domingo, 17 de abril de 2011

10392 - PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO

A informação está errada e não tem fontes? Edite, corrija e referencie-a.
Agência Espacial BrasileiraOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto (desde Dezembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados.
Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus
Agência Espacial Brasileira
Logotipo oficial.
(AEB)

Fundação 10 de fevereiro de 1994
(O Programa Espacial Brasileiro foi iniciado em 1961)
Tipo Autarquia
Estado legal Brasil
Propósito Desenvolvimento das atividades espaciais
Sede Brasília, DF
Línguas oficiais Português
Filiação Ministério da Ciência e Tecnologia
Administrador Marco Antônio Raupp a partir de 2 mar. 2011 [1].
Sítio oficial aeb.gov.br
A Agência Espacial Brasileira (AEB) é uma autarquia do governo brasileiro de natureza civil, que está vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Criada em 10 de fevereiro de 1994, pela lei nº 8.854[2][3], tem por finalidade promover o desenvolvimento das atividades espaciais brasileiras de forma descentralizada.

Para nortear estas ações e definir diretrizes, a AEB atua na coordenação central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE) e tem a responsabilidade de formular a Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (PNDAE) e de formular e implementar o Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), cujas atividades são executadas por outras instituições governamentais que compõem o sistema.

Atualmente a AEB está sob controle civil, anteriormente estava sob controle militar. Alguns atribuem a pressões dos Estados Unidos por esta mudança. Outros acreditam que foi decorrente da mudança de foco do programa espacial, decorrente da chegada de civis à Presidência da República.

Índice [esconder]
1 História
2 Cooperação internacional
2.1 Ucrânia
2.2 China
3 Ver também
4 Referências
5 Ligações externas

[editar] HistóriaO então presidente Jânio Quadros em 1960 estabeleceu uma comissão que elaborou um programa nacional para a exploração espacial. Em decorrência deste trabalho, em agosto de 1961 formou-se o Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (GOCNAE), funcionando em São José dos Campos, no estado de São Paulo. Seus pesquisadores participavam de projetos internacionais nas áreas de astronomia, geodésia, geomagnetismo e meteorologia.

O GOCNAE foi em abril de 1971 substituído pelo Instituto de Pesquisas Espaciais, atualmente denominado Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Desde a criação do então Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), o atual Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), da Força Aérea Brasileira, em 1946, o País vem acompanhando os progressos internacionais no setor aeroespacial.

Com a criação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), passou-se a dispor de uma instituição plenamente capacitada à formação de recursos humanos altamente qualificados em áreas de tecnologia de ponta. O DCTA, por meio do ITA e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), desempenham uma função essencial na consolidação do programa espacial brasileiro.

No início da década de 1970, foi criada a Comissão Brasileira de Atividades Espaciais (COBAE) - órgão vinculado ao então Estado-Maior General das Forças Armadas (EMFA) - com o objetivo de coordenar e acompanhar a execução do programa espacial. Tal papel coordenador, em fevereiro de 1994, foi transferido à Agência Espacial Brasileira. A criação da AEB representa uma mudança na orientação governamental, ao instituir um órgão de coordenação central do programa espacial, subordinado diretamente à Presidência da República.

[editar] Cooperação internacional[editar] UcrâniaVer artigo principal: Alcantara Cyclone Space (ACS)
[editar] ChinaVer artigo principal: Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS)
[editar] Ver tambémForça Aérea Brasileira
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Missão espacial completa brasileira
Foguete brasileiro
Centro de Lançamento da Barreira do Inferno
Centro de Lançamento de Alcântara
CBERS
Veículo Suborbital Brasileiro
Referências↑ Site da AEB
↑ Lei nº 8.854 (em português). Ministério da Ciência e Tecnologia (10 de fevereiro de 1994). Página visitada em 10 de dezembro de 2010.
↑ Sítio da Presidência do Brasil (10 de fevereiro de 1994). Lei nº 8.854 que cria, com natureza civil, a Agência Espacial Brasileira (AEB) e dá outras providências. (em português). Página visitada em 10 de dezembro de 2010.
[editar] Ligações externasSite da AEB (em português)



[Expandir]v • eAgências Espaciais
Ásia JAXA • CSNA
Europa ESA ( DLR • CNES • ASI • UKSA) • Roscosmos
América do Norte ASC • NASA • AEXA
América do Sul CONAE • AEB
Oceania CSIRO

[Expandir]v • ePrograma Espacial Brasileiro
Brasil
Instituições AEB • DCTA • INPE • AAB • GETEPE • IAE
Centros de lançamentos Alcântra - MA • Barreira do Inferno - RN
Satélites SCD-1 • SCD-2 • CBERS (2)
Foguetes Sonda • VSB-30 • VLS (Acidente de Alcântara) • VLM • Cruzeiro do Sul
Astronauta Marcos Pontes • Missão Centenário (Exp 13/Soyuz TMA-8)
Cooperação internacional Alcantara Cyclone Space (Ucrânia)
Ciência e tecnologia do Brasil

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Ag%C3%AAncia_Espacial_Brasileira"
Categorias: Agências espaciais | Agências federais do Brasil | Programa espacial brasileiro
Categoria oculta: !Artigos que carecem de notas de rodapé desde dezembro de 2010
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasالعربية Български Česky English Español فارسی Suomi Français Galego עברית Italiano 日本語 한국어 Македонски Polski Русский Slovenčina Српски / Srpski Svenska Esta página foi modificada pela última vez às 22h10min de 7 de março de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas