sábado, 4 de setembro de 2010

3981 - SOCIOLOGIA

clique para fechar
clique para fechar

Sábado, 4 de Setembro de 2010 Carlos Cruz condenado a sete anos de prisão - Carlos Cruz foi condenado a uma pena de prisão de sete anos e Carlos Silvino principal arguido no processo Casa Pia, levou a pena mais pesada: 18 anosReceba a nossa informação:



As Ciências
Ciências Sociais e Humanas
Antropologia Arqueologia Arquitectura e Urbanismo Ciências da Comunicação Ciências da Educação Ciências Política, Jurídica e Forense Conservação e Restauro Demografia Design Economia e Gestão Estudos Artísticos Estudos Literários Filosofia Geografia História Linguística Música e Canto Psicologia Sexologia Sociologia Ciências da Engenharia e Tecnologias
Ciência e Engenharia dos Materiais Engenharia Biomédica Engenharia Bioquímica e Biotecnológica Engenharia Civil e de Minas Engenharia Electrotécnica e Informática Engenharia Mecânica Engenharia Química Engenharia Sísmica Mundo digital Nanotecnologia Novas Energias Novas Tecnologias Processamento Computacional de Língua Portuguesa Redes de Alta Velocidade Robótica móvel Ciências Naturais, Saúde, Água
Ambiente Aquacultura Ciências Agrárias e Florestais Ciências Biológicas Ciências da Saúde Ciências do Desporto Ciências do Mundo Animal Ciências da Nutrição Ciências da Terra, do Mar e da Atmosfera Ciências Veterinárias Genética Geologia Mineralogia Neurociências Odontologia Paleontologia Ciências Exactas
História da Ciência e da Técnica Física Matemática Química A Revista
Adivinha quem vem jantar? Divulgação
Conferências, debates, encontros, workshops, jantares Percursos/ Colaboração Escola de Ciências da Saúde/UM Lá fora Colaboração Visionarium Divulgação Científica IN VIDEO VERITAS Do Ciência Hoje
Sondagens Contactos Ficha Técnica Estatuto Editorial Sobre nós Iniciativas Ciência Hoje Conselho Científico A Palavra do Leitor Publicidade em Ciência Hoje RSS Newsfeeds Dos mais novos
Ciência dos mais jovens Jovens cientistas Você quer ser...? Editoriais, Opinião, Cartas & Colunistas
Artigos Colunistas Cartas Editorial Opinião Prosas do Recife Descubra as diferenças Revista de Imprensa Educação & Ensino
Ensino Superior Escolas Universidades Empreendedorismo & Empresas Espaço
Notícias, entrevistas Astronomia e Astrofísica Ciências e Tecnologias para o Espaço Fotografia
Álbuns fotográficos Os cientistas e as suas fotos Fotos de... Investigadores do Porto Política científica e noticiário diverso
Noticiário diverso Política Científica Prémios Reportagens, Entrevistas & Perfis
Reportagens Perfis Entrevistas Biografias Entrevistas Históricas Vídeos Dossiers
Concurso «Faz Portugal Melhor!»
Concurso «Faz Portugal Melhor!» Festival de Ciência de Cheltenham 2010 Ciência 2010 A pastilha que mudou o Mundo! Prémios Seedsof Science 2010 Centenário da República Autárquicas/Ciência 12.º ICTPI 2009 Chegada à Lua foi há 40 anos Concurso «Na Senda de Darwin» Cientistas portugueses na Europa Portuguese scientists in Europe Portuguese scientists in America Prémios Seeds of Science 2009 Prémios Seeds of Science 2008 Novas Fronteiras da Ciência Podcast VI Encontro FIIP Nanotecnologia, essa desconhecida! Ovelha Dolly: 10 anos Fóruns
40 anos de chegada à Lua Medicina em Portugal Ciência em Portugal Encartes Classificados
Automóveis: venda Habitação: procura-se Habitação: arrenda-se Habitação: venda Emprego: procura Emprego: oferta Ensino Informática Férias Diversos Trocas Agenda da Ciência
Estudos sobre habitação no Porto apresentados na FLUP
Colóquio internacional organizado
pelo departamento de Sociologia
2010-07-19
Por Luísa Marinho




As «ilhas» apareceram com o desenvolvimento industrial da cidade no século XIX (foto: Manuel de Sousa, wikipedia)
A análise da habitação a partir dos meados do século XX é o tema que está em debate hoje e amanhã na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). O colóquio «Ilhas, bairros sociais e classes laboriosas na cidade do Porto (1956-2006)», organizado pelo Instituto de Sociologia daquela faculdade, dá a conhecer os resultados de um projecto de estudo sobre as intervenções habitacionais e as suas consequências sociais.

Virgílio Borges Pereira, investigador responsável pela investigação, abriu o colóquio explicando os seus motivos e traçando a história social da habitação no Porto, desde o século XIX até ao pós-25 de Abril de 1974.

Continuar a ler...


Importância do conceito
de «Islamofobia» em debate
Encontro realiza-se amanhã no Auditório Seda Nunes (ICS – UL), em Lisboa, a partir das 9h00
2010-05-27
Por Luísa Marinho




“Não existe uma única cultura islâmica”, acredita Nina Tiesler
A importância do conceito de “islamofobia” será amanhã abordada no encontro «Muslims in Europe and Islamophobia - A Workshop of Research in Progress and Symposium», uma organização da rede MEL (Muçulmanos em Espaços Lusófonos), do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e do programa britânico «Our Shared Europe», do British Council.

Em conversa com o «Ciência Hoje», Nina Clara Tiesler, responsável pela iniciativa, explica que o encontro se divide em duas partes. “Na primeira vão ser apresentados trabalhos que estão a ser desenvolvidos por investigadores de várias universidades europeias, incluindo a Universidade de Lisboa”. A segunda parte é um simpósio onde participam os especialistas britânicos autores do livro «Thinking through Islamophobia».


Continuar a ler...


Jovens britânicos sentem-se mais solitários do que idosos
2010-05-26




60 por cento dos inquiridos jovens sentem-se sós
Uma investigação realizada na Grã-Bretanha revela que os jovens sentem-se mais solitários do que os adultos com mais de 55 anos. O estudo, intitulado The Lonely Society, foi feito com 2256 participantes, sendo que 60 por cento dos inquiridos com idades entre 18 e 34 anos disseram que se sentem sós com frequência ou às vezes.

Este valor cai para 35 por cento entre os entrevistados com 55 anos ou mais. A investigação demonstra também que a tecnologia pode acentuar o isolamento, ainda que seja um meio de conexão entre as pessoas sem precedentes.



Continuar a ler...


16 Por cento dos adolescentes são vítimas de abuso emocional
Estudo da FMUP avaliou mais de sete mil jovens
2010-05-25




Abusos emocionais são mais referidos dos 15 aos 19 anos
Um trabalho de investigação promovido pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), que avaliou mais de sete mil adolescentes com idades entre os 15 e os 19 anos, de escolas públicas de todo o país, revela que 16 por cento dos jovens confessam-se vítimas de abuso emocional e 13 por cento de abuso físico.

O estudo teve como objectivo estimar a prevalência de jovens envolvidos em violência (participando em lutas e sendo vítimas de violência física, psicológica ou sexual). Para isso, foram inquiridos alunos de 16 escolas públicas das capitais de distrito portuguesas, através de um questionário anónimo.

Continuar a ler...


Mulheres mais afastadas
das tecnologias de informação
Universidade Portucalense receia que decréscimo possa afectar desempenho da Economia Global
2010-05-17




Cursos tecnológicos da UPT sem registo de uma única inscrição feminina, este ano.
As mulheres estão cada vez mais afastadas dos cursos superiores na área da tecnologia e a sua fraca representação em lugares de decisão neste sector poderá comprometer o desempenho da economia global nos próximos anos.

Continuar a ler...


Síndrome de «Bebé Sacudido» aumenta durante recessão
Estudo atribui casos a efeitos do stress devido
à flutuação da economia
2010-05-04




Os casos críticos podem resultar em morte.
Os efeitos do stress devido à flutuação da economia, da precariedade laboral, do desemprego e das finanças pessoais leva a que a população fume cada vez mais e ingira mais álcool, para além de se tornarem mais depressivos e desenvolverem doenças relacionadas com o stress. Entretanto, uma equipa de investigadores, liderada por Rachel Berger, médica pediatra do Children's Hospital of Pittsburgh (EUA), reportou um aumento significante de casos de crianças com síndrome de «Bebé Sacudido», onde os mais pequenos são violentamente abanados por um adulto desde que começou a actual recessão.

Continuar a ler...


Jovens norte-americanos enviam mais de cem mensagens por dia
Raparigas utilizam frequentemente a linguagem codificada e enviam mais sms do que os rapazes
2010-04-21




Raparigas comunicam mais por sms do que rapazes
Um terço dos adolescentes norte-americanos com telemóvel envia mais de cem mensagens por dia, segundo uma investigação do centro de estudos Pew.

O estudo revela que o aumento do uso de mensagens de texto chegou a eclipsar as chamadas telefónicas, os serviços de mensagens instantâneas e as redes sociais.

Setenta e cinco por cento dos adolescentes entre os 12 e os 17 anos têm telemóveis, e são as raparigas quem mais envia e recebe mensagens (80 mensagens por dia contra 30 dos rapazes).

Continuar a ler...


Entidades de Coimbra vão criar Agência de Inovação Social
2010-04-19





Agência e será uma estrutura pioneira no âmbito da economia social
Um grupo de entidades de Coimbra vai criar uma Agência de Inovação Social, cujo principal objectivo é desenvolver soluções científicas e tecnológicas para dar resposta às necessidades dos utentes das instituições de solidariedade social.

O principal dinamizador do projecto é o Círculo de Cultura Portuguesa (CCP), cujo presidente, Armando Pereira, disse ontem à agência Lusa que a decisão de criar a nova entidade foi tomada sábado, numa reunião alargada dos diversos parceiros da iniciativa.



Continuar a ler...


«Jantar sem Mãos»
UTAD assinala Dia Internacional da Pessoa
com Deficiência
2009-11-30
Por Carla Sofia Flores



Realizar um “Jantar sem Mãos” foi a forma encontrada pelo Núcleo de Alunos de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas (NAERA) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado a 3 de Dezembro.

Esta iniciativa partiu de todos os alunos do curso de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas (ERA) com o objectivo de sensibilizar a sociedade para os problemas inerentes à deficiência, nomeadamente em situações tão banais como a alimentação em caso de incapacidade dos membros superiores.

Continuar a ler...


Instituto do Envelhecimento
da UL tem novos parceiros
Protocolos de Cooperação assinados hoje
2009-11-19




Manuel Villaverde Cabral, coordenador do projecto
A implementação do Instituto do Envelhecimento da Universidade de Lisboa (UL) dá hoje um passo em frente com a assinatura dos Protocolos de Cooperação que ligam a UL à Fundação Calouste Gulbenkian e à Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Este centro de investigação é uma unidade autónoma da UL sedeada no Instituto de Ciências Sociais e coordenada por Manuel Villaverde Cabral e tem por objectivo principal a investigação e a formação científica em estudos do envelhecimento. Além disso, propõe-se a organizar, nesta área, actividades de comunicação científica e de abertura à sociedade, assim como a estudar e a avaliar as políticas públicas relacionadas com o envelhecimento da população.

Continuar a ler...


Nascemos cópias
Morremos originais
Estudo social sobre o envelhecimento afirma que pessoas de idade não são um grupo homogéneo
2010-04-05




Estilos de vida de pessoas mais velhas são diferentes
Quanto mais velhos ficamos, mais diferentes nos tornamos − é a conclusão de um estudo que seguiu pessoas desde os 70 aos 90 anos de vida.

“Normalmente pensa-se sobre as pessoas mais velhas como num grupo homogéneo − são consideradas doentes, sozinhas e pouco capazes de tomar conta deles próprios. Mas a verdade é que as diferenças entre as pessoas crescem com a idade”, afirmou Bo G Eriksson, da Universidade de Gothenburg.


Continuar a ler...


Estudo sugere que homens infiéis têm QI mais baixo
2010-03-02




Satoshi Kanazawa
Um estudo publicado na revista “Social Psychology Quarterly” indica que os homens que traem tendem a ter um quociente de inteligência (QI) mais baixo do que aqueles que são fiéis.

Satoshi Kanazawa, autor do estudo e especialista em psicologia evolutiva da London School of Economics and Political Science explica que os “homens mais inteligentes estão mais propensos a valorizar a exclusividade sexual do que homens menos inteligentes".

Continuar a ler...


Trabalhar apaixonadamente
é fundamental para atingir
a excelência
2010-02-01




Trabalhar por prazer e paixão é preponderante
para se atingir a excelência
Trabalhar com paixão é um requisito fundamental para se atingir a excelência a nível profissional. A conclusão é de Liliana Araújo, uma psicóloga de 28 anos que realizou uma investigação pioneira em Portugal com o objectivo de descobrir o que têm em comum as pessoas excelentes.

Num estudo de caso, com seis cientistas das áreas exactas (biólogos e físicos) e quatro bailarinos, Liliana Araújo procurou saber como são estas pessoas, "como funcionam e como foram os percursos até serem reconhecidas nas suas áreas".



Continuar a ler...


Tecnologia ajuda a ultrapassar ciclos de negócio
Nova economia que emerge da crise internacional irá manter-se imprevisível
2009-11-17




Empresas confiam na tecnologia
Mais de 90 por cento dos principais decisores das empresas acreditam que os ciclos de negócios na nova economia que está a emergir da crise internacional vão manter-se imprevisíveis nos próximos anos, segundo um estudo.

"Os principais decisores que responderam às 550 entrevistas em todas as regiões no mundo acreditam que as firmas que voltarem ao antigo modo de planeamento do crescimento e desenvolvimento de mercado serão ultrapassadas por aquelas que dominarem o uso da tecnologia num ambiente de negócios imprevisível", refere um estudo global elaborado da consultora Coleman Parkes Research em parceria com a HP.


Continuar a ler...


OMS quer uma sociedade
mais atenta às mulheres
2009-11-11




Necessidades específicas das mulheres são muitas
vezes ignoradas pela sociedade
No lançamento de um relatório intitulado "As mulheres e a Saúde: a realidade de hoje e o programa de amanhã", a Organização Mundial de Saúde (OMS) apelou para uma acção urgente a fim de melhorar a saúde e a vida das mulheres, desde a nascença até à velhice.

A OMS considera que são as mulheres quem mais cuida dos outros, sem que tal seja retribuído e que, apesar dos progressos das últimas décadas, as sociedades continuam a abandoná-las em momentos decisivos das suas vidas.


Continuar a ler...


Novas tecnologias reforçam relações interpessoais
Estudo americano refuta senso comum
2009-11-10



Um estudo realizado pela Pew Internet and American Life Project concluiu que a Internet e os telemóveis não promovem o isolamento social, mas pelo contrário reforçam as relações interpessoais entre os seus utilizadores.

Embora as pessoas passem cada vez mais tempo em frente ao computador, isto não traz prejuízos para os seus relacionamentos na vida real, pois a maioria dos utilizadores fá-lo com o objectivo de contactar com pessoas próximas.

Esta investigação refuta o senso comum e o estudo apresentado pela American Sociological Association em 2006, segundo o qual as novas tecnologias tinham isolado socialmente as pessoas ao longo das últimas duas décadas.

Continuar a ler...


«Consumo - Que Futuro?»
junta especialistas de excelência
Gilles Lipovetsky foi o foco das atenções
na conferência que decorreu em Aveiro
2009-10-27




Gilles Lipovetsky
As novas tendências do consumo, o perfil do novo consumidor e as suas características comportamentais deram o mote para um debate entre os mais conceituados especialistas nacionais e internacionais da área, realizado durante o dia de hoje em Aveiro.

A discussão decorreu à margem da conferência “Consumo – Que Futuro?”, organizada pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), de onde se destacou a presença de Gilles Lipovetsky, uma referência mundial em sociologia do consumo.

Continuar a ler...


Boaventura de Sousa Santos condecorado pelo Governo Brasileiro
Gran-Cruz da Ordem do Mérito Cultural será entregue ao sociólogo português por Lula da Silva
2009-10-26




Boaventura Sousa Santos
O sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, director do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, foi condecorado pelo Governo Brasileiro com a Gran-Cruz da Ordem do Mérito Cultural de 2009.

Criada em 1995, esta é a mais alta comenda do Governo Brasileiro atribuída a personalidades e instituições que se destacam pelas suas contribuições à Cultura brasileira e mundial.

Continuar a ler...


Redes Sociais «dão prémio»
a Pedro Magalhães
Trabalho do investigador reconhecido
pela revista Análise Social
2009-10-29
Por Carla Sofia Flores




Pedro Magalhães
Pedro Magalhães, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), foi o vencedor da primeira edição do Prémio 2009 da revista Análise Social, que distinguiu o melhor artigo divulgado nesta publicação durante o ano 2008.

Este galardão pretende “chamar a atenção dos leitores para a qualidade dos artigos desta revista e gratificar os investigadores que com ela colaboram ”, explicou ao Ciência Hoje Pedro Lains, director da Análise Social.

Continuar a ler...


Livro lança visão artística
sobre o cancro da mama
2009-10-15




Susana Noronha apresenta 24 projectos artísticos
que abordam a experiência do cancro da mama
Foi lançado hoje o livro “A Tinta, a Mariposa e a Metástase: a arte como experiência, conhecimento e acção sobre o cancro de mama”, da autoria da antropóloga e socióloga Susana Noronha.

Neste livro são publicados e analisados 24 projectos artísticos que abordam a experiência feminina do cancro da mama. A autora pretende contrariar o conceito de representação do real através da arte.

Continuar a ler...


ICS-UL recebe Seminário
«Gender and Generations»
Primeiras conclusões do estudo em debate
2009-09-23




(clique para ampliar)
O Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL) será o palco do seminário “Género e Gerações: continuidade e mudança nas narrativas familiares”, que decorrerá no próximo dia 25 de Setembro.

Conceituados investigadores nacionais e internacionais vão reunir-se para discutir os primeiros resultados do projecto de investigação “Gender and Generations”, que estuda as relações sociais de género, reconstituindo as histórias familiares de três gerações de homens e de mulheres de Lisboa e Mondim de Basto, duas regiões com padrões de modernização muito distintos.



Continuar a ler...


Rotinas recomeçam com Outono
Sopa, depressão e divórcio marcam a estação
2009-09-22



O Outono, que oficialmente começa hoje, é sinónimo de reinício de rotinas, sobretudo quando se tem crianças. Mas também de sopa, depressão, divórcio, recomeço e energia yin, conforme a definição de cada área de estudo para esta estação do ano.

O Observatório Astronómico de Lisboa informa que a estação decorre, no Hemisfério Norte, entre as 22h19 do dia 22 e as 17h47 de 21 de Dezembro, começando com o equinócio de Setembro, quando o Sol "no seu movimento anual aparente corta o equador celeste".


Continuar a ler...


Colóquio de Sociologia
no Centro de Estudos Sociais
Alunos de doutoramento reúnem-se em Coimbra para discutir investigações em curso na instituição
2009-09-09




Boaventura Sousa Santos, director do CES
Os estudantes de doutoramento do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra vão reunir-se em Outubro para o seu primeiro colóquio: «Coimbra C – Escalas e Transbordos». O objectivo do evento é fomentar o diálogo entre as diferentes investigações em curso na instituição.

Marcado para 1 e 2 de Outubro, o colóquio vai abordar 14 temas em igual número de sessões, criando um espaço de reflexão para os 100 alunos oriundos de vários pontos do mundo que frequentam o CES.


Continuar a ler...


Manusear vários canais
de informação é ginástica a mais
Estudo sugere que actividades em simultâneo
afectam negativamente cérebro
2009-08-31




'Multitarefas' afectam actividade cerebral
Muitas vezes, damos por nós a realizar várias tarefas em simultâneo: como navegar na internet, enquanto vemos um programa de televisão e a responder ao telefone “microblogando” no Twitter, ao mesmo tempo.

Será que o nosso cérebro poderá aguentar tanta carga informativa e geri-la quando esta vem de diferentes meios?

Continuar a ler...


«Imigrantes não cometem mais crimes do que portugueses»
Estudo de investigadora do CES de Coimbra é apresentado hoje
2008-11-19




Autora diz que o tema nunca pode ser considerado "definitivo"
É apresentado hoje, em Coimbra, o livro "Imigração e criminalidade - caleidoscópio de imigrantes reclusos", que tem por base a tese de mestrado de Maria João Guia, investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, que estudou as relações entre imigração e criminalidade. "Os imigrantes não são mais criminosos do que antes, nem cometem mais crimes do que os portugueses, apesar de haver diferença nas proporções dos grupos", sintetisou a autora, notando que "existem factos em comum entre determinadas nacionalidades e determinadas condenações".

Continuar a ler...


Centro de Estudos Sociais
da Universidade de Coimbra
abre em Lisboa
Iniciativa «A Nova Geografia Política do Mundo» inaugura o espaço
2009-08-31




Carlos Lopes, Director-Geral da UNITAR
O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, dirigido pelo sociólogo Boaventura de Sousa Santos, inaugura dia 11 de Setembro a sua delegação em Lisboa para formar quadros dos sectores público e privado.

Com sede no Picoas Plaza, a delegação promove na sua abertura a palestra «A Nova Geografia Política do Mundo», por Carlos Lopes, Director-Geral da United Nations Institute for Training and Research (UNITAR) e secretário-geral adjunto da ONU.


Continuar a ler...


Sistema é culpado de violência nas escolas
Criminalista explica objecto de comportamentos desviantes com exemplo de Alemanha
2009-03-11




Escola é cenário onde há mais violência
O criminalista Carlos Poiares considerou hoje que a violência nas escolas reflecte uma sociedade cada vez mais violenta e defendeu maior intervenção na Educação para prevenir "comportamentos desviantes".

Um tiroteio numa escola de Winnenden, localidade perto da cidade alemã de Estugarda, saldou-se hoje em 16 mortos, incluindo o jovem de 17 anos apontado como autor dos disparos.

Para Carlos Poiares, especialista em direito e psicologia criminal, a escola é o cenário em que actuam os adolescentes e os jovens e "um sítio que entrou em crise", tanto em Portugal como no resto da Europa, com cada vez mais casos de violência entre colegas e sobre os professores.




Continuar a ler...


Instituições de Ensino Superior criam Observatório das Desigualdades
2008-06-12



O Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) irá lançar, em parceria com o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto e o Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores, um Observatório das Desigualdades.

O objectivo é investigar as desigualdades sociais, monitorizar e avaliar as políticas públicas em Portugal e apoiar na definição de medidas a adoptar nesta área, segundo um comunicado do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, do ISCTE.


Continuar a ler...


Ana Nunes Vicente lança «Para uma Sociologia da Família»
Livro com a chancela ICS retoma trabalho académico
2009-07-27




Madonna e os seus filhos
Investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), Ana Nunes de Almeida acaba de lançar o livro “Para uma sociologia da infância – Jogos de olhares, pistas para a investigação”, que traça a sua aproximação, enquanto socióloga da família a um novo objecto de sociologia – a infância. Este livro tem como ponto de partida um texto submetido a provas públicas de habilitação, em 2007, no qual Ana Nunes de Almeida decidiu focar o seu programa de investigação em torno do tema «A infância e a sociologia: jogos de olhares, pistas para a investigação». O volume agora publicado retoma, na sua quase totalidade, o conteúdo desse texto académico.



Continuar a ler...


Mulheres em «território» de homens
Sexo feminino predomina nas universidades, excepto nas engenharias
2009-03-06




Último estudo contabilizou 46988 mulheres no ensino superior
Olga Filipova é uma das melhores num curso onde os homens predominam, mas recusa-se a ver engenharia informática como um curso masculino. Esta ucraniana considera que as mulheres têm imaginação e sociabilidade suficiente para vingar nesta área.

Quando Olga ainda estudava em Kiev, veio a Portugal passar férias, mas "a vida deu as suas voltas" e acabou por ficar, nunca pensando que iria voltar à escola. Na aldeia onde morava, trabalhar numa fábrica de confecções era a única forma de obter a legalização.


Continuar a ler...


Sociólogo retrata dramas do desemprego por detrás dos números
2008-05-25




Capa do livro de Pedro Araújo
Os dramas de quem perdeu o trabalho que acreditava ser "para a vida" e caiu nas incertezas do desemprego são analisados num livro do sociólogo Pedro Araújo, centrado nas experiências dos desempregados da antiga cerâmica Estaco, em Coimbra.

Intitulado "A Tirania do Presente. Do trabalho para a vida às incertezas do desemprego", o estudo, a lançar em breve, visa "a compreensão das vivências do desemprego e das lógicas de acção desenvolvidas pelos indivíduos para lidar com a privação de emprego".


Continuar a ler...


Contenções perante falta de dinheiro
Estudo sobre consumo dos portugueses face à subida e diminuição do poder de compra
2009-05-21




Portugueses optam por determinadas despesas
Face à subida do poder de compra, os portugueses dão prioridade à alimentação, saúde e lazer. Em contrapartida perante a diminuição do poder de compra não hesitam na contenção de custos relacionados com bebidas alcoólicas, tabaco, hotéis, cafés, restaurante e lazer.

Segundo um estudo do Observador Cetelem, que analisou os mercados europeus de consumo, é a alimentação que ocupa a primeira posição dos sacrifícios, seguindo-se as despesas relacionadas com a saúde, que assume a liderança em metade dos países (Alemanha, Itália, Hungria, Polónia, Eslováquia, Rússia), e posteriormente o lazer. Contudo, caso dispusessem de mais meios, privilegiariam a qualidade nas suas compras de alimentação.

Continuar a ler...


Novos comportamentos dos automobilistas
Despesas com o transporte na Península Ibérica abaixo da média Europeia
2009-03-06




Despesas familiares com transportes aumentaram na Europa
Num contexto europeu em que as despesas de transporte são bastante impulsionadas pelo aumento do preço dos combustíveis os automobilistas sentem cada vez mais a necessidade de procurar novas formas de mobilidade.

Segundo o estudo automóvel do Observador Cetelem, as despesas familiares com o transporte estão a subir em toda a Europa. No entanto, os cidadãos da Península Ibérica ficam abaixo da média nesse campo, quando comparadas com os restantes países europeus. Em contraste, o Luxemburgo é o país onde se regista o maior peso nos orçamentos familiares.


Continuar a ler...


ICS conduz estudo sobre as relações laborais em Portugal
Resultados preliminares antecedem fase de intervenção sociológica
2008-05-17
Por Marta F. Reis





Grupo de investigação do ICS. Da esquerda para a direita: Marina Kolarova,Cristina Nunes,Marinús Pires de Lima e Ana Guerreiro

Foram recentemente apresentados no Instituto de Ciências Sociais (ICS), em Lisboa, os resultados preliminares do estudo 'Globalização e Relações Laborais em Portugal' que antecedem vários meses de intervenção sociológica com o objectivo de perceber como é que as relações laborais e a situação económica e social se correlacionam e influenciam.

O estudo compara cinco sectores representativos da actividade laboral portuguesa - têxtil, automóvel, banca, telecomunicações e hotelaria e restauração, e pretende pôr em relação os interlocutores sindicais, patronais e políticos e analisar realidades como a precariedade laboral, o crescimento de formas de trabalho atípicas e a diminuição da taxa de sindicalização dos trabalhadores.


Continuar a ler...


Especialistas debatem rumos actuais da produção de estudos sobre ciência e tecnologia
2009-04-26




Investigadores de duas equipas que se dedicam ao estudo da ciência e tecnologia em Portugal reúnem-se segunda-feira num encontro "de diálogo e aproximação" para troca de conhecimentos sobre os rumos actuais da sua pesquisa.

O encontro tem o formato de um seminário e decorre no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa, sendo organizado conjuntamente por esta instituição e pelo Centro de Estudos Socais (CES) da Universidade de Coimbra.

Ricardo Roque, do ICS, um dos responsáveis pela iniciativa, salientou que as equipas destes dois laboratórios associados são "as mais coesas" no âmbito dos estudos sobre a ciência em Portugal.

Em discussão estarão temas como o significado do envelhecimento nas democracias contemporâneas, a influência das inovações na compreensão da doença e da saúde, a avaliação do risco em matéria de segurança alimentar e a distinção entre estudos de inovação e de ciência e tecnologia.






Continuar a ler...


Ciência Viva TV




Contactos
Ficha técnica
Estatuto Editorial
Conselho Científico
A Palavra do Leitor
Portuguese Science







COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas