sexta-feira, 30 de março de 2012

RIO XINGU

Y Ikatu Xingu | Salve a Água Boa do Xinguuma campanha de responsabilidade socioambiental compartilhada início a campanha linhas de ação xingu e região participe! notícias imprensa xingu e região
conheça o xingu de olho no xingu o PIX o rio xingu passeio virtual
O Rio Xingu é um símbolo da diversidade biológica e cultural brasileira. Ao longo de seus 2,7 mil quilômetros, ele corta o nordeste do Mato Grosso e atravessa o Pará até desembocar no rio Amazonas, formando uma bacia hidrográfica de 51,1 milhões de hectares (o dobro do território do Estado de São Paulo) que abriga trechos ainda preservados do Cerrado, da Floresta Amazônica e áreas de transição.

Grande parte das nascentes do Xingu está em locais que sofrem processo acelerado de uso e ocupação do território. Várias delas já secaram por causa do desmatamento e das queimadas. Até 2007, na região, foram desmatados quase 300 mil hectares de matas ciliares – vegetação que margeia e protege os cursos de água.

Cresce a perspectiva de uma crise hídrica na região. Os produtores rurais têm relatado o aumento da erosão e a redução de fertilidade das terras. O assoreamento e a poluição estão provocando ainda a morte dos peixes. Em longo prazo, a alteração do clima e a perda de biodiversidade também ameaçam todo o estado de Mato Grosso.
apoiadores financeiros+ conheça todos os nossos apoiadores executores da campanha+ conheça todos os nossos executores mapa do site+ expandir aba newsletterReceba as novidades da campanha no seu email.
quero me cadastrar perguntas frequentes | glossário | fale conosco creative commons license | |

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas