quarta-feira, 20 de outubro de 2010

5796 - GUERRA DO PARAGUAI

iG Home iG Último Segundo Economia Esporte TV iG Gente Delas ASSINE E-mail Acesso Internet Suporte Antivírus SAC
Shopping
Publicidade
Anúncios Curso de Logística
Faça o curso online, pela Catho Educação.
Cursos Online
Faça um curso online, a partir de R$ 49,90 mensais.
Curso de Economia
Preste assessoria em assuntos econômico-financeiros.
Catho Empregos
Busque uma vaga de emprego. Teste por 7 dias grátis.
Banco de Concursos
Precisando de informações sobre os principais concursos públicos?
Mais de 20 mil vagas
Veja os concursos com inscrições abertas em todo o Brasil.
Brasil EscolaAcesso Restrito

Esqueci minha senha Cadastre-se Eventos Especiais
Halloween Política Twitter Youtube Matérias
Artes Biografias Biologia Educação Física Espanhol Filosofia Física Geografia Geografia do Brasil Gramática História História da América História do Brasil História Geral Inglês Italiano Literatura Matemática Português Química Redação Sociologia Do 1º ao 5º Ano
Ciências Geografia História Matemática Português Vestibular
Bolsas de Estudo Cotas Enem Guia de Profissões Intercâmbio Notícias Vestibular ProUni Resumos de Livros Simulado Simulado ENEM Universidades Para Educadores
Estratégias de Ensino Gestão Educacional Orientação Escolar Pais e Professores Professores Trabalho Docente Pesquisa Escolar
Acordo Ortográfico Animais Cultura Curiosidades Datas Comemorativas Dicas de Estudo Doenças Drogas Economia e Finanças Educação Folclore Informática Mitologia Psicologia Religião Saúde e Bem-estar Sexualidade Brasil Escola » História do Brasil » Brasil Império » A Guerra do Paraguai
A Guerra do Paraguai






A Batalha do Riachuelo, um dos mais sangrentos episódios da Guerra do Paraguai.

No século XIX, as nações americanas emancipadas após a crise do sistema colonial se lançaram ao desafio de estabelecerem a soberania política e econômica de seus territórios. Essa seria uma tarefa bastante difícil, pois passados séculos de dominação colonial, esses novos países teriam que enfrentar os desafios estabelecidos pelo capitalismo industrial e financeiro do período.

Segundo alguns estudiosos, o processo de independência das nações latino-americanas não significou o fim da subserviência política e da dependência econômica. Sob outros moldes, esses países ainda estavam presos a instituições corruptas e a antiga economia agroexportadora. Contrariando essa tendência geral, durante o século XIX, o Paraguai implementou um conjunto de medidas que buscavam modernizar o país.

Nos governos de José Francia (1811-1840) e Carlos López (1840-1862) o analfabetismo foi erradicado do país e várias fábricas foram instaladas com o subsídio estatal. Além disso, melhorou o abastecimento alimentício com uma reforma agrária que reestruturou a produção agrícola paraguaia ao dar insumos e materiais para que os camponeses produzissem. Esse conjunto de medidas melhorou a condição de vida da população e fez surgir uma indústria autônoma e competitiva.

No ano de 1862, Solano López chegou ao poder com o objetivo de dar continuidade às conquistas dos governos anteriores. Nessa época, um dos grandes problemas da economia paraguaia se encontrava na ausência de saídas marítimas que escoassem a sua produção industrial. Os produtos paraguaios tinham que atravessar a região da Bacia do Prata, que abrangia possessões territoriais do Brasil, Uruguai e Argentina.

Segundo alguns historiadores, essa travessia pela Bacia do Prata era responsável, vez ou outra, pela deflagração de inconvenientes diplomáticos entre os países envolvidos. Visando melhorar o desempenho de sua economia, Solano pretendia organizar um projeto de expansão territorial que lhe oferecesse uma saída para o mar. Dessa maneira, o governo paraguaio se voltou à produção de armamentos e a ampliação dos exércitos que seriam posteriormente usados em uma batalha expansionista.

No entanto, outra corrente historiográfica atribuiu o início da guerra aos interesses econômicos que a Inglaterra tinha na região. De acordo com essa perspectiva, o governo britânico pressionou o Brasil e a Argentina a declararem guerra ao Paraguai alegando que teriam vantagens econômicas e empréstimos ingleses caso impedissem a ascensão da economia paraguaia. Com isso, a Inglaterra procurava impedir o aparecimento de um concorrente comercial autônomo que servisse de modelo às demais nações latino-americanas.

Sob esse clima de tensões, a Argentina tentava dar apoio a consolidação de um novo governo no Uruguai favorável ao ressurgimento do antigo Vice Reinado da Prata, que englobava as regiões da Argentina, do Paraguai e Uruguai. Em contrapartida, o Brasil era contra essa tendência, defendendo a livre navegação do Rio da Prata. Temendo esse outro projeto expansionista, posteriormente defendido por Solano López, o governo de Dom Pedro II decidiu interceder na política uruguaia.

Após invadir o Uruguai, retaliando os políticos uruguaios expansionistas, o governo brasileiro passou a ser hostilizado por Solano, que aprisionou o navio brasileiro Marquês de Olinda. Com esse episódio, o Brasil decidiu declarar guerra ao Paraguai. A Inglaterra, favorável ao conflito, concedeu empréstimos e defendeu a entrada da Argentina e do Uruguai na guerra.

Em 1865, Uruguai, Brasil e Argentina formaram a Tríplice Aliança com o objetivo de aniquilar as tropas paraguaias. Inicialmente, os exércitos paraguaios obtiveram algumas vitórias que foram anuladas pela superioridade do contingente militar e o patrocínio inglês da Tríplice Aliança.

Mesmo assim, as boas condições estruturais e o alto grau de organização dos exércitos paraguaios fizeram com que a guerra se arrastasse por cinco anos. Somente na série de batalhas acontecidas entre 1868 e 1869, que os exércitos da Tríplice Aliança garantiram a rendição paraguaia.

O saldo final da guerra foi desastroso. O Paraguai teve cerca de 80% de sua população de jovens adultos morta. O país sofreu uma enorme recessão econômica que empobreceu o Paraguai durante muito tempo. Com o final da guerra, o Brasil conservou suas posses na região do Prata.

Em contrapartida, o governo imperial contraiu um elevado montante de dívidas com a Inglaterra e fez do Exército uma instituição interessada em interferir nas questões políticas nacionais. A maior beneficiada com o conflito foi a Inglaterra, que barrou o aparecimento de uma concorrente comercial e lucrou com os juros dos empréstimos contraídos.

Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola


Brasil Monarquia - História do Brasil - Brasil Escola

O que você achou deste texto? Ótimo, texto completo Bom, mas faltam exemplos e/ou imagens Regular, faltam informações Ruim, texto confuso Péssimo, pouco esclarecedor Participação: 38 Comentários

Avaliação:

Atualmente /5Se você quer comentar também Clique aqui



Compartilhe ou guarde este conteúdo

Mais Matérias de História do Brasil
História do Brasil
História do Brasil, resumo da história do... Democracia e Populismo
Uma combinação que agitou a política brasileira... Colônia de Exploração
Um modelo de exploração colonial surgido na era... Feminismo no Brasil
As demandas e transformações do feminismo no país. Vida e Morte na Amazônia
Como a exploração da floresta amazônica era... A Fazenda Santa Gertrudes em Rio Claro
São Paulo, produtor de café século XIX, grandes... Papel Moeda no Brasil
O uso e as transformações do papel moeda que... Igreja Católica no Brasil
A chegada da Igreja Católica no Brasil e sua... Quilombo dos Palmares
O quilombo que resistiu bravamente à ordem... Política de Privacidade| Termos de Uso| Ajuda| Quem Somos| Anuncie Aqui| Fale Conosco
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002-2010 BrasilEscola.com - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).
Bookmark & ShareBrasil EscolaXSelect from these web-based feed readers:

AOLBloglinesGoogle ReaderMy MSNNetvibesNewsisfreePageflakesYahoo
No matching services.
.netShoutout100zakladok2 Tag2linkme7Live7.comA1‑WebmarksAdd.ioAdifniAeroAll My FavesAmazonAmen Me!AOL MailArtoAviary CaptureBaangBaiduBeboBentioBiggerPocketsBit.lyBizSugarBleetboxBlinklistBlipBloggerBloggyBlogmarksBlogtrottrBlurpaliciousBoardliteBobrdobrBonzoBoxBookmarkedBookmarkingNetBookmarky.czBookmerkenBordomBox.netBrainifyBryderi.seBuddyMarksBuzzzyCamyooCare2ChiqCiripCiteULikeClassicalPlaceClickazooCndigColivia.deConnoteaCOSMiQDeliciousDesignBumpDesignmooDiggDiggitaDiglogDigoDiigoDipdiveDoMelhorDoowerDostiDotNetKicksDoubanDrimioDropjackDwelliciousDzoneEdelighteKudoselefanta.plEmailEmbarkonseuCliqueiEvernoteextraplayEzySpotFabulously40FacebookFarkFarkindaFAVableFavesfavlogFavoritesFavoritusFlakerFloss.proFnewsFolkdFollowTagsforceindyaFresquiFriendFeedFriendsterfunPfwispGabbrGacetillaGamekickerGiveALinkGlobalGrindGmailGoogleGoogle BuzzGoogle ReaderGraveeGreaterDebaterGrono.netGrumperHaber.gen.trHacker NewsHadash HotHatenaHazarkorHealthimizeHedgehogsHelloTxtHipstrHitmarksHot BookmarkHotklixHotmailHTML ValidatorHyvesideaREF!Identi.caihavegotInformazioneInstapaperInvestorLinksiSocietyiWiWJamespotJiskoJumptagsKaboodleKaevurKipupKiRTSYKledyKommentingkoornkLaaikitLadenzeileLibrerioLifestreamLink NinjaLink-a-GogoLinkedInLinkSharesLinkuj.czLivefavorisLiveJournalLockerBloggerLynkiMashbordMawindoMecchomeinVZMekusharimMemori.ruMenéameMessengerMindbodygreenMister WongMixxMoemesto.rumototagzMultiplymyAOLMylinkvaultMySpaceN4GNetLogNetvibesNetvouzNewsTrustNewsvineNujijOKNOtizieOneviewOrkutOsmosusOyylaPDF OnlinePDFmyURLPhoneFavsPimpThisBlogPing.fmPlanypusPlaxoPlurkPopEditionPosteezyPosterousPrati.baPrintPrintFriendlyPropellerPushaQuantcastQzoneRead It Laterreceeve.itRedditRediff MyPageRedKumScoop.atSegnaloSekomanShavehShe Told MeSimpySlashdotSMISodaHeadSonicoSpeedtileSphinnSpoken To YousportpostspringpadSpruzerSquidooStartaidStartlapStoryFollowerStrandsstudiVZStuffpitStumbleUponStumpediaStylehiveSurfpeopleSvejoSymbalooTagMarks.deTagvnTagzaTechnoratiTellMyPoliticianThe Web BlendThinkfinityThisNextTip'dTransferrTranslateTulinqTumblrTusulTweetMemeTwitterTwitThisTypepadViadeoVirbVisitezMonSiteVKontakteVyoomWebnewsWhois LookupWindy CitizenWireFanWordPressWorioWykopXangaY! BookmarksY! BuzzY! MailYammerYardbarkerYazzemYiggYoolinkYorumcuyumYoubookmarksYouMobZakladok.netZanaticZooLoo
Done
Message sent! Share again.

Sending message...
To: (email address)From: (email address)Note: (optional)
255 character limit

More:AddThisBookmark & ShareBrasil EscolaXMake sharing easier with AddThis for Internet Explorer.

To:From:Note:
FavoritesEmailDiggDeliciousGoogleFacebookMessengerMore... (286)AddThis


COPYRIGHT INFOESCOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas