domingo, 29 de agosto de 2010

2755 - HISTÓRIA DO ÔNIBUS NO BRASIL

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Trólebus no Brasil I (...)



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2001 Maio ●Na Expobus 2001, a Marcopolo lança (...)



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2000 Janeiro ·Portaria do Ministério dos Transportes, publicada (...)



Breve Cronologia 1999


1999 Janeiro ·A Comil lança a carroceria Campione (...)



Breve Cronologia 1998


1998 Março ·O governo publica um decreto de n° 2521, que (...)



História do Transporte Urbano em Salvador


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1996 Janeiro O Real Expresso assume o controle da Viação Alto Paraíso (...)



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História do Transporte Coletivo de São Paulo


1975 a 1989 (...)



História do Transporte Coletivo de São Paulo


1947 a 1975 (...)



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José Moacyr Teixeira - Uma Trajetória de sucesso (...)



Breve Cronologia 1994 - 1995


1994 Janeiro ·A Secretaria Municipal de Transportes Urbanos do Rio de Janeiro (SMTU) resolve (...)



Os Pioneiros


José Augusto Pinheiro - Paixão precoce pelo transporte (...)



Os Pioneiros


Jelson da Costa Antunes - O sonhador que ousou realizar (...)



Breve Cronologia 1992 - 1993


1992 Janeiro ·A Viação Águia Branca, da Bahia, após lançar a emissão automática de bilhetes, lança a sala VIP (...)



Os Pioneiros


Jacob Barata - Ambição de construir (...)



Breve Cronologia 1990 - 1991


1990 ·O ano iniciou com algumas empresas de transporte urbano de São Paulo sendo remuneradas por quilômetro rodado (...)



Os Pioneiros


João Miguel Mansur - Vocação para transportar pessoas e bens (...)



Breve Cronologia 1988 - 1989


1988 Fevereiro ·No dia 26, a CMTC de São Paulo aumentou sua frota de ônibus de dois andares em mais seis unidades, totalizando onze veículos. (...)



Os Pioneiros


Irmãos Chieppe - Vitória da disciplina e do trabalho (...)



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Francisco Sebastião Noel - Uma vida em busca da excelência (...)



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Dimas José da Silva - O Semeador de empresas (...)



Os Pioneiros


Camilo Cola - A ousadia que construiu um império (...)



Breve Cronologia 1986 - 1987


1986 Janeiro ·Começaram a circular no Brasil pela primeira vez, regularmente, o ônibus rodoviário Double-Decker ligando São Paulo a Santiago do Chile (...)



Os Pioneiros


Arthur Schwambach - Da adversidade ao sucesso (...)



Breve Cronologia 1984 - 1985


1984 Fevereiro ·A Viação Pioneira, de Brasília, encomendou, à Ciferal, dez articulados, com chassi Scania S-112 (...)



Os Pioneiros


Affonso Oger - A saga de um homem de visão (...)



Breve Cronologia 1982 - 1983


1982 Março ·Assinado decreto que fixa para o dia 9 de maio o início das operações do Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo, pelo prefeito Reynaldo de Barros. (...)



Os Pioneiros


Abílio Gontijo - A marca da fé inabalável (...)



Os Pioneiros


História do transporte rodoviário brasileiro (...)



Breve Cronologia 1980 - 1981


1980 Junho ·Há 37 articulados Scania rodando no Brasil: 26 no tráfego urbano, 6 em linhas intermunicipais e 5 nas interestaduais. (...)



Breve Cronologia 1978 - 1979


1978 Maio ·No dia 22 é iniciado o tráfego, pela Pluma, da mais longa viagem regular de ônibus do mundo: Rio de Janeiro-Santiago do Chile, com 4.118 km e 69 horas de viagem. (...)



Breve Cronologia 1974 - 1976


1974 ·Considerando o consumo de derivados de petróleo, que corresponde a 29% em gasolina e 23% em óleo diesel, observa-se que o transporte (...)



Breve Cronologia 1968 - 1972


1968 ·O Código Nacional de Trânsito previu, para 1971, a adoção das placas com três grupos de letras e algarismos. (...)



Breve Cronologia 1963 - 1967


1963 Em meados do ano, no Rio Grande do Sul, milhares de toneladas de cebolas que estavam apodrecendo em armazéns do estado foram utilizadas nos serviços de aterro de algumas estradas gaúchas, na região de Pelotas. (...)



Breve Cronologia 1955 - 1961


1955 Outubro ·No dia 11, é fundada a Ciferal, no Rio de Janeiro. (...)



Breve Cronologia 1951 - 1954


Nesse ano a Viação Cometa inaugura a linha São Paulo-Rio de Janeiro com uma I frota de ônibus Twin-Coach, na recém-inaugurada Rodovia Presidente Dutra. (...)



Breve Cronologia 1949 - 1950


1949 Agosto ·No dia 6, têm início as atividades da Marcopolo com o nome de Carrocerias Nicola S/A Manufaturas Metálicas. (...)



Breve Cronologia 1947 - 1948


· Em princípio de 1947, segundo despacho de Washington, a “Divisão do Comércio Internacional do Departamento do Comércio removeu todos os controles existentes sobre a exportação de novos caminhões, ônibus e chassis para ônibus". (...)



Breve Cronologia 1944 - 1946


Janeiro Dia 31, é fundada em São Paulo a Mafersa Material Ferroviário S/A, que depois da década de 80 passou a produzir ônibus diesel e trólebus. (...)



Breve Cronologia 1942 - 1943


1942 - Fevereiro No dia 24 é fundada, em São Paulo, a Empresa Auto-Ônibus Lins de Vasconcelos, com capital de 1.000:000$000, uma das mais poderosas da capital paulista. (...)



Breve Cronologia 1940 - 1941


●A empresa Lapa Auto-ônibus possuía neste ano" os seguintes tipos de veículos: Intemational, Stewart, Federal e Chevrolet. (...)



Breve Cronologia 1938 - 1939


Fevereiro ●No Rio de Janeiro, dia 22, é registrada a União Transportes Interestaduais de Luxo Ltda. (Útil), que faria a ligação Ri0--Petrópolis, à semelhança de sua congênere em São Paulo, usando um tipo moderno de auto-ônibus. (...)



Breve Cronologia 1936 - 1937


Fevereiro ● Em Belém, PA a Pará Electric, na impossibilidade de estender as suas linhas de bondes para certos bairros em vista do elevado preço dos trilhos, anuncia que iria importar 15 ônibus modernos,"iguais aos da Light no Rio" , a fim de os colocar em serviço pelo mesmo preço dos bondes. (...)



Breve Cronologia 1934 - 1935


No dia 12, na Bahia, sai a seguinte notícia: (...)



Breve Cronologia 1932 - 1933


Março ● No dia 1º é efetuado o registro de uma nova empresa intermunicipal em São Paulo. Era a Empresa Auto-Viação São Paulo – Santos Ltda., com sede na Rua Mauá, 139, e capital de 23:7000$000. Serviria às cidades de São Paulo e Santos, via Estrada Vergueiro. (...)



Breve Cronologia 1929 - 1931


É enviado para a Exposição de Sevilha, onde figuraria no pavilhão do Brasil, um automóvel que, ao que se sabe, foi o primeiro automóvel inteiramente construído no Brasil. O veículo, que foi fabricado pelos engenheiros mecânicos Prestes & Cia., tinha toda a matéria-prima, inclusive o motor, construído com produtos nacionais. (...)



Breve Cronologia II


1928 Janeiro ● Instala-se em São Paulo uma empresa de ônibus com veículos da marca Sauer, fazendo a ligação diariamente com três viagens de ida e volta de São Paulo a Santos, partindo da Praça da Sé. (...)



Breve Cronologia


1922 - Inaugurado sistema de transporte coletivo em Parnaíba, PI, que consistia em um auto-ônibus sobre trilhos ferroviários, ligando o centro da cidade ao Porto Salgado (atual Porto das Barcas). Trafegou até 1930. (...)



Eis Alguns Tópicos:


Nenhum auto-ônibus será licenciado sem que tenha as condições de segurança, comodidade e adaptação estabelecidas pela Prefeitura. Esses carros somente poderão ser montados sobre “Chassis”com capacidade mínima para dois mil quilos. (...)



Auto-Ônibus


Em Porto Alegre, um transporte, eliminaria sensivelmente a carência de transporte coletivo que surgiria depois. Tratava-se de um serviço combinado entre os bondes da linha Independência e um dos novos auto-ônibus que a companhia Carris acabava de adquirir. (...)



No ano seguinte


Em São Paulo a indústria Grassi abandonava a fabricação de veículos movidos a tração animal, para se dedicar à construção de auto–ônibus. Esses primeiros ônibus eram construídos sobre chassis de caminhão e em tipo semelhante aos bondes, o que dava pouco conforto aos passageiros, que os denominavam de “jardineira”, “auto–bonde” ou, como era conhecido mais popularmente, “mamãe me leva”. (...)



Auto - ônibus x bondes


Entrementes, outras cidades começaram a se voltar para o auto-ônibus. Em 1910, em São Paulo, a firma Grassi, que desde 1904 fabricava, na Rua Barão de Itapetininga nº 37, carruagens, tilburies, coches, troles, vitórias, landaus e outras viaturas, voltou-se para a fabricação de carrocerias para auto-ônibus. Naquele ano é fabricado para a Hospedaria dos imigrantes, sobre um chassi De Dion Buton, de fabricação francesa, um ônibus que foi, talvez, o primeiro a trafegar na cidade de São Paulo. (...)



O auto – ônibus no Brasil


Uma primeira notícia que se tem sobre eventual tipo de auto – ônibus no Brasil seria uma lacônica nota que se viu nos jornais de 26 de março de 1898, vinda de Petrópolis, RJ, na qual o cidadão André Tramu sugeriu à municipalidade a curiosa proposta para a instalação na cidade de “bondes automóveis a vapor e a gás de petróleo, trafegando sobre trilhos de ferro” (...)



Alerta em 1927, o boletim do instituto de Engenharia de São Paulo:


A capital Paulista, que em 1915 não possuía mais do que um automóvel para cada 351 habitantes, via este índice baixar para 170 em 1920 e a 64, cinco anos depois, Segundo o censo que mais se aproxima desta democratização do automóvel entre nós, a qual se alastra pelo mundo inteiro. (...)



Alerta em 1927, o boletim do instituto de Engenharia de São Paulo - Parte II


Em 28 de outubro de 1978 é inaugurada a Rodovia dos Bandeirantes, entre São Paulo e Campinas, SP. Esta teria um canteiro central de 30 m de largura, para no futuro ser utilizado para a implantação de um sistema de transporte de massa – trem ou metrô de superfície. Teria duas pistas e seis faixas de tráfego, cada uma com 3,6 m de largura, sendo construída como auto – estrada em que a velocidade poderia chegar a 120 km/h. (...)



Transporte Motorizado


Durante a primeira década do século passado, deu-se praticamente o início do transporte por automóvel no Brasil. Não era um serviço de particular, nem táxi ou ônibus; era um tipo de serviço que, justamente por suas características, não foi muito além. (...)



Outros tipos de transporte


Tivemos ainda alguns outros tipos de transporte, mas que não tiveram muita aceitação e pouco tempo estiveram em uso. (...)



Tilbury


Um dos meios de transporte muito usado em nossas cidades foi o tilbury. Dizem que foi inventado por um segeiro inglês de nome Gregor Tilbury, por volta de 1818. (...)



Outros estados


Alguns estados adotaram também os ônibus ou gôndolas, mas pelo que se tem notícia, foram poucos, pois já o bonde, em franca ascensão, não estimulava a aceitação de qualquer outro tipo de transporte menos “moderno”. (...)



Novo Alento


A Companhia dos Ônibus só começou a prosperar por volta de 1840, removendo os obstáculos descritos. O povo começou a reconhecer a comodidade da condução e melhoria dos serviços. (...)



Primeira parada: Petrópolis


São seis horas da manhã. Os sons agudos das trombetas fazem-se ouvir. É o condutor que nos chama à diligência. As mulas impacientes batem o chão com patas frementes. Entrem, entrem! Partamos! (...)



No tempo das diligências


Anteriormente ao ônibus, trafegou no Rio de Janeiro e alguns outros estados, a diligência. Era um carro de quatro rodas, puxado geralmente por quatro cavalos ou mulas. (...)



História do Ônibus no Brasil (continuação)


Três anos depois, exatamente a 29 de janeiro 1886, Karl Benz tira a patente daquele que ficou conhecido como o “primeiro automóvel útil do mundo”. Tratava-se de um veículo de três rodas, movido com um motor a gás. (...)



História do Ônibus no Brasil


Estacionamento de carruagens e tilburys no Largo da Sé, ao lado da igreja antiga. Foto de 1910. (...)



03-Principais fatos e datas que marcaram a evolução do Transporte Coletivo


Pesquisas mostram-nos momentos da História e evolução do tranporte no mundo, desde seu início, de acordo com registros, que datam de Quatro séculos A.C. (Antes de Cristo). Mostraremos em diversos capítulos, durante as próximas semanas essa história até chegarmos no Brasil e nos dias de hoje: (...)



02-Os precursores do ônibus(1830-1910)-parte 2


Com o tempo, o transporte de passageiros se tornou necessário em uma escala maior, à medida que as pessoas viajavam para e dos centros industriais, e entre os seus locais de trabalho e suas residências.(...) A concorrência do trem ao tráfego de carruagens era muito forte e por fim tornou-se fatal - e o último serviço de carruagens na Suécia terminou em 1 de setembro de 1888 (...)



01-Os precursores do ônibus(1830-1910)


Foi somente no início do século 19, que o homem começou a "viajar" no sentido moderno. Além das tribos errantes e nômades que surgiram com as guerras, cruzadas, fome e peste, viagens até aquela época haviam sido reservadas a uns poucos privilegiados. Nos séculos mais antigos, comerciantes e exploradores eram virtualmente os únicos indivíduos a se aventurar além de suas fronteiras nativas durante o curso de suas vidas (...)






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