quarta-feira, 28 de março de 2012

eXPEDIÇÕES À NASCENTE DO AMAZONAS

PrincipalPaula SaldanhaO InstitutoObjetivosProjetosRELATÓRIO DE ATIVIDADESMotirõBiodiversidadeExpedições à NascenteGaiaMicrobacia dos LúciosAcervo EtnográficoTV ComunidadesExposiçõesTerra AzulImprensaContato"Nossa missão é contribuir para a formação de uma
consciência crítica das novas gerações e melhorar a qualidade
de vida das populações brasileiras, dando ao grande público
uma macrovisão do país e sua gente."


Expedições à Nascente do Amazonas


Dando continuidade ao trabalho de documentação de nosso país, que foi iniciado em 1977, com o biólogo Roberto Werneck, Paula Saldanha coordenou, em 1994, a primeira equipe de TV a chegar à “Nascente do Rio Amazonas”, documentando a região.

Em 2007, em parceria com instituições como o INPE, IBGE, ANA e IGN (Peru), Paula organizou, com o apoio do IPS e da RW Cine, a “Expedição Científica Brasileira e Peruana” para a colocação de marcos geodésicos e consequente oficialização do local da verdadeira origem do rio Amazonas.

No alto dos 5.597 metros do Nevado Mismi, na região de Arequipa, ao sul do Peru, a equipe de pesquisadores e documentaristas - liderados por Paula Saldanha - analisou, registrou e demarcou o local considerado o ponto mais remoto de alimentação do rio Amazonas. Com este registro e a fixação de marcos geodésicos, foi possível a medição e divulgação dos resultados, por cientistas do INPE: o Amazonas é o maior rio do mundo, superando o Nilo em 140 km.

A documentação do rio seguiu em 2009, com as gravações do documentário longa-metragem “Amazonas, o Maior Rio do Mundo - Uma Aventura da Nascente à Foz”, dirigido por Pedro Werneck. O longa, que registra os quase sete mil quilômetros do curso do Amazonas, desde a verdadeira nascente, no Sul dos Andes peruanos, até sua foz no oceano Atlântico, teve o apoio do Instituto Paula Saldanha.


Grupo com placa comemorativa da Expedição Científica
Brasileira e Peruana 2007.
Brasileiros e peruanos da Expedição Científica de 2007,
em frente ao Nevado Mismi, no Sul do Peru.


As lagunas glaciares são as principais alimentadoras
dos rios perenes do Andes.
Foto de participantes do IGN na Laguna glacial Mc Intyre-
Ponto de onde descem as águas para o rio Amazonas.


Pesquisadores colocando marcos geodésicos na base da
Quebrada Carhuasanta.
Grupo subindo as encostas do Nevado Mismi.


Detalhe da placa comemorativa da Expedição Científica
de 2007.
Grupo iniciando a subida à nascente do Amazonas.





© 2010 - Todos os direitos reservados - Instituto Paula Saldanha

[x] close



COPYRIGHT INSTITUTO PAULA SALDANHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas