quinta-feira, 29 de março de 2012

BOLSÃO DO RIO AMAZONAS AUMENTA TERRITÓRIO DO BRASIL

Ir ao topo da página
Ir ao menu
Ir ao conteúdo
Ir para a busca
Ir ao rodapé
TerraTodos os canaisDigite no campo o termo que deseja buscarRadiono TerraRadiona WebBuscaEmailHoróscopoTempoAssinaturas e serviçosAssinaturas e serviços
Assine Terra
Acesso Banda Larga
Acesso Discado
Antivírus
Central do Assinante
Disco Virtual
Divulga - Hospedagem grátis
Domínio
Sonora - Música
Terra Empresas
Terra Mail Gigante
Terra Resolve
Sunday tv

Notícias»Economia»Esportes»Diversão»Vida e Estilo»Terra TV»Sunday Tv»Sonora»Ofertas»Dia-a-Dia»Chat»VC Repórter»CiênciaAnimaisClimaEspaçoPesquisaRio+20
Notícias » Notícias
Bolsão do do rio Amazonas aumenta território do Brasil
25 de abril de 2010 • 16h29 • atualizado às 17h19

Reduzir Normal Aumentar Imprimir Notícia

--------------------------------------------------------------------------------
Comentar Ao longo de milhões de anos a foz do rio Amazonas vem despejando uma enorme quantidade de sedimentos, e cavando um bolsão de cerca de 20 quilômetros de espessura, no leste do Amapá, afundando a crosta terrestre. O rio também é responsável pelo o aumento do território brasileiro, constituindo, ao longo dos anos,
























arquipélagos, no litoral do Amapá.

Cientistas de todo o mundo vem promovendo expedições à foz do rio mais caudaloso do planeta, compilando materiais e destrinchando mistérios da dinâmica colossal e planetária de um dos mais belos patrimônios do Brasil e da humanidade.

De acordo com a jornalista Paula Saldanha, que vem documentando o Amazonas por mais de 30 anos, junto com seu companheiro, o biólogo Roberto Werneck, e outros cientistas brasileiros, o rio despeja, no Atlântico, cerca de seis trilhões de metros cúbicos de água por ano, além de depositar lama, areia e matéria orgânica, lançados até 300 quilômetros mar adentro.

"A formação no passado da Ilha de Marajó e de novas ilhas no arquipélago de Bailique, no leste do Amapá, comprova a dimensão do fenômeno de sedimentação e de criação de biodiversidade", diz Paula.

Uma das pioneiras, e um dos maiores expoentes, de documentários sobre meio ambiente no Brasil, Paula Saldanha explica que muitos trabalhos vêm sendo realizados captando os sedimentos jogados pelo rio no Atlântico, constatando que, por ano, há o crescimento de um quilômetro de ilhas, na região.

"Por cima da Ilha de Marajó formam-se bancos de lama, mangues, que dão origem a uma enorme biodiversidade. Os trabalhos realizados por cientistas, inclusive da Nasa, mostram estimativas de que, em 30 anos, já será possível a formação de uma floresta por ali. Além do mais, a região Norte do rio não só é rica em sedimentos, como também em nutrientes e pesca", afirma Saldanha que, no dia 27 de abril, promoverá em seu programa Expedições, da TV Brasil, o especial Foz do Amazonas, composto por registros coletados por ela e Roberto Werneck, ao longo de quatro anos de expedições.

Segundo o geólogo marinho e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Alberto Figueiredo, a influência do Rio Amazonas sobre o mar acontece na plataforma continental, ou seja, a cerca de 100 quilômetros de sua boca. Em função do grande volume de sedimentos dentro de seu estuário, estes processos acabam ocorrendo não só no rio, mas também fora dele - dando a impressão de que o nível do mar aumentou.

"Uma camada de 20 quilômetros de espessura de sedimentos, carregados pelo Rio e depositados no Leque Submarino do Amazonas resulta em um processo que, a partir de 200 quilômetros de profundidade, dá a impressão que houve a elevação do nível do mar. Na verdade, é o peso do sedimento na parte submarina. Fato que provoca o afundamento da crosta terrestre e também do continente, na região costeira do Amapá. Nós vemos esta grande erosão como se fosse a subida do nível do mar, e não é isso", diz.

Atualmente, o Brasil está negociando o aumento das milhas do Rio Amazonas - que já obteve crescimento notório, de acordo com estudiosos - por entender que este curso fluvial é fundamental para a economia pesqueira da região, e para a manutenção de toda sua biodiversidade. A tendência é que o rio, ao longo dos anos, aumente ainda mais o território nacional.

Mais notícias de Ciência e Meio Ambiente »

Jornal do Brasil
Comentar Imprimir

Últimas » Notícias Fotos Vídeos 15h57 Estudo aponta que acreditar estar bêbado aumenta a autoestima 14h56 Organização da Rio+20 promete reduzir impacto ambiental do evento 13h52 Mais de 100 chefes de Estado já pediram para discursar na Rio+20 Mais notícias » Com quase 3 meses, irmão de Knut é apresentado em zoo da ... Fotógrafo registra raposa 'mergulhar' na neve por presa Mais fotos » Assista agora » Homem diz ter criado sangue artificial
Assista agora » Imagem de olho de mosca intriga espanhóis
Mais vídeos »

Mais vistos

Notícia
Rio+20: Brasil retrocedeu 20 anos com Dilma, diz Marina Silva
27.423 visitas
Foto
Foto: Fotógrafo registra raposa 'mergulhar' na neve por presa
155.435 visitas
Vídeo
Vídeo: Imagem de olho de mosca intriga espanhóis
8.912 visitas
Série ou Filme
Vídeo: Trailer de 'Jogos Vorazes'
21.737 visitas
Celular Torpedo - Notícias nacionais
Informações sobre o dia a dia das principais cidades brasileiras

Envie NAC para 83772
Operadoras: Claro, Vivo, TIM, OI, BRT e CTBC

Saiba mais
Acesse o terra do seu celular m.terra.com.br


© Terra


COPYRIGHT TERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas