quarta-feira, 21 de março de 2012

GRAMÁTICA DA LÍNGUA INGLESA

Acesso direto ao conteúdo Busca

Visite também: Segurança Linux · UnderLinux · VivaOLinux · LinuxSecurity · NoticiasLinux · BR-Linux · SoftwareLivre.org · [mais]
Home Arquivo Colunas Cursos Artigos Hot Links Enviar Dica F.A.Q. Cadastro Contato RSS




Como estudar a Gramática da Língua Inglesa
Por Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 05 de Agosto de 2009

Uma pergunta recorrente e que incomoda muita gente. Como devo estudar a gramática da língua inglesa? A resposta, muito simples, é: você não deve estudar a gramática da língua inglesa. Estudar gramática é muito chato e se é chato você vai acabar desistindo. O pior de tudo, é que 99% do que você estudar você vai esquecer no minuto seguinte. O problema não é com você, é com o projeto de nosso cérebro, que não foi feito para estas coisas. Tem gente que gosta, nada errado com eles, mas se você pertence aos 99% da humanidade a que me refiro, se encontrar um livro de gramática pela frente, saia correndo.

Existem exceções? Sim, se você for um professor de inglês e tiver um aluno que fique querendo saber o tempo inteiro porque as coisas são do jeito que são. Aí você, como professor, explica, e o seu aluno, na primeira virada de cabeça, esquece. E vai perguntar de novo no dia seguinte, no dia depois do dia seguinte, e assim por diante. Um dia ele vai entender e assimilar a forma de uso, mas não vai ser por causa das suas múltiplas explicações. Ele vai entender por meio da receita infalível de aprender qualquer coisa: constância (todo dia um pouquinho), repetição e leitura, muita leitura.

Mas vamos então ver uma nova estratégia para aprender gramática sem estudar a gramática.

Tomemos uma frase complexa:

If you hadn't been so rude to me, I wouldn't have hit you on the nose.

Ação e reação, frente a uma situação hipotética. Se você não tivesse sido tão rude comigo, eu não teria socado o seu nariz. Existe uma regra gramatical que explica qual é este tempo verbal, se a primeira parte da frase for de um jeito, o complemento terá que ser do jeito blah, blah, blah.

Eu escolhi esta frase de propósito, pois eu tinha uma dificuldade enorme de compor frases neste tempo verbal. Os exercícios tradicionais apresentam a primeira parte da frase e solicitam que você complete a segunda parte, ou vice-versa. E eu não conseguia. Um belo dia, eu peguei esta frase em um livro de inglês que usava. O livro, por sinal, era muito engraçado. Ao ver esta frase, eu visualizei a cena, da namorada brigando com o namorado e socando-o no nariz (para quem não sabe, um soco no nariz dói muito). A situação, por alguma razão, ficou bem marcada na minha mente, e eu nunca mais errei. O que eu fiz foi memorizar a frase, em conjunto com a visualização da situação, e também ouvindo a moça dizer isto. Daí para a frente, sempre que eu precisava usar este tempo verbal, em outro contexto, bastava substituir os verbos e as palavras. Por exemplo:

If you had studied more, you would have passed your exams.

Não falha nunca. Lembram-se dos primeiros dois artigos desta série, sobre aprender inglês assistindo episódios de TV? Um passo adicional, que vai dar um grande impulso ao seu aprendizado, é selecionar, de cada episódio, uma construção verbal com a qual você tenha dificuldade. Você pode usar as transcrições dos episódios para lhe ajudar nesta tarefa. Uma vez selecionada a construção verbal desejada, passe o filme novamente, repetindo algumas vezes a cena, até que você se lembre bem de tudo: da entonação dos atores, de suas expressões e da frase, é claro. Em seguida, tente recriar esta situação em sua mente e, se possível, pense em situações alternativas em que possa usar esta frase, como mostrei acima.

Mas não complique, nem se proponha a metas irreais, como memorizar vinte frases de uma só vez. Ninguém, nem mesmo a pessoa mais determinada tem tempo ou disposição para fazer isto todos dias. Inevitavelmente você deixará de fazer isto durante alguns dias, e estará falhando em cumprir uma parte importante da receita: a constância. É melhor estudar um minuto todos os dias do que dez horas em um único dia.

Lembre-se sempre, o seu dia está cheio de buraquinhos de tempo, que você pode usar para aprender muita coisa. Aprenda a valorizá-los.

Se você tem uma estratégia para aprender a como usar o idioma corretamente, use a seção de comentários desta página e compartilhe suas idéias com os leitores desta coluna.

Leia também os outros artigos sobre este tópico
Como aprender inglês com recursos da Internet
25/11/2009
Como desenvolver a compreensão do inglês falado
03/09/2009
Conversação em inglês
10/08/2009
Como estudar a Gramática da Língua Inglesa
05/08/2009
Aprendendo Inglês com Séries de TV - Parte 2
31/07/2009
Aprendendo Inglês com Séries de TV - Parte 1
29/07/2009
1Veja a relação completa dos artigos da coluna 10 Anos





PDF RSS Imprimir
Currently 3.55/5 1 2 3 4 5 Avaliação: 3.5 /5 (228 votos)


--------------------------------------------------------------------------------

Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS



Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Opinião dos Leitores
Eduardo Vianna
28 Nov 2011, 08:17
Que texto mais idiota!
Ivaldo
07 Nov 2011, 10:56
quero aprender ingles, do jeito mais fácil.
aguardo resposta. obrigado.

Roberto Biagini
25 Set 2011, 14:35
Olá amigo Rubens,
Gosto de estudar uma gramática bem estruturada, mas confesso que logo esqueço. Mas tenho uma dica que está dando certo, e que dispensa a gramaática. Você aprende gramática, e muita cultura. Vá ao site http://www.biblegateway.com/audio/mclean/niv/Rom.5 e ouça vários capítulos da Bíblia, lidos com vozes especializadas de barítonos. Mas antes, copie a mesma tradução dessa Bíblia (New International Version) fazendo o download do site http://www.turnbacktogod.com/new-international-version-niv-bible-pdf/ Você lê o texto, em inglês, depois vc acompanha o texto sendo lido. Você poderá escolher o orador e os capítulos dessa Bíblia que quiser ler. Comece em João, no Novo Testamento, que é mais fácil. Você vai se surpreender dos resultados quase imediatos. Com gramática incluída. Sem estudar gramática. Um abraço.
Salvador
04 Set 2010, 15:53
Muito boas as dicas. Mas duas perguntas: Por onde um inciante deve comecar usando estas dicas? Moro na Irlanda com minha banda de rock e stamos divulgando nosso novo Single e tenho uma pronuncia segundo meus professores muito boa, mas minha grama tica e pessima poruqe quando vou tentar me expressar penso em portugues antes de falar e na maioria das vezes eu me enrolo todo trazendo uma inseguranca. O que devo fazer para parar de pensar em portuguess? Obrigado Salvador

Minha banda www.myspace.com/skindoll
mau
21 Fev 2010, 00:16
eu particularmente procuro estudar ingles um pouco por dia, vendo videos, ouvindo musicas, materias de jornal e dentro do possivel quando vejo alguma palavra q nao conheço procuro ver o significado no dicionario! acho q ta funcionando bem!
um abraço e boa sorte a todos
Não acredito
03 Fev 2010, 13:16
Simplesmente ridículo.

Então quer dizer que os alunos são burros e não conseguem assimilar nada que seja de gramática?

Com um professor assim, fica difícil mesmo...
Ricardo Iramar dos Santos
09 Out 2009, 15:22
Ótima dica! Tenho uma dica que pratico diariamente e me ajuda muito.
Esse tipo de frase ("Se eu/você [não] tivesse..., eu/você [não] teria....") usamos diariamente em nosso bom e velho português.
Sempre que uma situação real me obriga utilizar esta construção em português eu dou uma pausa e imagino como seria a frase em inglês associando sempre ao fato e não a frase em português.
janice baranoski
01 Out 2009, 16:11
Oieee.........Isso é muito bom....e aproveitando mano um abraço para minha amiga q vive nesse site a deize brustolin...xauu
Wenzel
15 Set 2009, 11:06
Hello...

If you had said this before, I would have studied little.

Tks by tips.

Regards


Reginaldo Bitencourt
07 Set 2009, 18:56
Grande Rubens...!!!
Daniela
12 Ago 2009, 10:22
Rubens.... já assisti uma apresentação sua sobre dicas de como falar inglês... estou cadastrada no grupo... e amei essas 4 ultimas dicas.

Antes eu me obrigava a separar um tempo pra apreender inglês e estava começando a achar chato... pq estava estudando mais gramática... Agora com suas dicas uso topo tempinho que tenho pra estudar.

Obrigada!!!
Sérgio Donizeti
07 Ago 2009, 18:23
I really appreciated your tips.

TYVM
Diniz de A. A. Filho.
07 Ago 2009, 16:38
Acima de tudo, ou seja, além se suas claras explicações, seu encorajamento para aprender uma nova língua é fascinante, minhas congratulações.
Ramon
07 Ago 2009, 14:20
Muito boas suas dicas, já estou colocando em prática o método que você indicou com o seriado Friends, e estou aprendendo bastante. Pra quem acha que é muito cansativo assistir o episódia 3 vezes, eu digo que não estou achando chato, a série é muito divertida.
Fernando
07 Ago 2009, 10:53
Muito legais as tuas dias. Vou tentar colocá-las em prática!
Danilo
06 Ago 2009, 17:22
Também concordo que o aprendizado em inglês deva ser espontâneo, mas é o contrário do que dizem alguns dos melhores especialistas em tradução. Segundo eles a melhor maneira de aprender e dominar bem a estrutura do inglês sem estar inserido diariamente no seu ambiente é estudar muita gramática. Mas quem sabe! I'm sef taught, 'cause it i like to learn automaticaly, without a rule or a perception of being governated in my speak. It's very unconfortable to me!
Sérgio Rdorigues
06 Ago 2009, 15:15
Legal a dica. Há anos sou assinante da sua lista no Yahoo. Parabéns pela iniciativa e sucesso!
flavio
06 Ago 2009, 15:06
Como estudar a Gramática da Língua Inglesa

*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email

*Texto:

Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima




Powered by Scriptsmill Comments Script





Procure pela casa ou apartamento ideal à venda ou para aluguel na busca inteligente do Imohoo
Buscar imóveis


Inversão de URLs

Privacy Policy

O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído
para fins não comerciais, segundo os termos da licença da

Creative Commons
.




COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas