quarta-feira, 20 de outubro de 2010

5802 - GUERRA DO PARAGUAI

Você está aqui: Home > Cultura > História > Guerra do Paraguai
Home Animais Autos Casamento Economia Famosos Humor Imóveis Moda Tecnologia Turismo Sitemap Contato Bico do Corvo
Bico do Corvo

Feed
Guerra do Paraguai
Postado por Rafael Coutinho em junho 2, 2009 na categoria História

No ano de 1864 começou a Guerra do Paraguai por causa de Francisco Solano Lopes que era um ditador muito ambicioso. Ele queria aumentar o território paraguaio tendo assim uma saída no Oceano Atlântico que seria através do rio da Bacia do Prata. Tudo começou por causa da criação de muitos obstáculos que ele criou atrapalhando embarcações brasileiras que precisavam ir para o Mato Grosso entrando pelo Paraguai. Essa guerra é falada em escolas de todo o mundo para que as crianças saibam de tudo que aconteceu e até mesmo o escritor Castro Alves alistou-se para lutar na mesma.


Guerra do Paraguai

O ditador de olho no Mato Grosso fez uso da defesa fraca brasileira e invadiu e conquistou tudo por ali. Quando consegui essa invasão e não teve problemas para isso quis aumentar o Paraguai usando territórios que pertenciam ao Brasil. Depois disso foi atrás do Rio Grande do Sul, mas esse alvo não era tão fácil afinal seria necessário primeiro entrar pela Argentina, mas mesmo assim conseguiu. No dia primeiro de maio do ano de 1865, Uruguai, Argentina e Brasil se uniram, pois estavam cansados de serem ameaçados pelo ditador e essa união foi chamada de Tríplice Aliança e quando isso aconteceu, com trabalho duro, o Paraguai perdeu na batalha naval de Riachuelo e na luta de Uruguaiana.


História

Isso durou seis anos, mas quando foi chegando o terceiro ano o Brasil já não mais controlava sua tropa, por que não lutavam somente contra o inimigo, mas também contra a fome por causa da grande falta de alimentos, lutavam contra doenças como como a febre amarela e não tinham como se comunicar com ninguém. A guerra contra o terror era muito grande e por isso Caxias precisou comandar os brasileiros. Depois que Caxias assumiu o exercito brasileiro tudo ficou mais tranqüilo e as vitorias foram muitas. Mesmo com tantas vitorias a ultima das batalhas não foi comandada por ele e sim pelo Conde D`Eu. A guerra acabou em 1870 e morre Francisco Solano Lopes em Cerro Cora.



Consequência

O Paraguai antes de começar a guerra era uma potencia econômica na America do sul e não deveriam ter entrado em conflito indo atrás de um ditador. Depois de tudo isso o Paraguai nunca foi o mesmo principalmente quanto à economia e isso prejudica muito as pessoas que hoje moram lá mesmo depois de tanto tempo elas ainda sofrem conseqüências de um ato impensado. Hoje em dia poderiam estar bem melhores e não estão por causa de uma guerra que aconteceu há tanto tempo. As guerras são muito ruins para pessoas que muitas vezes nem sabem o que esta acontecendo na realidade. Muitas pessoas inocentes morrem e em busca de segurança todos vivem sem saber o que fazer em um terror constante. Hoje em dia mesmo com tanto progresso ainda existe países em guerra e isso é um absurdo.

Artigos Relacionados:
O Incrível HulkHistória do Serviço PostalRock ProgressivoOs MosqueteirosQuem Seria o Imperador do Brasil Hoje em DiaValhalla, O Destino dos Guerreiros VikingsOs Maiores Conquistadores do MundoLendas FolclóricasSelos PostaisSudokuHistória do CimentoPlutarcoA América do Norte Colonial 1607 - 1754Os Núbios



Tagged as: consequência, guerra, guerra do paraguai, História, paraguai, solano

Comentários:
Bianca | outubro 31st, 2009
Gosteiii
……………….

Bianca | outubro 31st, 2009
vamuh ver se tiruh um 10 se tirar falo ok???
BjoOoO
aki é a Bîîîh….

gaby | novembro 16th, 2009
ameiii vlw vamo ve se a prof. vai gostaa!!!!!!!!

daniel P F camilo | novembro 17th, 2009
ola meu nome e Daniel , sou aluno do E J A aqui na cidade de Alfenas MG e foi de muita utilidade estes textos sobre a Guerra do Paraguai onde consegui nota maxima em meu trabalho ,parabens aos seus idealizadores que Deus ilumine cada um de vcs e q capacite cada vez mais obrigado .

Agda Raquel | novembro 25th, 2009
Olha, você foi absolutamente parcial neste seu relato. O seu patriotismo atingiu um pico muito alto e você esqueceu de considerar questões muito importantes nesse seu texto, além do que classificar alguém em “bom” ou “mal” é um erro quando se trata de história, por exemplo o Brasil e a Argentina ao final da guerra anexaram 40% do território paraguaio e isso não é “bom” para as pessoas paraguaias além do que ao final do conflito qualquer civil paraguaio era considerado perigoso mesmo que fosse criança, mulher ou idoso pra isso só precisava estar com um pedaço de pau na mão. Quando for tratar de qualquer assunto busque imparcialidade, tente ver os dois lados, pois caso não saiba o Brasil tbm estava muito interessado em interferir na política platina, o que inclui o Paraguai. Não deixe seu nacionalismo lhe levar a conclusões precipitadas

Claudiomiro Soares | janeiro 16th, 2010
Concordo com o comentário da Agda Raquel e vou além, pois tu tens que observar o contexto político da época onde a coroa Inglesa era uma potencia, tanto que pressionou Portugal e Espanha a unirem suas colônias (Brasil, Argentina e Uruguai) que também disputaram territórios recentemente, para interromperem o desenvolvimento do Paraguai que tornava-se independente comercial e economicamente fazendo sombra a eles, pois não consumiam xícaras inglesas para tomar o chá das 17:00 e por ai vai… Desculpe, mas o que vc reproduziu é a história que Caxias mandou contar…

maria | fevereiro 1st, 2010
forão de muita utilidade as explicações,porém,não houve a continuação a qual se relata o porque das tropas reconhecerem seu valor somente após a guerra!

Leonardo | março 1st, 2010
Venho aqui apenas retificar o comentário do claudiomiro sobre a influência inglesa no conflito. Doratioto em eu livro “Maldita Guerra” ed Cia da Letras, 2002, através de pesquisas comprovadas (e não pelo google) comprova que Não estava nos interesses britânicos um conflito na região do Prata, pois isso prejudicaria, como prejudicou, os interesses comerciais ingleses. Os paraguaios tinham empréstimos britânicos para financiar suas indústrias que eram bastante desenvolvidasantes do conflito. É verdade que os banqueiros ingleses emprestaram dinheiro aos aliados e não ao paraguai, mas assim o fizeram por mero cálculo de risco (3 contra 1 é fácil saber quem vai perder…) e não em represália a Solano Lopez.
As verdadeiras causas da guerra foi a política externa brasileira da livre navegação na bacia platina do MS para o restante do país e a definição de suas fronteiras na região. Para o Uruguai a segurança de sua Soberania pelos blancos contra Argentinos e brasileiros, e para a Argentina a manutenção da política centralizadora de Mitre. Em síntese, defini-se que a Guerra do Paraguai tem como responsáveis os 4 países participantes e nenhum externo.
Com relação ao comentário da Agda, infelizmente não há bons e maus realmente. entretanto, nem o Paraguai, apesar de perder 40% de seu território pode dar uma de coitadinho: O ditador poderia ter terminado a guerra bem antes de devastar seu país. Em 1868 Lopez após perder Humaitá reuniu-se com Mitre para buscaruma aliança contra o Brasil. Teve seu acordo negado por Mitre….Porque não realizou um acordo para terminar a guerra? Lopez era sim um ditador sanguinário que utilizou crianças e mulheres na frente de batalha no fim da guerra,e recebe merecidamente a culpa de prosseguir demais com o conflito que devastou seu País acarretando na grande deficiencia demográfica existente hoje no Paraguai.
A perda de seu território é o ônus de quem causa inconsequentemente um conflito.
Cabe ressaltar que o Paraguai poderia estar pior, se Getúlio Vargas em 1930 não perdoasse a dívida de 614 mil réis existente do conflito.
E o Brasil arcou com uma dívida externa tremenda que somente se recuperou a partir do início século XXI.
Hum,história que caxias mandou contar…..Camarada tenha mais respeito com os heróis de sua pátria. Graças a ele não perdemos o MS e o RS. Pense nisso!!! Não tem problema nenhum ser nacionalista. Tenhamos que ter mais orgulho de ser brasileiros e mantermos com sangue de nossos antepassados nossa integridade territorial!!!!

Duduu | março 7th, 2010
mto legal ! naum sabia q CASTRO ALVES tinha se alistado !
vo apresentar um semnário sobre o tema !
vlw pela força !



MPS | março 20th, 2010
As grandes potências são criadas enaltecendo heróis, criando mitos, homens ou
mulheres em que o cidadão comum possa espelhar-se. Não foi o Brasil que atacou
o Paraguai e nem deteve o governador do Mato Grosso. É necessário contar a
a história, 90% dos recursos gastos durante o conflito foram oriundos de cortes
e remanejamentos de verbas do IMPÉRIO e quando a guerra começou o brasil
ainda estava de relações abaladas com a INGLATERRA, devido a questão Christie.
NÓS NÃO COMEÇAMOS O CONFLITO, mas terminamos com ele.

MPS | março 20th, 2010
Concordo com o LEONARDO. O PARAGUAI NÃO PODE SER O COITADINHO DA HISTÓRIA.
De 1853 a 1856, viajou diversas vezes à Europa, onde estudou e absorveu o sistema militar prussiano. Durante suas viagens, comprava armas e munições para as forças armadas paraguaias, contratou técnicos estrangeiros e conseguiu a ratificação de tratados comerciais com a França e com a Inglaterra, além de freqüentar a corte de Napoleão III. NA BATALHA NAVAL Do RIACHUELO
(1ª BATALHA ENTRE FROTAS ENCOURAÇAS MOVIDAS A VAPOR), boa parte dos navios paraguaios foi comprada justamente na inglaterra.

taciany | março 25th, 2010
muiito bom

acho tudo que eu preciso
parabéns

MARCO AURELIO | abril 8th, 2010
AGORA EU GOSTEI É 1 DOS
MELHORES Q EU JA VI C NAUM FOR U MELHOR

FLWW VLW MSM!!!!!!!!!

Priscila ;* | maio 7th, 2010
nossa isso foi demais ! Me ajudará muito na hora da prova de história pois eu DETESTO História!!!!!!!!!! ♥ xau
e pode ter certeza que eu vo tira 10!

wamylla victoria | maio 11th, 2010
olá eu sou da escola centro educacional cristo redentor-al e estou estudando a guerra do paraguai para um trabalho e isso min ajudou muito brigadão……

kolb | maio 20th, 2010
gostei vo ver se tiro um 10

carla | maio 24th, 2010
muito bom amei!

carla | maio 24th, 2010
muito massaa…….

alessandra | maio 25th, 2010
peeeerfeiitoo mesmoo veyn ‘

fabiana | junho 7th, 2010
muuuitoOOoo bom aki consegui entender o q foi e como aconteceu a guerra do Paraguai mesmo depois da professora ter explicado na sala de aula oobrigadda PARABENS….

Ana Paula | julho 24th, 2010
Gosteii muitoo do sit ,agora deu para mim fazer a pesquisa da guerra do Paraguaique minha profª me pediu para fazer

vanessa | setembro 2nd, 2010
afs vamo va se tiro uma notinha pq to precisando

Comentários do Post
Nome (required)

Email (não será divulgado) (required)

Site (opcional)



Enviar Comentário!
Posts Recentes
Bonecos do Ben 10
Papel de Parede com Natureza
Tetsuzaemon Iba do Bleach
Copos Infantis
Chaveiro do Naruto
Komamura Sajin do Bleach
Marreco Caneleira
Triceratops
Chaveiros de Times
Kuchiki Byakuya do Bleach
Subcategorias
Arte (92)
Astronomia (20)
Ciência (52)
Cinema (35)
Coluna Beatriz (4)
Comportamento (26)
Curiosidades (587)
Impressionante (39)
Invenções (62)
Recordes (1)
Escolar (84)
Filmes (171)
História (119)
Livros (30)
Música (130)
Política (44)
Religião (66)
TV (166)
Arquivo
outubro 2010
setembro 2010
agosto 2010
julho 2010
junho 2010
maio 2010
abril 2010
março 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
outubro 2009
setembro 2009
agosto 2009
julho 2009
junho 2009
maio 2009
abril 2009
março 2009
fevereiro 2009




Copyright © 2009 - 2010 Bico do Corvo | Politica de Privacidade | Maestria
Assine o Bico do Corvo via Email:
Delivered by FeedBurner


COPYRIGHT O BICO DO CORVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas