quinta-feira, 2 de setembro de 2010

3133 - JAINISMO

MinistérioCACP"...exortando-vos a batalhar pela Fé, que uma vez foi dada aos Santos." (Jd 3)Home Quem Somos Que Fazemos Jurídico Download Palestra Cremos Shopping Contato Ministério CACP - Procurar no site :
É necessário digitar algo para efetuar a pesquisa.

Funcionalidades

Colaborar

Cadastre-se

Login
Seitas

Catolicismo

Islamismo

Espiritismo

Testemunhas de Jeová

Mormonismo

Adventismo

Seitas Orientais

Pseudo-Cristãs

Igreja Universal

Diversas

Destrutivas
Movimentos

Ufologia

Ateísmo

Criticismo

Evolucionismo

Homossexualismo

Nome Sagrado

Mov.Contraditórios
Estudos Bíblicos

Diversos

Polêmicas

Dificuldades Bíblicas

Apologia

Análise das Religiões

Credos Históricos
Diversos

Entrevistas

Histórias

Testemunhos de Fé

Debates

Mídia e Fé
Seitas Orientais // Religiões e Seitas Orientais
2 Imprima este artigo + Envie por E@Mail ? Comentários
C Classifique este artigo N Informações deste artigo R Artigo Revisado
Jainismo
Autor : Artigo enviado por email. Publicado em : Quarta, 20/06/2007


O jainismo foi originalmente -- como o budismo, seu contemporâneo -- um movimento de reforma dentro do hinduísmo. Tomou depois forma como religião independente e existe até os dias de hoje, com mais de dois milhões de adeptos na Índia.

Milenar religião e filosofia da Índia, o jainismo foi criado no século VI a.C. por Vardhamana, conhecido como Mahavira (Grande Herói). Segundo alguns, contudo, o jainismo teria surgido dois séculos antes, com Parsvanatha, cujo título honorífico de "vencedor" (jaina ou jina, donde jainismo), também dado a Mahavira, teria sido a origem do nome do sistema. De qualquer forma, coube a Mahavira desenvolver a nova religião. Como Buda, ele pertencia à casta guerreira, na qual o movimento teve origem. Tanto o jainismo como o budismo reagiam contra as concepções existentes sobre a divindade e adotavam posição não-teísta, ensinando também que a libertação (moksha) dependia do esforço de cada um e não dos deuses. Ambos protestavam também contra o regime de castas e os privilégios dos brâmanes.

Não acreditando em deuses, espíritos ou demônios, os jainistas adotam uma metafísica muito complexa e até contraditória. Dualistas, afirmam que o universo está dividido em duas categorias últimas e eternas: os seres vivos ou almas (jiva) e as coisas inanimadas ou materiais (ajiva). Entre as últimas distinguem quatro categorias: matéria, movimento, repouso e tempo. Já os seres vivos constituem uma combinação de alma e matéria, reunidas pelo karma (ação) e divididos em oito classes com inúmeras subdivisões. A salvação consiste em liberar-se dos laços materiais e alcançar o nirvana. No jainismo o princípio do ahimsa (não fazer mal a nenhuma criatura) é mais rigoroso do que no budismo, pois entende como ser vivo também as pedras, o vento, a água etc.
--------------------------------
CURSOS
- Curso de Apologética On-line - Aprenda a defender-se das seitas e de suas heresias.




Este artigo foi enviado por email. Depois avaliado pelo CACP e aprovado para publicação. Lembrando que cada autor é responsável pelo seu artigo. Os artigos não expressam necessariamente a opinião do CACP.




COPYRIGHT CACF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas