quarta-feira, 28 de março de 2012

PAULA SALDANHA

Paula Saldanha Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ficheiro:Paula-Saldanha.jpg
Paula-SaldanhaPaula Saldanha (Rio de Janeiro, 19 de julho de 1953) é uma jornalista, apresentadora e escritora brasileira. Tornou-se referência da documentação e conscientização sobre as riquezas naturais, étnicas e culturais do Brasil, o que lhe rendeu prêmios e homenagens no país e no exterior.

Começou a se engajar na Literatura muito nova e, com 18 anos, tinha três livros publicados. O primeiro, Tuc-Tuc, foi lançado em 1972 pela editora Primor-Larousse.

Hoje tem 43 livros publicados e cerca de 800 documentários de média e curta metragem.

É constantemente lembrada como apresentadora do Globinho, programa infanto-juvenil da TV Globo que estreou na década de 1970. Mas, antes de assumir as telas diariamente em 1977 à frente do Globinho, a jornalista já havia estreado na programação da emissora, apresentando o Fantástico e o Jornal Hoje[1].

Além do Globinho, criou, para exibição na grade da emissora em 1979, o Globinho Repórter, que ficou marcado pelo pioneirismo de um programa de TV focado no tema Ecologia.

Com a mesma temática, produziu inúmeras reportagens especiais para a Globo. No Fantástico, foi protagonista de uma mudança de atitude sobre as questões ambientais na TV, nas décadas de 1980 e 90, com reportagens especiais independentes, produzidas em diversas regiões do Brasil.

Produziu matérias especiais sobre meio ambiente também para a TV Manchete. Nesta emissora, criou o programa Terra Azul, exibido em 1989 e 1990.

Atualmente apresenta e dirige o programa Expedições, criado em 1995 e exibido na TV Brasil. Expedições é a mais longa série de TV de sua produtora RW Cine, em sociedade com o biólogo Roberto Werneck e os filhos do casal.

Além disso, é presidente do Instituto Paula Saldanha, fundado em 1991 com o nome de Instituto Cultural Ecológico Terra Azul. Através desta Ong, é responsável por uma série de projetos e por um acervo de centenas de obras audiovisuais[2].

Entre os últimos projetos, destaca-se Biodiversidade, lançado em 2011, nos 20 anos de existência do Instituto Paula Saldanha. O objetivo é difundir conhecimentos sobre a riqueza natural, étnica e cultural do Brasil, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, do Ministério do Meio Ambiente .

Índice [esconder]
1 Biografia
2 Independência
3 Instituto Paula Saldanha
4 Produções
5 Livros publicados
6 Ilustrações publicadas
7 Prêmios e menções honrosas
8 Referências

[editar] BiografiaCarioca, nascida em Laranjeiras, Paula Saldanha alfabetizou-se aos 3 anos e meio. É filha de Aristides Saldanha, advogado e jornalista, e Regina Yolanda Werneck, artista plástica, escritora e mestra em educação, e sobrinha de João Saldanha, jornalista e treinador de futebol. Sua infância bucólica foi vivida na Ilha de Paquetá (RJ). Aos 7, atravessou a Baía de Guanabara remando sozinha, porque queria ser independente[3].

Desde 1972, tem como parceiro de vida e trabalho o biólogo e documentarista Roberto Werneck, com quem criou a produtora RW Cine, responsável por obras independentes para TV. Tiveram três filhos: Gabriela, Pedro e Lucas.

Sua carreira começou em 1970, aos 16 anos, quando escreveu seu primeiro livro, Tuc-Tuc, que foi publicado no Brasil e na Europa. Quatro anos depois, após uma entrevista que concedeu à TV Globo, foi convidada a iniciar os trabalhos na emissora, como apresentadora do programa Fantástico.

Concomitantemente, acumulava a função de professora, veia que nunca deixaria de levar consigo, projetos afora. De 1971 a 1979, lecionou nos Ensinos Fundamental e Médio de diversos colégios do Rio de Janeiro, desenvolvendo projetos de vanguarda.

Após estrear no programa Fantástico, em 1974, passou a apresentar também, a partir de 1976, o Jornal Hoje, onde foi produtora de assuntos infanto-juvenis.

Já conhecida pelo grande público por suas reportagens focadas sobretudo em Literatura e Meio Ambiente, passou a ser referência no universo infanto-juvenil à frente do Globinho, a partir de 1977.

Amplamente engajada nas questões ambientais, criou, em 1979, o primeiro programa de meio ambiente para a TV brasileira, o Globinho Repórter, exibido aos sábados na Globo.

Paula Saldanha comandou o Globinho até 1983. As matérias jornalísticas, apresentadas em tom lúdico no programa, contavam com repórteres-mirins em várias regiões do Brasil.

Junto com seu companheiro, o biólogo e documentarista Roberto Werneck, passou a realizar, em 1977, produções independentes para a TV Globo e, em 1979, fundaram a RW Cine.

Na década de 1980 e início de 1990, produzia matérias independentes sobre Meio Ambiente para o Fantástico e, ainda, para a TV Manchete, com o programa Terra Azul.

Em 1992, a convite do Governo brasileiro, produziu para a Rio 92 (Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – Rio Centro), documentários e exposições bilíngues com seu acervo, para os chefes de estado de mais de 150 países.

Na região da Amazônia, sua contribuição teve caráter não apenas de conscientização, como também de documentação científica. Em 1994, a jornalista liderou a primeira equipe de TV e de documentação cinematográfica do mundo a produzir um documentário sobre a verdadeira nascente do rio Amazonas[4]. Este documentário deu origem à série Expedições, que lançou em 1995 e atualmente é exibida na TV Brasil.

Em 2007, organizou a Expedição Brasileira e Peruana à Nascente do rio Amazonas, junto a renomadas instituições científicas brasileiras e peruanas (INPE, IBGE, ANA e IGN), que oficializaram o local onde nasce o maior rio do mundo, no Nevado Mismi, ao sul do Peru[5]. [6] [7]

Dois anos depois, coordenou, com a RW Cine, a expedição Amazonas - Maior Rio do Mundo, da Nascente à Foz, de Pedro Werneck, documentarista e filho de Paula e Roberto Werneck.

Sua vasta documentação da região amazônica resultou em uma coletânea Expedições em 3 volumes de DVDs, somando 18 documentários em Português, Inglês e Espanhol.

Atualmente comanda e apresenta a série Expedições, que é semanal e registra as riquezas naturais, étnicas e culturais de todo o Brasil. As produções da série somam mais de 350 documentários média-metragem, realizados ao longo da história da produtora RW Cine, que analisam de forma orgânica, no decorrer do tempo, as relações do homem com a natureza, a história e a cultura[8].

Paula Saldanha realiza, em paralelo, outros projetos de conscientização, ligados a seu Instituto, que fundou em 1991 com sócios como Darcy Ribeiro e Oscar Niemeyer. Entre eles, atualmente desenvolve o projeto Biodiversidade, criado em 2010 (Ano Internacional da Biodiversidade) e resultado de parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, do Ministério do Meio Ambiente.

[editar] IndependênciaDesde criança, Paula Saldanha sempre buscou liberdade de expressão. Filha de artista plástica e educadora, teve contato artístico com a pintura a óleo, a gravura, o desenho e as ilustrações. Frequentou voluntariamente, na adolescência, cursos da Escola de Belas Artes da UFRJ, universidade onde mais tarde cursaria Pedagogia. Buscou formas de expressão também na música e cursou 6 anos de violão clássico na ProArte.

Foi na Literatura, ainda adolescente, que descobriu uma fórmula de reunir as vocações para escrever, ilustrar e educar. Com apenas 16 anos, foi convidada pela editora Primor-Larousse a publicar seu primeiro livro e despertou a atenção de nomes do cenário literário infanto-juvenil, como Ziraldo, ao ver exportados 20 mil exemplares de seu livro para a Inglaterra.

Sua estreia na TV aos 20 anos, já em uma posição de destaque em dois programas jornalísticos renomados (Fantástico e Jornal Hoje), também chamou atenção do grande público. A jovem Paula Saldanha começava uma carreira de sucesso que marcaria a história do jornalismo, sobretudo, por sua forma de lidar com um tema que pouquíssimos meios de comunicação documentavam: o meio ambiente.

Naquele período, reportagens de denúncia sobre a devastação de áreas naturais, entre outros temas ligados ao meio ambiente, eram por vezes rechaçadas pela ditadura militar. Mas seu caráter independente fez com que continuasse a batalha em torno da questão ambiental, que já lhe rendeu reconhecimento internacional.

Sua produtora, a RW Cine, criada com Roberto Werneck em 1979, proporcionou liberdade de criação de seus documentários jornalísticos e a produção de conteúdos que hoje integram um acervo audiovisual de grande representatividade. A jornalista costuma resumir que a sua missão é "deixar um legado para as futuras gerações".

[editar] Instituto Paula SaldanhaO Instituto Paula Saldanha foi fundado em março de 1991, originalmente com o nome de Instituto Cultural Ecológico Terra Azul. Teve entre os sócios-fundadores Darcy Ribeiro e Oscar Niemeyer. Em 2003, foi declarado de utilidade pública.

Presidida por Paula Saldanha, a Ong tem como objetivo promover projetos de mobilização e conscientização da população brasileiraem relação a meio ambiente e cultura.

Sua missão é contribuir para a formação de uma consciência crítica das novas gerações e melhorar a qualidade de vida das populações brasileiras, dando ao grande público uma macrovisão do Brasil e sua gente[9].

A captação de recursos para o desenvolvimento dos trabalhos é feita através de convênios, apoio a projetos específicos e prestação de serviços.

Entre os parceiros do Instituto Paula Saldanha, está o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, do Ministério do Meio Ambiente, através de Termo de Reciprocidade assinado em 27 de agosto de 2010 entre a Ong e esta autarquia federal, para o projeto Biodiversidade.

O Projeto prevê conscientizar e mobilizar a população brasileiraacerca da vasta biodiversidade do País e sua relação com as populações das diversas regiões.

[editar] ProduçõesProdução dos documentários para o projeto AMAZONAS MAIOR RIO DO MUNDO, para institutições científicas e para televisão: ‘Nascente do Amazonas’, 1994, que deu origem à série ‘Expedições’, ‘Expedição Científica à Nascente do Amazonas’, 2007, e ‘Amazonas, maior rio do Mundo – da nascente à foz’, maio 2009.
Série Expedições - TV Brasil (TV Pública), de 2007 até hoje
Série Expedições - TV Educativa e TV Cultura (1997 a 2007)
Série Expedições - TV Manchete (1995 a 1997)
Série Rio 92 – Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (1992)
Produção independente reportagens para o Fantástico (1987 a 1988 e 1990 a 1992)
Produção independente Programa de Domingo - TV Manchete (1990 a 1991)
Produção independente programa Terra Azul - TV Manchete (1989 e 1990)
Apresentação e reportagens para Jornal Hoje (1976 a 1979 e de 1983 a 1985)
Apresentação e reportagens para Globinho (1977 a 1983)
Apresentação do Fantástico (1974 a 1980 e 1983 a 1985)
[editar] Livros publicados“Retratos do Brasil” (Edição do autor, 2003)
“Nascente do Amazonas” (Ed. Del Prado. Brasil, Espanha,1999/2000)
“Pantanal” (Ed. Del Prado. Brasil, Espanha,1999/2000)
“Parques Nacionais” (Ed. Del Prado. Brasil, Espanha,1999/2000)
“Litoral” (Ed. Del Prado. Brasil, Espanha,1999/2000)
“Cerrado” (Ed. Del Prado. Brasil, Espanha,1999/2000)
“Nordeste” (Ed. Del Prado. Brasil, Espanha,1999/2000)
“Terra do Sol” (Ed. Del Prado. Brasil, Espanha,1999/2000)
“Mata Atlântica” (Ed. Del Prado. Brasil, Espanha,1999/2000)
“Chapadas” (Ed. Del Prado. Brasil, Espanha,1999/2000)
“Amazônia” (Ed. Del Prado. Brasil, Espanha,1999/2000)
“Yanomamis” (Ed. Del Prado. Brasil, Espanha,1999/2000)
“Descobrimento do Brasil” (Ed. Del Prado. Brasil, Espanha,1999/2000)
“Raízes” (Ed. Del Prado. Brasil, Espanha,1999/2000)
“Pará e Amapá” (Ed. Del Prado. Brasil, Espanha,1999/2000)
“Terras do Sul do Brasil” (Ed. Del Prado. Brasil, Espanha,1999/2000)
“Uma Viagem ao Xingu” (Ed. Del Prado. Brasil, Espanha,1999/2000)
“Florestas” (Ed. Del Prado. Brasil, Espanha,1999/2000)
“Brasil Histórico” (Ed. Del Prado. Brasil, Espanha,1999/2000)
“Natureza no Brasil” (Ed. Del Prado. Brasil, Espanha,1999/2000)
“Rio de Janeiro” (Ed. Del Prado. Brasil, Espanha,1999/2000)
“O Lado Verde de São Paulo” (Ed. Del Prado. Brasil, Espanha,1999/2000)
“Os Cerrados” (Ed. Ediouro, 1996)
“Mata Atlântica” (Ed. Ediouro, 1996)
“Os Litorais” (Ed. Ediouro, 1996)
“As Amazônias” (Ed. Ediouro, 1995)
“Os Pantanais” (Ed. Ediouro, 1995)
“Expedições - Retratos do Brasil” (Ed. Salamandra, 1994)
“Heróis das Gerais” (Ed. F.T.D., 1994)
“Eldorado - Garimpo Coragem” (Ed. F.T.D., 1994)
“Balbino em Chamas” (Ed. F.T.D., 1994)
“Terra do Descobrimento” (Ed. Ediouro, 1994)
“Um Sonho na Amazônia” (Ed. Ediouro, 1994)
“Quilombo de Frechal” (Ed. Ediouro, 1994)
“Do Outro Lado do Mar” (Ed. Salamandra/1992)
“Gente da Floresta” (Ed. Memórias Futuras/1989)
“Mistérios e Assombrações” (Ed. Memórias Futuras/1988)
“Mil Borboletas” (Ed. Memórias Futuras/ 1986)
“Tuc-Tuc na Cidade” (Ed. Memórias Futuras/1985)
“O Praça Quinze” (Ed. José Olympio/1981)
“Tuc-Tuc Meets the Crab” (Panda Publishing/Inglaterra, 1973)
“Zeca e Margarida” (Ed. Primor, 1972)
“Tuc-Tuc” (Ed.Primor 1972 / M. Futuras 1985)
[editar] Ilustrações publicadas“Criança é Coisa Séria” (Roseana Murray/ Ed. M.Futuras,1991)
“Cabelos de Cenoura” (Lucília de Almeida Prado/ Ed. M. Futuras, 1988)
“Histórias de Ballet” (Luiza Lagoas Ed. M. Futuras, 1985)
“O Menino e a Sombra” (Orígenes Lessa / Ed. Nórdica, 1981)
“Brincando na Praça” (Regina Yolanda/ Ed.Ao Livro Técnico, 1974)
“Juquinha e Sua Turma” (Regina Yolanda/ Ed. Ao Livro Técnico, 1974)
“O Macaco Inventor” (Leo Vitor/ Editora Lia, 1972)
[editar] Prêmios e menções honrosasMEDALHA IBAMA, por sua contribuição na construção de políticas e por suas ações em defesa da causa ambiental (2009)
TROFÉU CHICO MENDES – Gramado Cine Vídeo Festival (2009)
MEDALHA PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHECK, por relevantes serviços prestados ao país (2006)
PRÊMIO VERDE DAS AMÉRICAS, pelo seu trabalho comprometido com as questões socioambientais, carregando a responsabilidade de defender, preservar e proteger a natureza, em prol do equilíbrio ambiental do planeta (2002)
Prêmio ‘THE GOLDEN PINE’, melhor vídeo do International Film Festival, Zlatibor, Yugoslávia (1998)
Prêmio Adolfo Aizen – Melhor Reportagem, da União Brasileira de Escritores, pelos livros “Heróis das Gerais”, “Balbino em Chamas” e “Eldorado Garimpo Coragem” (1994)
Indicação da FNLIJ como “Altamente Recomendável para Jovens” para a Coleção “Brava Gente”: livros - “Quilombo de Frechal” , “Terra do Descobrimento” e “Um Sonho na Amazônia” - texto Paula Saldanha/ ilustrações Regina Yolanda (1994)
Indicação da FNLIJ como “Altamente Recomendável para Jovens” para a Coleção “Heróis de Todo o Brasil”: livros - “Heróis das Gerais”, Eldorado - Garimpo Coragem” e “Balbino em Chamas” - texto Paula Saldanha/ ilustrações Regina Yolanda (1994)
Prêmio Alessandro Porro, da União Brasileira de Escritores, para “Do outro lado do Mar” (1993)
Indicação da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil como “Altamente Recomendável para Jovens” para o livro “Do Outro Lado do Mar” - texto Paula Saldanha/ ilustração Regina Yolanda (1993)
Prêmio MELHOR DOCUMENTÁRIO, Festival de Cinema Infantil de Ciudad Guayana, Venezuela, pela produção “UM CAMINHO PARA GAIA” (1992)
Prêmio MELHOR VÍDEO, Festival Internacional de Cinema Infantil do Uruguai, pela produção “AS BALEIAS ESTÃO VOLTANDO” (1992)
Moção/ Câmara Municipal do Rio de Janeiro, “pelos relevantes trabalhos em prol da Ecologia” (1991)
Prêmio Embratur, pelo conjunto de obra audiovisual (1990)
Prêmio MELHOR VIDEO DOCUMENTÁRIO, Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, pela produção “A MORTE DO ARAGUAIA” - texto, apresentação e direção (1988)
Prêmio MELHOR VIDEO, Mostra Internacional do Filme Científico (RJ), para a produção “AMAZÔNIA 85” (1986)
Menção Honrosa 1ª Mostra Brasileira do Filme e Vídeo em Ciência e Tecnologia (CNPQ), para “O HOMEM PRIMITIVO BRASILEIRO” (1986)
Prêmio Especial de Literatura Juvenil da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), pelo livro “O PRAÇA QUINZE” (1981)
Diploma “Amigo do Livro”, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (1980)



[editar] Referências↑ Memória Globo - Paula Saldanha http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYP0-5271-263073,00.html
↑ www.paulasaldanha.org.br
↑ Depoimento concedido, em agosto de 2010, para a RW Cine
↑ SALDANHA, Paula, Expedições - Nascente do Amazonas, Ed. Del Prado, 1999
↑ Matéria da National Geographic News: http://news.nationalgeographic.com/news/2007/06/070619-amazon-river.html
↑ Matéria EFE publicada em: http://www.elmundo.es/elmundo/2007/06/04/ciencia/1180942878.html
↑ Matéria da Folha do Meio Ambiente, de 2007: http://www.gorgulho.com/?sessao=materia&idMateria=289&titulo=PAULA-SALDANHA-E-ROBERTO-WERNECK
↑ Depoimento concedido, em outubro de 2010, para o programa especial "Expedições 15 Anos"
↑ Depoimento concedido, em outubro de 2010, para o programa especial "Expedições 15 Anos"
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Paula_Saldanha&oldid=26470851"
Categoria: Jornalistas do BrasilCategoria oculta: !Páginas com ficheiros inexistentes
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Esta página foi modificada pela última vez à(s) 00h33min de 12 de agosto de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas