sexta-feira, 30 de março de 2012

TERRA DO DESCOBRIMENTO

//notícias
Rafinha Bastos agora é processado pela ApaeJames Cameron vai ao ponto mais profundo do oceano e volta em segurançaArábia exige que o Facebook permita adicionar até sete mulheres em relacionamentos“Tenho medo de casar”, confessa Sabrina SatoMadonna confirma apresentação em Porto Alegre//assine
Receba nossas atualizações gratuitas no seu e-mal!



//parceiros
Comemoração de 511 anos do Descobrimento dos Moradores das terras da América do Sul
20 de abril de 2011 em Brasil,Destaques Seja o primeiro a comentar Dia 19 de abril dia do Índio, legítimo brasileiro. A grandeza desse Pais, dá-se a nação indígena, nada mais comum que comemorar o dia da nação brasileira, quando o Pedro Álvares Cabral, viu aves a mostra nos ares do novo mundo, vi-se possibilidades de haver um novo continente a vista, nasce uma nova historia, Brasil o novo mundo.

As comemorações do dia 19 de Abril em Novo Progresso marca o Interesse do Governo Federal em demarcar as terra Indígena, a marca do novo e bem estar social da população dos municípios do entorno da BR 163, com varias etnias indígenas de Cuiabá a Santarém onde foram se alojando e demarcando suas terras, hoje vivemos com os índios, em Sinop, Colíder, Peixoto, Matupá, Guarantã do Norte, Castelo de sonho, Novo Progresso, Itaituba, Santarém, Altamira e mais municípios do estado. Não é por menos que temos no estado o Maior município do mundo, Altamira grande parte do seu território é área Indígena. Dos Kayapós a Terra Indígena denominada Baú, com superfície de um milhão, quinhentos e quarenta mil, novecentos e trinta hectares, quinze ares e cinquenta e cinco e perímetro de setecentos mil, novecentos e cinqüenta e quatro metros e vinte centímetros, situada no Município de Altamira/PA, e ao Sul de Altamira na Divisa com o Mato Grosso temos. O Parque Indígena do Xingu (antigo Parque Nacional Indígena do Xingu) foi criado em 1961 pelo então presidente Jânio Quadros, tendo sido a primeira terra indígena homologada pelo governo federal. Seus principais idealizadores foram os irmãos Villas Boas.A área do parque, que conta com mais de 27 mil quilômetros quadrados (aproximadamente 2.800.000 ha, incluindo as Terras indígenas Batovi e Wawi), está situado ao norte do estado de Mato Grosso, numa zona de transição florística entre o Planalto Central e a Floresta Amazônica. A região, toda ela plana, onde predominam as matas altas entremeadas de cerrados e campos, é cortada pelos formadores do rio Xingu e pelos seus primeiros afluentes da direita e da esquerda. Os cursos formadores são os Rios Kuluene, Tanguro, Kurisevo e Ronuro – o Kuluene assume o nome de Xingu a partir da desembocadura do Ronuro, no local conhecido pelos indígenas como Mÿrená. Os afluentes, os Rios Suiá Miçu, Maritsauá Miçu, Auaiá Miçu, Uaiá Miçu e o Jarina, próximo da cachoeira de Von Martius. A apresentação no ginasio de esporte do Novo progreso foi visto por muitos munícipes, com danças tipicas de varias etnias, Parabéns aos índios e ao instituto Kabú e a Prefeitura Municipal pela apresentação e organização das festividades do dia do Índio.

Paulo Monteiro

Revisão: Luiz Nicolak

Leia também

Ice eu Te Pego Brisa do Lago
Helicóptero do IBAMA cai em Itaituba
Acadêmicos de Novo Progresso competirão na ...
Programa do Edson Santos na Rádio Cultura di...Freelance Web Developer
Compartilhe:


Seja o primeiro a comentar
Comente
Cancel comment reply
Seu nome*

Seu endereço de e-mail* (não será publicado)

Seu website

Seu comentário





//pesquisa
Search
//contato //quem somos //termos de uso

© ProgressoVIP.com

COPYRIGHT PROGRESSOVIP.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas