terça-feira, 17 de abril de 2012

COLONIZAÇÃO DO VALE DO GUAPORÉ

Para publicar artigos, acesse sua conta abaixo. Se esqueceu sua senha, clique aqui.
E-mail:

Senha:



Artigos Meio Ambiente A Colonização Do Vale Do Guaporé
Publicado em 31 de março de 2008 em Meio Ambiente ImprimirEnviarRSSA Colonização Do Vale Do Guaporé



Ainda no século XVI representantes da coroa portuguesa se aventuraram pelas brenhas amazônicas, tendo, passado pelos vales do Madeira-Guaporé-Mamoré. Na realidade se pensava em utilizar essa região como ponte de passagem e ligação entre as colônias do Sul e as do extremo Norte. Uma ligação extremamente arriscada e difícil de ser realizada.

Um dos primeiros passos de Portugal para assegurar sua posse sobre a região do Guaporé foi a ocupação desses vales, de onde extraia ouro e as drogas do sertão. Essa ocupação se deu pela ação dos bandeirantes que, ao mesmo tempo, explorava e ocupava. Além disso, a ocupação se realizou pela presença militar o que pode ser comprovado pelas inúmeras construções fortificadas.

Era necessária, entretanto uma ocupação estável, para assegurar a posse. Somente as expedições aprisionando indígenas e colhendo as drogas do sertão não assegurava a presença colonizadora e definitiva. Ale disso, não cessava a constância dos conflitos, tanto com os índios como com os castelhanos, que também estavam ocupando a região de oeste para leste.

Foi com vistas nessa presença constante que, ainda antes da assinatura do Tratado de Madri, d. Antônio Rolim de Moura recebeu a incumbência de povoar a região do Guaporé. Nessa ocasião foi criada a capitania de Mato Grosso e Rolim de Moura coordenou a estruturação da capital daquela província, às margens do Guaporé. E cidade, Vila Bela da Santíssima Trindade, além de assegurar a presença portuguesa, seria um ponto de coleta de impostos sobre a mineração.

Em 1734, quando da descoberta de ouro nas proximidades do Guaporé a produção do Moto Grosso já estava em declínio. Para melhor explorar os novos locais o governo da capitania de São Paulo promoveu uma "guerra justa" conta os índios a fim de conseguir escravos para a mineração. Essa empreitada, como outras tantas, dizimou alguns grupos indígenas.

Vale a pena destacar que nessa época a tecnologia de mineração era muito rudimentar o que fazia cada faisqueira ou lavra possuir uma vida útil muito curta, o que, por sua vez, provocava um processo migratório constante, em busca de novos veios auríferos. Também é preciso destacar que os trabalhos nas lavras e faisqueiras era extremamente insalubre. Mesmo assim os "campos d'oro" como era conhecido o vale do Guaporé sobreviveu, em virtude da abundância de minério; mas não prosperou, pois a abundância era aparente. Não se ergueram cidades ao redor da febre do ouro guaporeano. E a febre passou logo. Entretanto no final do século XVII o vale do Guaporé foi sendo abandonado: pelos mineradores que procuravam regiões mais ricas, pela falta de investimento, visto ser improdutiva e também pelos governadores Gerais que passavam a maior parte de seu tempo em Cuiabá. No vale permaneciam apenas os negros libertos, entregues à própria sorte. E com isso estava sendo decretada a sorte da região: o abandono.

Nesses anos dos séculos XVII e XVIII, a agricultura era apenas de subsistência. Raramente se explorava algum excedente e quando havia o mesmo era levado para o Pará ou contrabandeado para a região castelhana, do outro lado do rio. A terra era fértil, mas a extração de ouro era mais promissora e de rentabilidade maior e mais imediata. Mas a fertilidade da terra era de curta duração...

O mesmo vale para a Pecuária. Havia demanda por carne, mas não havia interesse em criar concorrentes para os produtores do sul. As poucas cabeças de gado que entrou na região vieram de São Paulo ou do contrabando espanhol. Havia possibilidade de se expandir os engenhos, mas nem isso prosperou. O fato é que no vale do Guaporé havia falta de gente, de comida, de gado e de minerais valiosos. Só sobrava escravidão e penúria.

O abastecimento da região, inicialmente era feito através de caravanas paulistas. Com a descoberta da possibilidade da rota fluvial, o abastecimento passou a ser feito a partir de Belém, pelos rios Amazonas, Madeira, Mamoré, Guaporé. Mas isso só depois de 1754, quando foi franqueada a navegação. Nessa época os rios que serviam de rota para o contrabando passaram a servir de caminho de integração e rota de colhimento de impostos. Entretanto essa forma de abastecimento não barateou o custo das mercadorias. Mesmo com a criação da Companhia de Comércio do Grão Pará e Maranhão o abastecimento continuou insuficiente, caro e mantendo o endividamento dos mineradores, ampliando o ciclo da escravidão: passavam a ser escravos, além do negro e do índio, o colono branco que dependia desses meios e vias de transporte.

O vale do Guaporé, principalmente a partir do séc. XVIII transformou-se em uma espécie de abrigo de indesejáveis e depósito dos proscritos do sistema. Prisão sem paredes ou grades, onde os desclassificados poderiam ser úteis para o poder. Brancos endividados e criminosos viriam a ser a elite dos colonizadores do vale. Em contrapartida o conjunto de anônimos era formado por indigentes de outras áreas, prevalecendo a população negra e mestiça. Muitos romances poderiam ser escritos contando as sagas e epopéias de quantos se aventuraram, desbravaram e morreram nas brenhas amazônicas e de Rondônia.

A política dos governadores da província do Mato Grosso permitia que brancos, mamelucos e mestiços, mais claros conseguissem o prestígio que seria impossível em outras regiões. A sociedade poderia ser assim descrita: a elite branca, formada pelos governadores e seus auxiliares, os ricos proprietários e os comerciantes; as camadas médias era formada pelos pequenos e médios comerciantes e alguns ex-escravos já donos de lavras, homens pobres e livres, mineradores e agricultores e homens que compunham as expedições dos sertanistas. Por fim os escravos negros em menor número e índios. Como a maioria da população era constituída de homens era comum e elevado o índice de violência.

As péssimas condições sanitárias mais o ambiente natural ocasionavam um elevado número de doenças, fazendo com que a morte acompanhasse o dia-a-dia das pessoas. As principais causas de doenças eram: malária, corruções, febres catarrais, pneumonia, diarréia, tuberculose, febre amarela, tifo e cólera. E quase todas mortais, por falta de acesso a tratamento.

Os escravos eram usados em diferentes atividades: nas faisqueiras, nas lavras e sesmarias. Nas grandes propriedades eram controlados pelos feitores em geral de origem negra mas entre os pequenos proprietários havia uma relação mais próxima, mas nem por isso menos sujeita a revoltas, fugas e insurreições. Também havia os "pretos Del Rey" propriedade da coroa, que estavam a serviço do governador, para a edificação de obras públicas. Esses escravos podem ser vistos como verdadeiros equipamentos de serviço público, eram poucos e os governadores se obrigavam a alugar mais escravos junto aos proprietários. Em 1752 Rolim de Moura criou a Companhia dos Homens Pretos e Mulatos.

Suas condições de vida não sendo boas os escravos do vale do Guaporé tendiam a se revoltar individual e coletivamente. Durante a segunda metade do século XVII eram comuns as fugas de escravos, formando quilombos, com um destaque para o de Quariterê (do Piolho) que existiu de 1752 a 1795, ano em que foi destruído. Os escravos aprisionados pela bandeira de Francisco Melo Palheta acabaram sendo libertados por Cáceres que lhes ordenou fundarem a aldeia de Carlota.

Entre as principais causas de decadência do vale do Guaporé podem ser mencionadas: insalubridade, decadência do ouro, dificuldade de acesso e permanência, hostilidade índia. Além disso nas primeiras décadas do século XIX a capital foi transferida para Cuiabá, onde os capitães generais já passavam a maior parte do tempo, permanecendo Vila Bela abandonada, como herança aos negros que ali ficaram abandonados.

Neri de Paula Carneiro Mestre em EducaçãoFilósofo, Teólogo, HistoriadorLeia mais: http://falaescrita.blogspot.com/http://ideiasefatos.spaces.live.comhttp://www.artigonal.com/


Avalie este artigo:




Leia outros artigos de Neri P. Carneiro
O Que Tem Em 2010
As Múltiplas Inteligências E Inteligência Musical
Uma antropologia do trabalho
Talvez você goste destes artigos também
A colonização da Ilha de Santa Catarina
O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO CAMPONESA NA AMAZÔNIA MARANHENSE
O que vale á pena, carro novo ou usado?

Disqus LoginSobre o DisqusCurtir Não curti
Que bom que gostou. Gostaria de compartilhar?
Facebook

Twitter

Compartilhar
Não obrigado
Sharing this page …

Obrigado! Close

Login Adicionar novo comentário
Comentar como …
Ordenar por: populares Ordenar por: melhor classificado Ordenar por: recentes primeiro Ordenar por: antigos primeiro Mostrando 7 comentários

Regina 1 comment collapsed Collapse Expandir
Muito bom,porque nós temos em sí uma meta,que
é aprender,e o seu texto ficou ótimo.Parabêns!!!

mostrar mais mostrar menos
A Curtir Responder 2 anos ago 0 Curtir F

natalia 1 comment collapsed Collapse Expandir
muito bom parabens....

mostrar mais mostrar menos
A Curtir Responder 2 anos ago 0 Curtir F

Pedro Marini 1 comment collapsed Collapse Expandir
Acho que meu professor de Hist. Regional estuda o seu artigo, a aula dele é basicamente isso que voce falou :D parabéns, adorei, bem esclarecedor

mostrar mais mostrar menos
A Curtir Responder 2 anos ago 0 Curtir F

lucyenne 1 comment collapsed Collapse Expandir
Gostei parabéns pelo o ótimo trabalho.

mostrar mais mostrar menos
A Curtir Responder 2 anos ago 0 Curtir F

Ana e Duda 1 comment collapsed Collapse Expandir
O único site que fala realmente sobre a história do Vale do Guaporé. Parabéns pelo excelente texto.

mostrar mais mostrar menos
A Curtir Responder 3 anos ago 0 Curtir F

capitolina 1 comment collapsed Collapse Expandir
gostei de seu textículo... mui bueno

mostrar mais mostrar menos
A Curtir Responder 3 anos ago 0 Curtir F

carlos conde 1 comment collapsed Collapse Expandir
queria mais sobre sobra as rotas fluviais.

mostrar mais mostrar menos
A Curtir Responder 3 anos ago 0 Curtir F
M Notificar por e-mail S RSS Sobre este autor(a)
Neri P. Carneiro
Concluí mestrado em Educação (UFMS), especialização em Educação (UNESC-Cacoal-RO), em Teologia (CEBI), graduação em Filosofia, Teologia, História. Sou Prof. de História e Filosofia (R. Moura-RO); de Filosofia e Ética na FAP (P Bueno-RO) e FSP (R. Moura-RO). Sou paranaense. Escolhi viver em Rondônia...
Concluí mestrado em Educação (UFMS), especialização em Educação (UNESC-Cacoal-RO), em Teologia (CEBI), graduação em Filosofia, Teologia, História. Sou Prof. de História e Filosofia (R. Moura-RO); de Filosofia e Ética na FAP (P Bueno-RO) e FSP (R. Moura-RO). Sou paranaense. Escolhi viver em Rondônia. Os textos seguintes são idéias provisórias. Se Gostou, INDIQUE AOS SEUS AMIGOS e FAÇA COMENTÁRIOS, mas se não gostou me avise. Contato, cursos ou palestras (filosofia e/ou educação): neri.car@hotmail.com.
+ mais
(229) artigos publicados
Membro desde janeiro de 2008


Artigos por tema
Administração e Negócios4512 Apostilas21 Arte e Ciência1987 Contos1735 Crônicas3895 Cursos66 Desenvolvimento Pessoal2224 Direito5537 Economia902 Educação6764 Estudos Bíblicos1412 Filosofia2123 Frases e pensamentos191 Geografia534 Governo e Política1602 História1538 Lar e Família763 Literatura1473 Meio Ambiente1031
Poemas e Poesias9101 Psicologia1081 Receitas Culinárias85 Religião2450 Resumos e Resenhas851 Saúde e Beleza3017 Sociedade e Cultura3483 Tecnologia1670 Tutoriais41

Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:

E-mail:



Publique seu artigoArtigosAutoresContato

©2006-2012 WebArtigos.com - Portal para publicar artigos, monografias e outros textos. Privacidade. Dúvidas: a...@webartigos.com

COPYRIGHT WEB ARTIGOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas