia

Tipo de curso

Selecionar Todos os níveis Cursos técnicos/Profissionalizantes Acesso para a graduação Graduação Pós-graduação Preparatório para mestrado MBA Doutorado - PhD


Nova Busca
Voltar aos resultados

Powered by Hotcourses Brazil

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | TERMOS DE USO | ESCOLA KIDS | CONCURSOS PÚBLICOS | FALE CONOSCO
Resolução mínima recomendada de 1024x768 © Copyright 2012 Mundo Educação - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).

COPYRIGHT MUNDO EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas