terça-feira, 19 de outubro de 2010

5786 - ECONOMIA DO PARAGUAI

Home Economia Do Paraguai Voltar Economia do Paraguai

Recursos naturais
A riqueza básica do Paraguai são seus férteis solos e bosques. O país conta com poucos recursos minerais, sendo os mais importantes os depósitos de caliza, ferro, argila e magnésio.

Os rios do Paraguai, bastante úteis nos projetos hidroelétricos, são também recursos naturais destacados devido a seus caudais.

Agricultura e pecuária
A atividade mais importante no Paraguai é a agricultura. Em 2003 as principais colheitas foram de mandioca, cana de açúcar, milho, trigo, semente de algodão, semente de soja, banana e laranja. A criação de gado é a principal ocupação da pecuária.

Silvicultura e pesca
A exploração florestal é uma atividade muito importante para a economia paraguaia. Alguns produtos florestais importantes são os taninos e os óleos aromáticos, que se utilizam na elaboração de perfumes. A Pesca (de caráter fluvial-lacustre) não tem muita importância.

Indústria
A atividade industrial está limitada a produtos agrícolas e florestais, assim como a bens de consumo. Destaque para a carne, os produtos têxteis, madeireiros e químicos.

Energia
Quase toda a energia do Paraguai é gerada em instalações hidrelétricas. O grande projeto hidroelétrico do Itaipu, inaugurado em 1983, foi feito conjuntamente com o Brasil. Paraguai explora com a Argentina a central hidrelétrica do Yaciretá e negocia com este país a possibilidade de construir novas represas para aumentar a potencia do seu sistema elétrico.

Transporte
Durante muito tempo, os canais internos com mais de 2.900 km - sobretudo os dos rios Paraná e Paraguai-, proporcionaram o principal meio de transporte do país, com a maioria das embarcações de propriedade dos argentinos.

Fonte: www.ciberamerica.org

Economia do Paraguai
Como Exportar para o Paraguai
Assistência profissional aos empresários brasileiros

Os empresários brasileiros podem contar com a ajuda do Setor de Promoção Comercial - SECOM da Embaixada do Brasil, em Assunção, que presta os seguintes serviços: fornecimento de informações sobre as possibilidades de mercado para produtos determinados; informações sobre importadores locais; dados estatísticos e tarifários e regulamentação de importações; apoio a operações com entidades governamentais e confirmação de informações cadastrais, etc.

Os empresários também podem recorrer às agências de bancos brasileiros no Paraguai sobre linhas de crédito, condições de pagamento e dados cadastrais de possíveis clientes. Já as entidades de classe podem auxiliar os exportadores brasileiros em viagem ao Paraguai com a identificação de oportunidades de negócios e o fornecimento de dados sobre a legislação local.

Fonte: www.bahiaexport.com.br

Economia do Paraguai
A moeda nacional é o Guarani. Existe liberdade para a troca de dinheiro no país todo.

O Produto Interno Bruto por pessoa é de 1.690 (1995) com uma taxa de inflação relativamente baixa, de aproximadamente o 10% nos últimos anos.

Os principais produtos de exportação são soja, algodão, carne, couros, madeiras e óleos vegetais. Uma importante fonte de divisas representam as hidrelétricas de Itaipu e Yacyreta, pois os excedentes da energia não utilizada por Paraguai são adquiridos por Brasil e Argentina.

O 39% da população trabalha em atividades agropecuárias.

Fonte: www.dtptour.com.py



Sobre o Portal | Politica de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal América do Norte
Canadá
Estados Unidos
México
América Central
Antígua e Barbuda
Bahamas
Barbados
Belize
Caribe
Costa Rica
Cuba
Dominica
El Salvador
Granada
Guatemala
Haiti
Honduras
Jamaica
Nicarágua
Panamá
Porto Rico
República Dominicana
Santa Lúcia
São Vicente e Granadinas
São Cristovão e Nevis
Trinidad e Tobago
América do Sul
Argentina
Bolívia
Brasil
Chile
Colombia
Equador
Guiana
Guiana Francesa
Paraguai
Peru
Suriname
Uruguai
Venezuela



COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas