terça-feira, 19 de outubro de 2010

5789 - ECONOMIA DO PARAGUAI

Home Fotos Tunísia Fotos Marrocos Imagens Inglaterra Imagens França Imagens Itália Foto Grécia Imagens Istambul
Suécia Imagens Espanha Imagens Portugal Animais Fotos Camboja Islândia Veneza China Nova Iorque

História do Paraguai Fotografias em Paraguai
Mapa do Paraguai
Geografia do Paraguai
Clima do Paraguai
Fauna e flora ao Paraguai
A população do Paraguai
Arte ao Paraguai
Governo do Paraguai
Economia do Paraguai
Historia do Paraguai
Assunção


Em 1537 foi fundada Assunção, a primeira colónia espanhola no Paraguai. Os missionários jesuítas administraram a maior parte do território entre 1600 e 1767, data em que foram expulsos. A partir de 1767, o país tornou-se uma província da vice-realeza espanhola do Peru e, em 1776, passou a integrar a vice-realeza da Argentina. Em 1810 o Paraguai recusou-se a aceitar a administração da Argentina e solicitou a ajuda dos portugueses para se defender dos sucessivos ataques vindos da cidade de Buenos Aires. Em 1811, o país declarou a independência e, em 1816, depois de um período de anarquia, José Gaspar Rodríguez Francia instaurou uma ditadura. Durante o regime foi adoptada uma política de isolacionismo, com o único objectivo de aumentar a autoconfiança do país. Nas duas ditaduras que se seguiram, a de Carlos Antonio López e a do seu filho, Francisco Solano López, o isolacionismo de Francia foi abandonado, a educação foi desenvolvida e o país abriu-se ao comércio internacional.

Em 1865 o Paraguai envolveu-se numa guerra com o Brasil, com a Argentina e com o Uruguai. Pouco tempo depois, foi invadido pelos exércitos adversários. A guerra terminou em 1870, deixando o país devastado e uma população maioritariamente constituída por mulheres e crianças. Os anos seguintes foram marcados por choques políticos, por golpes de Estado e por guerras civis.

Durante a Primeira Guerra Mundial, o Paraguai adoptou uma política de neutralidade e viveu alguma expansão económica. Mas, no início do século XX, as tensões na fronteira com a Bolívia foram crescendo e, entre 1932 e 1935, deu-se a guerra do Chaco entre ambos os países. Graças à arbitragem dos EUA e de mais cinco países da América do Sul, a paz foi alcançada em 1938. O coronel Rafael Franco tomou o poder em 1936, mas foi deposto em 1939. Nesse ano o herói da guerra do Chaco, o general José Félix Estigarribia, foi eleito presidente, mas morreu inesperadamente em 1940.

Seguiram-se vários regimes ditatoriais e, em 1954, o general Alfredo Stroessner Matiauda tomou o poder. Durante a presidência norte-americana de Jimmy Carter, o regime de Stroessner foi muito criticado por violar constantemente os Direitos Humanos. Em 1989 foi derrubado, depois de um golpe militar. O general Andrés Rodríguez, comandante militar de Stroessner e líder do golpe, ganhou as eleições presidenciais desse ano. Com a promulgação da nova Constituição, em 1992, o Governo implementou várias reformas democráticas. Em 1993 Juan Carlos Wasmosy foi eleito presidente e implementou uma política de reestruturação nos sectores deficitários da educação e da saúde.Paraguai. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2009. [Consult. 2009-01-12].
Disponível na www: .

Paraguai. Encarta


Anuário Galeria de fotos Entrevista Informações viagem Agenda Autor News Contato franceses


Pesquisa personalizada


COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas