sexta-feira, 29 de abril de 2011

10420 - CASAMENTO DO PRINCIPE CHARLES

Carlos, Príncipe de GalesOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carlos / Charles
Príncipe de Gales
Duque da Cornualha e de Rothesay
Conde de Chester e Carrick
Barão de Renfrew
Lorde das Ilhas
Príncipe e Grande Defensor da Escócia

Carlos, SAR o Príncipe de Gales, fotografado na Casa Branca a 2 de Novembro de 2005.
Títulos SAR o Príncipe de Gales
SAR o Duque de Rothesay
SAR o Príncipe de Edimburgo
Nascimento 14 de Novembro de 1948 (62 anos)
Londres, Inglaterra
Reino Unido
Herdeiro Príncipe Guilherme de Gales
Consorte Diana, Princesa de Gales (1981-1996)
Camilla Parker Bowles (2005-presente)
Filhos Príncipe Henrique de Gales
Casa Real Windsor
Pai Filipe, Duque de Edimburgo
Mãe Isabel II
Carlos ou Charles, Príncipe de Gales (nome completo em inglês: Charles Philip Arthur George Mountbatten-Windsor; Londres, 14 de Novembro de 1948), é o filho mais velho de Elizabeth II do Reino Unido e de Philip, Duque de Edimburgo. Ele é o príncipe herdeiro dos tronos do Reino Unido e de mais de uma dúzia de reinos da Comunidade Britânica. Ele tem como título o nome de SAR Príncipe Charles, Duque de Rothesay na Escócia e de SAR Príncipe de Gales em outros lugares.

Índice [esconder]
1 Nascimento e títulos
2 Educação
3 Príncipe de Gales
4 Romances
5 Primeiro casamento
5.1 Morte da Princesa Diana
6 Relação com Camilla Parker-Bowles
6.1 Segundo casamento
7 O mais velho Príncipe de Gales
7.1 Carlos completa 60 anos longe do trono
8 Galeria
9 Ver também
10 Referências
11 Ligações externas

[editar] Nascimento e títulosNasceu em 14 de Novembro de 1948 no Palácio de Buckingham, filho de SMR a princesa Elizabeth, Duquesa de Edimburgo, filha mais velha do Rei Jorge VI do Reino Unido e de Elizabeth, a Rainha-Mãe. Em seu nascimento foi intitulado Sua Alteza Real o Príncipe Carlos de Edimburgo. Em 1952 sua mãe assumiu o trono, tornando-se Rainha Isabel II do Reino Unido. Então, ele tornou-se imediatamente Duque da Cornualha e também Duque de Rothesay e Conde de Carrick, adquirindo os títulos escoceses adicionais de Barão de Renfrew, Lorde das Ilhas e Príncipe e Grande Steward da Escócia.

O sobrenome oficial do príncipe é Windsor, de acordo com documentos legais, mas ele tem regularmente utilizado o sobrenome Mountbatten-Windsor em documentos oficiais que requereram a utilização de um sobrenome, i.e., certidão de casamento e de divórcio. Se ascender ao trono, o Príncipe de Gales poderá mudar o nome da casa real para "Mountbatten", em honra a seu pai e seu tio-avô Louis Mountbatten, 1° Conde Mountbatten de Burma.

O príncipe de Gales é normalmente referido como Sua Alteza Real o príncipe de Gales, exceto na Escócia, onde é intitulado Sua Alteza Real o príncipe Carlos, duque de Rothesay. Seu título completo é raramente usado; é este: Sua Alteza Real o Príncipe Carlos Filipe Artur Jorge (Charles Philip Arthur George), Príncipe de Gales e Conde de Chester, Duque da Cornualha, Duque de Rothesay, Conde de Carrick, Barão de Renfrew, Lorde das Ilhas, Príncipe e Grande Defensor da Escócia, Cavaleiro Associado à Nobilíssima Ordem da Jarreteira, Cavaleiro da Mais Antiga e Nobilíssima Ordem do Cardo-Selvagem, Grande Mestre e Primeiro e Principal Cavaleiro da Grande Cruz da Honorabilíssima Ordem do Banho, Membro da Ordem do Mérito, Cavaleiro da Ordem da Austrália, Membro da Ordem de Serviço da Rainha, Lorde do Conselho de Sua Honorabilíssima Majestade, Aide-de-Camp de Sua Majestade.

Recentemente o príncipe de Gales declarou que no momento de sua ascensão manteria o nome Windsor, bem como seus filhos. O nome Mountbatten-Windsor seria usado a partir da geração seguinte. Se se tornar rei, adotará o título de Jorge VII.[carece de fontes?]

[editar] EducaçãoO príncipe de Gales estudou no Goronstoun College, na Escócia, e freqüentou, por um período, o campus educacional ao ar-livre Timbertop, do Geelong Grammar School, na Austrália. Ele também freqüentou a universidade no Trinity College, Cambridge onde estudou antropologia e arqueologia, mais tarde estudou história, ganhando um diploma. O príncipe também freqüentou a University College de Gales, Aberystwyth, onde foi com a intenção de aprender galês - a primeira vez que um príncipe inglês faz uma tentativa de aprendê-la.

[editar] Príncipe de GalesVer artigo principal: Investidura do Príncipe de Gales

O Príncipe de Gales em visita aos Estados Unidos, 1981O Duque da Cornualha tornou-se príncipe de Gales e Conde de Chester em 1958, embora sua atual investidura só viesse a ocorrer em 1 de julho de 1969. Foi uma cerimônia grandiosa no Castelo Caernarfon no norte de Gales, um local tradicionalmente associado à criação do título no século XIII. Investiduras anteriores ocorreram em várias localidades, incluindo o Palácio de Westminster, a casa do parlamento. A cidade galesa de Swansea teve seu status elevado para marcar a ocasião.

A investidura despertou consideravelmente a ira entre os nacionalistas galeses, e houve alguns focos de violência.

No final da década de 1970, o príncipe de Gales tornou-se o primeiro membro da famíla real desde o Rei Jorge I da Inglaterra a freqüentar o encontro do Cabinet britânico, sendo convidado pelo primeiro-ministro trabalhista James Callaghan para observar de perto os trabalhos governamentais.

[editar] RomancesFamília Real Britânica

SM a Rainha
SAR o Duque de Edimburgo

SAR o Príncipe de Gales
SAR a Duquesa da Cornualha
SAR o Duque de Cambridge
SAR a Duquesa de Cambridge
SAR o Príncipe Harry de Gales
SAR o Duque de Iorque
SAR a Princesa Beatriz de Iorque
SAR a Princesa Eugénia de Iorque
SAR o Conde de Wessex
SAR a Condessa de Wessex
Lady Louise Windsor
Visconde Severn
SAR a Princesa Real

--------------------------------------------------------------------------------

SAR o Duque de Gloucester
SAR a Duquesa de Gloucester
SAR o Duque de Kent
SAR a Duquesa de Kent
SAR o Príncipe Michael de Kent
SAR a Princesa Michael de Kent
SAR a Princesa Alexandra

v • e
A vida amorosa do príncipe de Gales foi sempre objeto de especulação. Ele foi relacionado a numerosas mulheres incluindo Georgina Russell (filha do Embaixador do Reino Unido na Espanha), Davina Sheffield, Fiona Watson, a Lady Sarah Spencer, a Lady Tryon (esposa do terceiro Barão Tyron), e a divorciada Jane Ward entre outras. Ainda assim, nenhuma delas pode ser considerada possíveis esposas. Como príncipe-herdeiro ao trono, o príncipe de Gales tinha que escolher uma moça com passado impecável para desposar, de preferência uma protestante ainda virgem. Presumivelmente o seu único e verdadeiro amor, atual esposa, a então Camilla Shand que o ajudou a escolher a professora de jardim de infância de 19 anos, Diana Spencer, filha do conde Spencer e irmã mais nova de Sarah Spencer. O Palácio de Buckigham anunciou o noivado em 24 de fevereiro de 1981.

[editar] Primeiro casamentoEm 29 de julho de 1981, o príncipe de Gales e Lady Diana casam-se na Catedral de St Paul frente a 3500 convidados e 750 milhões de pessoas no resto do mundo, pela televisão. Todos os chefes de estado da Europa participaram (exceto o rei Juan Carlos I da Espanha, que foi advertido a não participar, já que a lua-de-mel poderia passar pelo território de disputa de Gibraltar). Também a maioria dos chefes de Governo, com a notável exceção de Karamanlis da Grécia, que recusou o convite já que o rei exilado Constantino II, amigo pessoal do príncipe, ter sido convidado como "rei da Grécia" (descrição tecnicamente correta a monarcas exilados que não abdicaram) no convite, o que enfureceu republicanos gregos; Patrick Hillery, então presidente da Irlanda, foi advertido pelo primeiro-ministro Charles J. Haughey a não comparecer por causa dos problemas envolvendo britânicos e a Irlanda do Norte.

Com o casamento com o príncipe-herdeiro, Lady Diana recebeu o título de princesa de Gales juntamente a Sua Alteza Real; embora ela fosse inúmeras vezes chamada de "Princesa Diana", essa forma está incorreta. Eles se instalaram em Highgrove em Gloucestershire e no Palácio de Kensington. Quase imediatamente, a Princesa de Gales tornou-se uma estrela, perseguida por paparazzi, e suas mudanças (incluindo as de estilo de cabelo) foram conferidas por milhões em fotos vendidas por milhares de dólares a tablóides e jornais do mundo inteiro.

Críticos da princesa de Gales alegavam que ela era insustentável e temperamental. Com apenas cinco anos de casamento o conto de fadas de Gales já estava à beira de um colapso. Ironicamente, o príncipe e princesa de Gales se pareciam em algumas coisas: ambos tiveram problemas de infância. Ambos levaram seus papéis públicos a sério e dedicaram-se muito a trabalhos voluntários, sendo bastante bem-vistos por isso. (A Princesa de Gales notavelmente dedicou-se muito tempo ajudando pessoas com SIDA (Aids), enquanto o Príncipe de Gales dedicou muito esforço aos grupos marginalizados de centros urbanos através de seu programa Prince's Trust).

Ambos os parceiros subsequentemente admitiram casos extra-conjugais, que formalmente consistiam em adultério ou fornicação, ele com Camilla Parker-Bowles, ela com diversos homens. Embora eles permanecessem um casal em público, eles se separaram no começo dos anos 90, ele ficou morando em Highgrove, e ela se mudou ao Palácio de Kensington. A imprensa notou o distanciamento do casal e o constrangimento deles quando estavam juntos. Evidência de infidelidade começou a surgir nos noticiários. Em 1992, era óbvio que o casamento estava acabado. O casal formalmente se separou, com as fontes da imprensa assumindo posições distintas em que lado ficar na chamada "Guerra dos Galeses".

O casamento do príncipe e princesa de Gales terminou formalmente em divórcio em 28 de agosto de 1996. Eles tiveram dois filhos, William de Gales e Harry de Gales. Pese embora as evidências de adultério, não se põe em causa que os dois rapazes sejam efetivamente filhos de Carlos.

[editar] Morte da Princesa DianaVer artigo principal: Morte de Diana, Princesa de Gales
Diana, Princesa de Gales morreu em um acidente de carro em 1997, em Paris. Como Diana não era mais membro da família real, a responsabilidade do funeral coube a seus parentes de sangue, os Spencers. O príncipe de Gales voou a Paris para acompanhar o traslado do cadáver de sua ex-esposa e insistiu que fosse dado a ela um funeral real formal; uma nova categoria de funeral formal foi criado especialmente a ela. O papel de pai do príncipe ganhou mais simpatia, em particular em como ele lidou com a crise da revelação que seu filho mais novo, Príncipe Harry, estava usando drogas. De impopular em meados dos anos 90, O príncipe de Gales tornou-se um dos membros mais populares da Família Real.

[editar] Relação com Camilla Parker-BowlesA relação do príncipe de Gales com Camilla Parker-Bowles eventualmente tornou-se publicamente conhecida quando ela tornou-se consorte não-oficial. O casamento permanecia impedido de ocorrer por dois problemas principais requirindo resolução e aceitação. Como futuro Chefe Supremo da Igreja da Inglaterra, o panorama de seu casamento com Camilla, com quem ele havia tido um relacionamento enquanto ambos eram casados, foi mal-visto por alguns. Ambos eram divorciados, mas como seu ex-marido ainda estava vivo, seu segundo casamento ficaria mais problemático e controverso. As opiniões — tanto públicas quanto da Igreja — mudou de um jeito para que o segundo casamento fosse aceitável.Se tornou clara a relação um com o outro depois de uma revista americana relatar uma ligação,onde Carlos dizia que gostaria de ser o absorvente de Camilla.

[editar] Segundo casamento
O Príncipe de Gales e Camilla em visita a Jamaica, 2008Em 10 de Fevereiro de 2005, foi anunciado pela Clarence House que o príncipe de Gales e Camilla Parker-Bowles iriam casar-se em 8 de abril daquele ano numa cerimónia civil no Castelo de Windsor com uma benção religiosa na Capela de São Jorge. Subsequentemente, a localidade foi mudada para a Prefeitura de Windsor, possivelmente depois da descoberta de que o Castelo de Windsor deveria ficar livre para o casamento de outras pessoas. Em 4 de Abril foi anunciado que o casamento seria adiado em um dia indo para 9 de Abril devido ao funeral do Papa João Paulo II, para o qual o príncipe de Gales foi convidado.

O Príncipe foi o primeiro membro da família real a casar-se em uma cerimónia civil na Inglaterra. Stephen Shetney questionou se Carlos e Camilla poderiam casar-se numa cerimónia civil, sendo a família real especificamente excluída da lei que institui casamentos civis na Inglaterra. A rede britânica de televisão BBC, publicou um documento oficial que dizia que os membros reais não poderiam se casar pelo civil na Inglaterra, mas a Clarence House rejeitou o aviso.

O casamento com Camila aconteceu no dia 9 de abril de 2005, tendo a Igreja Anglicana dado sua benção ao eventual casamento do príncipe Charles, herdeiro da coroa britânica, com Camila, segundo informa o jornal The Times; a posição foi manifestada pelo Lord Carey, ex-arcebispo da Cantuária e primaz da Igreja Anglicana, que qualificou a união entre Carlos e Camila como "natural".

O arcebispo da Cantuária, Rowan Williams, deu sua benção pessoal ao príncipe. A decisão da Igreja Anglicana acaba com anos de debate sobre o casamento do príncipe herdeiro com Camila que tornou-se Camila Rosemary Mountbatten-Windsor. Para não desagradar a opinião pública, a coroa britânica já tomou as providências para que Camilla não se torne rainha, hipótese rejeitada por 98% dos britânicos, segundo pesquisa do jornal Daily Express, caso o aparente príncipe herdeiro da Coroa do Reino Unido assuma o trono, Camilla vai ser princesa consorte. Até lá, entrará para a família real como Duquesa da Cornualha, uma região situada no sudoeste da Inglaterra e da qual o príncipe Carlos ganhou o título de Duque, passado sempre ao filho mais velho do soberano britânico, quando sua mãe Elizabeth II foi coroada rainha.

[editar] O mais velho Príncipe de Gales[editar] Carlos completa 60 anos longe do tronoCom 60 anos completados no dia 14 de Novembro de 2008, Carlos segue como o mais velho Príncipe de Gales - título concedido a herdeiros diretos do trono - que a família real já teve. Diferente do primeiro Príncipe de Gales Eduardo II que em 1307 foi coroado com 23 anos de idade. Antes de Carlos, somente os reis Guilherme IV, que assumiu com 58 anos em 1820, e Eduardo VII, que reinou a partir de 1901 com 59 anos, chegaram perto da idade, mas não eram sucessores diretos. Carlos segue distante do trono, e pode nunca chegar a assumi-lo. A sua mãe, a rainha Isabel II, já deu indícios de que não pretende abdicar do trono em favor do filho, mesmo aos 84 anos. Se a actual Rainha viver até 101 anos ou mais, como a Rainha-Mãe, ele terá 79 anos quando finalmente se tornará Rei.[1]

[editar] GaleriaEstandarte do Duque da Cornualha.
Coroa do Príncipe de Gales.
Brasão de armas do Príncipe Carlos.
Brasão de armas do Duque de Rothesay (Escócia).
[editar] Ver tambémGuerra dos Galeses
Referências↑ "O mais velho Príncipe de Gales longe do trono" - no UOL.
[editar] Ligações externasO Commons possui multimídias sobre Carlos, Príncipe de GalesO Wikinotícias tem uma ou mais notícias relacionadas com este artigo: Príncipe de Gales e Duquesa da Cornuália visitam o BrasilPágina oficial do Príncipe de Gales (em inglês)
Precedido por
Eduardo VIII Príncipe de Gales
1948 - presente Sucedido por
titular
Herdeiro aparente:
Guilherme,Duque de Cambrigde


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos,_Pr%C3%ADncipe_de_Gales"
Categorias: Príncipes de Gales | Duques da Cornualha | Família real britânica | Casa de Windsor | Ex-alunos do Trinity College (Cambridge) | Cavaleiros da Ordem do Banho | Cavaleiros da Ordem da Jarreteira | Filosofia Perene
Categorias ocultas: !Artigos que carecem de notas de rodapé desde Dezembro de 2008 | !Artigos destacados na Wikipédia em malaio
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans Ænglisc العربية مصرى Azərbaycanca Български Bosanski Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Gaeilge Gàidhlig Galego ગુજરાતી עברית हिन्दी Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 ქართული 한국어 Kernowek Latina Lietuvių Latviešu Монгол मराठी Bahasa Melayu မြန်မာဘာသာ Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Polski پنجابی Română Русский Scots Simple English Slovenščina Српски / Srpski Svenska தமிழ் తెలుగు ไทย Türkçe Українська Tiếng Việt Winaray 中文 Esta página foi modificada pela última vez às 16h10min de 29 de abril de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas