sexta-feira, 30 de março de 2012

FLORESTAS TROPICAIS

Floresta tropical Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Julho de 2009).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Julho de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes.
Biomas
Biomas terrestres
01. Florestas tropicais e subtropicais húmidas
02. Florestas tropicais e subtropicais secas
03. Florestas tropicais e subtropicais de coníferas
04. Floresta decídua temperada
05. Floresta temperada de coníferas
06. Taiga/Floresta boreal
07. Pastagens, savanas e matagais tropicais e subtropicais
08. Pastagens, savanas e matagais temperados
09. Savanas e campos inundados
10. Pastagens e matagais de montanha
11. Tundra
12. Floresta mediterrânea de bosques e arbustos
13. Desertos e matagais xéricos
14. Mangais
Plataforma continental /

Costa marítima
Polar
Mar e costas temperadas
Afloramento temperado
Afloramento tropical
Coral tropical
Profundezas do oceano
Fontes frias
Fontes hidrotermais
Zona bentónica
Zona pelágica
Zona abissal
Outros biomas
Zona endolítica
Biomas áquaticos de água doce

Foto tirada na Região do Caratuva Serra do Mar Paraná, observe as folhas úmidas devido à condensação da umidadeA floresta tropical existe em três continentes da Terra: na América, na África e na Ásia.

No caso da americana cobre a Mata Atlântica compreendida pelo Brasil, indo ao sul até à bacia do Prata. A floresta indo-malaia é a menos contínua devido à agressão milenar que vem sofrendo; compreende a da costa da Indochina, a costa norte da Austrália, as Filipinas, Nova Guiné e Bornéu.

Das três, a menor área de floresta tropical é a africana, que compreende a Libéria, o golfo da Guiné, e principalmente a região da bacia do rio Congo.


Foto tirada na Região de Olho dÁgua município de Pontal do Paraná, Planície Litorânea ParanáSomando-se todas estas áreas temos aproximadamente 17 milhões de km² de florestas tropicais, isto significa que 20% das terras do planeta ainda estão com razoável cobertura vegetal, apesar das tentativas dos seres humanos em destruí-las.

Este bioma é composto por grande quantidade de espécies vegetais e animais, apesar do solo ser muito pobre; esta pobreza se deve ao fato de haver uma camada de areia facilitando a infiltração rápida da água, mas ocorre a decomposição da matéria orgânica (folhas, fezes e restos de seres vivos) propiciada pela sombra, calor e umidade, formando-se uma camada de cerca de 50 centímetros de húmus. A temperatura média anual é sempre em torno de 20 °C, a pluviosidade anual aproximadamente de 1200 mm, sua localização média é na faixa entre os trópicos, daí a denominação de floresta tropical.

Uma das principais características da floresta tropical é a biodiversidade vegetal e animal. Em torno de 60% de todas as espécies do planeta se encontram neste ecosistema.


Mata AtlânticaNa floresta amazônica, em dez mil metros quadrados encontramos cerca de 100 espécies de árvores além de epífitas e cipós. A altura média das árvores gira em torno de 55 metros, a quantidade de espécies de insetos e animais ainda é desconhecida.

Em caso de desmatamento, a perda é imensa, pois a biodiversidade é tão localizada e variável que, ao fazer uma queimada, podem ser destruídas espécies que jamais foram conhecidas ou catalogadas. A floresta atlântica é uma floresta tropical plena associada aos ecossistemas costeiros de mangues nas enseadas, fozes de grandes rios, baías e lagunas de influência.

[editar] CaracterísticasFlora: São fechadas e heterogêneas. Nelas aparecem árvores de grande e médio porte como bromélias, begônias, orquídeas, cipós , briófitas, pau-brasil, jacarandá, peroba, jequitibá-rosa.

Fauna: Mico-leão-dourado, onça-pintada, bicho-preguiça, capivara.

Clima: A temperatura média anual é sempre em torno de 20 °C, a pluviosidade anual aproximadamente de 1200 mm

Ocupação Humana: O uso de plantas para se produzir remédios, matérias-primas para a produção de vestimentas, corantes, essências de perfumes; insumos para a indústria alimentícia ou ainda o corte de árvores feitos de maneira incorreta, trazem prejuizos para esse bioma

Impactos Ambientais: Causam a extinção de algumas espécies da fauna e da flora, reduzem a região de ocupação desse bioma e também são favoráveis ao clima.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Floresta_tropical&oldid=29221524"
Categoria: FlorestasCategorias ocultas: !Páginas a reciclar desde Julho de 2009!Artigos que carecem de fontes desde Julho de 2009
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAragonés العربية Български Bosanski Català Česky Deutsch Ελληνικά English Español Suomi Français Furlan Frysk Galego עברית हिन्दी Hrvatski Kreyòl ayisyen Magyar Bahasa Indonesia Ido Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული ಕನ್ನಡ 한국어 Lietuvių Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Српски / Srpski తెలుగు Українська Tiếng Việt 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 17h43min de 7 de março de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


CXOPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas