quinta-feira, 17 de março de 2011

10080 - PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS

HOMEQUEM SOMOSGOSTOU? ADICIONE AOS FAVORITOSINDIQUE ESTE SITE PARA UM AMIGOFALE CONOSCO
Área do usuário Cadastre-se
Esqueci minha senha

EspeciaisCarnaval
Facebook
Twitter

DisciplinasArtes
Biologia
Educação Física
Espanhol
Filosofia
Física
Geografia
Gramática
História da América
História do Brasil
História Geral
Inglês
Literatura
Matemática
Química
Redação
Sociologia

Escola KidsCiências
Geografia
História
Jogos Infantis
Matemática
Português

Pesquisa EscolarAcordo ortográfico
China
Curiosidades
Datas Comemorativas
Doenças
Drogas
Educação
Enem
Folclore
Informática
Japão
Política
ProUni
Psicologia
Saúde e Bem Estar
Sexualidade

Banco de concursosConcursos Públicos
Inscrições Abertas
Notícias

Você está aqui: Mundo Educação » Política » Como é eleito o Presidente dos EUA
Política

Como é eleito o Presidente dos EUA

O Presidente dos Estados Unidos é eleito pelo voto do Colégio Eleitoral
As eleições presidenciais nos Estados Unidos da América parecem confusas para você? Não se preocupe, é por que elas são mesmo confusas. A principal diferença entre eleger um presidente lá e no Brasil é que por aqui o voto direto do povo é que manda. Já nos EUA, o voto popular não conta tanto assim. Entenda melhor:

Regras do jogo

Para se candidatar à Presidência nos Estados Unidos é preciso ter 35 anos de idade ou mais, ser nascido no país e viver lá por pelo menos 14 anos.

Além disso, o voto nos Estados Unidos é feito por meio de cartões perfurados e, o principal, não é obrigatório. Para se ter uma idéia da participação política dos norte-americanos, na última eleição para Presidente, dos cerca de 300 milhões de habitantes do país, apenas 142,072 milhões de eleitores se registraram para votar.

As eleições ocorrem, geralmente, no mês de novembro.

Eleições Primárias

Em primeiro lugar, os norte-americanos escolhem os candidatos à Presidência de cada partido. Há vários partidos nos EUA, porém, os dois majoritários e que elegem mais Presidentes são o Democrata e o Republicano.

Para decidir quem representará o partido nas eleições, são feitas eleições primárias (ou prévias) em todos os Estados, para que o povo escolha quem será o candidato de cada partido. Quem escolhe os candidatos à indicação do partido são os delegados partidários. Cada Estado, então, decide como serão as primárias, abertas, fechadas, livres ou do tipo “cáucus”. Dessa forma, decidem se os votantes devem ser filiados aos partidos, se podem participar das prévias dos dois partidos, e etc.

As prévias começam bem antes das eleições à Presidência e o candidato escolhido é confirmado nas Convenções Partidárias. O candidato nomeado como candidato à Presidente escolhe quem será o seu vice.

Colégios Eleitorais

Como foi dito acima, nos EUA o povo não vota diretamente em seu candidato à Presidência da República. A população escolhe quem vai escolher o seu líder governamental, os chamados “superdelegados” (ou apenas delegados).

Mas, vamos por partes: cada estado tem um número de delegados, que é relativo ao número de habitantes. Quanto mais populoso o Estado, maior o número de delegados. Assim, é constituído o Colégio Eleitoral estadual, que deve ter, no mínimo, 03 delegados. Como a Constituição, em 1787, instituiu a autonomia dos Estados, cada um dos 50 existentes nos EUA decide como escolherá seus delegados (se os eleitores devem ser filiados ou não aos partidos, por exemplo).

Ao todo, há um número de 540 delegados que fazem parte do Colégio Eleitoral nos Estados Unidos. Para ser eleito, o candidato deve ter o voto de 50% mais um dos delegados (271). Por mais votos populares o candidato tenha, o mais importante é ter votos do Colégio Eleitoral, pois é ele que escolhe o novo Presidente.

Na maioria das vezes, o Colégio Eleitoral segue a tendência dos votos populares, elegendo o mesmo candidato votado pelo povo. Porém, por quatro vezes os delegados escolheram um candidato não escolhido pelo voto popular. Em 2000, por exemplo, o candidato democrata Al Gore teve mais votos populares que o republicano George W. Bush, um total de 51.003.926, contra 50.460.110. Porém, Bush teve mais votos no Colégio Eleitoral (271 a 266) e acabou elegendo-se Presidente dos Estados Unidos.

O Estado com o maior número de delegados é a Califórnia, que possui 36 milhões de habitantes e 55 delegados. Vencer na Califórnia representa conquistar 10% dos votos de todos os delegados do país e uma vantagem para o candidato.

Curiosidades

♦ Este modelo de eleição foi instituído no momento da criação da Constituição dos Estados Unidos, em 1797. Naquela época, cada Estado queria manter seus direitos e, principalmente os menores, temendo ser dominados por maiores, decidiram prezar por sua autonomia. Os líderes estaduais não confiavam no povo para escolher o Presidente e, então, decidiram que mandariam seus delegados (como seus representantes) para fazer a eleição.

♦ Se nenhum candidato conseguir o número de votos no Colégio Eleitoral necessário para ser eleito Presidente (217), a Câmara de Representantes decide quem será o novo líder governamental dos EUA.

♦ Nos EUA, há também eleições para substituir 34 dos 100 Senadores, os 435 Deputados e os governadores de alguns estados.

♦ O mandato de um Presidente nos Estados Unidos dura quatro anos e ele só pode ser reeleito uma vez, como no Brasil.
ARTIGOS RECOMENDADOS
PLUTOCRACIA
Plutocracia, o que é plutocracia, características da plutocracia, riqueza, política, governo exercido pelos ricos.
GOVERNADOR
Governador, funções do governador, governadores na história do Brasil, como é eleito um governador, eleições, características da atuação do governador.
SUFRÁGIO FEMININO
Sufrágio feminino, feminismo, conceitos iluministas, direito das mulheres votarem, o que é sufrágio feminino, sufrágio feminino no Brasil.
TECNOCRACIA
Tecnocracia, o que é tecnocracia, características da tecnocracia, política, tecnologia, economia, utopia, métodos de produção, ciência.
IMPOSTOS RECOLHIDOS OBRIGATORIAMENTE
Impostos recolhidos obrigatoriamente, o que é imposto, a finalidade dos impostos, tipos de impostos, quem são os responsáveis pela cobrança dos impostos, impostos recolhidos pela União, impostos recolhidos pelo Estado, impostos recolhidos pelos municípios.
CLEPTOCRACIA
Cleptocracia, o que é cleptocracia, governo, política, corrupção, ladrões, características da cleptocracia.
INTERAGIRImprimir | Indicar | Digg it | Del.icio.us | Twitter | 3 comentários | Comentar



terça-feira | 21/12/2010 10:51 | Ahly
Não gosto muito do sitema Americano Eleitoral... Mas chega a ser mais sério que em muitos paises Africanos onde o povo vota e depois, sofrem como cães vadios, ou piores que os escravos, somos escravisados, pelos nossos dirigentes, Angola é um exemplo pratico disto...

segunda-feira | 08/11/2010 11:29 | ELDO
q eleição confusa esta dos EUA.A democracia brasileira é mais participativa

sábado | 14/08/2010 04:23 | Chagas Cardoso
Esse sistema eleitoral americano, é muito confuso
Deixe seu comentário para "Como é eleito o Presidente dos EUA" Nome:
E-mail:
Comentário:

SOU CADASTRADO Cadastre-se
Esqueci minha senha
INDICAR



digite sua mensagem



Mundo Educação
mundoeducacao
mundoeducacao Novo Artigo: Características inerentes a uma recorrente prática linguística – a silabada: Não ... http://bit.ly/g9aHSn #mundoeducacao yesterday · reply
mundoeducacao Novo Artigo: Ampliando noções acerca da redundância: Mediante nossa prática cotidiana enquanto... http://bit.ly/e2h54F #mundoeducacao yesterday · reply
mundoeducacao As principais Placas Tectônicas - Mundo Educação http://t.co/opZ3gtO yesterday · reply

Join the conversation


POLÍTICA DE PRIVACIDADE | TERMOS DE USO | ESCOLA KIDS | BANCO DE CONCURSOS | FALE CONOSCO
Resolução mínima recomendada de 1024x768 © Copyright 2010 Mundo Educação - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).


,
COPYRIGHT MUNDO EDUCAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas