quarta-feira, 4 de abril de 2012

O SONHO DO CELTA, ROGER CASEMENT: MÁRIO VARGAS LLOSA (ROGER CASEMENT)

Veja SPVeja RJExameInfoContigo!MdeMulherModaspotCaprichoMais sites AbrilAssineLojaSACGrupo AbrilAbril Classificados
Abril Coleções
Abril Educação
Abril em Londres
Abril Gráfica
Abril Jovem
Abril Shopping
AbrilSac
Ajato
Alfa
Almanaque Abril
Alphabase
Ana Maria
Anglo
Anuncie Abril
Apoio Escola
Arq. & Construção
Assine Abril
Ática
Aventuras na História
Bebe.com
Bizz
Boa Forma
Bons Fluidos
Bravo!
Capricho
Caras
Casa Claudia
Casa.com
Claudia
Claudia Comida & Bebida
ClubAlfa
Clube do Assinante Abril
Contigo!
Curso Abril de Jornalismo
Curso e Colégio pH
Datalistas
Dinap
Disney
Educar para Crescer
Elle
Enem 2011 - Guia do Estudante
Estilo
Exame
Exame PME
FC Comercial e Distribuidora
Fundação Victor Civita
Gloss
Grid - 4 Rodas
Grupo Abril
Grupo ETB
Guia 4 Rodas
Guia do Estudante
Guia Rodoviário
Habla
Info
Loja Abril
Lola
Loveteen
MdeMulher
+Mob
Manequim
Máxima
Men's Health
Minha Casa
Minha Novela
Modaspot
Mundo Estranho
MTV
National Geographic
NJovem
Nova Escola
Nova
Passaporte Abril
Placar
Planeta Sustentável
Playboy
Portal do Fornecedor
Praça Victor Civita
Prêmio Abril de Jornalismo
Prêmio Abril de Publicidade
PubliAbril - Anuncie
Quatro Rodas
Recreio
Rede Elemidia
Reforma ortográfica
Runners
Saúde
Scipione
Ser
Sou + Eu!
SuperSurf
Superinteressante
Tititi
Treelog Logística
TVA
Veja
Veja ABC
Veja BH
Veja Belém
Veja Brasil
Veja Brasília
Veja Campinas
Veja Curitiba
Veja ES
Veja Fortaleza
Veja GO
Veja Lisboa
Veja Manaus
Veja Natal
Veja PA
Veja Recife
Veja RJ
Veja Salvador
Veja SC
Veja SP
Veja Vale do Paraíba
Viagem e Turismo
viajeaqui
Vida Simples
VIP
Viva Mais!
Você RH
Você S/A
Witch
Women's Health
VEJA Busca Notícias Assine VEJA Brasil Celebridades Ciência Economia Educação Esporte Internacional Saúde Vida Digital Infográficos Temas Assine VEJA Rio+20 Top Apps Eleições nos EUA BBB 12 O peso dos impostos Ver todos Vídeos e Fotos Assine VEJA Vídeos Galeria de Fotos Galeria de Vídeos Infográficos Blogs e Colunistas Assine VEJA Reinaldo Azevedo Lauro Jardim Augusto Nunes Fernanda Furquim Ricardo Setti Tony Bellotto Todos os colunistas Acervo Digital
/ Blogs e Colunistas

Organize sua biblioteca virtual e converse com amigos sobre seus livros preferidos.
Assine o Feed RSS | Saiba o que é
Roger Casement
29/04/2011
às 12:54 \ Livros da Semana
As contradições de um herói


Um herói humano, demasiado humano. Assim o último Nobel de Literatura, Mario Vargas Llosa, enxergou o controverso diplomata irlandês Roger Casement (1864-1916). O autor peruano descobriu Casement ao ler sobre ele na biografia de um de seus autores preferidos, o inglês Joseph Conrad (1857-1924) – e, não por acaso, teceu a partir das experiências do irlandês na África um livro que se inicia com um quê de Coração das Trevas, o clássico de Conrad.

“O personagem me pareceu tão fascinante que comecei a tomar nota sobre ele até que me dei conta de que já estava trabalhando em um novo romance sem me haver proposto a isso”, disse Vargas Llosa ao colunista do site de VEJA Ricardo Setti, em outubro passado, poucos dias após receber o Nobel. O resultado desse investimento não intencional é o livro O Sonho do Celta (Alfaguara, tradução de Paulina Wacht e Ari Roitman, 392 páginas, 47,90 reais), que foi lançado em novembro nos países de língua espanhola e chega na próxima terça às livrarias brasileiras.

Roger Casement era um idealista. Acreditava que o comércio, a religião e as instituições políticas e sociais europeias poderiam tirar a África do atraso e da selvageria em que vivia. Em 1884, aos 20 anos, partiu em uma expedição patrocinada pelo rei Leopoldo II da Bélgica. A finalidade era preparar a região – que um ano mais tarde se tornaria o Estado Livre do Congo, uma concessão da coroa belga – para a chegada dos exploradores e comerciantes europeus. Bastou pouco tempo ali para que Casement percebesse que a presença europeia na África não tinha nada de civilizatória.

Poucos anos mais tarde, já como cônsul da coroa britânica, ele estaria de volta ao Congo, dessa vez para documentar as barbaridades cometidas pelos colonizadores contra os nativos.

Seu trabalho ganhou notoriedade e o levou, alguns anos mais tarde, para outro cenário deplorável: a Amazônia peruana, onde os capatazes de uma grande empresa produtora de borracha exploravam o trabalho indígena. Mais uma vez, Casement denunciou o trabalho escravo e o extermínio dos índios naquela região. Ele foi homenageado, reconhecido internacionalmente como humanista e condecorado cavaleiro (sir) pela coroa inglesa. Mas enquanto fazia seu trabalho, começou a se questionar se a sua Irlanda natal também não havia sido subjugada pelo império britânico.

Aos poucos, Casement foi se envolvendo com o movimento nacionalista até abdicar de seu posto diplomático e dedicar-se integralmente à causa da independência irlandesa. Ele foi preso e condenado à forca por traição após ter recorrido aos alemães, inimigos da Grã-Bretanha na Primeira Guerra Mundial, para que auxiliassem a Irlanda. Para denegrir ainda mais sua imagem de traidor, os britânicos divulgaram trechos de seus supostos Diários Negros, em que Casement descrevia minuciosamente suas aventuras homossexuais – algumas reais, outras imaginárias, na versão do autor -, inclusive com adolescentes.

Aos 74 anos, Vargas Llosa é um escritor incansável, obsessivo nos detalhes. Fazer ficção a partir de acontecimentos e


personagens históricos requer esse detalhismo, mas isso não importuna o autor. “A história tem sido sempre para mim a matéria-prima para fantasiar, para tentar contar uma ficção a partir dela”, disse em entrevista ao jornal espanhol El País. A fórmula já foi utilizada em livros anteriores como A Guerra do Fim do Mundo, sobre a Guerra de Canudos, e A Festa do Bode, que trata da ditadura de Rafael Trujillo na República Dominicana entre os anos de 1930 e 1961.

A pesquisa de Vargas Llosa sobre Casement incluiu visitas à Irlanda e à República Democrática do Congo. Apesar da riqueza de informações, todas as vezes em que fala sobre o livro o autor deixa claro que não se trata de um relato histórico, mas sim de um romance. Ele ressalta que havia muito o que inventar em torno de Casement, já que há poucas informações sobre ele.

Corajoso e débil - Para o leitor, não importa o que é real e o que é fantasia. O enredo está bem amarrado e Vargas Llosa, que se disse seduzido pela complexidade de Casement, definitivamente conseguiu recriá-lo como um homem corajoso e coerente, mas também atormentado por dúvidas e questionamentos morais e religiosos. O autor não se detém no brilhante perfil profissional de Casement ou em sua dedicação apaixonada à causa irlandesa. Ele o mostra como um ser humano cheio de dúvidas e de medo. Utiliza diálogos entre o cônsul e algum interlocutor na prisão para mostrar seu lado mais obscuro ou ainda descreve suas emoções conturbadas depois de fazer sexo com algum desconhecido em lugares sórdidos. Vargas Llosa expõe também a debilidade física de Casement, resultado de anos trabalhando sob pressão e em precárias condições.

O cônsul irlandês, que parecia não ter medo ao enfrentar os grandes interesses econômicos, levava uma vida solitária e vivia encontros homossexuais furtivos. Quase sempre esses encontros resultavam em crises profundas de tristeza ou arrependimento. Ele também lamentava sua solidão e a certeza de que nunca teria uma família, esposa e filhos. A figura de sua mãe, morta quando ele era ainda criança, era sua companhia constante em sonhos e fantasias. A confiança e a certeza que Casement demonstrava ao realizar seu trabalho como diplomata não o acompanhavam em seu empenho pela independência da Irlanda e, frequentemente, ele sofria sem saber se o caminho escolhido pelos independentistas era o melhor. Já no final de sua vida, o desejo de seguir o catolicismo (seu pai era protestante e sua mãe era católica) também suscitava muitos questionamentos. Ele não sabia se essa vontade era real, resultado de sua fé, ou apenas uma forma de se sentir ainda mais irlandês.

Estrutura do romance – O livro está dividido em três partes: Congo, Amazônia e Irlanda, mais um pequeno epílogo. Assim como organizou a trama em Tia Julia e o Escrevinhador, O Paraíso na Outra Esquina e sua autobiografia Peixe na Água, aqui Vargas Llosa alterna dois planos narrativos. Nos capítulos ímpares, Casement está na prisão aguardando o resultado de sua apelação pela conversão da pena de morte em prisão perpétua. São esses capítulos que mais permitem conhecer o cônsul irlandês. A narrativa está em terceira pessoa, mas às vezes a impressão é a de que o próprio personagem conta sua angústia no cárcere. É como se ele fizesse um exame de consciência e buscasse compreender suas opções passadas.

Nos capítulos pares, o autor apresenta Casement desempenhando seu trabalho como cônsul e seu envolvimento na luta pela independência da Irlanda. São impressionantes as descrições de barbaridades cometidas pelos exploradores no Congo e no Peru, mas em alguns momentos é como se a figura do cônsul ficasse em segundo plano. A parte final dedicada à Irlanda parece também excessiva, já que nos capítulos em que Casement está na prisão há informação suficiente sobre seu envolvimento na questão irlandesa, o que faz esses capítulos finais parecerem repetitivos.

Soa algo contraditório Vargas Llosa escolher como personagem de seu livro um nacionalista como Casement. Constantemente, o autor peruano reafirma sua aversão ao nacionalismo. Mas, em várias entrevistas, justificou-se dizendo que o nacionalismo de Casement tinha um valor positivo, que era a luta contra um opressor. Laureado com o Nobel de Literatura de 2010, segundo a Academia Sueca, por “sua cartografia das estruturas do poder e apuradas imagens da resistência, rebeldia e derrota do indivíduo”, Vargas Llosa permite ao leitor de El Sueño del Celta pensar sobre assuntos que são atuais, como a exploração do trabalho escravo ainda existente ou a falta de liberdade política e de pensamento e, principalmente, sobre a capacidade do ser humano de lutar por um mundo mais justo, mesmo que internamente cada um viva suas pequenas ou grandes contradições.

Simone Costa


Trecho de ‘O Sonho do Celta’

No dia 16 de outubro de 1910, quando ele e seus colegas da Comissão, acompanhados por Juan Tizón, três barbadianos e uns vinte índios muinanes dirigidos pelo cacique, que transportavam o carregamento, iam através da mata, por uma pequena trilha, da estação de Entre Ríos à de Matanzas, Roger Casement anotou em seu diário uma ideia que fora crescendo em sua cabeça desde que desembarcara em Iquitos: “Cheguei à convicção absoluta de que a única maneira que os indígenas do Putumayo têm de sair da condição miserável a que foram reduzidos é pegando em armas contra os seus amos. É uma ilusão desprovida de qualquer fundamento pensar, como Juan Tizón, que a situação vai mudar quando o Estado peruano chegar aqui e houver autoridades, juízes, policiais para fazer cumprir as leis que proíbem a servidão e a escravidão no Peru desde 1854. Será que vão fazê-las cumprir como em Iquitos, onde as famílias compram por vinte ou trinta soles meninas e meninos roubados pelos mercadores? Será que vão fazer cumprir as leis essas autoridades, juízes e policiais que recebem os seus salários da Casa Arana porque o Estado não tem como pagar ou porque os safados e os burocratas roubam o dinheiro no caminho? Nesta sociedade, o Estado é parte inseparável da máquina de exploração e de extermínio. Os indígenas não devem esperar nada de instituições assim. Se querem ser livres, têm que conquistar a liberdade com seus próprios braços e a sua coragem. Como o cacique bora Katenere. Mas sem se sacrificar por motivos sentimentais, como ele. Lutando até o final.” Enquanto, absorto com essas frases que tinha escrito no diário, caminhava certa tarde em um bom ritmo, abrindo caminho com um facão entre os cipós, moitas, troncos e galhos que obstruíam a passagem, pensou: “Nós, irlandeses, somos como os huitotos, os boras, os andoques e os muinanes do Putumayo. Colonizados, explorados e condenados a ficar assim para sempre se continuarmos confiando nas leis, nas instituições e nos governos da Inglaterra para alcançar a liberdade. Eles nunca a darão. Por que o Império que nos coloniza faria isso sem uma pressão irresistível que o force? Essa pressão só pode vir das armas.” Esta ideia, que nos dias, semanas, meses e anos futuros ele iria polindo e reforçando — que se a Irlanda, como os índios do Putumayo, quisesse ser livre teria que lutar para isso —, o absorveu de tal maneira durante as oito horas de percurso que até se esqueceu de que muito em breve iria conhecer pessoalmente o chefe de Matanzas: Armando Normand.

Tags: Alfaguara, Mário Vargas Llosa, O Sonho do Celta, Roger Casement




Share on Tumblr NENHUM COMENTÁRIO



Categorias
A ferramenta best-seller Entrevista Eventos Leitura diária Leituras cruzadas Livros da Semana mercado Páginas estrangeiras poesia Prêmios Quadrinhos resenhas finalistas Sem categoria VEJA Meus Livros
O que é?
Como fazer parte no Orkut
Como fazer parte no Facebook
Como importar sua biblioteca do Facebook para o Orkut
Como importar sua biblioteca do Orkut para o Facebook
Dúvidas frequentes
Os livros mais vendidos
Mais vendidos

Arquivo
abril 2012 S T Q Q S S D
« mar
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30

Últimos posts
A mensagem educativa de ‘Jogos Vorazes’
Contos imagéticos para crianças e adultos
Livro narra a primeira vez do cinema nacional
Fãs se reúnem para discutir a série ‘Jogos Vorazes’
Em ‘Chamadas Telefônicas’, Bolaño está em seu território
Notícias de VEJA.com
Vídeo: Tite fala sobre maratona de jogos
Vídeo: Liedson lança seu novo site oficial
Romney vence em Maryland, Washington e Wisconsin
Romney vence também as primárias do Wisconsin
Premiê chinês pede fim de monopólio bancário no crédito


Manchetes de VEJA
Eleições 2012

Para os partidos, a corrida ao Planalto já começou
Com os olhos voltados para eleições de 2014, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB)...
Ronaldo: 'Bonito, rico e bom'. Mas eterno número 2 Destróier parte para operação nas Malvinas

+ Lidas
1O fim de um personagem que enganou a si próprio 2Briga no 'Agora É Tarde' era tática para anunciar... 3Óleo de coco: para emagrecer, não passa de bobagem

O que foi destaque


04/04 07:43
Novas vitórias aproximam Romney da indicação
04/04 03:58
PDT ameaça deixar a base na próxima semana
03/04 19:38
Governo quer votar Lei Geral da Copa até maio
Publicidade 03/04 18:22
Pacote de incentivo à indústria totaliza R$ 60 bi
03/04 17:57
Demóstenes sai do DEM e dá adeus a personagem
03/04 12:55
Governo anuncia pacote para salvar a indústria
Publicidade


Serviços
Tablet Android Facebook Orkut Foursquare Twitter Google+ RSS Newsletter Anuncie Tempo Cotações
Assinaturas
Clique e saiba tudo sobre sua assinatura!

O clube que conhece e reconhece você.Selecione uma revistaArquitetura & ConstruçãoAventuras na HistóriaBoa FormaBravo!Bons FluidosCaprichoCARASCasa ClaudiaClaudiaColeção 70º Aniversário da Segunda Guerra MundialColeção Atlas National GeographicColeção Cinemateca VejaColeção Clássicos DisneyColeção Cozinha Regional BrasileiraColeção English WayColeção Español ¡Si!Coleção Grandes Compositores da Música ClássicaColeção Guia Veja de Medicina e SaúdeColeção Histórias da BíbliaContigo!Dicas InfoElleEstilo de VidaExameGestão EscolarGlossInfoManequimMen's HealthMundo EstranhoNational GeographicNovaNova EscolapiauíPlacarPlayboyQuatro RodasRecreioRunner's WorldSaúde!SuperinteressanteVejaViagem e TurismoVida SimplesVIPVocê s/aWomen's HealthAssine Veja e ganhe meses a mais!Assine VEJA Digital e ganhe até 12 meses grátis!Assine SUPER versão digital!Assine CARAS por 2 anos e ganhe a coleção Petites Casseroles!Assine EXAME e ganhe meses a mais!Revista VEJA Comer & Beber Curitiba 2010/2011 - R$ 10,00Revista VEJA Comer & Beber BH 2010/2011 - R$ 10,00Assine por 1 ano e receba
+ 6 meses grátis!Nome Nascimento E-mail CEP Apenas 10x R$ 51,48
Notícias

Brasil
Economia
Internacional
Celebridades
Esporte
Vida Digital
Educação
Ciência
Saúde
RSS
Infográficos
Saber +
Na História
Em profundidade
Perguntas e Respostas
Conheça o país
Cronologia
Quem é Quem
Testes
Vídeos e Fotos

Vídeos
Galerias de fotos
Galerias de vídeos
Revistas

VEJA
Os livros mais vendidos
Destaques da semana
Edições especiais
Expediente
VEJA São Paulo
VEJA Rio
Comer e Beber
VEJA na Sala de Aula
Temas

Reportagens, vídeos,
infográficos e cronologia
de assuntos em
destaque no noticiário
Blogs e colunistas

Antonio Ribeiro, de Paris
Augusto Nunes, coluna
Caio Blinder, de Nova York
Fernanda Furquim, séries de TV
Isabela Boscov, cinema
Lauro Jardim, Radar on-line
Lucia Mandel, dermatologia
Mayana Zatz, genética
Patrícia Villalba, Quanto Drama!
Paula Neiva, celebridades
Reinaldo Azevedo, blog
Renato Dutra, atividade física
Ricardo Setti, coluna
Sérgio Rodrigues,
livros e escritores
Tony Bellotto, crônicas
Blogs da redação

Imposto de Renda 2012
VEJA nas Olimpíadas
Maquiavel, política
VEJA Acompanha
VEJA Meus Livros,
literatura
Dez Mais, variedades
Vida em Rede, internet
Acervo Digital, história
Diz o Estudo, ciência
+ Tech, tecnologia
Sobre palavras,
Sérgio Rodrigues
Enquetes, opinião
Ponto de vista
Sobre Imagens, fotografia
Imperdível, variedades
Conversa em Rede, internet
Testes, conhecimentos gerais
Serviços
Assine VEJA
Busca
RSS
Twitter
Facebook
Orkut
iPhone
Celular
Newsletter VEJA
Fale conosco
Para anunciar
Abril SAC
Aponte erros
Tempo
Cotações
Redes Sociais
Termo de uso
Política de
Privacidade

Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados


Para os partidos, a corrida ao Planalto já começou Ronaldo: 'Bonito, rico e bom'. Mas eterno número 2 Destróier parte para operação nas Malvinas
Manchetes de VEJA
Eleições 2012

Para os partidos, a corrida ao Planalto já começou
Com os olhos voltados para eleições de 2014, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB)...
Ronaldo: 'Bonito, rico e bom'. Mas eterno número 2 Destróier parte para operação nas Malvinas

+ Lidas
1O fim de um personagem que enganou a si próprio 2Briga no 'Agora É Tarde' era tática para anunciar... 3Óleo de coco: para emagrecer, não passa de bobagem

O que foi destaque


04/04 07:43
Novas vitórias aproximam Romney da indicação
04/04 03:58
PDT ameaça deixar a base na próxima semana
03/04 19:38
Governo quer votar Lei Geral da Copa até maio
Publicidade 03/04 18:22
Pacote de incentivo à indústria totaliza R$ 60 bi
03/04 17:57
Demóstenes sai do DEM e dá adeus a personagem
03/04 12:55
Governo anuncia pacote para salvar a indústria
Publicidade


COPYRIGHT VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas