domingo, 8 de abril de 2012

DADÁ, MULHER DE CORISCO

Educar para CrescerSuperinteressanteMundo EstranhoPlaneta SustentávelVejaMais sites AbrilAssineLojaSACGrupo AbrilAbril Classificados
Abril Coleções
Abril Educação
Abril em Londres
Abril Gráfica
Abril Jovem
Abril Shopping
AbrilSac
Ajato
Alfa
Almanaque Abril
Alphabase
Ana Maria
Anglo
Anuncie Abril
Apoio Escola
Arq. & Construção
Assine Abril
Ática
Aventuras na História
Bebe.com
Bizz
Boa Forma
Bons Fluidos
Bravo!
Capricho
Caras
Casa Claudia
Casa.com
Claudia
Claudia Comida & Bebida
ClubAlfa
Clube do Assinante Abril
Contigo!
Curso Abril de Jornalismo
Curso e Colégio pH
Datalistas
Dinap
Disney
Educar para Crescer
Elle
Enem 2011 - Guia do Estudante
Estilo
Exame
Exame PME
FC Comercial e Distribuidora
Fundação Victor Civita
Gloss
Grid - 4 Rodas
Grupo Abril
Grupo ETB
Guia 4 Rodas
Guia do Estudante
Guia Rodoviário
Habla
Info
Loja Abril
Lola
Loveteen
MdeMulher
+Mob
Manequim
Máxima
Men's Health
Minha Casa
Minha Novela
Modaspot
Mundo Estranho
MTV
National Geographic
NJovem
Nova Escola
Nova
Passaporte Abril
Placar
Planeta Sustentável
Playboy
Portal do Fornecedor
Praça Victor Civita
Prêmio Abril de Jornalismo
Prêmio Abril de Publicidade
PubliAbril - Anuncie
Quatro Rodas
Recreio
Rede Elemidia
Reforma ortográfica
Runners
Saúde
Scipione
Ser
Sou + Eu!
SuperSurf
Superinteressante
Tititi
Treelog Logística
TVA
Veja
Veja ABC
Veja BH
Veja Belém
Veja Brasil
Veja Brasília
Veja Campinas
Veja Curitiba
Veja ES
Veja Fortaleza
Veja GO
Veja Lisboa
Veja Manaus
Veja Natal
Veja PA
Veja Recife
Veja RJ
Veja Salvador
Veja SC
Veja SP
Veja Vale do Paraíba
Viagem e Turismo
viajeaqui
Vida Simples
VIP
Viva Mais!
Você RH
Você S/A
Witch
Women's Health
Site Nova Escola
tecnologia
NAS BANCAS Educação Infantil
Creche
Pré-escola
Especial: Jogos e Brincadeiras
Roteiros didáticos
• Natureza e sociedade
• Identidade e autonomia

Fundamental 1
Língua Portuguesa
Matemática
Ciências
História
Geografia
Arte
Educação Física
Especial sobre Consciência Negra
Roteiros didáticos
• Adição e subtração
• Números
• Produção de texto
• Alfabetização inicial
Fundamental 2 Língua Portuguesa
Matemática
Ciências
História
Geografia
Arte
Educação Fisica
Inglês
Espanhol
Especiais

• Bullying
• Inclusão
• Música
• Comunidade
• PLANEJAMENTO
• VOLTA ÀS AULAS Planos de aula
Educação Infantil
Fundamental 1
Fundamental 2
Ensino Médio
Gestão Escolar
Formação continuada de gestores
Gestão da aprendizagem
Gestão da comunidade
Gestão da equipe
Gestão do espaço
Gestão do tempo
Gestão de materiais
Gestão financeira
Gestão de processos
Especial
• Bullying
Políticas públicas
Planejamento e financiamento
Avaliação
Legislação
Carreira
EJA
Educação Indígena
Educação Rural
Prova Brasil
PNE 2011-2020
Edições impressas
Edição do mês de NOVA ESCOLA
Edição do mês de GESTÃO ESCOLAR
Edições anteriores
Edições especiais
publicidade anuncie!
>> Ensino Fundamental 2> História> História das representações, da cultura e das relações de poder> Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
A última peleja do Diabo Loiro
Há sessenta anos morria Corisco, o derradeiro chefe do cangaço, mas a batalha dos sertanejos contra a fome e a violência continua
Roberta Bencini (novaescola@atleitor.com.br)

Compartilhe Envie por email Imprima

Corisco com as roupas
confeccionadas por DadáImagine-se no dia 25 de maio de 1940. Corisco havia cortado o longo cabelo loiro e não andava mais em bando desde a morte de Lampião, dois anos antes. Vivia escondido com sua mulher, Dadá, na casa de um sertanejo na cidade baiana de Barra do Mendes. O casal havia acabado de almoçar quando foi surpreendido por uma volante patrulha policial que seguia os cangaceiros. Corisco não quis se entregar e morreu no tiroteio. Dadá, ferida na perna por uma bala, ficou para contar a história.

Cristino Gomes da Silva Cleto nasceu na cidade de Matinha de Água Branca, Alagoas. Aos 17 anos, matou um protegido do coronel da cidade e fugiu. Sem rumo certo, optou de vez pela criminalidade e entrou para o bando de Lampião, o lendário cangaceiro. Forte, corajoso e ligeiro, logo passou a ser chamado de Corisco. Conquistou poder e, com a divisão do grupo (parte da estratégia para fugir à perseguição policial), ganhou seu próprio bando.

Com a morte de Lampião, Corisco tornou-se o único chefe cangaceiro. Antes de encontrar seu fim, ainda tentou vingar a morte do amigo. Matou a família do fazendeiro acusado de delatar o bando à polícia. Acabou cometendo uma de suas maiores atrocidades: assassinou as pessoas erradas.


Reportagem publicada na revista
Realidade em 1968, sobre o
reencontro de Dadá com o
coronel Rufino: a história
passada a limpoNessa época, Corisco já era conhecido como Diabo Loiro, pela cabeleira e, claro, pelo espírito. Ninguém sabe dizer ao certo quando ele nasceu. Sabe-se que em 1928, já no início da vida adulta, apaixonou-se por Sérgia Ribeiro da Silva, a Dadá, e não teve dúvidas: raptou e estuprou a menina de 13 anos. Corisco ensinou Dadá a ler e escrever e teve paciência para esperar que ela aceitasse o destino imposto por ele. Dadá virou a costureira do grupo e passou a fazer os "modelitos" que aparecem em todas as fotos dos cangaceiros.

Em maio de 1968, a revista Realidade colocou frente a frente Dadá e o coronel José Rufino, responsável pela morte de Corisco. Ele, velho e doente, chorou ao vê-la. Dadá, forte e altiva, o perdoou, mas desmentiu o algoz. Ele não matara seu marido em combate, afirmou. "Foi emboscada." Do cangaço, Dadá levou lembranças, três filhos com Corisco e nenhum dinheiro. Morreu em fevereiro de 1994, aos 78 anos, na periferia de Salvador.

O bando de Lampião aterrorizou o sertão nordestino por quase vinte anos. Especula-se que a origem do cangaço remonte ao século XVIII, quando fazendeiros recrutavam sertanejos para exterminar índios. Mais tarde, os colonos teriam sido obrigados a participar das lutas entre famílias ricas que disputavam terras com políticos. Por fim, esses bandos tornaram-se independentes, criando leis próprias e subornando fazendeiros e comandantes da polícia em troca de proteção. Seus métodos bárbaros incluíam tortura, estupro e morte.

De acordo com essa tese, o surgimento desses andarilhos coincide com o declínio das culturas de cana-de-açúcar e algodão. O café, no Sudeste, passou a ser o motor da economia brasileira gerando fome, desemprego e falta de perspectivas no agreste. Assim, o cangaço era uma opção de vida atraente para sertanejos jovens que não tinham trabalho e rendiam-se à promessa de fama e dinheiro fácil. Qualquer semelhança com a história dos "soldados do tráfico de drogas" nos dias atuais não é mera coincidência.

Essa era a situação social e política da primeira fase da República. Aproveite a oportunidade para fazer seus alunos descobrirem quem eram os donos das grandes fatias de terra e o que mudou na vida da população pobre, principalmente a nordestina.

Língua Portuguesa
7ª e 8ª séries
Sabor regional

Os cangaceiros despertavam o medo e a admiração da maioria da população pobre do Nordeste. A professora Maria José Nóbrega sugere que os alunos pesquisem essas duas visões representadas na arte e nos fatos históricos.

1. Em literatura, ela propõe a leitura de três livros: Fogo Morto, de José Lins do Rêgo; Capitães de Areia, de Jorge Amado; e Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. A seguir, inicie um debate: por que os sertanejos são vilões e heróis ao mesmo tempo?

2. Utilize a literatura de cordel e textos de Patativa do Assaré para quebrar preconceitos da língua portuguesa. "Mostre a seus alunos que a língua popular muitas vezes é ridicularizada porque o povo é discriminado", afirma a professora. Peça a eles que descubram a regra gramatical desses versos, que fogem do padrão institucionalizado.

3. Músicas de Luiz Gonzaga, fã confesso de Lampião, também podem ser bons materiais para ilustrar a vida do povo nordestino. Coloque as músicas do rei do baião para seus alunos ouvirem e dançarem. "É um exercício de reconhecimento da diversidade cultural e lingüística do país", avalia Maria José.





Os bandos de Lampião e Corisco espalharam pânico por sete Estados brasileiros durante duas décadas. Circulavam pela área rural do sertão nordestino, deixando um rastro de mortes pelo caminho. Veja no mapa as principais cidades por onde Corisco passou.

• Água Branca (AL): aqui nasceu Corisco. Na época, chamava-se Matinha de Água Branca.

• Mossoró (RN): em 1927 o bando de Lampião foi rechaçado pelos moradores e nunca mais voltou ao Estado.

• Glória (BA): Dadá vivia aqui quando foi raptada por Corisco, em 1928.

• Raso da Catarina (BA): região que se estende entre as cidades de Paulo Afonso e Jeremoabo. Aqui, o bando se dividiu em dois, em 1933. Um sob o comando de Lampião, e o outro, de Corisco.

• Porto da Folha (SE): na Fazenda Angicos, Lampião, Maria Bonita e outros nove cangaceiros foram mortos pela polícia em 28 de julho de 1938.

• Barra do Mendes (BA): num confronto com policiais, Corisco, o último cangaceiro, morreu aqui em maio de 1940. Dadá, ferida, perde uma das pernas.

Geografia
7ª e 8ª séries
Coronelismo e religião

1. Proponha que os alunos tracem uma rota do cangaço (use o mapa acima como inspiração). Eles devem estudar a vegetação, o clima e a hidrografia dos Estados percorridos. Em seguida, o professor de Geografia Marcos de Franco, de Curitiba, sugere que os alunos pesquisem as condições sociais da população na época do cangaço e hoje. "O objetivo é fazê-los perceber que em muitos lugares a situação permanece a mesma", explica.

2. O cinema também pode ajudar nas aulas de Geografia. Filmes como Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Gláuber Rocha (1964), Corisco e Dadá, de Rosemberg Cariry (1996), O Cangaceiro, de Lima Barreto (1965), e Baile Perfumado, de Lírio Ferreira e Paulo Caldas (1997), permitem que os alunos visualizem as condições naturais do Nordeste, as relações sociais da época, o poder dos coronéis, a religiosidade7ª e 8ª séries
Heróis ou bandidos?
e a influência das festas populares. Peça aos alunos que anotem e apresentem essas informações. Mas atenção: as fitas contêm cenas de violência e não são indicadas para menores de 14 anos.

História
7ª e 8ª séries
Heróis ou bandidos?

1. O historiador Flávio Trovão sugere a simulação de um tribunal para julgar os cangaceiros. Esse exercício pode ser realizado junto com a disciplina de Língua Portuguesa. Divida a classe em dois grupos. Uma turma fará o papel da promotoria, para acusar os cangaceiros por seus crimes. A outra será a defesa, que deve destacar as muitas vezes em que os cangaceiros distribuíram o produto de seus saques entre a população carente. "Os alunos devem concluir que eles eram invejados porque ofereciam uma forma de resistência à ordem estabelecida", afirma o professor.

Publicado em Fevereiro 2000,
Ver todos Comente

ajudaParticipe de nossas comunidades
Facebook Twitter Orkut ajudaReceba nossas novidades
Por email No seu site ou blog Páginas mais lidas
O que é bullying?
Tudo sobre Matemática do 1º ao 5º ano
Tudo sobre a Prova Brasil 2011

Jogo da literatura

Especial: jogos e brincadeiras
Termos mais buscados
portugues meio ambiente memórias de um sargento de milícias "ensino médio" como fazer resumo "ensino médio" ensino religioso "ensino médio" palestina "ensino médio" musica bullying Eja MOVIMENTO DE ROTAÇÃO DA TERRA E OS FUSOS HRÁRIOS "ensino médio" renascimento "ensino médio" Inodora e sem micróbios "ensino médio"

NOVA ESCOLA no Facebook


Clique e saiba tudo sobre sua assinatura!

O clube que conhece e reconhece você.Selecione uma revistaArquitetura & ConstruçãoAventuras na HistóriaBoa FormaBravo!Bons FluidosCaprichoCARASCasa ClaudiaClaudiaColeção 70º Aniversário da Segunda Guerra MundialColeção Atlas National GeographicColeção Cinemateca VejaColeção Clássicos DisneyColeção Cozinha Regional BrasileiraColeção English WayColeção Español ¡Si!Coleção Grandes Compositores da Música ClássicaColeção Guia Veja de Medicina e SaúdeColeção Histórias da BíbliaContigo!Dicas InfoElleEstilo de VidaExameGestão EscolarGlossInfoManequimMen's HealthMundo EstranhoNational GeographicNovaNova EscolapiauíPlacarPlayboyQuatro RodasRecreioRunner's WorldSaúde!SuperinteressanteVejaViagem e TurismoVida SimplesVIPVocê s/aWomen's HealthAssine Nova Escola por 2 ou 3 anos e ganhe brinde especial!Assine Gestão Escolar a partir de 2x R$19,50Assine Recreio a partir de 6x R$ 82,00Assine Veja e ganhe meses GRÁTIS.PATROCÍNIO Site Nova Escola Buscar VOLTAR PARA O TOPO Áreas do site
Educação Infantil
Fundamental 1
Fundamental 2
Planos de aula
Ensino médio
Gestão Escolar
Políticas Públicas
Na dúvida?
Biblioteca virtual
Agenda da Educação
Edição do mês de NOVA ESCOLA
Edição do mês de GESTÃO ESCOLAR
Edições anteriores
Edições especiais
Conteúdo especialLíngua Portuguesa
Produção de texto
Alfabetização
Leitura
Leitura literária
S.O.S. Português
Era uma vez...
Matemática
Jogos
Cálculo mental
Geometria
Matemática do 1º ao 5º ano
Ciências
Fenômenos da Física
Formação
Fala, Mestre! Entrevistas
Grandes pensadores da Educação
Gestão Escolar
Indisciplina
Tecnologia
Planejamento
Avaliação e recuperação
Escola e comunidade
Criança e adolescente
Bullying
Desenvolvimento infantil
Desenvolvimento juvenil
Educação Infantil
Jogos e brincadeiras
Diversidade cultural
Folclore
Consciência negra
Arte
Música
Meio ambiente
Biodiversidade
Biomas brasileiros
Tudo sobre meio ambiente
Expediente Termos de uso Assinaturas para secretarias de Educação Anuncie Fale conosco Trabalhe conosco Dúvidas frequentes
Fundação Victor Civita © 2012 - Todos os direitos reservados.




COPYRIGHT FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA @ 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas