sexta-feira, 3 de setembro de 2010

3190 - Z\OROASTRISMO

Testemunhas de Jeová
Fórum de Testemunhas de Jeová e Ex-Testemunhas de Jeová Registrar | Entrar



Index • FAQ • Busca




Hoje é 03 Set 2010 09:18


Ver mensagens sem resposta | Ver tópicos ativos


Página Principal » Outras Religiões e Filosofias » Espiritismo/Esoterismo » Filosofia Rosacruz, Maçonaria etc.
Todos os Horários estão como UTC - 3 horas




Regras do Fórum

Por favor, clique aqui para ver as Regras do Fórum


Zoroastrismo



Página 1 de 1
[ 4 Mensagens ]
Visualizar Impressão Exibir Tópico Anterior | Exibir Próximo Tópico
Zoroastrismo Autor Mensagem
Hilquias Assunto do Tópico: ZoroastrismoEnviado: 12 Out 2009 11:18



Data de registro: 17 Mar 2009 21:40
Mensagens: 1451

Citação:
Zoroastro foi um antigo profeta do Irã. Personagem histórico, afirmado por toda a antiguidade clássica, viveu provavelmente entre o século VI e o século VII antes de Cristo. A significação do seu nome é variadíssima. O nome grego Zoroastro vem do parsi Zarathustra, palavra esta que tem vários significados como "amigo do fogo", "banhado de ouro", "prata derretida", "glória dourada", "estrela de ouro", etc. Ele também é chamado de "Zarathustra Spitama" ou somente "Spitama". O título "Spitama" é a designação da família cujo o nome é oriundo de um ancestral do profeta, uma figura heróica do clã.

Muito se tem escrito sobre Zoroastro e há quem duvide da sua existência. Mas os Gathas, que constituem os documentos mais antigos e oficiais, apresentam traços tão vivos a respeito dele que não é lícito considerá-lo um mito. Embora seja cercada de fatos legendários, sua existência é inegável no meio histórico.

O local de origem de Zoroastro é um assunto complexo. A tradição dos persas coloca na região de Ragha, mais ou menos na região perto de Teerã, Irã. A tradição coloriu muitos fatos e a lenda envolveu Zoroastro. A ele foi atribuído um nascimento miraculoso e que ele tenha operado vários milagres. Sua vida juvenil foi uma constante luta contra os poderes maléficos. Aos vinte anos retirou-se do mundo para se entregar a meditação. Um espírito, Vohu Mano, o levou perante a divindade suprema, Ahura Mazda, que lhe fez a revelação e colocou em suas próprias mãos o livro sagrado, o Avesta. Ahura Mazda ao chamar Zoroastro para sua missão, o designou como o "Pastor dos Pobres".

Aos trinta anos começou sua vida pública. Um pouco antes de começar sua vida pública, o espírito malígno, sabendo que, com a revelação da lei suprema, recebida de Deus, salvaria o mundo, procurou com violência assaltá-lo com a mentira, prometendo-lhe o domínio por meio do poder, procurando desviá-lo do seu propósito. Porém o profeta venceu a tentação expulsando o demônio da sua presença. A tentação que o Avesta narra a respeito de Zoroastro se parece muito com a de Jesus. Esta narração está no livro Vendhidah contido no Avesta. Toda a biografia legendária do profeta encontra-se no Zerdusht Nameh, outro livro do Avesta. Afirma-se que o profeta morreu aos 77 anos, assassinado por um sacerdote da velha religião, segundo alguns, massacrado juntamente com os sacerdotes do templo, enquanto estava perante o altar do fogo, enquanto fazia um ritual a Ahura Mazda.

É quase certo que Zoroastro é oriundo de uma região que ficava ao ocidente do Irã ou pelo menos da parte mais ocidental, junto do lago Urmia, isto é, de uma região irânica mais próxima dos povos semitas, se não é, como alguns já pensam, oriundo de um país semítico. Isto estaria nas linhas da sua doutrina monoteísta, pois os profetas hebreus pregavam justamente na época em que se supõe que viveu Zoroastro. É interessante observar que há uma tradição muçulmana que o considera discípulo de Jeremias, que viveu no século VI a.C., sendo portanto, contemporâneo deste profeta.

O Avesta, livro de orações é um dos monumentos literários e religiosos mais importantes da antiguidade. Código sagrado, revela o saber daqueles tempos remotos, compreendendo a moral e a religião, a ciencia médica e a jurídica, além dos cantos à Divindade, os hinos de natureza entre a épica e a lírica, as invocações e as súplicas rituais do culto. A palavra Avesta vem da palavra parsi "Abasta" que significa Lei, assim como a palavra hebraica Torá. Muitas vezes o livro é chamado de Zend-Avesta. A palavra Zend vem do parsi "Zand", que significa "comentário". Logo o Zend-Avesta seria a Lei e seu comentário.

A tradição atribui o Avesta a Zoroastro. Para ela, o profeta é o autor da obra, mais precisamente, o livro foi revelado a ele pelo próprio Ahura Mazda, o criador do mundo e de tudo o que há de bom nele. Supõe-se entretanto, que de Zoroastro são oriundos os Gathas, os primeiros e mais vetustos hinos que anunciam uma doutrina elevadamente monoteísta. As outras partes do Avesta são oriundas primeiramente dos seus discípulos e depois dos continuadores, nos séculos seguintes.

O Avesta que possuimos hoje é mais ou menos um quarto daquele que existiu no tempo dos Arsacides e dos Sassânidas. O Avesta original compreendia vinte e uma partes, capítulos ou livros chamados Nash, ligados em três séries de sete cada uma. Esses livros eram ordenados e dispostos em três classes. A primeira e a segunda era uma coleção de cantos e hinos e a terceira era toda de natureza jurídica. Entretanto o único livro na íntegra que existe hoje é o Vendhidah. O Avesta que possuimos hoje, consta de quatro partes com os seguintes títulos: o Yasna, que trata dos rituais liturgicos feitos pelos sacerdotes; o Visperad que é uma continuação do Yasna; o Khorda Avesta que contém orações em geral; e o Vendhidah que possui os mitos e histórias da religião juntamente com as leis.

Tanto a Torá quanto o Avesta possuem passagens semelhantes o que indica a influência mitológica adquirida entre as duas religiões. Na criação hebraica Jeová criou o mundo em seis dias: criou sucessivamente a luz, o céu, o mar, a terra e as plantas, os luminares do céu, os animais e o homem. Na zoroastra Ahura Mazda criou o mundo em seis períodos: criou sucessivamente o céu, a água, a terra, os luminares do céu, os animais, as plantas e o homem.

Na mitologia judaico-cristã a humanidade descende de um só casal, Adão e Eva. A palavra Adão, significa homem. Na mitologia zoroastra a humanidade descende do casal Mashya e Masliyâna. O termo Mashya também significa homem. Para ambas mitologias, o pecado começou na terra com a corrupção do primeiro homem, com Adão no Gênesis, e com Mashya no Avesta.

No dilúvio hebraico Jeová destruiu a humanidade pecadora, mas salvou Noé com sua família e casais de animais, protegendo-os dentro da arca que Ele mandara construir. No dilúvio zoroastra Ahura, por intermédio do rei Yima, salvou um casal de animais, de plantas e espécimes mais belos dos homens, do grande cataclisma.

Zoroastro falava com Ahura na montanha das santas revelações, assim como Moisés falava com Jeová no Monte Sinai. Moisés não foi o primeiro a receber os favores divinos. Um primeiro pacto tinha sido feito com Abraão. Do mesmo jeito Zoroastro não recebeu a revelação primeiramente sendo Vivhanhao o primeiro vidente de Ahura.

Zoroastro teve a revelação de sua missão por Ahura numa caverna onde Deus lhe apareceu como uma luz ordenando-o que salvasse o povo. Jeová se revelou a Moisés numa caverna onde apareceu numa sarça em fogo. Durante a revelação Jeová manda Moisés salvar os hebreus do Egito.

Há uma controvérsia na doutrina de Zoroastro, onde o Zoroastrismo é apresentado ora como sendo uma religião monoteísta, outra como dualista. A religião original da pérsia era um culto politeísta local, onde cada clã possuia seu Deus. Assim como Mohammed durante a fundação do Islã, Zoroastro reformou a antiga religião num culto essêncialmente monoteísta como vemos nos textos do Avesta. Entretanto nesses mesmos textos estão contidos princípios dualistas.

Mas partindo da ideia filosófica que Zoroastro pregava, imagina-se que o profeta considerava que no indivíduo são inatas duas inclinações opostas entre si, uma voltada para o bem e outra para o mal, e que uma e outra são consideradas e tratadas como dois espíritos, dos quais procedem as ações do homem: as boas procederiam do bom espírito (Ahura Mazda), e as más do mau espírito(Angra Mainyu). Do conceito desses dois espíritos surgiu o dualismo: o princípio do bem e o princípio do mal. Assim o mundo interior do indivíduo foi transportado para o mundo exterior criando uma ideia de dois deuses contrários quando na verdade existe apenas um Deus, Ahura Mazda.

Segundo a doutrina zoroastra no fim dos tempos virá o Saochyant, isto é, o Salvador, o Messias. Ele nascerá da jovem Eredathedri, a qual será fecundada e o dará à luz no fim dos séculos. Segundo a lenda, o Saochyant virá do oriente, coroado com doze estrelas e que o acompanharão na batalha contra o mal. Os mortos serão ressuscitados e se reunirão com suas famílias por toda a terra. Então o Saochyant sacrificará o boi Nadhayos
Hilquias escreveu:
Me lembro do sacrifício que Mitra fazia onde matava o touro e que para os seguidores era a eucaristia de hoje!
e com a sua gordura misturada com o Haoma (planta sagrada) será preparada a ambrósia que será oferecida a todos os homens como alimento da imortalidade. Travar-se-á a última batalha, entre as milícias celestes e as infernais. O inferno será purificado, os montes serão aplainados e o mundo se tornará um paraíso.

Isso nos faz lembrar o próprio Jesus e seus doze apóstolos que pregavam a Boa Nova. Também temos a imagem da última ceia, esta tendo um sentido literal para a crença católica, onde o pão e o vinho oferecidos e instituidos por Jesus são o portal para a salvação ou seja, a derrota da morte, a imortalidade. Também temos a imagem da metáfora dita por João Batista que com a vinda do Messias as montanhas seriam aplainadas. Está clara a influência do Zoroastrismo tanto no Judaísmo quanto no Cristianismo onde os traços e ensinamentos desta religião não-abraâmica se confunde com as crenças da Torá e dos Evangelhos. Mais do que uma religião, o Zoroastrismo é uma filosofia de vida que permanece viva até os dias de hoje, e junto com a religião, as ideias e reflexões do seu fundador, Zoroastro, o profeta de Ahura Mazda.


Fonte http://oiluminador.blogspot.com/2009/07 ... rismo.html

Grifei algumas partes que me chamaram atenção.

_________________



Somente os pequenos segredos precisam ser guardados; os grandes, ninguém acredita. - Herbert Marshall McLuhan





Hilquias Assunto do Tópico: Re: ZoroastrismoEnviado: 12 Out 2009 13:38



Data de registro: 17 Mar 2009 21:40
Mensagens: 1451



Estes edifícios possuem duas partes principais. A mais importante é a câmara onde se conserva o fogo sagrado, que arde numa pira metálica colocada sobre uma plataforma de pedra. Os sacerdotes zoroastrianos visitam o fogo cinco vezes por dia e procuram mantê-lo aceso, fazendo oferendas sândalo purificado. Recitam também orações perante o fogo com a boca tapada por um tecido, de modo a não contaminarem o fogo. Este respeito pelo fogo sagrado levou a que os zoroastrianos fossem chamados de "adoradores de fogo", o que constitui um erro, na medida em que o fogo não é adorado em si, mas como um símbolo da sabedoria e luz divina de Ahura Mazda. Os templos de fogo mais importantes do Irão e da Índia mantêm uma chama de fogo sagrado a arder perpetuamente.

Interessante também é o símbolo oficial:





Isso nos lembra outro símbolo muito famoso e antigo:





O disco solar alado egípcio

_________________



Somente os pequenos segredos precisam ser guardados; os grandes, ninguém acredita. - Herbert Marshall McLuhan





Elza Arroio Assunto do Tópico: Re: ZoroastrismoEnviado: 12 Out 2009 15:10



Data de registro: 18 Jun 2009 20:05
Mensagens: 804

Hilquias,somente com o advento da grafica sabemos o que é de lá para cá... São tantas semelhanças de personagens com JESUS que para mim sinceramente outras historias podem ter sido copiadas do homem de Nazaré e não o contrario....Bjs

_________________
Tu te tornas responsável por tudo aquilo que cativas...

Visitem o meu blog:

www.anaelzaarroio.blogspot.com





Hilquias Assunto do Tópico: Re: ZoroastrismoEnviado: 12 Out 2009 16:47



Data de registro: 17 Mar 2009 21:40
Mensagens: 1451

Elza Arroio escreveu:
Hilquias,somente com o advento da grafica sabemos o que é de lá para cá... São tantas semelhanças de personagens com JESUS que para mim sinceramente outras historias podem ter sido copiadas do homem de Nazaré e não o contrario....Bjs




Wikipedia escreveu:
Zoroastro viveu na Ásia Central, num território que compreendia o que é hoje a parte oriental do Irã e a região ocidental do Afeganistão. Não existe um consenso em torno do período em que viveu; os académicos têm situado a sua vida entre 1750 e 1000 a.C


Eu creio que Jesus existiu e que deixou muito conhecimento. Mas também não posso afirmar que tudo que está relacionado a respeito dele nos evangelhos está preservado nos mínimos detalhes. A história do seu nascimento, a escolha de 12 discípulos, o milagre dos peixes e outras passagens perto de sua morte tem significado iniciático e foram influenciados pelos conhecimentos antigos, dos mistérios de Elêusis, do Zoroastrismo e até do Egito.

_________________



Somente os pequenos segredos precisam ser guardados; os grandes, ninguém acredita. - Herbert Marshall McLuhan





Mostrar mensagens anteriores: Todas as mensagens1 dia7 dias2 semanas1 mês3 meses6 meses1 ano Organizar por AutorHora da MensagemAssunto CrescenteDecrescente
Página 1 de 1
[ 4 Mensagens ]


Página Principal » Outras Religiões e Filosofias » Espiritismo/Esoterismo » Filosofia Rosacruz, Maçonaria etc.
Todos os Horários estão como UTC - 3 horas


Quem está online Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 0 visitantes


Você não pode criar novos tópicos neste fórum
Você não pode responder tópicos neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum


Procurar por: Ir para: Selecionar um fórum ------------------ REGRAS GERAIS Comunidade do Orkut Apresentações e Boas-vindas Depoimentos Fórum Principal - Testemunhas de Jeová e Ex-Testemunhas de Jeová (TJs e Ex-TJs) Testemunhas de Jeová Testemunhas de Jeová - Notícias Amigos Experiências Pessoais e Reuniões Os Melhores Tópicos Ex-Testemunhas de Jeová Deixando a Torre Superar! ASPEC Sociedade Torre de Vigia Pesquisa Bíblica e Artigos de Estudo Crenças, Doutrinas e Práticas A Testemunhas de Jeová e 607 A.E.C. As Testemunhas de Jeová e 1975 Escândalos e Encobrimentos As Testemunhas de Jeová e a ONU Questões Sobre o Abuso Infantil As Testemunhas de Jeová e a Pedofilia Sangue, Tratamentos Médicos e Depressão As Testemunhas de Jeová e a Questão do Sangue Outras Religiões e Filosofias Ateísmo e Agnosticismo Cristianismo Evolução x Criação Agnosticismo Ser Ateu Budismo Cristianismo, Judaismo, Islamismo Cristãos Cristianismo - os primórdios Judaísmo Islã Cultos Afro Umbanda e Candomblé Espiritismo/Esoterismo Espiritismo Filosofia Rosacruz, Maçonaria etc. Fórum Mercado Persa Apenas Membros Social Piadas e Humor Entretenimento Notícias e Eventos Mundiais Atividades Físicas Família e Criação de Filhos Encontro e Relacionamentos Sobre o Fórum Notícias e Anúncios do Fórum Caixa de Sugestões Críticas ao Fórum Testemunhas de Jeová Suporte Técnico Links para Sites Relacionados Conselho




Criar Fórum Grátis - Fórum Grátis - Informeishion




Index | FAQ | Busca

phpBB skin developed by: John Olson
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group



COPYREIGHOJOHN OLSON

Um comentário:

  1. sou escritor e graduando em filosofia, gostaria de conhecer los melhor ..gostei do conteudo de vosso site

    ResponderExcluir

Contador de visitas