segunda-feira, 16 de abril de 2012

CABEÇA DE VACA: ÁLVAR NÚÑES

Álvar Núñez Cabeza de Vaca Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Busto de Álvar Núñez Cabeza de Vaca em Houston, no Texas.
Expedição de Cabeza de Vaca.Álvar Núñez Cabeza de Vaca (Jerez de la Frontera, 1492 — Sevilla, 1558) foi um conquistador espanhol de família nobre, neto de Pedro de Vera, conquistador da Gran Canária.

Índice [esconder]
1 Primeira viagem à América
2 Segunda viagem à América
3 Bibliografia
4 Ligações externas

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

[editar] Primeira viagem à AméricaSua primeira aventura nas "Índias", isto é, América, foi ao sul do que hoje são os Estados Unidos e o norte do México: alistado na expedição de Pánfilo de Narváez à Flórida (1527), foi um dos quatro únicos sobreviventes dos 300 homens que naufragaram frente às costas da Flórida que, durante oito anos, viveram entre os índios como comerciantes e curandeiros.

Em sua maior parte os náufragos morreram de sede ou pelos nativos. Cabeza de Vaca permaneceu cativo dos índios Ananarivo na costa do Golfo do México junto com os também náufragos Alonso del Castillo, Andrés Dorantes de Carranza e Estebanico, que foi o primeiro homem nascido na África a pisar território dos Estados Unidos da América, e ainda que seja descrito como negro, na realidade era berbere.

Por seus próprios meios conseguiram escapar e vivendo entre os índios como curandeiros e magos graças aos conhecimentos médicos de Cabeza de Vaca ganharam a confiança dos nativos e fizeram várias explorações em busca de uma rota para regressar à Nova Espanha pelo que hoje é o sudoeste de Estados Unidos e norte do México. Depois de perambular durante longo tempo pela extensa zona que hoje é a fronteira entre México e Estados Unidos, chegaram à zona do Rio Grande ou Rio Bravo. Seguindo o curso do rio encontraram tribos dedicadas à caça de bisonte com as quais conviveram. Finalmente, às margens do Rio Petatlán, restabeleceram o contato com um grupo de exploradores espanhóis em Sinaloa em 1536.

Durante aquela viagem recolheu as primeiras observações etnográficas sobre as populações indígenas do golfo do México escrevendo uma narração chamada Naufrágios, publicada em 1542 em Zamora e em 1555 em Valladolid, na qual descreve suas vivências e as de seus três companheiros que atravessaram a pé o sudoeste dos Estados Unidos e norte do México.

[editar] Segunda viagem à América
Placa comemorativa do descobrimento das Cataratas do Iguaçu.Cabeza de Vaca regressou à Espanha em 1537 e conseguiu que se lhe outorgasse o governo do Rio da Prata. Para fazê-lo efetivo, iniciou em 1540 sua segunda viagem, que o levou a sul do continente americano. A expedição partiu de Cádiz (1540) e no ano seguinte após longa viagem por terra, os espanhóis desembarcaram na ilha de Santa Catarina Ilha de Santa Catarina, no Brasil, descobriu, em 1542, as Cataratas do Iguaçu. Também explorou o curso do Rio Paraguai e submeteu algumas tribos indígenas. Porém, logo entrou em conflito com os colonos espanhóis estabelecidos anteriormente que, chefiados por Irala, rejeitaram a autoridade do governador e seus projetos de organizar a colonização do território, esquecendo de perseguir os quiméricos tesouros de que falavam as lendas indígenas.

Os descontentes se sublevaram em 1544 (rebelião dos comuneros) e enviaram Cabeza de Vaca a Espanha acusado de abusos de poder na repreensão dos dissidentes (como o incêndio de Assunção em 1543). O Conselho das Índias lhe desterrou a Orán em 1545. Oito anos depois foi indultado e se estabeleceu em Sevilha como juiz.

[editar] BibliografiaCABEZA DE VACA, Alvár Núñez. Naufrágios e Comentários. Porto Alegre: L&PM, 1999.
FORSSMANN, Alec, Perdido en Norteamérica : la sobrevivencia de Cabeza de Vaca, In Historia Y Vida, nº479 (em espanhol)
MAURA, Juan Francisco. Alvar Núñez Cabeza de Vaca: el gran burlador de América. (Segunda Edción corregida y aumentada) Parnaseo/Lemir. Valencia:Universidad de Valencia, 2011.http://parnaseo.uv.es/lemir/Textos/Maura2.pdf
MARKUN, Paulo. "Cabeza de Vaca". Companhia das letras. 2009.
[editar] Ligações externasGrátis livro "Naufragios" por Álvar Núñez Cabeza de Vaca (pdf)
Jornalista Paulo Markun lança livro - Programa do Jô
[Esconder]v • eBiografias
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=%C3%81lvar_N%C3%BA%C3%B1ez_Cabeza_de_Vaca&oldid=28695313"
Categorias: Naturais de Jerez de la FronteiraMilitares da EspanhaExploradores da Espanha
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasالعربية Български Česky Deutsch English Esperanto Español Euskara Suomi Français Ido Italiano 日本語 Latina Limburgs Lietuvių Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Runa Simi Română Русский Svenska Українська Esta página foi modificada pela última vez à(s) 23h08min de 4 de fevereiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas