domingo, 20 de março de 2011

10122 - CO0NFLITO NHA LÇÍBIA

British Broadcasting CorporationHomeEm inglês
Links de acessibilidade
Ir para a navegação Ir para o site bbc.co.uk Ir para a busca em bbc.co.uk Ajuda Ajuda sobre acesso BBC Brasil
Acesse a BBC Brasil no celular

Acompanhe a cobertura da BBC Brasil da visita de Obama ao BrasilEntenda os principais temas da relação entre Brasil e EUACrianças em escola japonesa aguardam em silêncio retorno incerto dos pais Vídeo mostra destruição em usina nuclear; assista AssistirDuração: 01:09
Fotógrafo flagra leopardo camuflado se aproximando de gnus; veja fotosAcompanhe a cobertura da BBC Brasil da visita de Obama ao BrasilEm destaqueOriente médio
Atualizado em 10 de março, 2011 - 11:38 (Brasília) 14:38 GMT
Envie por e-mail Versão para impressão Oriente médio
Conflito na Líbia já configura 'guerra civil', diz Cruz Vermelha
Executar com Real Media Player OU Windows Media Player


O Comitê Internacional da Cruz Vermelha disse nesta quinta-feira que o conflito na Líbia escalou para uma guerra civil, e que a população civil está sofrendo as consequências do aumento da violência na região.

Falando em Genebra, na Suíça, o presidente da Cruz Vermelha, Jakob Kellenberger, disse que a agência está "preparada para o pior" e criticou ainda o fato de vastas áreas do país permanecerem inacessíveis para as agências humanitárias.

"Meu entendimento é que agora temos um conflito armado não-internacional, ou seja, uma guerra civil", disse Kellenberger.

"Sempre temos de estar preparados para o pior, e nesse caso específico isso quer dizer que temos de nos preparar para uma intensificação dos enfrentamentos."

As forças do coronel Muamar Khadafi continuaram nesta quinta-feira atacando áreas anteriormente tomadas pelos rebeldes.

Novos ataques a bombas e mísseis foram realizados perto do complexo petroquímico de Ras Lanuf e, mais ao leste, a Força Aérea líbia bombardeou Brega, que também está sob controle insurgente.

Movimentação


Feridos em Ras Lanuf e Bin Jawad são levados para hospitais em Benghazi
O repórter da BBC Pascale Harper, que está em Benghazi – a sede dos rebeldes, no leste da Líbia – disse que muitos feridos na frente de batalha perto de Ras Lanuf têm sido levados para a cidade.

O chefe da missão da Cruz Vermelha em Benghazi, Simon Brookes, se disse preocupado com a falta de acesso da organização ao oeste do país, onde várias áreas permanecem sob controle do regime ou são palco de intensos combates.

"Não temos acesso ao oeste, e precisamos ter acesso. Estou falando de Zawiya, de Misrata, de Trípoli. Achamos que há um conflito armado aqui, e é por isso que a Cruz Vermelha precisa ter acesso a ambas as regiões", disse Brookes à BBC.

Em Genebra, Kellenberger disse acreditar que as populações no oeste da Líbia estão sendo ainda mais afetadas pelos enfrentamentos. Citando fontes confiáveis, o presidente da organização humanitária disse que o uso de aviões no conflito líbio elevou rapidamente o número de vítimas.

Em Misrata, pelo menos 40 pessoas deram entradas em hospitais com ferimentos graves, e outros 22 corpos foram deixados no local, afirmou o presidente da Cruz Vermelha.

Não temos acesso ao oeste, e precisamos ter acesso. Estou falando de Zawiya, de Misrata, de Trípoli. Achamos que há um conflito armado aqui, e é por isso que a Cruz Vermelha precisa ter acesso a ambas as regiões.
Simon Brookes, chefe da Cruz Vermelha em Benghazi
"Não sabemos qual são as necessidades de ajuda humanitária na área controlada por Trípoli. Estão dizendo (o governo) que tudo está sob controle, que todos os hospitais estão funcionando perfeitamente e que não há necessidade de assistência humanitária externa", disse.

"Estamos preocupados, porque gostaríamos de avaliar com os próprios olhos a situação."

Batalha diplomática

Mais de mil pessoas teriam morrido desde o início dos confrontos, em fevereiro. Cerca de 212 mil pessoas - a maioria trabalhadores imigrantes - já deixaram o país, segundo estimativas da ONU.

Mais cedo, a França expressou sua desaprovação com a repressão do regime aos civis e reconheceu a liderança rebelde da Líbia - o Conselho Nacional Líbio (CNL) - como governo legítimo do país. Foi o primeiro país a reconhecer o CNL, que reúne vários grupos de oposição ao regime de Muamar Khadafi.

O governo francês informou que enviará em breve um embaixador a Benghazi.

A decisão foi anunciada em Paris pelo gabinete do presidente Nicolas Sarkozy, um dia depois de deputados do Parlamento Europeu terem exortado a União Europeia (UE) a reconhecer os rebeldes.

O regime de Khadafi, há 41 anos no poder, está sob pressão da comunidade internacional. A Otan deve discutir ainda esta semana opções militares para lidar com o conflito líbio, incluindo a possível adoção de uma zona de exclusão aérea a fim de conter os bombardeios aéreos de áreas rebeldes por forças leais a Khadafi.

Na quarta-feira, Khadafi disse que a população pegará em armas se for imposta a zona de exclusão aérea.

"Se eles (os países ocidentais e a ONU) tomarem esta decisão, será útil para a Líbia, porque o povo líbio verá a verdade, que o que eles querem é assumir o controle da Líbia e roubar seu petróleo", disse Khadafi. "Então o povo líbio pegará em armas contra eles", afirmou.

Em entrevista à TV turca TRT, Khadafi disse que países ocidentais querem impor a zona de exclusão aérea para "tomar o petróleo líbio".

Khadafi alega que governos europeus e a rede Al-Qaeda estão incitando a juventude da Líbia a aderir à revolta contra seu governo.

Envie por e-mail Versão para impressão Compartilhe:Delicious Facebook MySpace Twitter Revolta na Líbia
França reconhece liderança rebelde como governo legítimo da Líbia
Al-Qaeda e governos europeus incitam revolta na Líbia, diz Khadafi
Paramilitares, mercenários e líderes tribais: saiba quem segura o regime de Khadafi
Análise: A insatisfação que está forjando um novo Mundo Árabe
Notícias relacionadas
Jornalista brasileiro estaria preso na Líbia
10 março, 2011
Equipe da BBC é detida e torturada por forças de Khadafi
10 março, 2011
Ativistas ocupam casa que seria de filho de Khadafi em Londres
9 março, 2011
Khadafi ameaça com revolta armada contra zona de exclusão aérea
9 março, 2011
Khadafi lança ofensiva diplomática em países ocidentais
9 março, 2011
Forças pró-Khadafi retomam cidade a oeste de Trípoli, diz TV estatal
9 março, 2011
Forças pró-Khadafi ampliam ofensiva contra rebeldes usando tanques e aviões
8 março, 2011
Organização de países islâmicos apoia bloqueio aéreo na Líbia
8 março, 2011
Forças de Khadafi lançam ataques aéreos contra rebeldes
8 março, 2011
Forças pró-Khadafi intensificam combate contra rebeldes
7 março, 2011
Tribunal Internacional anuncia investigação de crimes na Líbia
2 março, 2011
Tópicos relacionados
áfrica
NOTÍCIAS MAIS LIDAS AGORA
Após ofensiva ocidental na Líbia, rebeldes retornam a Be... Saiba quais as opções de intervenção militar possíveis n... O profe$$or de A a B Khadafi pede que líbios peguem em armas após ataque às f... Multidão acompanha a chegada de Obama ao hotel em Copaca...
Manchetes
Após ofensiva ocidental na Líbia, rebeldes retornam a BenghaziFrança e Grã-Bretanha e EUA atacam Líbia por terra e ar e Khadafi promete armar população contra 'colonialismo'.
EUA tratarão Brasil de maneira igual a China e Índia, diz Obama Multidão acompanha a chegada de Obama ao hotel em Copacabana Após coquetel e dia dedicado a acordos, Obama e família viajam ao Rio Ao lado de Dilma, Obama diz que Brasil é cada vez mais um líder mundial
Primeira Página Brasil
Economia
Ciência & Saúde
Cultura
Vídeos
Especiais
Blogs e Fóruns
Aprenda Inglês
Serviços
Notícias por e-mail
Feeds de notícias
Podcasts
BBC Brasil no celular
Widget

Celular Buscar tópico:
bbc.co.uk navigationLinks da BBC Sites da BBC em inglês:
Three navigation lists follow:
News Sport Weather Languages TV Radio LinksExpediente
Parceiros
BBC Mundo
Português para África
Links da BBCSobre a BBC Ajuda da BBC Fale conosco Ajuda sobre acesso Condições de uso Empregos Política de privacidade © MMXI
A BBC não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.
Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.

COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas