sexta-feira, 30 de março de 2012

English VersionSala de ImprensaFale ConoscoA+ A- A Fundação ValeNotíciasArtigosMultimídia
Como Atuamos

Ação Educação

Ação Saúde

Escola que Vale

Novas Alianças

Vale Alfabetizar

Vale Juventude


Como AtuamosEstação Conhecimento Profissionalização, cultura, esporte e geração de renda Brasil Vale Ouro Novos talentos do esporte brasileiro Memorial Minas Gerais - ValeMuseu ValeRede que ValeTrem da ValeVale MúsicaVoluntários Vale
HomeDesenvolvimento Humano e EconômicoVoluntários ValeCampanha Região SerranaConstrução de Casas
DESENVOLVIMENTO HUMANO E ECONÔMICO

Conheça o Voluntários Vale
Metodologia
Política de Voluntariado
Campanha Região Serrana
Construção de CasasKits domésticos
Kits produtivosDia V
Multimídia

Selecione Brasil Vale Ouro Estação Conhecimento Rede que Vale Vale Música Museu Vale Trem da Vale Voluntários Vale Veja também
Estação ConhecimentoVale do JequitinhonhaVoluntários ValeBarcarenaTucumãTrem da ValeRede que ValeAPA do GeladoVale JuventudeVale MúsicaArariAção EducaçãoEscola que ValeBrasil Vale OuroVila MilitarEngenhãoSerraNovas AliançasMarabáVale AlfabetizarAção SaúdeBrumadinho


Construção de Casas
Teresópolis
Em parceria com Instituto Paula Saldanha, organização não governamental que viabiliza projetos de mobilização social, a Fundação Vale apoia o desenvolvimento do Projeto MOTIRÕ (mutirão em língua tupi).

O projeto consiste em construir casas e estufas em terrenos seguros e orientar os pequenos produtores rurais, da região de Teresópolis, na recuperação de suas lavouras.

Através de um Contrato de Doação, firmado entre a Fundação Vale e o Instituto Paula Saldanha, as primeiras casas já estão sendo entregues. Duas delas, no Vale dos Lúcios, já foram finalizadas e estão recebendo suas famílias. Duas outras estão em fase de acabamento, com entrega prevista para final de janeiro de 2012, no Alto Vieira.

Além de dez casas que ainda serão entregues, o projeto prevê a construção de estufas para agricultura orgânica, obras de saneamento e recuperação de matas ciliares destas regiões.


Acompanhe o cronograma de ações do projeto Motirõ

Agosto de 2011
Planejamento:
Diagnóstico social preliminar em Serra de Vieira;
Diagnóstico social preliminar em Lúcios-Cachoeira;
Definição das famílias a serem assistidas.


Realizado:
Entre os dias 10 e 18 foi realizado o levantamento da situação das famílias com base em informações pretéritas e conversas com as famílias e líderes sociais locais em Serra de Vieira, e entre os dias 20 e 25 em Lúcios-Cachoeira.
Foram selecionadas 16 famílias para receber imóveis novos ou complementação/reestruturação dos mesmos. Assim, chegou-se ao número de 8 imóveis a serem construídos e 8 imóveis para complementação.
Setembro e Outubro de 2011
Planejamento:
Elaboração pelo Instituto Paula Saldanha do descritivo e informativo do Projeto Motirõ para ser apresentado para Fundação Vale;
Elaboração do plano de trabalho e execução;
Levantamento das equipes e empresas terceirizadas para desenvolver o Projeto.


Realizado:
No dia 15 e 23 de setembro foram realizados encontros preliminares entre equipe IPS com a equipe da Fundação Vale, visando alinhar as ideias do projeto
Entre os dias 03 e 15 de outubro foi elaborado plano de trabalho para as localidades de Serra de Vieira e Vale dos Lúcios-Cachoeira.
Durante o período de 16 a 25 foram levantadas as equipes de trabalho para o projeto (coordenador do projeto, supervisores de campo, pedreiros e seus assistentes, responsável administrativo, responsável de comunicação), e foram levantadas as empresas terceirizadas de contabilidade, construtoras, documentação e divulgação.
Novembro de 2011
Planejamento:
Assinatura do contrato entre a Fundação Vale e o Instituto Paula Saldanha;
Complementação e reavaliação do diagnóstico social;
Comunicado as famílias selecionadas;
Assinatura contratual das equipes e empresas parceiras.


Realizado:
No dia 21/11 foi realizada a assinatura, junto a Fundação Vale, do contrato de doação de recursos financeiros ao Projeto Motirõ.
Entre os dias 22 a 24/11 foi reavaliado o diagnóstico de ambas as localidades e os critérios de prioridades para as famílias. Além da logística de trabalho.
Entre os dias 22 e 27 foi feita a comunicação às famílias selecionadas para a retomada do projeto de construção ou revitalização dos imóveis.
Entre os dias 21 a 25 foram definidas as equipes de trabalho e entre os dias 26 a 30 foram definidas as empresas para realização da contabilidade, construtoras, documentação e divulgação.
Dezembro de 2011
Planejamento:
Entrega de quatro kits de material de construção para complementação de casas já iniciadas (Fabiano, Ruth, Zélia e Eloísa);
Início da construção de duas casas (Jorge e Lourdes).


Realizado:
Até 23 de dezembro, foram concluídos 90% da construção de complementação das casas de Fabiano e Ruth (madeiramento do telhado e formatação do forro interno do imóvel, instalação das portas e janelas, construção da área de serviço, colocação das telhas, colocação de piso de cerâmica em uma das casas; emboço e pintura geral na segunda casa).
Até 31 de dezembro, foram concluídos 80% da construção de complementação de Zélia e Eloísa (recuperação de alicerce, madeiramento do telhado, emboço da cozinha, colocação de portas e janelas, instalações elétricas e hidráulicas e pintura de telhados em ambas as casas
Até 31 de dezembro, foram concluídos 54% da construção da nova casa de Jorge e 59% da construção da casa de Lourdes (Montagem dos andaimes e cumeeiras, preparação do canteiro de obras e demolição, marcação dos gabaritos, escavação, amarração de ferragens (alicerces e colunas) e concretagem, em ambas as casas).
Janeiro 2012
Planejamento:
Finalização da construção de complementação de duas casas;
Andamento das obras de construção de casas novas;
Entrega de um kit de complementação (Maycon);
Início da construção de uma casa (Aparecida).


Realizado:
Até 26 de janeiro, foram concluídos 99% da construção de complementação das casas de Zélia e Heloísa (fixação de portas e janelas, emboço das paredes internas, pintura parcial das paredes externas, aplicação do contra-piso e cerâmica, emboço das paredes externas, instalações elétricas e hidráulicas do imóvel, ajustes de acabamento cerâmico e acabamento interno e externo, em ambas as casas).
Até 31 de janeiro, foram concluídos 99% da construção de complementação da casa de Ruth e 95% da casa de Fabiano (acabamento).
Até o dia 31 de janeiro, foram concluídos 75% da construção da casa de Lourdes e 70% da nova casa de Jorge (alvenaria, construção das vias de suporte de instalação elétrica, ampliação dos banheiros, construção das calçadas, início da colocação do telhado na primeira casa e Alvenaria, instalação elétrica, banheiros e calçamento na segunda casa).
Até o dia 31 de janeiro, foram concluídos 70% da construção de complementação da casa de Maycon e 32% da casa de Aparecida (alvenaria externa, contra piso e cerâmica, chapisco e início da alvenaria interna na primeira casa e preparação do terreno, escavação de sapatas, muro de contenção e pilares na segunda casa).





Vale Cuiabá – Petrópolis
A Fundação Vale em parceria com o Instituto da Criança apoia o projeto Nosso Cuiabá, que prevê a construção de 61 casas e cinco ambientes comerciais no Vale do Cuiabá – Itaipava, Rio de Janeiro.

As casas construídas terão de dois a três quartos e serão destinadas às famílias desabrigadas pelas chuvas que atingiram a região, em janeiro de 2011.

O dinheiro repassado pela Fundação ao projeto irá custear a construção de 6 (seis) casas, sendo cada uma estimada em R$ 70.000,00. A previsão de conclusão do projeto é dezembro de 2012.

Todas as famílias beneficiadas são selecionadas através de um Diagnóstico Social, que faz o mapeamento e constrói indicadores sociais para demonstrar a real necessidade do apoio exigido. Assim, é possível auxiliar àquelas em maior risco e com as necessidades pertinentes a cada projeto.







VOLTAR


Imprimir
Verifique se seu navegador de internet (browser) não está bloqueando a janela pop-up. Se a janela não abrir automaticamente, clique aqui.

Seu nome: * Seu e-mail: *

Enviar para: * Separar e-mails por (,) vírgula.

Mensagem: *



Delicious Digg Google Bookmarks Reddit
Stumble Upon Twitter Windows Live Yahoo Sites
Facebook

Verifique se seu navegador de internet (browser) não está bloqueando a janela pop-up. Se a janela não abrir automaticamente, clique aqui.
Nenhum registro foi encontrado.

Nome * E-mail *

Comentário *

Enviar



Receba as Novidades
* * * Conheça a ValeFale conoscoMapa do Site© 2011 - Fundação Vale | Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas