sábado, 16 de abril de 2011

10377 - A MENTE CRIMINMOSA - LOMBROSO

Governo: O último mandato de Lula começa em ritmo de férias


Partidos: A volta do aloprado Berzoini à presidência do PT



Iraque: A segunda morte de Saddam Hussein



Especial: O crime desafia a sociedade


Ética: Tratamento limita o crescimento de menina deficiente


Beleza: Botox, plástica e preenchimento depois dos 60


Genética: A FDA libera carne e leite de animais clonados


Ciência: Pesquisa explica por que gostamos de música


Comportamento: Brinquedinhos que são obras de arte



XX



Carreira: Novas técnicas de orientação vocacional



Cinema: Mais Estranho que a Ficção, de Marc Forster


Cinema: Diamante de Sangue, com Leonardo DiCaprio


Música: O vigor do rock independente no Brasil


Livros: 47 Contos, de Juan Carlos Onetti


Televisão: Os gastos do governo do Acre com Amazônia


Televisão: Charlie Sheen, o comediante mais bem pago da TV americana



XX



XX



XX



XX



XX



VEJA


Busca capas 1968 - 2007


Arquivo 1997 - 2007


Arquivo VEJA


Busca detalhada


Veja São Paulo


Veja Rio


Edições Especiais


Edições Históricas


Edições Extras



O Melhor do Brasil


Natal Digital


Tecnologia


Guia da Copa


Mulher


A melhor idade


Tecnologia


Moda & Estilo


Saúde Verão


Outras edições



Página principal


Coberturas especiais


Busca detalhada



Oscar 2005


Eleições nos EUA


Eleições 2004


Atenas 2004


Guerra no Iraque


Guerra ao Terror



Eleições 2006


Em Profundidade


Governo Lula


Conheça o país


Perguntas & Respostas


Em dia


Catástrofes naturais


Ronaldo


Copa 2006


Brasil nas Olimpíadas


II Guerra Mundial


Memórias do Regime Militar


50 anos do Rock


VEJA Educação


VEJA Saúde


Perfis


Testes


Guia Internet



Alemanha


Cuba


China


Espanha


EUA


Índia


Irã


Israel


Japão



Site nacional


Belém


Belo Horizonte


Brasília


Campinas


Curitiba


Fortaleza


Goiânia


Porto Alegre


Lisboa


Manaus


Natal


Recife


Rio de Janeiro


Salvador


Santa Catarina


São Paulo


Vale do Paraíba



X



X



X



X



X



X



X



X



Estação VEJA


Papéis de parede


Cinema no Celular


VEJA Palm


VEJA WAP



Matrix Revolutions



O melhor da cidade


As receitas dos chefs


Guia das boas compras


Guia imobiliário


Especial 20 anos


Vitrines de ouro


Vinhos



Alca


Aquecimento Global


Células-tronco


Crise da Varig


Crise na Bolívia


Crise no Haiti


Crise do Petróleo


Crise na Ucrânia


Eleição nos EUA


Eleição no Iraque


Eleições 2006


Febre aftosa


Gripe aviária


Islamismo


Líbano


ONU


Pesquisas eleitorais


Reeleição


Referendo das Armas


Taxa de juros



Johanna Döbereiner



João Paulo II 1920 - 2005


É penta!


'
Abril.comNotíciasEntretenimentoEsportesHomemMulherRevistas e sites AbrilBuscaCelularAssineLojaGrupo Abril










Edição 1990 . 10 de janeiro de 2007






Índice














Millôr

Claudio de Moura Castro


Roberto Pompeu de Toledo




Carta ao leitor

Entrevista

Cartas

Radar

Holofote

Contexto

Datas

Gente


Veja essa

VEJA Recomenda

Os livros mais vendidos




Psicopatas
Crueldade nas veias

O que a ciência ja descobriu sobre
o mais frio dos criminosos - o psicopata


Jerônimo Neto



NESTA REPORTAGEM
Quadro: Os "criminosos natos" de Lombroso



A ciência pode um dia curar doenças como Alzheimer e aids, mas seria tolice imaginar um "remédio" para bandidos reincidentes. O crime não é um problema essencialmente médico – o que não significa que a pesquisa científica não tenha nada a dizer sobre ele. Nos últimos anos, foram registrados avanços consideráveis no estudo da mente criminosa. A genética vem desvendando interações complexas entre a natureza e o meio ambiente na formação de personalidades violentas; a psiquiatria tem refinado seus instrumentos de avaliação do distúrbio de comportamento anti-social, mais conhecido como psicopatia; e novas técnicas de mapeamento cerebral permitem descobrir diferenças entre o cérebro de uma pessoa ajustada e o de um psicopata. São progressos que, em alguma medida, podem, sim, auxiliar no combate ao crime.

A mente de ladrões e assassinos tem sido objeto de estudos médicos e biológicos há muito tempo – quase sempre com resultados decepcionantes. A busca de um tipo físico característico do criminoso, que orientou grande parte da ciência forense no século XIX, foi um fracasso completo. Não há como identificar um assassino ou um ladrão apenas pela configuração de seu crânio ou de suas feições faciais, como acreditava o criminalista italiano Cesare Lombroso (1835-1909). Muito influente em seu tempo – inclusive no Brasil –, a teoria de Lombroso atribuía o crime a um atavismo, uma recorrência de tendências primitivas que os seres humanos "normais" teriam superado no curso da evolução. Por esse raciocínio, os criminosos estariam, portanto, mais próximos dos animais do que o restante dos homens. E teriam marcas físicas diferenciadas (veja quadro). Se o formato das orelhas ou da mandíbula fosse mesmo indicador de comportamento criminoso, o trabalho da polícia seria bem mais fácil. Mas não é assim.

Os estudos científicos modernos têm concentrado esforços na análise de questões bem mais intangíveis, como a psicopatia, distúrbio psiquiátrico de diagnóstico complexo. O psicopata não é um deficiente mental e tampouco sofre de alucinações ou problemas de identidade, como pode ocorrer com as vítimas da esquizofrenia. É um sujeito, muitas vezes, com inteligência acima da média. Pode ainda ser simpático e sedutor – e usar essas qualidades para mentir e enganar os outros. Embora no plano intelectual entenda perfeitamente a diferença entre o certo e o errado, o psicopata não é dotado de emoções morais: não tem arrependimento, culpa, piedade nem vergonha. É incapaz de nutrir qualquer empatia pelo próximo. "Para um psicopata, atirar em uma pessoa e jogar fora um copo plástico são atos muito parecidos", diz o neurologista Ricardo de Oliveira-Souza, da Unirio. Oliveira-Souza e seu colega Jorge Moll – coordenador da Unidade de Neurociência Cognitiva e Comportamental da Rede Labs D'Or, no Rio de Janeiro, e pesquisador dos Institutos Nacionais de Saúde, nos Estados Unidos – têm feito mapeamentos do cérebro de psicopatas com técnicas de ressonância magnética de alta resolução. Em comparação com uma pessoa normal, o psicopata mostra menor atividade cerebral em uma série de áreas envolvidas no julgamento moral. As causas dessas diferenças, porém, ainda são desconhecidas. Supõe-se que um componente genético esteja envolvido. Quanto aos componentes sociais que determinam o surgimento da psicopatia, os cientistas consideram que a ocorrência de abuso infantil, por exemplo, pode ter influência no distúrbio. "Seja na forma de espancamento, seja na de estupro, o abuso é um fator de risco para a psicopatia, embora, por si só, não possa causá-la", afirma Oliveira-Souza.

Nem todos os psicopatas derivam para o crime. Mas a ausência de qualquer escrúpulo e a habilidade para manipular e enganar suas vítimas transformam os portadores do distúrbio em criminosos especialmente perigosos. É o caso do ex-motoboy Francisco de Assis Pereira, conhecido como "Maníaco do Parque". Condenado pelo estupro e morte de onze mulheres em 1998, ele costumava se apresentar a suas vítimas como caça-talentos de uma agência de modelos. Assassinos seriais como Assis Pereira constituem a variedade mais chocante da psicopatia, mas não a mais comum. O distúrbio tem uma incidência considerável também entre os crimes menos espetaculares. Ele afeta de 20% a 30% das populações carcerárias. Para a psiquiatra forense Hilda Morana, seria importante separar os portadores do distúrbio dos demais presos. Primeiro, porque não existe cura para a psicopatia, o que torna irrecuperáveis – e, conseqüentemente, mais perigosos – os criminosos do gênero. Depois, porque psicopatas são manipuladores inatos. "O risco de eles usarem os outros presos em seu benefício ou passarem a comandá-los é grande", afirma a psiquiatra.

E o que dizer dos 80% de criminosos não psicopatas que estão nas cadeias? São bandidos por natureza ou por influência do ambiente? Esse ainda é um tópico para discussões inflamadas, freqüentemente temperadas por algum componente ideológico. A esquerda prefere apontar causas sociais; a direita, motivações individuais. Um estudo realizado em 2002, na Nova Zelândia, com mais de 400 homens, aponta para relações bem mais complexas entre genética e ambiente na formação da personalidade violenta. A atividade de um gene específico, chamado MAOA, foi examinada. Em algumas pessoas, o gene é mais ativo do que em outras – cerca de 37% dos homens possuem o gene de baixa atividade. Em estudos com ratos, esse gene era determinante na agressividade. Nos homens, porém, revelou-se uma interação curiosa. Os meninos que foram abusados na infância, mas tinham o gene de alta atividade, em geral se tornaram adultos ordeiros. O mesmo aconteceu com os que tinham o gene de baixa atividade, mas não foram abusados na infância. Foi só entre os que apresentavam uma conjunção de duas circunstâncias desfavoráveis – gene de baixa atividade e agressões na infância – que o comportamento violento, incluindo crimes como estupro e assassinato, surgiu com maior freqüência. "No debate antigo, costumava-se opor a influência da natureza à da criação, como se uma ou outra sozinha fosse determinante", diz a psiquiatra Terrie Moffitt, uma das autoras do estudo. "Hoje sabemos que natureza e meio ambiente agem conjuntamente." Uma pode ser a dinamite e o outro, o fósforo.



Tiago Queiroz/AE
FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA
Conhecido como "Maníaco do Parque", foi condenado em 2002 a 274 anos de prisão por ter estuprado e assassinado onze mulheres no Parque do Estado, em São Paulo
Oslaim Brito/AE
EUGÊNIO CHIPKEVITCH
Pediatra, abusava sexualmente de seus pacientes e gravava as cenas em vídeo. Cumpre penas de 124 anos por atentado ao pudor e corrupção de menores

Ag. Folha
FRANCISCO COSTA ROCHA
Conhecido como "Chico Picadinho", matou e retalhou uma bailarina, na década de 60. Condenado a vinte anos de prisão, cumpriu metade da pena. Solto por bom comportamento, esquartejou uma prostituta
João Raposo
PEDRO RODRIGUES FILHO
Oficialmente, "Pedrinho Matador" é responsável por 71 assassinatos, mas ele afirma que já matou mais de 100 pessoas, incluindo o próprio pai. Cumpre penas que totalizam 400 anos
Ag. O Globo
ROBERTO PEUKERT VALENTE
Em 1985, aos 18 anos, matou a tiros e facadas os próprios pais e três irmãos no sobrado onde viviam, em São Paulo, e abandonou os corpos em uma rua
Marisa Uchiyama
FORTUNATO BOTTON NETO
Garoto de programa, o "Maníaco do Trianon" confessou ter assassinado pelo menos dez homossexuais que o abordaram em um parque de São Paulo
Francisco Galvão/Ag. A Tarde
ADILSON ESPÍRITO SANTO
Matou quatro meninos de menos de 10 anos, estrangulando-os e perfurando sua região pubiana. Os crimes aconteceram em 1984, na Bahia


Alex Silva/AE
"CHAMPINHA"
Em 2003, aos 16 anos, assassinou a tiros e facadas o casal Liana Friedenbach e Felipe Caffé, no interior de São Paulo. Levado para a Febem, está hoje em uma clínica psiquiátrica









topo voltar







COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas