terça-feira, 1 de março de 2011

9432 - LISTA DE JURISTAS BRASILEIROS

DoutrinaPeçasFórumEspecialistasBlogs
Advogada OnlineContenciosonetDiário de um advogado criminalistaDiário de um juizDireito EleitoralDireito e DemocraciaDireito e Processo PenalDireito e TrabalhoDireito na MídiaDireito IntegralDireitos FundamentaisGerivaldo Alves NeivaGestão.Adv.brInfo & LeiMarcelo BertassoMarcos AlencarMarketingLEGALNaLei!O Processo PenalPágina LegalPensando DireitoReserva de JustiçaSapere AudeHome Sobre mim « OMISSÃO A RODOAFINAL, QUAL É O BRINQUEDO ASSASSINO? »17

08

2007
GRANDES JURISTAS BRASILEIROS
Postado por: Carlos Zamith Junior em Direito
Revista Visão Jurídica, editada pela Editora Escala, relaciona os 10 maiores juristas brasileiros, apontados por importantes advogados e operadores do direito.

Eis a lista:

1) Ruy Barbosa
2) Pontes de Miranda
3) Miguel Reale
4) Clovis Beviláqua
5) Nelson Hungria
6) Hely Lopes Meirelles
7) Vicente Rao
8) José Frederico Marques
9) José Carlos Moreira Alves
10) Sobral Pinto

Dos 10 indicados, apenas José Carlos Moreira Alves e José Frederico Marques estão vivos.

Este post foi postado Sexta-feira, 17 de Agosto de 2007 às 12:36 am e está em Direito. Você pode verificar qualquer resposta a este post através do feed RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou fazer um trackback de seu próprio site.

32 Respostas para “GRANDES JURISTAS BRASILEIROS”
EGUINALDO MOURA diz:

Agosto 17th, 2007 às 4:01 pm
Dr. Zamith, não faltou relacionar nesta lista o grande jurista nascido no Estado do PIAUÍ EVANDRO LINS E SILVA? Sempre o meu Estado sendo discriminado, inclusive o Sr. Paulo Zottolo (presidente da PHILIPS) deu declaração muito infeliz quando disse que “se o Piauí deixar de existir ninguém vai ficar chateado”. Isso é brincadeira de mau gosto!!!!!!!!!!!

Carlos Zamith Junior diz:

Agosto 17th, 2007 às 5:31 pm
Eguinaldo, eu peguei a listagem na íntegra da revista. Mas eu incluiria, sim, na lista o nome do grande penalista Evandro Lins e Silva. A declaração do presidente da Philips foi infeliz. O Piauí, por exemplo, tem a melhor escola do Brasil, eleita dois anos consecutivos pelo Enem

EGUINALDO MOURA diz:

Agosto 17th, 2007 às 8:16 pm
OBRIGADO, JUIZ!!

Pietra Carreras diz:

Agosto 18th, 2007 às 2:22 pm
Carlos, concordo com o Eguinaldo pela ausência do Evandro e pela crítica ao alopramento do Seu Zotollo.
Aliás, quando se tem mais de 20 feras, nunca deveriam fazer uma lista dos dez mais. Isso é coisa de colunista social.
Um abraço e bom final de semana para todos os amigos do Blog.

Hugo Meira diz:

Outubro 15th, 2007 às 10:13 am
Muito legal este espaço! Estava pesquisando pelo Google sobre os grandes juristas e encontrei seu espaço…quero postar na minha página sobre operadores do direito que fizeram história….

Grande abraço Dr.!

Hugo Meira - Acadêmico de direito da Unimontes - Montes Claros-MG

Carlos Zamith Junior diz:

Outubro 15th, 2007 às 8:20 pm
Hugo, obrigado pela visita e fique á vontade. Dispense o tratamento formal quando escrever por aqui. “Excelência, Meritissimo, Doutor….” estão banidos tais termos.
Abraços.

Ramilton Santos diz:

Agosto 31st, 2008 às 7:41 pm
Concordo com a lista, mas, o nome Pontes de Mirada deveria estar em destaque.

DENILDA FRANCISCA ALVES CASTRO diz:

Setembro 30th, 2008 às 10:22 am
Os nomes indicados merecem todo o nosso respeito, mas acrescentaria o Dr. Técio Lins e Silva, pelo trabalho que desenvolveu e desenvolve no nosso universo jurídico. Como acadêmica de Direito aprovo os nossos mestres.

Arildo diz:

Outubro 5th, 2008 às 11:57 am
Sou estudante de Direito e Radialista, e achei super intressante um juiz tem um blog parabéns Carlos Zamith Junior. Sempre visitarei o blog para estudos.

nadia lucia barros garcia diz:

Março 20th, 2009 às 8:26 pm
parabéns Carlos Zamith Junior pela iniciativa, sempre estarei presente aqui e acredito que irá contribuir muito. reverencio os mestres destalista e elenco outros grandes mestres anônimos, temos uma infinidade de juristas magníficos.nadia lucia barros garcia - acadêmica de direito da unip

Flavio Fernando Almeida da Fonseca diz:

Abril 1st, 2009 às 5:59 pm
As ausências sentida
A falta de Evandro Lins e Silva, Basileu Garcia, Hermes Lima, Conselheiro Lafayette, Oswaldo Aranha Bandeira de Melo, Evaristo de Moraes (Pai e filho), Carvalho Santos, Waldemar Ferreira, Visconde de Cayru, Carvalho de Mendonça (os dois), Orlando Gomes, Roberto Lyra, Roberto Lyra Filho, Visconde do Uruguai etc etc etc etc é quase incompreensível.
É verdade que Indicar os 10 maiores juristas brasileiros, é uma questão pessoal e de conhecimento do eleitor e certamente passível de criticas, seria o mesmo que eleger os melhores jogadores que passaram pela seleção brasileira. Porém nesta seara subjetiva existem nomes impossíveis de se omitir, como justificar a ausência de Augusto Teixeira de Freitas e Tobias Barreto ou de Pelé e Garrincha?

Célia diz:

Abril 30th, 2009 às 6:45 am
Achei muito interessante a sua iniciativa. Sou funcionária do poder judiciário e acho que espaços como este para discussões sadias e trocas de informações pode ser muito importante. Abraços.

André S. Cerqueira diz:

Junho 27th, 2009 às 1:08 pm
Gostei muito desse espaço. É muito instrutivo.

1.Quero perguntar se na sua opinião, ainda é possível termos grandes juristas aqui no Brasil, vindos de universidades p r i v a d a s. Sem incluir( PUC e Makenzie)?

2.E o quanto a universidade contribui no sucesso do futuro jurista e/ou operador do direito?

jordana diz:

Agosto 12th, 2009 às 7:21 pm
Olá,sou estudante de direito e estou fazendo um trabalho sobre José Frederico Marques.
se alguém tiver um material legal e puder por favor me enviar ficarei muito grata!
jordanakrueger@gmail.com
Obrigada!

luiz eduardo diz:

Dezembro 15th, 2009 às 1:10 am
Senhores operadores do direito,lembrem-se do grande civilista baiano, orlando Gomes.

Victor diz:

Março 30th, 2010 às 10:31 am
Faltam na relação: Carlos Maximiliano, Orlando Gomes, Evaristo de Moraes, José Martins Catharino e Pinto Ferreira

luislaura diz:

Abril 30th, 2010 às 12:24 am
Cade os novos? Claudio Mariz, Alberto Rolo, Eduardo Leite, Nélio Machado, Rubinelli,Técio Lins e Silva,Podval,Delmanto, todos eles merecem destaque como grandes advogados.

sergio pompeu diz:

Abril 30th, 2010 às 6:28 am
Parabéns pelo seu blog, como alguns, conheci seu blog quando procurava no google, alguns temas sobre direito. Sou PM do Ceará, e estou feliz pela sua simplicidade , é um caso raro de se encontrar. Estarei sempre lendo “seus”(desulpe a intimidade) temas.

atenciosamente,

Hebert diz:

Maio 15th, 2010 às 8:44 pm
Nesta lista esta faltando grandes juristas como José Parada Neto, Rubinelli, Claudio Mariz, Hélio Bicudo, Vicente Grecco Filho, Celso Ribeiro Bastos, Damasio e Nélio Machado.

valdenir valci brianti diz:

Junho 1st, 2010 às 4:40 pm
oi, admiro a sua iniciativa , acredito que ainda teremos grandes jurista no direito brasileiro, pois temos uma escola que cria seus juristas, e ainda somos o povo mais inteligente deste mundo. obrigado, abracos.

Rysclift Bruno diz:

Junho 27th, 2010 às 10:15 am
Fico feliz em ver grandes nomes consagrados do Direito elencarem esta pesquisa, que com certeza foi feita com muito critério.
Gostaria de destacar também a importância que vem demonstrando no cenário jurídico brasileiro duas personagens que não apareceram no rol, creio que ainda não está na hora: o ministro do STF, Eros Grau e o procurador e senador da República pelo estado de Goiás, Demóstenes Torres. O último, com uma vida toda dedicada à jurisprudência, a cada dia vem plasmando no contexto político e jurídico brasileiro sua elevada cultura e sensibilidade nos assuntos tocantes ao seu cabedal.
O baiano Rui Barbosa, Águia de Haia, é único.
Dele é a expressão: “A coroa da justiça deve brilhar mais que a dos reis e ser mais alta que a dos santos.”

francisco carlos diz:

Julho 10th, 2010 às 1:59 am
na amplitude do direito, o que podemos observar e que realmente importa e a verdade ,mas, não que dizer que não busquemos a origem do problema.

Heidumacson S. de Macedo diz:

Outubro 1st, 2010 às 7:13 pm
Acredito que é de suma importancia o reconhecimento, mais ainda é nunca deixar a pátina do tempo esmaecer grandes nomes, muito embora uma lista enumerando somente 10 Jusristas me parece algo mais proximo de uma injustiça, ja que algumas coisas sao incomensuráveis por muito relativo, mas se pedirmos uma lista de grandes nomes
o “calibre” dessa lista certamente ultrapassará 50. Se não existe data de partida para buscar esses grandes mestres certamente fora da lista nao se pode deixar o grande bahiano Teixeira de Freitas, o maior de todos os sergipanos Tobias Barreto de Meneses, o também sergipano Gumercindo Bessa, o piauiense Evandro Cavalcante Lins e Silva e muitos outros que sem dúvida so abrilhantam tal relação.

Fabrizio diz:

Outubro 29th, 2010 às 9:21 pm
Discordo das ausências dos nomes de Tobias Barreto e Teixeira de Freitas, apontados até por Miguel Reale(Roda Viva de 1997) como grandes nomes da história jurídica do Brasil. José Frederico Marques morreu em 28 de janeiro de 1993. Grande abraço a todos.

Helio J Zampol diz:

Novembro 10th, 2010 às 10:23 pm
Quero lembrar o nome de grandes constitucionalistas como Celso Ribeiro Bastos, Alexandre de Moraes, Rubinelli e Pedro Lenza.

jiulian cesar belarmino pandolfi diz:

Dezembro 19th, 2010 às 2:00 pm
Bom, como advogado, não poderia deixar de inscrever na citada lista o nome do Dr. Saulo Ramos…

Pedro Borges dos Anjos diz:

Dezembro 22nd, 2010 às 9:59 am
Caríssimo Juiz,

Reconhecidamente, os maiores e mais famosos juristas braisleiros, como os citados neste blog, não possuíam e mesmo os dois vivos não fizeram o exame da OAB para habilitar-se ao exercício da advocacia. A habilitação de todos eles foi conquistada nos bancos de suas Faculdades, nas pesquisas acadêmicas, na experiência cotidiana, com que conquistaram a unção que os tornou qualificados e famosos. Prova que o mencionado exame da OAB não torna os bacharéis em Direito grandes advogados. Trata-se de uma prerrogativa inconstitucional a desafiar a inteligência dos próprios profissionais em Direito. Vivo fosse, Rui Barbosa, semelhante a tantos outros, igualmente famosos, não se submeteria nem se calaria ante tamanho desrespeito à Carta Magna da Nação.
Entendo que além dos dez maiores, há outros tantos, igualmente grandes, como os saudosos juristas Orlando Gomes, Nestor Duarte e, atualmente, o Prof. Edvaldo Brito, considerado grande expressão do Direito Tributário.

Thiago Pellegrini Valverde diz:

Dezembro 23rd, 2010 às 9:41 pm
Deixar Goffredo Telles Jr, Evandro Lins e Silva e José Afonso da Silva fora desta lista é incoerente. Aliás, não dá para escolher apenas 10… essa lista deveria conter no mínimo 20. Porém, alocar Moreira Alves, que se autodenomina o assassino do mandado de injunção não é crível!

JOSÉ ANTONIO PANCOTTI diz:

Dezembro 28th, 2010 às 10:04 pm
Concordo com o Dr. Thiago Pellegrini que faltou os queridos Drs, José Afonso da Silva e Moreira Alves e só por modestina esqueceu da Professora Ada e Dinamarco…

giuliano diz:

Janeiro 4th, 2011 às 10:56 pm
faltou o maior jusfilósofo da atualidade, o constitucionalista luís roberto barroso

Sandro Ferreira diz:

Fevereiro 8th, 2011 às 1:56 pm
Parabéns pela iniciativa Excelência, sou estagiário de Direito aqui no RJ, acabei de me formar e por tanto sou candidato a advogado, pois temos que passar pole crivo da intituição que deveria fiscalizar a conduta de seus membros e lutar pelos intereses da advocacia, bem como servir de exemplo de proteção da nossa Costituição, porém não o faz visando receita$$ não a qualidade. Sobre a lista, concordo, mas o Brasil tem tantos nomes que poderiam entrar nela que fica muito dificil numera-la.

Sandro Ferreira

Klaus Brombergue diz:

Fevereiro 17th, 2011 às 9:56 pm
Na atualidade temos grandes advogados com Nélio Machado, Claudio Mariz, Rubinelli dentre varios outros que não estão na lista.

Deixe um Comentário
Nome

E-mail (não será publicado)

Website





Manaus, terça-feira, 01 de março de 2011

Posts (RSS) e Comentários (RSS).



COPYRIGHT AWEBSITE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas