quinta-feira, 2 de setembro de 2010

3135 - JAinismo

Visita Wikilingue.comJainismo
Jainismo
De Wikipedia, a enciclopedia livre
Detalhe arquitectónico procedente do templo jainista de Rankpur (Rajasthan, Índia).
Jainismo
Fundador Mahavira
Deidad Máxima Os Tirthankaras (vitoriosos)
Tipo Transteísmo, Filosofia índia
Nome e número de seguidores Jainas, uns 4 milhões
Texto sagrado Escrituras Jain
Língua Litúrgica Sánscrito
Índia}} Índia
Terra Santa {{ bandeira icono alias = Índia bandeira alias = Flag of Índia.svg bandeira alias-Imperial = Flag of Imperial Índia.svg bandeira alias-Britânica = British Raj Rede Ensign.svg bandeira alias-Virrey = Índia-Viceroy-1885.svg bandeira alias-1931 = 1931 Flag of Índia.svg bandeira alias-livre = AzadHindFlag.png bandeira alias-naval = Naval Ensign of Índia.svg enlace alias-naval = Marinha índia enlace alias-Britânica = Raj Britânico bandeira alias-força aérea = Ensign of the Indian Air Force.svg enlace alias-força aérea = Força Aérea Índia tamanho = nomeie = {Predefinição:Nomeie variante = Índia
País com maior quantidade de jainistas {{ bandeira icono alias = Índia bandeira alias = Flag of Índia.svg bandeira alias-Imperial = Flag of Imperial Índia.svg bandeira alias-Britânica = British Raj Rede Ensign.svg bandeira alias-Virrey = Índia-Viceroy-1885.svg bandeira alias-1931 = 1931 Flag of Índia.svg bandeira alias-livre = AzadHindFlag.png bandeira alias-naval = Naval Ensign of Índia.svg enlace alias-naval = Marinha índia enlace alias-Britânica = Raj Britânico bandeira alias-força aérea = Ensign of the Indian Air Force.svg enlace alias-força aérea = Força Aérea Índia tamanho = nomeie = {Predefinição:Nomeie variante =Índia
Ramos Degamvaras e Svetamvaras
Símbolo A Mão
Religiões relacionadas Hinduismo, Budismo, sijismo
O jainismo é uma religião da Índia, fundada no século VI a. C. por Mahāvīra. Trata-se de uma religião nastika (não teísta) e não reconhece a autoridade dos textos Vedas nem dos brahmanes.

Na actualidade, o jainismo está presente à Índia oriental (Bengala), centro ocidental (Rajastán, Maharastra e Guyarat) e meridional (Karnataka). Calculam-se aproximadamente uns quatro milhões de fiéis jainistas, sendo a sétima em número de fiéis entre as religiões da Índia (um 0,4% da população).

Índice
[ocultar]
1 Origens
2 Deuses
3 Doutrina
3.1 Código de conduta
3.2 Vegetarianismo
4 Textos e autores
4.1 Textos
4.2 Santos jainas
4.3 Outros santos
4.4 Escritores
5 Bibliografía
6 Veja-se também
7 Enlaces externos


Origens
Originario do Subcontinente Índio, o jainismo (ou mais apropriadamente o dharma jainista), foi fundado pelo índio Mahavirá (540 a. C.-468 a. C., ainda que varia segundo as fontes).

Não se conhece bem a respeito da origem do jainismo, ainda que segundo seus seguidores é uma das religiões mais antigas da região e também do mundo, porque suas origens prehistóricos datariam de dantes do 3000 a. C. e dos começos da cultura índica do rio Indo.

No Matsya Purāna (24, 47) aparece uma menção ao jina-dharma, a doutrina dos jainistas.

O jainismo é único no facto de que durante sua história é a única religiãoLaguna Ventarrón

País {{Geodatos Bolívia
| bandeira icono-país

| nomeie = {Predefinição:Nomeie variante =
Região #REDIRECT Plantilla:BO-N
Superfície 2,5 km²
Altitude 185 msnm

A lagoa Ventarrón é uma lagoa amazónica localizada ao nor-oeste do departamento de La Paz, cerca do departamento de Pando, junto ao rio Mãe de Deus, a uma altura de 185 m e umas dimensões de 2,32 km de longo por 1,44 km de largo e uma superfície de 2,5 km².

A lagoa tem uma orla ou costa de 6,5 quilómetros.em:Laguna Ventarrón que nunca tem transigido no conceito da não violência nem no princípio nem na prática. Sustenta que a não violência é a suprema religião (ahimsa paramo-dharma) e tem fazer# questão de sua observancia em pensamento, palavra e acção a nível individual e social. O texto sagrado Tattvartha Sutra resume-o com a frase “parasparopagraho jivanam” (toda a vida se sustenta mutuamente).

Deuses
Um arhat destaca-se dos 24 jinas (‘vitoriosos’) principais, que viveram na cada um dos 3 ava-sarpinīs (períodos descendentes de longa duração), que estão divididos em seis etapas: bom-bom, bom, bom-mau, mau-bom, mau, mau-mau. Os avasarpinís alternan com os ut-sarpinī, longos períodos ascendentes, cujas etapas começam por mau-mau e terminam com bom-bom.

O último arhat que esteve na Terra (neste último avasarpiní) foi Mahāvīrá; o verdadeiro fundador do jainismo. Acha-se que viveu em Bihar pouco tempo dantes da época de Buda (século VI a. C.).

Os historiadoresLaguna Ventarrón

País {{Geodatos Bolívia
| bandeira icono-país

| nomeie = {Predefinição:Nomeie variante =
Região #REDIRECT Plantilla:BO-N
Superfície 2,5 km²
Altitude 185 msnm

A lagoa Ventarrón é uma lagoa amazónica localizada ao nor-oeste do departamento de La Paz, cerca do departamento de Pando, junto ao rio Mãe de Deus, a uma altura de 185 m e umas dimensões de 2,32 km de longo por 1,44 km de largo e uma superfície de 2,5 km².

A lagoa tem uma orla ou costa de 6,5 quilómetros.em:Laguna Ventarrón acham que as menções ao jaina-dharma que aparecem em alguns Purānas, demonstram que os textos védicos não são tão antigos como pretendem os eruditos hinduistas.

Doutrina
Ficheiro:Ranakpur-tempere.jpg Entrada ao amplo templo jainista de Rankpur (Rajasthan, Índia).A religião jainista tem uma cosmología e crenças elaboradas; atestadas de nomes, categorias, classes, hierarquias, graus, ordens, entre outros.

Ateísmo: o mundo é eterno e carece de princípio. Não existe uma divinidad pessoal, e todas as possíveis divinidades —as almas dos perfeitos arhat (divinidades humanas), por exemplo— não são emanação nem manifestação de nenhuma divinidad apofática nem de nenhuma Unidade (o Todo ou Absoluto), conceitos e realidades que são igualmente negadas e recusadas no jainismo junto com a de um deus criador.

Pananimismo: toda a realidade é vida. Para o jainismo o universo é uma totalidade vivente; todo ser possui uma alma, mais ou menos complexa, diáfana ou pesada. Desde a terra ou o vento, aos insectos ou os mamíferos, todos os seres refletem o universo e são dignos de respeito. O maior pecado para o jainismo é causar dano a um ser vivo, ainda que também há que evitar dañar à terra ou às almas da água ou do ar.

Em coerência com o anterior, os jainistas praticam a não violência, o ayuno e a mortificación do próprio corpo. Através destas actividades esperam descargar sua alma do peso da matéria kármica e evitar posteriores reencarnaciones.

A religião jainista apresenta uma perspectiva igualitaria das almas, sem importar as diferenças na forma física: humanos, animais, e organismos viventes microscópicos. Os humanos são os únicos poseedores dos seis sentidos: vista, ouvido, gosto, olfacto, tacto e pensamento; portanto dos humanos espera-se que actuem com responsabilidade para toda a vida sendo compassivos, sem egoísmo, sem medo, racionales e misericordiosos.

Desde o ponto de vista epistemológico, o jainismo é relativista, defende que o conhecimento do mundo só pode ser aproximado e que, com o tempo, inclusive sua própria religião acabará por desaparecer.

A comunidade jainista distingue entre monges e seglares. Os monges submetem-se a uma disciplina ascética superior à dos laicos, ainda que não exercem o monopólio da religião. Vivem em um jina-sadman (monasterio jainista). Um jina-rshi (asceta jainista) assume quatro votos: a não violência, a sinceridade, a rectitude e a renúncia às coisas e às pessoas.

Código de conduta
Os catorze sonhos propícios da mãe de Jina (página de um kalpa sutra ou ‘livro de rituales’ dispersado; ca. 1465).Os jina-kalpa são as ordens praticadas pelos jinas (opostas àquelas dos sthaviras). Consiste em cinco votos:

ahimsa (não violência)
satya (veracidad)
asteya (não roubar),
brahmacharya (castidade) e
aparigraha (desapego do material).
A religião jainista põe muita atenção no aparigraha, o desapego das coisas materiais através do controle de um mesmo, penitência, abstenção da indulgência, limitação voluntária das necessidades e consequente diminuição da agresividad.

Vegetarianismo
Mão jainista.O vegetarianismo é um modo de vida para um jainista, tendo sua origem no conceito de jīvai dājá (‘compaixão pelos seres vivos’) e o a-himsá (a não violência). A prática do vegetarianismo é vista como um instrumento para a prática da não violência e a coexistencia pacífica e cooperativa.

Os jainistas são vegetarianos estritos (dieta vegana) que consomem somente seres sem sentidos (sem sistema nervoso), principalmente do reino vegetal. Conquanto a dieta jainista implica o aniquilamiento das plantas, isto se vê como a forma de sobreviver que causa o mínimo de violência para os seres vivos (muitas formas vegetales como frutas ou raices são melhor vistas pelo Jainismo por comportar simplesmente a extracção de uma parte da planta e não sua total destruição).

Textos e autores
Textos
Jina-śataka: um escrito de Jambu-kavi.
Jina-śata-pañjikā: de Śamba-sādhu.
Jina-stuti: nome de um texto jaina.
Jina-yajña-kalpa, um escrito de Āśā-dhara.
Santos jainas
Estátua de elefante no interior do templo de Ranakpur.Esta lista contém os mais conhecidos jina-sūri (santos do jainismo):

Jineśwara: fundador do Kharatara-gaccha (1024)
Jina-candra: predecessor do famoso Abhaya Deva, autor do Samvega-ranga-śālā-prakarana.
Jina-candra (1141-1167)
Jina-pati (1154-1221), autor de vários escritos.
Jineśwara (1189-1275).
Jina-prabodha (1229-1285), autor do Pañjikā-durga-pada-prabodha
Jina-candra (1270-1320)
Jinodaya (1319-1376).
Jina-labdhi (m. 1350)
Jina-padma (m. 1350).
Jina-candra (m. 1359)
Jina-candra (1431-1474)
Jina-samudra (1450-1499).
Jina-bhadra (m. 1458).
Jina-hamsa (1468-1526), autor de um glosario sobre o primeiro anga.
Jina-mānikya (1493-1556), autor de um Subāhu-purāna.
Jina-candra (1539-1614)
Jina-simha (1559-1618).
Jina-rāja (1591-1643), autor de um comentário sobre o Naishadha-charita.
Jina-ratna (m. 1655)
Jina-candra (m. 1707)
Jina-saukhya (1683-1724)
Jina-bhakti (1714-1748)
Jina-labha (1728-1778), autor do Ātmā-prabodha.
Jina-candra (1753-1800)
Jina-harsha (consagrado no ano 1800).
Jina-prabha: autor de vários trabalhos.
Pādalipta-sūri: autor de Jina-bimba-pratishthā (estabelecimento de figuras jinas).
Outros santos
Interior do templo jainista de Ranakpur.Jina-deva: nome de um arhat (divinidad principal) de um avasarpiní anterior.
Jineśa ou jineśwara: nome de outro arhat dos jainas, de um avasarpiní anterior ao actual.
Jina-śekhara: nome do fundador da segunda subdivisión da Kharatara-gaccha da comunidade jaina.
Jina-simha: nome do fundador da terceira subdivisión da Kharatara-gaccha da comunidade jaina.
Jina-vardhana: nome do fundador da quinta subdivisión do Kharatara-gaccha da comunidade jain (m. 1458), autor do Chandra-Prabha-charitra e de outros quatro charitras (biografias)
Jinendra (Jina Indra: ‘rei dos jainas’): nome de um santo jaina.
Escritores
Jina-bhadra: famoso escritor jaina, também chamado Jinadra-gani-kshama-āśramana.
Jina-bhadra: nome do autor de um conto (escrito em 1148)
Jina-dāsa: autor de um cūrni a respeito de Avaśyaka.
Jina-dāsa: autor do Dharma-pañcha-vinśatikā.
Jina-deva: autor do Madana-parajājá.
Jina-mandana: autor do Kumarārapāa-prabandha.
Jina-mitra: um dos tradutores do Lalit.
Jina-vallabha: famoso escritor jain (m. 1111).
Jina-vimala: escritor do Śabda-prabheda-tīkā (escrito em 1598 ou 1638).
Jina-kīrti: autor dos poemas Champaka-stava e Namaskāra-stava.
Jina-datta (1076-1155), maestro de Amasse-chandra e de Jina-bhadra.
Jina-kuśasa (1281-1333), autor de Chaitya-vandana-kula-vritti.
Jina-sena: nome do autor de Trivarnāchara-samhitā, e do Harivamśa-Purāna (completado por Guna-bhadra). Ver citas em Wikiquote (enlaçado ao final desta página).
Jina-harsha: nome do autor do Vicārāmrita-samgraha.
Jina-Ādei-Vijaya: nome do autor de um glosario sobre o terceiro Upānga (dos jainas).
Jinendra-buddhi: gramático índio, autor de um tratado llamdo Nyāsa.
Bibliografía
Predefinição:Cita livro autor = Díez de Velasco, Francisco
Predefinição:Cita livro autor = Flood, Gavin
Predefinição:Cita livro autor = Pániker, Agustín
Veja-se também
Hinduismo
Budismo
Puja
Veganismo
Enlaces externos
Commons

Wikimedia Commons alberga objecto|contido multimédia}}} sobre Jainismo.
Wikiquote

Wikiquote alberga objecto|frases célebres}}} de ou sobre Jinasena (famoso maestro).
o_mundo/Outras/jainismo.htm Breve introdução
O jainismo
Uma religião que respeita os animais
Meditación no jainismo
Definição, história, literatura...
Fotos de viagens com sadhus ou santos
Tradição jaina.

arz:جانيهdá:Jainismeo:Τζαϊνισμός em:Jainismtenho:ג'ייניזםvão:Jainismecá:ჯაინიზმიa:Iainismusmwl:Jainismonão:Jainismesimples:Jainism

Obtido em "http://pt.wikilingue.com/es/Jainismo"
Categorias: Lagos e lagoas de La Paz (Bolívia) | Jainismo | Religião na Índia | Transteísmo | Direitos dos animais
Categoria oculta: Wikipedia:Artigos destacados em w:ro

This page is based in an article from Wikipedia (please colaborate or donate).
Reutilization of the present article (modified or copied) is encouraged with the only conditions of adding a link to this page and to keep the same license.
More Wikilingue: Català, Español, Español II, Español III, Galego, Galego, Português, Português II

copyright wikilingue

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas