terça-feira, 17 de abril de 2012

RIO AMAZONAS

Principal Notícias Cursos Online Contato Exercícios Anuncie no InfoEscola
--------------------------------------------------------------------------------
InfoEscola » Geografia » Hidrografia »
Rio Amazonas
Por Caroline Faria

O rio Amazonas, localizado na região norte do Brasil, é mais extenso rio do mundo com 6.850 km de extensão desde sua nascente a 5,6 mil metros de altitude no Peru até sua foz em terras brasileiras, próximo a fronteira do Pará com o Amapá.

Até pouco tempo atrás acreditava-se que o Rio Nilo era o mais extenso, porém, isso se devia a um erro de localização. Uma equipe constituída por pesquisadores do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ANA (Agência Nacional de Águas) e representantes do IGN (Instituto Geográfico Nacional) do Peru foram até a “Cordilheira de Chila” onde se encontra a “Quebrada Apacheta”, um córrego que é a principal vertente do Rio Amazonas.


Rio Amazonas

Antes de chegar até sua foz, o rio Amazonas recebe vários nomes sendo que no Brasil é chamado de Solimões até chegar próximo a Manaus quando, por fim recebe o nome de Amazonas.

A bacia amazônica é a maior do mundo com 5.846.100 km², quase o dobro da do Nilo, e ainda é o maior em volume de água: são 216.342m³ por segundo (o valor foi medido em Óbidos, cidade a 1000 km da foz, pela U. S. Geologycal Survey em 1963).

Ao nascer na cordilheira peruana o Rio Amazonas recebe o nome de Apurimac até unir-se ao rio Urubamba e receber o nome de Ucayalli. Já nas florestas equatoriais, ele se une ao Marañón antes de chegar ao Brasil. Em terras brasileiras, o Amazonas recebe o nome de Solimões até 30 km da cidade de Manaus.

Devido a seus inúmeros afluentes a vazão do rio varia muito pouco o ano todo (cerca de 10,55mm), com algumas enchentes decorrentes de períodos de cheia. Por 3.700 km o rio é perfeitamente navegável por navios de alto-mar sendo que as menores profundidades, inferiores a 20 m, só ocorrem perto da fronteira peruana.

Alguns afluentes importantes do Amazonas são: o Ucayalli e Huallaga (ambos no Peru), o Javari, Madeira, Purus, Juruá, Xingu e Tapajós, na margem direita; na margem esquerda são o Pastaza e Napo (no Peru), Negro, Japurá, Trombetas, Içá, Jari e Paru. Os rios da margem direita (vindos do sul) são os mais importantes em questão de volume, pois são mais caudalosos, sendo que os afluentes peruanos são os menos volumosos uma vez que se originam do derretimento de geleiras na cordilheira peruana.


Data de publicação: 05/04/2008
Categorias: Hidrografia Imprimir | Recomendar | Link



2 comentários sobre "Rio Amazonas". Clique aqui para adicionar um comentário.
Clique aqui para ver os comentários.

Deixe um Comentário
Clique aqui para cancelar a resposta.
Você precisa estar logado para comentar este texto.
Conteúdo

Administração Artes Astronomia Atualidades Biografias Biologia Ciências Curiosidades Direito Doenças Drogas Economia Educação Espanhol Esportes Filosofia Física Francês Geografia História Informática Inglês Literatura Matemática Medicina Mitologia Política Português Profissões Psicologia Química Redação Religião Sexualidade Sociedade Sociologia NotíciasEducação Enade Enem Gabaritos Inscrições Matrículas ProUni Vestibular


--------------------------------------------------------------------------------
Anuncie | Política de Privacidade | Feed RSS | Twitter | Facebook | XML Sitemap
Copyright 2006-2012 - Todos os direitos reservados.


COPYRIGHT IONFO ESCOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas