quinta-feira, 19 de abril de 2012

JARDIM BOTÂNICO DE BERLIM

My SciELO
Custom services
Services on Demand
Article
Article in pdf format
Article in xml format
Article references
How to cite this article
Automatic translation
Send this article by e-mail
Indicators
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Bookmark
Share on deliciousShare on googleShare on twitterShare on diggShare on citeulikeShare on connotea|More Sharing ServicesMoreCiência e Cultura
Print version ISSN 0009-6725
Cienc. Cult. vol.61 no.1 São Paulo 2009







BERLIM



Preciosidades botânicas do Brasil em exposição



As sensações da visita à exposição temporária Brazilian Nature - Mystery and Destiny, ocorrida no Museu Botânico, em Berlim (Alemanha), de 5 junho a 14 de setembro de 2008, e promovida pela Fapesp, pelo governo de São Paulo, pela Freie Universität Berlin e pelo Botanischer Garten e Botanisches Museum Berlin-Dahlem, são expressões de dois percursos: se escolher atravessar o Jardim Botânico, será um viajante, que passeia por entre as coleções botânicas, caminhando por canteiros, estufas e identificações de plantas de diversas partes do mundo; se escolher seguir diretamente para o prédio do museu, ao atravessar a porta principal encontrar-se-á em um gigantesco herbário, em geral com modelos e "amostras" confeccionados em plástico — a alusão ao herbário é muito mais associada à arquitetura do prédio, com seus vários corredores que são, analogamente, gavetas e estantes da coleção que guarda a história natural. O Museu Botânico é considerado um aparato expositivo complementar ao Jardim Botânico; arquitetonicamente os dois espaços são, inclusive, contíguos. No Museu, a intenção é que, em especial com o uso de modelos, seja possível olhar os detalhes morfológicos de diferentes vegetais.







Viajantes e coleção são figuras cheias de sentidos para as representações a respeito de natureza com as quais nos educamos na escola, na literatura, no cinema e, com bastante ênfase, nos museus e outros meios de divulgação e popularização da ciência. Tem sido destacado na literatura especializada o papel das exposições como dispositivos pedagógicos que, ao mesmo tempo, comunicam e nos identificam: ou seja, a pergunta sobre a quem se destina a exposição é fundamental, e as respostas só podem ser encontradas se considerarmos os contextos culturais da sua apresentação.

As exposições permanentes do Museu Botânico de Berlim contam-nos histórias da natureza tendo como referência o trabalho dos viajantes e colecionadores nacionalistas, como Linnaeu ou Humboldt, cujos objetos pessoais e de trabalho no campo ou na descrição dos espécimes mesclam-se a desenhos, gravuras, registros escritos, diagramas e, em alguns casos mais recentes, fotografias.

O material selecionado para compor a exposição são imagens impressas em 37 painéis que foram concebidos com base nos dados provenientes de três projetos apoiados pela Fapesp: a "Flora Brasiliensis on-line e revisitada", a "Flora fanerogâmica do estado de São Paulo" e o programa Biota-Fapesp. São painéis distribuídos nas paredes laterais das escadas que dão acesso ao primeiro e ao segundo piso. As imagens da exposição podem ser vistas no site: http://www.fapesp.br/publicacoes/braziliannature/index.php. Num misto de natureza brasileira exuberante, rica e misteriosa, a composição num mesmo painel de fotografias recentemente produzidas e de gravuras da Flora Brasiliensis — produzida entre 1840 e 1906 pelos editores Carl Friedrich Philipp von Martius, August Wilhelm Eichler e Ignatz Urban — é destacável. A insistência em aproximar imagens de tempos cronologicamente diferentes confere sentidos e respaldam a idéia de preservação e conservação ambiental, assim como referenda o olhar meticuloso e original dos naturalistas alemães. Uma pergunta é inevitável: não é verdade que eles tinham mesmo razão? A exposição parece sugerir que se continue na direção que os registros dos naturalistas apontaram. De acordo com um dos primeiros painéis, "seguindo os passos do naturalista alemão [Martius], cientistas brasileiros trabalham hoje para completar esse inventário, identificando e descrevendo novas espécies da flora e, também, da fauna". É nessa dimensão de tempo como continuidade que o inventário da maior biodiversidade do planeta ganha sentidos políticos na atualidade e, com uma exposição, pretende-se tanto dar visibilidade às pesquisas nacionais, quanto estabelecer cooperação científica com a Alemanha.

A contextualização da natureza brasileira pelo viés dos naturalistas europeus participa de jogos de significação sobre ciência, tecnologias e produção de conhecimento que muito se aproxima da posição periférica, nas laterais, que se expressa tanto pelo lugar ocupado pela exposição quanto à quase unicidade de sua linguagem fotográfica. Se o visitante decidir não seguir na "escada da biodiversidade brasileira" e virar à esquerda, encontrará o mundo macroscópico da utilidade (para o bem e para o mal) de plantas de várias partes do mundo; em outro piso, encontrará quatro painéis sobre as novas tecnologias baseadas em biologia molecular que são as inovadoras pesquisas de um setor do Museu Botânico de Berlim. Se seguir pelas escadas, a riqueza de cores e formas da biodiversidade, assim como a relação entre o diverso e o único, encherão seus olhos.

Se o visitante ouvisse trechos da canção Você da autoria de Hekel Tavares e Nair Mesquita, poderia associar melodicamente as imagens à sensação da brejeirice do amor com que os sons da natureza brasileira se interiorizam em nós, pelos sentimentos do sertanejo. Um revés colonialista? Talvez.



Antonio Carlos Amorim


© 2012 Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Universidade Estadual de Campinas
Labjor - Reitoria V - 3º Piso
CEP: 13083 - 970 Campinas SP Brasil
Tel: (19) 3521-2585/84/86
Fax: (19) 3521-2589
Tel: (19) 3289 3120 / 3788 7165
Fax: (19) 3788 7857

cienciaecultura@sbpcnet.org.br


COPYRIGHT @ 2012 SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas