terça-feira, 17 de abril de 2012

VILÇA BELLA DA SANTÍSSIMA TRINDA DE

CompartilharE-mailEarndiHITTFacebookTwitterGoogle+Lockerz GrabDeliciousDiggGoogle BookmarksMySpaceStumbleUponRedditMessengerVodpodYahoo BookmarksBeboMister-WongWordPressGoogle ReaderOrkutXINGEvernoteNetvibes ShareStrandsPosterousBusiness ExchangeArtoTipdSmakNewsPlurkAIMYahoo MessengerIdenti.caMozillacaBlogger PostTypePad PostBox.netPinterestNetlogTechnorati FavoritesCiteULikeJumptagsHemidemiFunPInstapaperPhoneFavsXerpiNetvouzWinkDiigoBibSonomyBlogMarksTailrankStartAidKledyKhabbrMeneameYoolinkBookmarks.frTechnotizieNewsVineMultiplyFriendFeedPlaxo PulsePingSquidooProtopage BookmarksBlinklistFavesYiGGWebnewsSegnaloPushaYouMobSlashdotFarkAllvoicesJamespotImera BrazilTwiddlaLinkaGoGounalogHuggDiglogNowPublicTumblrLiveJournalCurrentHelloTxtSpurlYampleOneviewLinkatopiaSimpyLinkedInBuddyMarksAsk.com MyStuffViadeoMapleWistsConnoteaBackflipMyLinkVaultSiteJotSphinnDZoneCare2 NewsHyvesSphereBitty BrowserGabbrSymbaloo FeedsTagzaFolkdNewsTrustAmazon Wish ListPrintFriendlyRead It LaterTuentiEmailRediff MyPage
Google GmailYahoo MailHotmailAOL MailAny email By Lockerz
CIDADÃO
ServiçosAdição de Categoria CNH
Autorização de Desmate
Autorização de Exploração Florestal
Autorização de Queimada Controlada
Balcão da Cidadania
Buscar Escolas
Cadastro Ambiental Rural
Ciosp
Consulta Procon
Defensoria Pública
Delegacia Virtual
Denúncias Online
Ganha Tempo
Guia do Cidadão
Guia do Turista
Habilitação
IPVA
Licenciamento de Veículo
Mutirão da Cidadania
Pessoas Desaparecidas
Renovação CNH
Segunda Via de CNH
Seguro DPVAT
Sine-MT
ProgramasAção Digital
Bolsa Atleta
Caminhando Para uma Vida Saudável
Cidade Cidadã
Criança Cidadã
Formação Profissional Rural
Minha Casa, Minha Vida
Nossa Terra, Nossa Gente
Polícia Comunitária
Proder-MT
Qualificação Profissional
Rede Cidadã
Regularização Fundiária
Rota do Peixe
Vale Luz
EMPRESAS
ServiçosAgência Fazendária Virtual
Autorização de Desmate
Autorização de Exploração Florestal
Autorização de Queimada Controlada
Cadastro Ambiental Rural
Calendário de Pregões
Certidões Jucemat
Consulta Procon
Consultoria Ambiental
Credi-Táxi
Crédito Moto-Táxi
Financ. Empreendedor Individual
Guia Florestal
Guias de Pagamento Jucemat
Investimento em Aviários
Investimento Transporte Escolar
Licença Ambiental Única
Licença de Instalação
Licença Prévia
Licitações em Andamento
Outorga
Taxas de Segurança
ProgramasMicrocredito
Município em Ação
Provemais
GOVERNO
ServiçosCadastro Técnico da Sema
Calendário de Pagamento 2012
Consulta a Processos
Consulta Pública 131/2009
Despesa por Credor
Diário Oficial
Email Expresso
Empenhos
Execução da Despesa
Holerite Seap
Infovia-MT
Liquidações
Manuais Técnicos do Núcleo Sistêmico
MT Saúde Online
Perícia Médica
Pontos Facultativos e Feriados 2012
Previsão do Tempo
Publicidade - Consulta de fornecedores
Publicidade - Pagamentos
Realização Receita
SIG-MT
ProgramasFundação Nova Chance

MT EM UM CLIQUE INDIQUE O SITE RSS SEU NOME
SEU EMAIL
NOME DO AMIGO
EMAIL DO AMIGO
COMENTÁRIO
SECRETARIAS Administração Casa Militar Cidades Ciência e Tecnologia Cultura Des. Rural e Agri. Familiar Educação Esporte e Lazer Fazenda Ind. Com. Minas e Energia Justiça e Direitos Humanos Meio Ambiente Planejamento e Coordenação Saúde Sec. Ext. Ac. Log. Transportes Sec. Ext. Copa do Mundo 2014 Segurança Pública Trabalho e Assist. Social Transporte e Pav. Urbana Turismo AUTARQUIAS E FUNDAÇÕES AGER DETRAN-MT FAPEMAT IMEQ-MT INDEA-MT INTERMAT JUCEMAT MT SAÚDE UNEMAT OUTROS ÓRGÃOS Assembleia Legislativa CEPROMAT Controladoria Geral do Estado Defensoria Pública Defesa Civil EMPAER FAMATO Justiça Federal METAMAT Ministério Público MT Fomento MT Gás Poder Judiciário Polícia Civil Polícia Militar Politec Procon Procuradoria Geral do Estado Tribunal de Contas Tribunal Regional do Trabalho Corpo de Bombeiros MATO GROSSO MT em Números História Geografia Cultura Símbolos Oficiais Turismo Municípios Perfil do Governador INVISTA EM MT Programas de incentivo Produção Primária Comércio Indústria Mineração Turismo Cadeias Produtivas Exportação | Importação Contatos MAIS POR VOCÊ Copa 2014 Economia Infraestrutura Social Educação Saúde Segurança e Justiça Turismo Meio Ambiente Gestão Pública SALA DE IMPRENSA Notícias Banco de Imagens TV Paiaguás Rádio Paiaguás Artigos Campanhas Contatos Manual da Marca REDES SOCIAIS Facebook Twitter Orkut Youtube AGENDA FALE CONOSCO Contatos Fale Cidadão
ArtigosQuinta, 29 de março de 2012, 09h57
Vila Bela da Santíssima Trindade: berço da História
A A A
JOSÉ LACERDA
Secretário-Chefe da Casa CivilNão é exagero afirmar que a história do município de Vila Bela da Santíssima Trindade guarda a essência da memória de Mato Grosso e do Brasil. Localizada a 540 km a oeste de Cuiabá, fronteira com Bolívia, comemorou seus 260 anos com reconhecido respeito e orgulho, não só pelas belezas e riquezas da região, mas pela determinação das pessoas que povoaram a localidade e mantiveram as fronteiras brasileiras.

A memória está representada pelas ruínas da Catedral da Santíssima Trindade, erguida em 1771, a atual sede da Prefeitura de Vila Bela, onde foi instalada o quartel militar, os fortes militares e os marcos dos tratados da região, como o de Jauru (que está em Cáceres) as sedes das fazendas históricas e as comunidades quilombolas.

A atração cultural e turística, nos dias atuais, pelas festas do Congo, da dança do Chorado, nas comemorações religiosas que misturam a cultura europeia, africana e indígena lembram os primórdios da História brasileira. A resistência dos escravos e a formação de quilombos, durante a colonização portuguesa, já demonstravam o desejo da liberdade, igualdade racial, social e luta pelos direitos humanos.

Primeira capital de Mato Grosso, Vila Bela da Santíssima Trindade foi fundada em 19 de março de 1752, pelo Capitão Dom Antônio Rolim de Moura, que chegou à região com ordens régias para instituir o governo da Capitania de Mato Grosso, desmembrada da Capitania de São Paulo.

Vila Bela foi escolhida especialmente para a instalação da primeira capital mato-grossense, com projeto elaborado em Portugal. Pode ser considerada uma das primeiras cidades planejadas do país. Até projeto para implantação da primeira Faculdade de Medicina no país, na capital de Vila Bela, nesse período colonial, foi determinado pela coroa portuguesa, o que não foi concretizado.

D. Rolim de Moura, primo do rei de Portugal, D. João V, recebeu a recomendação para “ter vigilância e evitar desavenças com os vizinhos espanhóis”. O parentesco entre as famílias dos reis de Portugal e Espanha, associado à habilidade e diplomacia de Rolim de Moura, evitou confrontos com castelhanos e jesuítas, ao mesmo tempo em que fixou colonos na margem esquerda do Guaporé, fundou aldeias jesuítas, expandindo mais ainda a fronteira portuguesa ocidental.

Com a colonização portuguesa ultrapassando a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas (1494), todas as questões de fronteiras foram resolvidas por tratados entre Portugal e Espanha: o de Madri (1750), o marco de Jauru (1754), o de El Pardo (1761), de Ildefonso (1777), entre outros.

Antes da criação da Capitania de Mato Grosso, Vila Real de Bom Jesus de Cuiabá (1727) era a sede administrativa da região pertencente à Capitania de São Paulo. Ocorriam fortes pressões da administração portuguesa e o esgotamento das minas auríferas. Foram os fatos determinantes para a evasão da população cuiabana, no século XVIII, a procura de outros lugares próximos e distantes. Tornou-se, assim, o centro irradiador e ponto de apoio de caravanas que se espalhavam pelo território mato-grossense, fundando novas povoações.

O nome “Mato Grosso” surgiu em 1735, com a descoberta de minas de ouro na Chapada dos Parecis, área de mata fechada entre os rios Jauru e Guaporé. Essa expansão territorial deu origem ao Tratado de Madri (1750) com o famoso acordo “Uti Possidetis” ou seja, posse do território onde estivesse efetivamente ocupando. A Coroa Portuguesa decidiu garantir a posse do novo território, criando a capitania de Mato Grosso.

Capital de Mato Grosso de 1752 a 1820, Vila Bela da Santíssima Trindade teve grande destaque político e econômico, garantindo a expansão e preservação do território fronteiriço. A partir de 1820, dividiu com Cuiabá a administração provincial. Foi o ano da descentralização política e Vila Bela passou a denominar-se cidade de Mato Grosso.

Em 1835, a capital de Mato Grosso passa a ter sede em Cuiabá. A cidade de Mato Grosso recuperou o nome definitivo de Vila Bela da Santíssima Trindade pela Lei Estadual nº 4.014, de 29 de novembro de 1978.

As divisões e emancipações de distritos dos municípios de Vila Bela e Cáceres, no final do século XX, deram origem aos 22 novos municípios dessa região sudoeste mato-grossense, que fazem parte da faixa fronteiriça de 500 km com a Bolívia.

Os acordos internacionais e a utilização das bacias hidrográficas para o transporte de pessoas e mercadorias (ao norte, Guaporé-Madeira-Amazonas; ao sul, pelos rios Paraguai-Paraná; a leste Paraguai-Cuiabá) foram, respectivamente, as bases para comunicação de Mato Grosso com a Europa, com os países do atual Mercosul e com outras regiões brasileiras.

São históricos perfis socioeconômico de relações internas e internacionais, que perduram no tempo e no espaço, pelas hidrovias em Mato Grosso e região central sul americana, iniciados na fundação da Vila Bela da Santíssima Trindade.

*José Lacerda é secretário-chefe da Casa Civil do Governo de Mato Grosso
COMPARTILHAR ENVIAR PARA UM AMIGO IMPRIMIR SEU NOME
SEU EMAIL
NOME DO AMIGO
EMAIL DO AMIGO
COMENTÁRIO
Artigos 16.04.12 11h50
Transferência de Renda: importante ferramenta no combate à extrema pobreza
14.04.12 08h31
Tolerância Zero para a Lei Seca
13.04.12 17h25
Erradicação da pobreza e inclusão social ( Parte I)
10.04.12 10h45
Cuiabá em sua nova fase
SERVIÇO DE A-ZA B C D E F G H I L M N O P Q R S T V
Ação DigitalAdição de categoria CNHAgência Fazendária VirtualAlteração de Dados dos VeículosAlteração de Dados Pessoais Detran/MTAtendimento ao cidadão (Defensoria Pública)Atendimento TributárioAutorização de DesmateAutorização de Exploração Florestal Autorização de Queima Controlada
TODOS OS SERVIÇOSBANCO DE IMAGENS MT Sem Miséria
LOCALIZAR FOTOS
@MTCOMVCMTcomVC: Destaque do Dia: Recursos de R$ 5,5 milhões garantem convênios para melhoria da infraestrutura em 12 municípios. http://t.co/VRT9qWZs tweet


MTcomVC: Blocos de concreto são recolocados na rodovia de acesso à Chapada: http://t.co/ucg8KX1w tweet

INVISTA EM MTSaiba porque investir em Mato Grosso, o Estado que mais cresce no Brasil
CONHEÇA MTConheça o potencial turístico do Estado, a história, cultura e nossa gente
INFORMATIVO MTCadastre seu e-mail para receber notícias sobre o Governo de Mato Grosso


MATO GROSSO
MT em Números
História
Geografia
Cultura
Símbolos Oficiais
Turismo
Municípios
Perfil do Governador
GOVERNO
Cadastro Técnico da Sema
Calendário de Pagamento 2012
Consulta a Processos
Diário Oficial
Email Expresso
Fundação Nova Chance
Holerite Seap
MT Saúde Online
Perícia Médica
Pontos Facultativos e Feriados 2012
Previsão do Tempo
CIDADÃO
Balcão da Cidadania
Consulta Procon
Defensoria Pública
Delegacia Virtual
Denúncias Online
Ganha Tempo
Guia do Cidadão
Guia do Turista
Habilitação
IPVA
Licenciamento de Veículo
Minha Casa, Minha Vida
Pessoas Desaparecidas
Polícia Comunitária
Seguro DPVAT
Sine MT
EMPRESAS
Agência Fazendária Virtual
Calendário de Pregões
Certidões Jucemat
Consulta Procon
Financ. Empreendedor Individual
Guias de Pagamento Jucemat
Licença Prévia
Microcredito
Município em ação
Provemais
Taxas de Segurança
FALE CONOSCO
Contatos
Fale Cidadão
SALA DE IMPRENSA
Notícias
Galeria de Fotos
TV Paiaguás
Rádio Paiaguás
Artigos
Campanhas
MAIS POR VOCÊ
Copa 2014
Economia
Infraestrutura
Social
Educação
Saúde
Segurança e Justiça
Turismo
Meio Ambiente
Gestão Pública
Todo o conteúdo deste site está licenciado sob a CC-AttributionD 3.0 Brazil, exceto quando especificado.


JOSÉ LACERDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas