terça-feira, 24 de maio de 2011

10814 - CONSTRUÇÕES ROMANAS NA BRITANNIA

HISTÓRIA DA INGLATERRA
CLIQUE AQUI PARA COMENTAR OU LER COMENTÁRIOS SOBRE ESTA PÁGINA


História da Inglaterra



Esta é a História da Inglaterra , um dos países integrantes do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Veja também a História do Reino Unido.

Índice
1 A Inglaterra antes dos ingleses
2 A Invasão e Ocupação Romana
3 A conquista anglo-saxã da Grã-Bretanha celta
4 As Invasões Vikings
5 A Inglaterra durante a Idade Média
6 A Inglaterra Tudor
7 Conflitos religiosos e a guerra civil
8 A Revolução Industrial
9 História recente
10 Tópicos da história de Inglaterra



A Inglaterra antes dos ingleses

A Muralha de Adriano, no norte da Inglaterra.Indícios arqueológicos demonstram que a área hoje conhecida como o sul da Inglaterra foi povoada bem antes do restante das Ilhas Britânicas, devido ao clima ameno entre e durante as diversas idades do gelo. A primeira menção histórica à região é do Massaliote Periplus, um manual de navegação para comerciantes provavelmente datado do século VI a.C. Piteas de Massilia escreveu sobre sua viagem de negócios à ilha em cerca de 325 a.C. Mais tarde, outros autores, tais como Plínio, o Velho, e Diodorus Siculus, mencionam o comércio de estanho proveniente do sul da ilha. Tácito registrou que a língua falada na Grã-Bretanha não era muito diferente da empregada na Gália setentrional e notou que as várias tribos britânicas possuíam características físicas semelhantes às dos seus vizinhos continentais.


A Invasão e Ocupação Romana
No século I a.C., os romanos invadiram a península britânica. Era a Britânia (província romana). Os britânicos defenderam sua terra, mas os romanos, militarmente superiores, conseguiram dominar a ilha. Iniciaram uma forte opressão contra o druidismo, religião mais popular no local na época. Os romanos criaram cidades, como Londres, e fortalezas, utilizando engenharia e arquitetura nunca antes vistas na Britânia. Os britânicos, inclusive, aproveitaram as cidades e fortalezas - mesmo que sem conservá-las muito bem e sem saber como reconstruir o que era destruído - para viver por muitos séculos após a saída dos romanos da ilha. Construções romanas estão de pé até os dias de hoje. Adriano percebeu que não seria possível dominar toda a ilha, e construiu a Muralha de Adriano para separar o território conquistado dos "selvagens do norte", a atual Escócia.

A influência romana também foi muito forte na cultura religiosa britânica. Primeiro, a própria história de deuses celtas foi desaparecendo, tranformando os deuses celtas apenas em deuses romanos com nomes celtas (uma relação mais ou menos parecida com a da mitologia grega com a romana. Apesar dos romanos terem chegado no século I a.C., eles permaneceram até o século V. É fácil perceber, portanto, que os romanos também levaram para a ilha o cristianismo. Quando deixaram a província, devido a problemas mais próximos da capital, o cristianismo já tinha força considerável na Grã-Bretanha. Depois, as próprias disputas internas aumentaram a influência do cristianismo, fazendo o druidismo desaparecer gradativamente e, infelizmente, sem muitos registros históricos, pois os druidas recusavam-se a escrever sobre seus dogmas e rituais. E no próprio povo britânico, até mesmo entre os nobres, era raríssima a prática da escrita.

Júlio César visitou o sul da Grã-Bretanha em 55 e 54 a.C. e escreveu em seu De Bello Gallico que a população local era numerosa e tinha muito em comum com as outras tribos da Idade do Ferro no continente. Curiosamente, há poucas fontes históricas referentes à ocupação romana da Grã-Bretanha. Apenas uma frase sobreviveu a respeito das razões para a construção da Muralha de Adriano. A invasão de Cláudio é bem documentada e Tácito incluiu a rebelião de Boadicéia, de 61 d.C., na sua história. Na altura do século V, a influência romana já havia declinado consideravelmente. As legiões deixaram a ilha, provavelmente na mesma época da invasão saxônica, que veremos mais adiante.


A conquista anglo-saxã da Grã-Bretanha celta
Na esteira dos romanos, que abandonaram o sul da ilha por volta de 410 de modo a se concentrar em dificuldades mais urgentes e mais próximas do núcleo do império, ondas sucessivas de tribos germânicas começaram a chegar ao que é hoje a Inglaterra, inicialmente convidadas por Vortigern, rei dos bretões, na qualidade de mercenários empregados contra os irlandeses e os pictos.

Os jutos, frísios, francos ripuários, saxões da Germânia setentrional e anglos provenientes do que é hoje a Dinamarca, conjuntamente conhecidos como anglo-saxões, invadiram a Grã-Bretanha em meados do século VI. Assentados na costa oriental, forçaram a subida do rio Tâmisa à procura de mais terras aráveis nos vales, deixando as colinas para os bretões celtas. A teoria de que os anglo-saxões levaram a cabo uma limpeza étnica dos celtas é contestada atualmente, com base em pesquisas arqueológicas no pequeno número dos invasores quando comparados à população celta pré-existente (10.000-25.000 contra cerca de 3,5 milhões). O domínio anglo-saxão foi, portanto, politico e cultural, não genético. Com o tempo, a população romano-britânica (os bretões) foi assimilada e a nova cultura espalhou-se nas direções oeste e norte. Esta colonização ou invasão do que é hoje a Inglaterra é conhecida como a Conquista Anglo-Saxã.

Os anglo-saxões estabeleceram-se no que é hoje a Inglaterra e formaram diversos reinos independentes, dentre os quais os da chamada Heptarquia (Nortúmbria, Mércia, Ânglia Oriental, Wessex, Sussex, Essex e Kent). Com a sujeição da Nortúmbria em 829, Egberto de Wessex tornou-se o primeiro suserano (Bretwalda) sobre toda a Inglaterra.


As Invasões Vikings
A incursão de 793 contra o mosteiro de Lindisfarne é o ponto de partida na longa história de ataques vikings contra a Grã-Bretanha.

Após um período de saques e incursões, os vikings começaram a colonizar a Inglaterra e ali comerciar. Chegaram em barcos com bons exércitos, em sua maioria dinamarqueses e tomaram para si praticamente todos os reinos ingleses, que eram independentes. A partir do fim do século IX, governavam parte considerável do território inglês, no que era conhecido como o Danelaw.

A vontade dos vikings era de tomar toda a Inglaterra para si. Porém, Alfredo, o Grande impediu a invasão dos vikings em seu reino, Wessex, através da construção de diversas fortalezas. Alfredo recebeu o título de "o Grande" e após boas campanhas contra os vikings, se tornou o primeiro Rei da Inglaterra. Lembrando que a Inglaterra controlada por Alfredo e seus descendentes, também muito importantes na luta contra os nórdicos, não possuía as mesmas fronteiras que a Inglaterra atual. Os vikings acabaram expulsos.


A Inglaterra durante a Idade Média

Cena da batalha de Hastings (1066), na tapeçaria de Bayeux.A derrota do Rei Haroldo Godwinson na batalha de Hastings, em 1066, nas mãos de Guilherme da Normandia, e a subseqüente conquista da Inglaterra anglo-saxã pelos normandos, marca um ponto de inflexão na história da ilha. Guilherme (chamado “o Conquistador”), já rei da Inglaterra, ordenou a compilação do Domesday Book, um levantamento da população do reino com propósitos fiscais. A coroa passou a empenhar-se na estabilização da Inglaterra e na integração dos anglo-saxões e da nova elite anglo-normanda.

Henrique I, filho de Guilherme I, deu continuidade à política de integração. Durante o desastroso reinado de Estêvão I (1135-1154), os barões feudais ganharam poder, estalou uma guerra civil e houve incursões galesas e escocesas. Em 1139, Matilde, filha de Henrique I da Inglaterra e mulher de Godofredo de Anjou (Plantageneta), invadiu a ilha e capturou Estêvão. Este último foi restaurado em 1148 e, por fim, chegou-se a um entendimento pelo qual ele seria sucedido no trono pelo filho de Matilde, Henrique de Anjou.

Henrique II logrou centralizar o poder, afastando o país do feudalismo. Seu sucessor, Ricardo I, dedicou-se à Terceira Cruzada e a defender seus territórios no continente contra Filipe II da França. O irmão e sucessor de Ricardo, João, perdeu a Normandia e outros territórios na França, além de hostilizar a nobreza feudal e a Igreja de tal maneira que estes, em 1215, revoltaram-se contra o rei e forçaram-no a assinar a Magna Carta, que impunha limites ao poder real.

Eduardo I (reg. 1272-1307) promulgou leis que restringiam o poder do governo e convocou os primeiros Parlamentos oficialmente reconhecidos. Conquistou o Gales e procurou ganhar o controle da Escócia, plano este custoso e demorado e que foi finalmente abandonado após a derrota de seu filho e sucessor, Eduardo II, na batalha de Bannockburn.

A Peste Negra atingiu a Inglaterra em 1349 e matou possivelmente um-terço da população. Datam deste período histórico as batalhas de Crécy (1346) e de Azincourt (1415), no contexto da Guerra dos Cem Anos.

Ricardo II, tido como arrogante e autocrático, foi deposto em 1399 por Henrique IV. A fraqueza e a instabilidade mental de Henrique VI permitiram a erupção da Guerra das Rosas entre a nobreza inglesa, em 1422. O poder real foi recuperado com Eduardo IV e Henrique VII.


A Inglaterra Tudor
A Guerra das Rosas deu a vitória a Henrique VII Tudor, na batalha de Bosworth Field, em 1485, na qual o iorquista Ricardo III pereceu e a sucessão da Casa de Lencastre foi assegurada.

O Rei Henrique VIII rompeu com a Igreja Católica Romana por conta de seu divórcio de Catarina de Aragão. Embora sua posição religiosa não fosse protestante, o resultado levou a Inglaterra a separar-se completamente de Roma, com algumas vítimas fatais, como Sir Tomás Morus. Seguiu-se um período de extrema confusão política e religiosa, que levou à Reforma, à criação da Igreja Anglicana e à expropriação de bens eclesiásticos e mosteiros pela coroa.


Isabel I da Inglaterra, no "retrato da Armada" (c. 1588), comemorativo da vitória inglesa sobre a Invencível Armada.Henrique VIII gerou três filhos – todos subiriam ao trono. O primeiro a reinar foi Eduardo VI a partir de 1547, com seu tio, Eduardo Seymour, Duque de Sommerset, na qualidade de Protetor e com grande parte dos poderes do monarca. Eduardo foi afastado do poder por João Dudley. Após a morte de Eduardo VI por tuberculose em 1553, Dudley planejou colocar Joana Grey no trono e casá-la com seu filho, mas o golpe falhou e Maria I, filha de Henrique VIII, assumiu a coroa. Maria era uma católica devota e procurou impor o retorno do Catolicismo ao país. Sob suas ordens, diversos protestantes foram queimados na fogueira, o que lhe valeu o apelido de Bloody Mary ("Maria Sangüinária"). Casou-se com Filipe II da Espanha. As perseguições, a presença dos espanhóis em solo britânico e a perda de Calais, o último território inglês no continente, fizeram com que Maria se tornasse impopular.

Com a morte de Maria em 1558, subiu ao trono sua irmã, Isabel (ou Elizabete). Isabel conduziu o Reino da Inglaterra a uma era dourada, na qual o país era respeitado internacionalmente, próspero e gozava de paz doméstica. O compromisso religioso isabelino permitiu equilibrar os interesses dos puritanos (protestantes extremados) e dos católicos, e deu a forma atual à Igreja Anglicana. Durante o seu reinado, uma tentativa de invasão da Inglaterra pela Espanha, com a Invencível Armada, foi repelida por Francis Drake. Isabel logrou reduzir o poder da nobreza e concentrá-lo nas mãos do governo.


Conflitos religiosos e a guerra civil
O rei protestante Jaime I sofreu alguns atentados, como a conspiração da pólvora (gunpowder plot), em 5 de novembro de 1605, que envolvia um grupo de conspiradores católicos.

A Primeira Guerra Civil Inglesa teve início em 1642, resultado de uma série de conflitos entre o Rei Carlos I e o Parlamento. A derrota do exército monarquista pelo exército do Parlamento na batalha de Naseby, em junho de 1645, significou a destruição das forças militares do rei, que fugiu para a Escócia mas foi entregue pelos escoceses em troca de dinheiro. Uma nova evasão do rei marca o começo da Segunda Guerra Civil Inglesa, um conflito de curta duração que terminou com o país mais uma vez sob controle do Parlamento. A captura e julgamento de Carlos I levou à sua decapitação em janeiro de 1649 no portão de Whitehall, em Londres. A monarquia foi abolida e Oliver Cromwell assumiu a chefia de Estado com o título de Lord Protector. Seu filho Richard Cromwell sucedeu-o após a sua morte em 1658, mas terminou por abdicar. Em seguida a um período de anarquia, o Parlamento então restaurou a monarquia, em 1660, com o retorno de Carlos II a Londres.

Em 1664-65, a Inglaterra sofreu com a Peste; em 1666 ocorreu o grande incêndio de Londres, que durou cinco dias e destruiu cerca de 15.000 edifícios.

Em 1689, o protestante holandês Guilherme de Orange substituiu, como Guilherme III, o rei católico Jaime II, na chamada Revolução Gloriosa.

O Ato de União de 1707 formalizou a extinção dos Reinos da Inglaterra e da Escócia, a criação do Reino Unido da Grã-Bretanha e a união dos parlamentos inglês e escocês no Parlamento britânico (o País de Gales já havia sido assimilado no Ato de União de 1536 por Henrique VIII). Debate-se se o Parlamento escocês aderiu de livre e espontânea vontade. A partir desta data, as histórias da Inglaterra e do Reino Unido coincidem com freqüência; tendo em vista a ascendência da Inglaterra no novo reino, os dois termos serão utilizados indistintamente nesta entrada a partir deste ponto.


A Revolução Industrial
Ao longo dos século XVIII e XIX a sociedade agrária que era a Inglaterra foi radicalmente transformada devido a avanços tecnológicos e da mecanização, no que os historiadores chamam de Revolução Industrial, dando causa a sérios conflitos sociais. Parte considerável da força de trabalho agrícola foi deslocada para grandes centros urbanos, pois as indústrias com máquinas a vapor concorriam mais eficientemente com as manufaturas domésticas tradicionais, com economias de escala e maior produtividade por trabalhador resultantes das novas tecnologias. A superpopulação urbana em áreas com pouca infra-estrutura provocou aumentos dramáticos na mortalidade infantil, na criminalidade e na miséria.

A transição para a industrialização foi sofrida para os trabalhadores, que se sentiam explorados e viam seus empregos ameaçados pelas novas máquinas. Era freqüente a sabotagem de fábricas por trabalhadores, chamados ludistas.

A Inglaterra é considerada o berço da Revolução Industrial.


História recente
O Ato de União de 1800 assimilou formalmente a Irlanda no sistema político britânico e criou o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda a partir de 1º de janeiro de 1801, unindo Inglaterra, País de Gales, Irlanda e Escócia.

A Inglaterra, então, já não existia como ente político independente, mas a região continuou a ser altamente influente no Reino Unido, cujos dirigentes políticos e econômicos eram, em sua maioria, de origem inglesa. Londres seguiu sendo o centro político e econômico do reino e uma das maiores cidades do mundo.

Durante o século XIX, as classes trabalhadoras organizaram-se em corporações e sindicatos, inicialmente reprimidos mas cuja existência terminou por ser reconhecida.

As revoluções que convulsionaram o continente europeu durante os anos 1840 não contaminaram a Inglaterra - o reino da Rainha Vitória foi, em grande medida, consensual, apesar das disparidades de padrão de vida entre ricos e pobres.

O Tratado Anglo-Irlandês de 1921 reconheceu o Estado Livre da Irlanda (hoje a República da Irlanda) como um país independente, permanecendo a Irlanda do Norte sob controle do Reino Unido, cujo nome oficial passou a sser Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.

Com o bombardeio aéreo alemão durante a Segunda Guerra Mundial, várias cidades inglesas foram seriamente danificadas e a infra-estrutura do país sofreu estragos graves. A Inglaterra recuperou-se rapidamente no pós-guerra e, embora seu poder e influência internacionais relativos tenham declinado, continua a ter um papel central nas Ilhas Britânicas.


Tópicos da história de Inglaterra
Henrique II
Henrique VIII
Oliver Cromwell
Guerra civil inglesa
A Revolução Gloriosa de 1688
Jacobitismo
confito árabe-israelense

--------------------------------------------------------------------------------

Clique aqui para Página Inicial da Enciclopédia


É dada permissão para copiar, distribuir e/ou modificar este documento sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU, Versão 1.2 ou superior. Se utilizado em website, por favor inclua um link para , ou, se impresso, agradecemos a gentileza de mencionar nosso portal.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License, e utiliza material do artigo da Wlklpédla: "História da Inglaterra".



--------------------------------------------------------------------------------

Acompanhe-nos no Twitter ou no Facebook, clicando nas imagens acima
--------------------------------------------------------------------------------
"CONSTRUÇÕES ROMÂNICAS NA BRITANNIA " foi sua pesquisa. Caso não encontre nesta página, clique aqui
--------------------------------------------------------------------------------
Outros Links sobre HISTÓRIA DA INGLATERRA:
PESQUISAR PREÇO DE: História da Inglaterra
OUTRAS PÁGINAS COM: História da Inglaterra
História da Inglaterra em Vídeos
História da Inglaterra em Músicas


--------------------------------------------------------------------------------
HISTÓRIA DA INGLATERRA - Envie email para webmaster@tiosam.com com questões, sugestões ou comentários sobre o TioSam (História da Inglaterra).
História da Inglaterra Copyright ©1999-2011 - TioSam

Clique aqui para recomendar esta página a um(a) amigo(a)

ATENÇÃO: As opiniões, idéias e conceitos contidos na página História da Inglaterra ou em matérias, comentários, fóruns ou artigos não representam, necessariamente, a opinião do Tiosam.




--------------------------------------------------------------------------------

Fechar
Esqueceu a senha?
Por favor coloque o seu email: Envie-me minha senha! Fechar mensagem
Logar Este post do blogTodos os posts do blogAssine os comentários de posts deste blog através...

Feed RSS

Assine via email

Assinar Assine os comentários deste blog através...

Feed RSS

Assine via email

Assinar Seguir a discussão Comments
Logando... Fechar
Logar no IntenseDebate

Or create an account

Usuário ou Email: Senha:
Esqueceu o seu login?
OpenID Cancelar Logar Fechar WordPress.com
Usuário ou Email: Senha:
Lost your password?
Cancelar Logar Fechar
Logar com o seu OpenID

Ou crie uma conta usando o OpenID

URL OpenID: Voltar Cancelar Logar Painel | Editar perfil | Sair Logado como
Admin Options

Disable comments for this page

Save Settings

Não há comentários postados até o momento. Seja o primeiro! Postar um novo comentário
Digite o texto aqui!
Comentar como Visitante, ou logar:
Logar no IntenseDebateLogin to WordPress.comLogar no TwitterLogar no OpenIDVoltar
Twittar este comentário
Connected as (Logout)
Email (opcional)

Não mostrado publicamente.
Nome Email Website (opcional)
Mostrar junto aos seus comentários.

Não mostrado publicamente.

Se você tem um website, linke para ele aqui.

URL OpenID
Comentar como Visitante ou logar usando o OpenID

Postando anonimamente.

Twittar este comentário

Enviar Comentário Assinar Nada Respostas Todos os novos comentários
Comments by IntenseDebate

Digite o texto aqui!
Responder como Visitante, ou login:
Logar no IntenseDebateLogin to WordPress.comLogar no TwitterLogar no OpenIDVoltar
Twittar este comentário
Conectado como (Sair)
Email (opcional)
Não mostrado publicamente.
Nome Email Website (opcional)
Mostrar junto aos seus comentários.

Não mostrado publicamente.

Se você tem um website, linke para ele aqui.

URL OpenID
Comentar como Visitante ou logar usando o OpenID
Postando anonimamente.

Twittar este comentário

Cancelar Enviar Comentário Assinar Nada Respostas Todos os novos comentários

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS sobre Pág. HISTÓRIA DA INGLATERRA - (Clique aqui para incluir seu comentário) - Voltar ao topo
Ainda não há nenhum comentário para esta página (/ENCICLOPEDIA/INDEX.ASP?Q=HISTóRIA_DA_INGLATERRA)
Voltar ao topo



--------------------------------------------------------------------------------
Canais:
TIOSAM HOME Aeroportos EUA Agência de Turismo Bate-papo (Chat) BÍBLIA ONLINE Cinema - Em Cartaz Classsificados COMUNIDADE (membros) Curso de Inglês Dicionário de Espanhol Dicionário de Francês Dicionário Inglês-Português Dicionário Português-Inglês Enciclopédia Fórum Futebol Total Gasolina, Preço da Guia Brasileiros no Exterior Guia do Imigrante nos EUA Horários Mundiais Horóscopo Diário Imóveis em Guarapari Informações Jornais do Brasil Livros Online Loterias Medidas Mural de Recados Músicas Portal Consular Rádios ao Vivo Receitas Brasileiras Receitas, Livro de Revista Mundo em Estilo Revistas Tio Sam: quem foi? Tradutor Online Vídeos Webcams

--------------------------------------------------------------------------------


--------------------------------------------------------------------------------

Aviso Legal (Legal Warning)


--------------------------------------------------------------------------------
Hoje é terça-feira, 24 de maio de 2011 - 03:53:26 EST



CVOPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas