sexta-feira, 27 de maio de 2011

10851 - REWVOLUÇÃo INGLESA

HOME
UNIVERSIDADES
VESTIBULAR
NOTÍCIAS
ENEM
EXERCÍCIOS
PROVAS
SIMULADOS
VÍDEOS
CONTATO
blogs autores Cadastre-se Login
Enviar Artigo
Enviar Blog
Minha conta
Meus Artigos
Sair ()
Adicione aos Favoritos Remover dos Favoritos Siga no Twitter Cadastro de RSSHome História A Revolução Inglesa
Solicitar informaçõesA Revolução Inglesa
Por História Publicado 1/06/2009 História Nota: Vote

Saiba tudo sobre a Revolução Inglesa
A Revolução Inglesa do século XVII representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, identificado com o absolutismo. O poder monárquico, severamente limitado, cedeu a maior parte de suas prerrogativas ao Parlamento e instaurou-se o regime parlamentarista que permanece até hoje. O processo que começou com a Revolução Puritana de 1640 e terminou com a Revolução Gloriosa de 1688.

As duas fazem parte de um mesmo processo revolucionário, daí a denominação de Revolução Inglesa do século XVII e não Revoluções Inglesas. Esse movimento revolucionário criou as condições indispensáveis para a Revolução Industrial do século XVIII, abrindo espaço para o avanço do capitalismo. Deve ser considerada a primeira revolução burguesa da história da Europa no qual antecipou em 150 anos a Revolução Francesa.




A Vida Social Antes da Revolução Inglesa
Com a Dinastia Tudor, a Inglaterra teve muitas conquistas, que serviram de base para o desenvolvimento econômico do país. Os governos de Henrique VIII e de sua filha Elisabeth I trouxeram à unificação do país, o afastamento do Papa além de confiscar os bens da Igreja Católica, e ao mesmo tempo criar o anglicanismo, e entrar na disputa por colônias com os espanhóis.
Foram com esses monarcas que também ocorreu à formação de monopólios comerciais, como a Companhia das Índias Orientais e dos Mercadores Aventureiros. Isto serviu para impedir a livre concorrência, embora essa ação tenha sufocado alguns setores da burguesia. Então, resultou na divisão da burguesia de um lado, os grandes comerciantes que gostaram da política de monopólio, e de outro a pequena burguesia que queria a livre concorrência.

Outro problema era a detenção de privilégios nas mãos das corporações de ofício. Uma outra situação problemática era na zona rural, com a alta dos produtos agrícolas as terras foram valorizadas. Isso gerou os cercamentos, isto é, os grandes proprietários rurais queriam aumentar suas terras expropriando as terras coletivas, transformando-as em particulares. O resultado foi à expulsão de camponeses do campo e a criação de grandes propriedades para a criação de ovelhas e para a produção de lã, condições imprescindíveis para a Revolução Industrial.
Para não deixar o conflito entre camponeses e grandes proprietários aumentar o governo tentou impedir os cercamentos. Claro que com essa ação a nobreza rural, Gentry (a nobreza progressista rural), e a burguesia mercantil foram fortes oponentes.

Para Entender a Revolução Inglesa
Dinastia Stuart

Esta dinastia iniciou-se após a morte da rainha Elisabeth I, em 1603 que ao morrer sem deixar herdeiros, promoveu o início da Dinastia Stuart.
JAIME I, rei da Escócia (1603-1625). Dissolveu o parlamento várias vezes e quis implantar uma monarquia absolutista baseada no direito divino, perseguiu os católicos e seitas menores, sob o pretexto que os mesmos estavam organizando a Conspiração da Pólvora (eliminar o Rei), em 1605. Muitos que ficaram descontentes começaram a ir para a América do Norte. Os atritos entre o Rei e o Parlamento ficaram fortes e intensos, principalmente depois de 1610. Em 1625, houve a morte de Jaime I e seu filho Carlos I, assumiu o poder.

CARLOS I, sucessor de Jaime I (1625- 1648). Tentou continuar uma política absolutista, e estabelecer novos impostos no qual foi impedido pelo parlamento. Em 1628, com tantas guerras, o rei viu-se obrigado a convocar o parlamento, este sujeitou o rei ao juramento da “Petição dos Direitos” (2º Carta Magna inglesa) garantia a população contra os tributos e detenções ilegais. O parlamento queria o controle da política financeira e do exército, além de regularizar a convocação do parlamento. A resposta real foi bem clara, a dissolução do parlamento que voltaria a ser convocado em 1640. O rei Carlos I governou sem parlamento, mas ele buscou o apoio da Câmara Estrelada, uma espécie de tribunal ligado ao Conselho Privado do Rei. Também tentou impor a religião anglicana aos calvinistas escoceses (presbiterianos). Isso gerou rebeliões por parte dos escoceses que invadiram o norte da Inglaterra. Com isso o rei viu-se obrigado a reabrir o parlamento em abril de 1640 para obter ajuda da burguesia e da Gentry. Mas o parlamento tinha mais interesse no combate ao absolutismo. Por isso, foi fechado novamente. Em novembro do mesmo ano foi convocado de novo. Desta vez ficou como o longo parlamento, que se manteve até 1653.

A Guerra Civil (1641-1649)
A guerra civil inglesa estendeu-se de 1641 a 1649, dividiu o país e foi um marco importante na Revolução Inglesa. De um lado havia os cavaleiros, o exército fiel ao rei e apoiado pelos senhores feudais. Do outro, os cabeças-redondas, visto que não usavam perucas e estavam ligados a gentry, eram forças que apoiavam o parlamento. Em 1641, começava a guerra civil o rei teve o apoio dos aristocratas do oeste e do norte, juntamente com uma parte dos ricos burgueses, que estavam preocupados com as agitações sociais.

Em contra partida o exército do parlamento foi comandado por Oliver Cromwell, formado por camponeses, burgueses de Londres e a gentry. Os Cabeças Redondas derrotaram os Cavaleiros na Batalha de Naseby em 1645. Carlos I perdeu a guerra e fugiu para a Escócia, lá ele foi preso e vendido para o parlamento inglês, este mandou executar o rei. Ao tomar esta decisão a sociedade representada pelo parlamento rompia com a idéia da origem divina do rei e de sua incontestável autoridade. Assim, a guerra civil fomentou novas idéias lançando as bases políticas do mundo contemporâneo.

A Revolução Puritana (1649-1658)
O governo de Oliver Cromwell atendia os interesses burgueses. Quando começou a haver rebeliões na Escócia e na Irlanda, ele as reprimiu com brutalidade. Oliver procurou eliminar a reação monarquista. Fez uma “limpeza” no exército. Executou os líderes escavadores (estes eram trabalhadores ruraisque queriam tomar terras do estado, nobreza e clero). Com tantas execuções os menos favorecidos ficaram a “mercê da sorte” e acabaram por entrar em movimentos religiosos radicais.

Uma medida para combater os holandeses e fortalecer o comércio foi os Atos de Navegação. Essa lei resumia-se no seguinte: o comércio com a Inglaterra só poderia ser feito por navios ingleses ou dos países que faziam negócios com a Inglaterra.

Em 1653, Oliver autonomeou-se Lorde Protetor da República, seus poderes eram tão absolutos quanto de um rei. Mas ele recusou-se a usar uma coroa. Embora na prática agisse como um soberano. Com apoio dos militares e burgueses, impôs a ditadura puritana, governando com rigidez e intolerância, e com idéias puritanas. Ele morreu em 1658 e seu filho Richard Cromwell assumiu o poder. Mas este logo foi deposto em 1659.




A Volta dos Stuart e a Revolução Gloriosa (1660 -1688)
Carlos II, (1660 – 1685) da família Stuart, é proclamado rei da Inglaterra com poderes limitados. Por isso ele estreitou ligações com o rei francês Luis XIV, isto logo manchou sua reputação com o parlamento. Carlos II baixou novos Atos de Navegação favoráveis ao comércio inglês. Envolveu-se na guerra contra a Holanda. Em 1673, o parlamento aprovou a lei do teste: todo o funcionário público deveria professar o anticatolicismo. Com essas atitudes o parlamento ficou dividido em dois grupos: os whigs, que eram contra o rei e favoráveis às mudanças revolucionárias além de serem ligados a burguesia, e os tories que eram defensores feudais e ligados à antiga aristocracia feudal.

Jaime II (1685 – 1688) com a morte de Carlos II, seu irmão Jaime II assume o governo. Este tomou medidas drásticas, quis restaurar o absolutismo, o catolicismo, também punia os revoltosos com a negação do hábeas corpus, proteção a prisão sem motivo legal, o parlamento não tolerou esse comportamento e convocou Maria Stuart, filha de Jaime II e esposa de Guilherme de Orange, para ser a rainha, com isso o rei foge para a França e Maria Stuart e seu esposo tornaram-se monarcas ingleses. Este assinou a Declaração dos Direitos (o rei não podia cancelar as leis parlamentares; o reino poderia ser entregue a quem o parlamento quisesse, após a morte do rei; inspetores controlariam as contas reais; e o rei não deveria manter um exército em épocas de paz), o qual concedia amplos poderes ao Parlamento. Esta foi à Revolução Gloriosa.

por: Prof. Anderson Pereira







71 Comentários:
isabel at May 25, 2011 May 25, 2011 Nota: Vote ( Autor/Admin)
isabel disse: adoreiiiiiiiiiii esse texto,eplica muuuuuuuuuito bem,,,,,,,,


cyntia at May 18, 2011 May 18, 2011 Nota: Vote ( Autor/Admin)
cyntia disse: muitooo bomm!!!!!!


milena at May 16, 2011 May 16, 2011 Nota: Vote ( Autor/Admin)
milena disse: bom,atraves deste texto podemos aprender muitas coisas sobre o nosso mundo e ficarmos informados sobre o nosso passado e as grandes histórias


Gugu at May 11, 2011 May 11, 2011 Nota: Vote ( Autor/Admin)
Gugu disse: Muito bom ajudou no meu trabalho da escola


bia at May 09, 2011 May 09, 2011 Nota: Vote ( Autor/Admin)
bia disse: muito bom o conteudo, simples objetivo mas mto completo. parabens!!!


raquel at May 09, 2011 May 09, 2011 Nota: Vote ( Autor/Admin)
raquel disse: achei a pesquisa otima pois esta bem resumido e isso nos ajuda muito pois temos menas coisas para copiar!!!!


cezar junior pereia vieira at May 05, 2011 May 05, 2011 Nota: Vote ( Autor/Admin)
cezar junior pereia vieira disse: muito bom me ajudou bastante!!!!
obgd s2


nay at Apr 26, 2011 Apr 26, 2011 Nota: Vote ( Autor/Admin)
nay disse: Me ajudou mto, gostei!!


''Higgor'' at Apr 19, 2011 Apr 19, 2011 Nota: Vote ( Autor/Admin)
''Higgor'' disse: Parabens Gostei D++
Afiinal' no meu Livro só tem PALAVRAS !!
Aqui deu uma explicação mais Faciil de Compreender'

Obgd'


maylla at Apr 13, 2011 Apr 13, 2011 Nota: Vote ( Autor/Admin)
maylla disse: bonzinho gostei


lucas at Apr 11, 2011 Apr 11, 2011 Nota: Vote ( Autor/Admin)
lucas disse: poxa mt bom este resumo me ajudou e muito para um conteudo de prova que tenho com base nesse texto consegui entender muito bem esse momento da historia....
valeu pelp help.....


jean at Apr 11, 2011 Apr 11, 2011 Nota: Vote ( Autor/Admin)
jean disse: 8,5


MARCOS at Apr 05, 2011 Apr 05, 2011 Nota: Vote ( Autor/Admin)
MARCOS disse: muitoo obrigada valeu !!


AYLA at Mar 25, 2011 Mar 25, 2011 Nota: Vote ( Autor/Admin)
AYLA disse: um resumo bem explicativo...PARABÉNS


lalinha at Mar 21, 2011 Mar 21, 2011 Nota: Vote ( Autor/Admin)
lalinha disse: muito bom pois ensina muito as crianças de hoje em dia


Eduarda at Mar 21, 2011 Mar 21, 2011 Nota: Vote ( Autor/Admin)
Eduarda disse: Muito obrigado me ajudou muito em meu trabalho de escola


Laura at Mar 17, 2011 Mar 17, 2011 Nota: Vote ( Autor/Admin)
Laura disse: É bem parecido no que tem explicando meu livro,mais o resumo está exelente mt bom mesmo obrigada.


Nery at Mar 16, 2011 Mar 16, 2011 Nota: Vote ( Autor/Admin)
Nery disse: excelente texto , mais muito cansativo .


jojo at Mar 15, 2011 Mar 15, 2011 Nota: Vote ( Autor/Admin)
jojo disse: eu ainda ñ entreguei o trabalho se eu for boa semana ki vem te agradeço....
sem palavrassssssssssssssssssssssssssssssss!


veccher at Mar 14, 2011 Mar 14, 2011 Nota: Vote ( Autor/Admin)
veccher disse: poderia ser um pouquinho mais resumido, quer saber vo fazer essa linha do tempo que o professor passou n, to com preguiça, vo dormir

que o iron maiden esteja com vcs


vinny at Mar 12, 2011 Mar 12, 2011 Nota: Vote ( Autor/Admin)
vinny disse: muito bom gostaria de saber o nome dos 3 homens da segunda foto e quem é o rei e a rainha da priemira foto alguém pode me dizer ??


carlloshifre at Mar 10, 2011 Mar 10, 2011 Nota: Vote ( Autor/Admin)
carlloshifre disse: olha cara me ajudou bastante no trabalho de história brigadao ae!!


bruhninha at Feb 28, 2011 Feb 28, 2011 Nota: Vote ( Autor/Admin)
bruhninha disse: muito bom me ajudou muito com a pesquisa


Isabela P. at Feb 20, 2011 Feb 20, 2011 Nota: Vote ( Autor/Admin)
Isabela P. disse: Adorei me ajudou muito! bem completo adorei!


Luanna at Feb 19, 2011 Feb 19, 2011 Nota: Vote ( Autor/Admin)
Luanna disse: Mtoo booum mesmoo! mais agora tenho qe resumi! poorq minha professora fica enchendo saco falando qe é P-L-Á-G-I-O!
É ótimo esse site!


meel at Feb 17, 2011 Feb 17, 2011 Nota: Vote ( Autor/Admin)
meel disse: mto boom, me ajudou mto na escola...a leitura tá meio difícil, mas ok


jullya at Feb 14, 2011 Feb 14, 2011 Nota: Vote ( Autor/Admin)
jullya disse: Me ajudou muito na pesq parabems nota 10 ;>


Gustavo at Feb 01, 2011 Feb 01, 2011 Nota: Vote ( Autor/Admin)
Gustavo disse: Gostei *-* muito


Juliana R. at Jan 26, 2011 Jan 26, 2011 Nota: Vote ( Autor/Admin)
Juliana R. disse: Gostei muito da matéria. Me ajudou na pesq. de História. Obrigado.


ana lucia at Nov 08, 2010 Nov 08, 2010 Nota: Vote ( Autor/Admin)
ana lucia disse: foi uma bela resolução,obrigada me ajudou muito


Marjorie at Nov 03, 2010 Nov 03, 2010 Nota: Vote ( Autor/Admin)
Marjorie disse: Bom resumindo deu bem pra entender, e está escrita de uma forma clara e objetiva, algumas coisas poderiam ter sido melhores ditas, mas no geral dá pra compreender bem e o texto está muito bom. Exceto que o nome dela seria EliZabeth não EliSabeth haha não é ? Tomare e acho que vai me ajudar na prova de amanhã !


Valeria paloma at Oct 24, 2010 Oct 24, 2010 Nota: Vote ( Autor/Admin)
Valeria paloma disse: Adorei


Bruna at Oct 16, 2010 Oct 16, 2010 Nota: Vote ( Autor/Admin)
Bruna disse: texto muito bom


Beatriz at Oct 13, 2010 Oct 13, 2010 Nota: Vote ( Autor/Admin)
Beatriz disse: Muito bom esse conteúdo,tem tudo o que eu precisava para o meu trabalho da escola :D
Parabéns pela dedicação!


dheison at Oct 06, 2010 Oct 06, 2010 Nota: Vote ( Autor/Admin)
dheison disse: o texto esta muito bom mas presisa sr um pouco mais resumido e mais informativo ////////// obriagoooooooooo


LETICIA KALLYNE at Sep 27, 2010 Sep 27, 2010 Nota: Vote ( Autor/Admin)
LETICIA KALLYNE disse: OLHA EU AMEI ESSE RESUMO DA REVOLUÇÃO INGLESA, QUEM FEZ TA MESMO DE PARABENS, MUITO OBG, ME AJUDOU MUITO!!♥


janderson at Sep 22, 2010 Sep 22, 2010 Nota: Vote ( Autor/Admin)
janderson disse: Ótima explicação!!! Era o que eu realmente precisava...suscinto, objetivo e informativo!!!


Drielly at Aug 22, 2010 Aug 22, 2010 Nota: Vote ( Autor/Admin)
Drielly disse: adoro esse siteee,so estudo por eleee,muiito boom mesmooo me ajuda bastantee...Parabeens Mundoo Vestibular :**


dayane at Aug 19, 2010 Aug 19, 2010 Nota: Vote ( Autor/Admin)
dayane disse: me ajudou muito para meus estudos


dayane at Aug 19, 2010 Aug 19, 2010 Nota: Vote ( Autor/Admin)
dayane disse: eu achei otimo d+


Tiago at Jul 19, 2010 Jul 19, 2010 Nota: Vote ( Autor/Admin)
Tiago disse: Muito Bom !

Voc's , estão de parabéns gnt (:

Continuem assim !

Qe eu voltarei sempre Ok ?!


ASHAUSHUA'


Natasha Stering at Jul 13, 2010 Jul 13, 2010 Nota: Vote ( Autor/Admin)
Natasha Stering disse: Muito bom mesmo ! me ajudou bastante! parabéns !
meu trabalho ficou ótimo !


Mariana at Jun 18, 2010 Jun 18, 2010 Nota: Vote ( Autor/Admin)
Mariana disse: me ajudou a compreender bastante !


Karinah at Jun 13, 2010 Jun 13, 2010 Nota: Vote ( Autor/Admin)
Karinah disse: brigada, me ajudou no trabalho da escola *-*


ilda neidy at Jun 03, 2010 Jun 03, 2010 Nota: Vote ( Autor/Admin)
ilda neidy disse: bom,mas acho que um pouco mais de informacao,e a leituria podia ser um pouco mais facil.tirando isso parabens a voces.........


mari at May 14, 2010 May 14, 2010 Nota: Vote ( Autor/Admin)
mari disse: bom, me ajudou no que eu queria parabéns a voces....


vini at May 05, 2010 May 05, 2010 Nota: Vote ( Autor/Admin)
vini disse: tudo q eu precisava, aprendi muito. parabens vc se superou nesse texto ai!!


July Vitória at Apr 24, 2010 Apr 24, 2010 Nota: Vote ( Autor/Admin)
July Vitória disse: muito bom agora vou fazer uma prova tranquila


naanda at Apr 20, 2010 Apr 20, 2010 Nota: Vote ( Autor/Admin)
naanda disse: mt bom as imagens nem li o texto mais parece ser bom :D


Antônio at Apr 03, 2010 Apr 03, 2010 Nota: Vote ( Autor/Admin)
Antônio disse: Obrigado pela explicação!


igor moreira at Mar 30, 2010 Mar 30, 2010 Nota: Vote ( Autor/Admin)
igor moreira disse: explicaçao demais gostei muito do asunto


Isabela Melowdye at Mar 11, 2010 Mar 11, 2010 Nota: Vote ( Autor/Admin)
Isabela Melowdye disse: Ameii =) muito perfeito d*-*b


Afonso at Mar 11, 2010 Mar 11, 2010 Nota: Vote ( Autor/Admin)
Afonso disse: Muito bom esse texto.


Afonso at Mar 11, 2010 Mar 11, 2010 Nota: Vote ( Autor/Admin)
Afonso disse: Muito bom esse texto.


hannah at Feb 23, 2010 Feb 23, 2010 Nota: Vote ( Autor/Admin)
hannah disse: eu acho isso tudo uma perda de tempo !!


katia at Feb 16, 2010 Feb 16, 2010 Nota: Vote ( Autor/Admin)
katia disse: Excelente esse texto , me ajudou muito


PliPli at Jan 26, 2010 Jan 26, 2010 Nota: Vote ( Autor/Admin)
PliPli disse: BAOOOO D++++++ VLWWW MEU BRODERR


Erina at Dec 30, 2009 Dec 30, 2009 Nota: Vote ( Autor/Admin)
Erina disse: Achei o texto muito bom! Me ajudou bastante, ainda que seja bastante resumido!


elcilene at Dec 22, 2009 Dec 22, 2009 Nota: Vote ( Autor/Admin)
elcilene disse: muito bom este texto.pois quem quer algo na vida tem que entender a realidade.


pedro at Dec 03, 2009 Dec 03, 2009 Nota: Vote ( Autor/Admin)
pedro disse: texto cansativo.. de nada adiantou ser conteudista. Tente ser mais simples na sua linguagem! Tive a impressao de que li li e não li nada.. mas obrigado mesmo assim


Bárbara at Dec 01, 2009 Dec 01, 2009 Nota: Vote ( Autor/Admin)
Bárbara disse: Gostei mais achei o texto meio complicado pois não tem uma leitura muito fail...
mais no resto é bom principalmente para as pessoas que só tem a internet como materia de estudos!!!
legal =)


Carla ;] at Nov 09, 2009 Nov 09, 2009 Nota: Vote ( Autor/Admin)
Carla ;] disse: Muito bom me ajudou muito


Tuka at Oct 14, 2009 Oct 14, 2009 Nota: Vote ( Autor/Admin)
Tuka disse: Muito bom, obrigada pela ajuda. x)


Risomar at Sep 27, 2009 Sep 27, 2009 Nota: Vote ( Autor/Admin)
Risomar disse: Parabéns. Ótimo texto. Gostaria de agradecer a todos que contribuem para manter o mundo vestibular, é um trabalho maravilhoso este que vocês fazem.Grato...


Nanda at Sep 24, 2009 Sep 24, 2009 Nota: Vote ( Autor/Admin)
Nanda disse: Excelente conteúdo!!


jho jho at Sep 23, 2009 Sep 23, 2009 Nota: Vote ( Autor/Admin)
jho jho disse: 9,5


mirela at Sep 22, 2009 Sep 22, 2009 Nota: Vote ( Autor/Admin)
mirela disse: Hum... me ajudou só no básico, mas num tá ruim não.
Só acho que poderiam ter dado um pouco mais de enfase nos direitos relacionados a revolução inglesa.
mas valeu msm assim.
abraçoo.


dodo at Sep 22, 2009 Sep 22, 2009 Nota: Vote ( Autor/Admin)
dodo disse: MUITO BOM
OBRIGADA vc me ajudou em meu trabalho da escola


lany at Feb 14, 2011 Feb 14, 2011 Nota: Vote ( Autor/Admin)
lany disse: eu concordo,me ajudou muito na escola.


mikelly at Sep 18, 2009 Sep 18, 2009 Nota: Vote ( Autor/Admin)
mikelly disse: na minha opinião é excelente muito bom q é abordado no texto foi inenárravel


silvio tavares dos santos at Sep 17, 2009 Sep 17, 2009 Nota: Vote ( Autor/Admin)
silvio tavares dos santos disse: muito boa a matèria, de excelente qualidade



Deixe seu comentário:
Nota: * Ruim Excelente
Você esta respondendo o comentário acima.Cancelar esta "resposta".
Nome *:
Email (privado) *:

Por favor copie os caracteres da imagem abaixo. Fazendo isso você nos ajuda a prevenir Spam.
Código de segurança:

Enviar




Instituições em Destaque


Busca de Universidades

Selecione Estado AcreAlagoasAmapáAmazonasBahiaCearáDistrito FederalEspírito SantoGoiásMaranhãoMato GrossoMato Grosso do SulMinas GeraisParaíbaParanáParáPernambucoPiauíRio de JaneiroRio Grande do NorteRio Grande do SulRondôniaRoraimaSanta CatarinaSão PauloSergipeTocantins
Selecione Cidade
Buscar
Vestibular Mail
Cadastre-se na nossa newsletter e
receba as últimas do Vestibular e Enem:

Enviar

Seus artigos favoritosVer todos os favoritos






Nossa Newsletter
Digite seus detalhes abaixos para assinar gratuitamente a nossa newsletter.

Nome:


Email:


Copyright 2011 Mundo Vestibular e Enem. Todos os Direitos reservados.
Info | Politica de privacidade | Anuncie no site | Termos e Condições | Sitemap


COPYRIGHT MUNDO VESTIBULAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas