domingo, 29 de agosto de 2010

2756 - HISTÓRIA DO ÔNIBUS

Principal Cursos Online Contato Empregos Livros
--------------------------------------------------------------------------------
InfoEscola » Curiosidades »
História do Ônibus
Por Fernando Rebouças

No trânsito do dia-a-dia, muitas pessoas preferem transitar pelas ruas de carro, ou utilizar as linhas de metrô pela velocidade, comodidade e segurança. Porém, no quesito de transporte público municipal e intermunicipal, o ônibus ainda é o transporte coletivo mais popular nas cidades, e ainda muito usado por trabalhadores, principalmente em países como o Brasil.

O primeiro serviço de transporte público a surgir no mundo foi criado pelo matemático francês Blaise Pascal. Desde 1617, já havia o serviço de carros de aluguel, mas sob autorização do rei Luís XIV, Pascal lançou o serviço de carroças que oferecia percurso em cinco ligações urbanas em Paris, a partir de 1662.

Na cidade francesa de Nantes, através de um serviço de transporte com carros puxados à cavalo, surgiu o termo “ônibus”. Um dos pontos de parada dos carros era em frente a uma chapelaria, cujo dono se chamava “Omnês”, que para atrair clientes colocou um letreiro em sua loja : “Omnês O,nibus”, que em latim significa “para todos”; passageiros passaram associar o termo escrito ao transporte coletivo que utilizavam.

O primeiro serviço de transporte de ônibus no Brasil foi implantado em 1908, ligando a Praça Mauá ao Passeio Público, no Rio de Janeiro. Um dos primeiros empresários do setor em nosso país, Octávio da Rocha Miranda, utilizou carrocerias “Guy” com motores alemães “Damler”. A primeira empresa de transportes do país, formada a partir de uma associação entre Rocha Miranda e Octávio Mendes, que fundaram a “Auto-Avenida”, e que durou até 1917.

Fontes
Jornal O Globo.
Jornal O Passageiro – set/2008.


Torne o InfoEscola a sua página inicial! Clique aqui e saiba como.
Data de publicação: 12/12/2008
Categorias: Curiosidades, Transporte Imprimir | Recomendar | Link



Nenhum comentário sobre "História do Ônibus". Clique aqui para adicionar um comentário.
Deixe um Comentário
Clique aqui para cancelar a resposta.
Você precisa estar logado para comentar este texto.

Pesquisa personalizada

ConteúdoAdministração Artes Astronomia Biografias Biologia Ciências Curiosidades Direito Doenças Drogas Economia Educação Espanhol Esportes Filosofia Física Francês Geografia História Informática Inglês Literatura Matemática Medicina Mitologia Política Português Profissões Psicologia Química Redação Religião Sexualidade Sociedade Sociologia





--------------------------------------------------------------------------------
Política de Privacidade | Feed RSS | Twitter | Facebook | XML Sitemap
Copyright 2006-2010 - Todos os direitos reservados. É proibida a cópia do conteúdo deste site, exceto para trabalhos escolares. (Lei 9610/98).


COPYRIGHT XML SITEMAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas