sábado, 21 de maio de 2011

10716 - CARLOS V DA ESPANHA

BUSCA + enter












Carlos V, o Imperador do Mundo



Carlos V, o cavalo branco e a águia imperial



Nenhum príncipe antes dele concentrou sob sua autoridade vastidões de terra e mar tão extensas como Carlos de Gante, nascido em 24 de fevereiro de 1500, conhecido como Carlos V, rei da Espanha e imperador da Alemanha. Antes de chegar a completar vinte anos, coube-lhe quase meio mundo por herança ou eleição, podendo, portanto, ser considerado como o primeiro imperador da Terra.




Um Príncipe de Sorte
Ao contrário de tantos outros imperadores do passado, ou dos que viriam ainda no futuro, Carlos de Gante, da dinastia dos Habsburgo (os "Áustria" como os chamavam os espanhóis), conseguiu tornar-se rei e imperador por herança e eleição, e não só pela força. Desde bem jovem, ele foi agraciado com uma sucessão impressionante de fatores que fizeram com que ele, aos 20 anos, se tornasse, por


Carlos V, ainda adolescente, rei da Espanha



assim dizer, um dos imperadores da terra. Enquanto muitos outros príncipes chegaram ao trono envelhecidos ou, mais infelizes ainda, faleceram antes de serem coroados, ele teve a sorte de receber todo o seu impressionante patrimônio quase que de uma vez. A Espanha lhe coube aos 16 anos quando seu avô Fernando, o católico, faleceu em 1516, e a coroa do Sacro Império Romano chegou-lhe ao alto da testa logo em seguida, em 1519. Ele estava em Barcelona quando lhe comunicaram a morte do seu avô Maximiliano I, o que fez dele, um rapaz de 19 anos, ser o dono da outra metade da Europa.


As Possessões de Carlos V
Do lado do avô materno, Carlos herdou a Espanha e suas colônias americanas, a Sicília, a Sardenha e Nápoles. Pelo lado do avô paterno, a Áustria, o Tirol, algumas províncias do Sul da Alemanha, os Países Baixos e o Franco-Condado(*). Não só isso; ainda que não tivesse impacto imediato na economia européia, na mesma data, lá do outro lado do Atlântico, no Novo Mundo, o conquistador Hernán Cortés desembarcava em 1519 no litoral do México, em Vera Cruz, para ir tomar de assalto o Império Asteca de Montezuma.

(*) Carlos era filho de Felipe I, o belo (filho do imperador Maximiliano I, morto em 1519) e de Joana, a louca (filha de Fernando da Espanha, morto em 1516)



O Metal Precioso Americano



Cortés e Pizarro, capitães de Carlos V



Nos anos seguintes, galões abarrotados de prata, carregados em seguida também com o ouro dos incas do Peru, dominados por Pizarro em 1532, iriam afluir para Sevilha, para dali irrigar com metal precioso o restante do império de Carlos V. O historiador Earl J.Hamilton (in American Treasure and the price revolution in Spain, 1501-1650) calculou que da ascensão do trono de Carlos V, em 1520, até sua abdicação em 1555, a Espanha saltou de 1.246.124 para 11.838.637 maravedis em metal precioso importado do Novo Mundo, isto é, aumentou nove vezes e meia.


O Porta-estandarte de Deus



Trombeta do exército imperial



Aquela espantosa sucessão de heranças recebidas de supetão, fazendo com que na sua pessoa se unissem as casas do Norte (Áustria e Borgonha) e as do Sul (Castela e Aragão), contribuíram para com que Carlos V de alguma forma se sentisse um missionado por Deus. Se parte do mundo caíra em seu colo é porque alguma tarefa divina lhe aguardava, ambição que foi ainda mais alimentada pelas teorias


Oficial do império



imperiais do seu conselheiro, o grão-chanceler Mercurio Arborio de Gattinara. Segundo este, retomando o ideal de Dante de uma monarquia universal com base na Itália, todos os restantes Estados cristãos deveriam a ela se integrar para que o imperador se consagrasse como condottiero do mundo, tanto na ordem política como na espiritual, fazendo com que Carlos V seguisse as pegadas de Justiniano, o legislador universal. O seu objetivo era estabelecer uma paz permanente entre os cristãos e a defesa do cristianismo contra os muçulmanos e os hereges, pois, segundo Gattinara, "Deus nos colocou na rota em direção a uma monarquia universal".


|




ÍNDICE DE MUNDO













» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial

Anuncie | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade





COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas