terça-feira, 19 de outubro de 2010

5787 - ECONOMIA DO PARAGUAI

Principal Notícias Cursos Online Contato Empregos Livros
--------------------------------------------------------------------------------
InfoEscola » Geografia » Continentes » América » Paraguai »
Economia do Paraguai
Por Thais Pacievitch

O Paraguai (cuja moeda é o guarani) é um país pobre, tem renda per capita de 4.800 dólares estadunidenses. Seu PIB, em 2006, foi de US$7.696 bilhões. Possui uma economia liberal de mercado, mas o que mais se destaca é a economia informal, da qual sobrevive uma boa parte da população daquele país. A economia informal não só afeta a economia local, como também faz parte do circuito exportador aos países vizinhos: o contrabando. A economia é uma trava para o desenvolvimento do Paraguai e é alimentada pela incerteza política, a corrupção, a falta de reformas econômicas, as dívidas (externa e interna) e a falta de infra-estrutura. O Paraguai é um país de serviços, eles são responsáveis por 60% do PIB, mas é um dos poucos países do mundo em que a agricultura, com 21%, contribui mais do que a indústria (19%).

Quase a metade da população daquele país vive da agricultura e da agroindústria. Estes produtos produzidos pelo Paraguai são mais baratos do que os dos seus vizinhos, visto que, nas regiões de fronteira há um intenso contrabando. Os principais produtos são: soja, trigo, mandioca, cana-de-açúcar, bananas, algodão, arroz, café, tabaco, erva-mate e óleos vegetais.

O Paraguai possui muitos bosques, em razão disto, a exploração florestal é importante. Do cultivo da laranja amarga se extrai uma essência que é utilizada para a fabricação de sabonetes, xampus, cosméticos e geléias. O Paraguai é o maior exportador mundial desta essência.

Há poucos recursos minerais naquele país, mas pode-se encontrar um pouco de ferro, magnésio, cobre, cal e sal. Há também, na região do Chaco um pouco de petróleo que não é suficiente para abastecer o país.

A indústria paraguaia é praticamente inexistente, só o setor agroindustrial tem certa importância, o restante: têxtil, móveis e cimento são destinados ao consumo local. A corrupção e a falta de infra-estrutura tornam a sobrevivência das indústrias muito difícil.

A energia elétrica é muito importante para o Paraguai, depois da construção das usinas hidroelétricas de Acaray (1970), Itaipu (1984) e Yacyretá (1994) fizeram daquele país um dos maiores exportadores de energia hidroelétrica.

O Paraguai exporta o que produz para países como: Rússia, Uruguai e Brasil e importa bens manufaturados da China e do Brasil. Outros dois aspectos que poderiam gerar riqueza para o Paraguai, turismo e transportes, esbarram na falta de investimentos em infra-estrutura e, em razão disso, não são devidamente explorados.




Data de publicação: 25/05/2008
Categorias: Economia, Paraguai Imprimir | Recomendar | Link



Nenhum comentário sobre "Economia do Paraguai". Clique aqui para adicionar um comentário.
Deixe um Comentário
Clique aqui para cancelar a resposta.
Você precisa estar logado para comentar este texto.

Pesquisa personalizada

ConteúdoAdministração Artes Astronomia Biografias Biologia Ciências Curiosidades Direito Doenças Drogas Economia Educação Espanhol Esportes Filosofia Física Francês Geografia História Informática Inglês Literatura Matemática Medicina Mitologia Política Português Profissões Psicologia Química Redação Religião Sexualidade Sociedade Sociologia




COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas