segunda-feira, 30 de agosto de 2010

2874 - HISTÓRIA DA METEOROLOGIA

MICROMETEOROLOGIA

Na história da meteorologia, o interesse sempre esteve centrado nos aspectos do clima e tempo, processos os quais envolvem grandes regiões da superfície da Terra e grandes profundidades. Nos anos recentes mais e mais atenção tem sido dada ao estudo sistemático da estrutura da atmosfera próxima a superfície e especialmente para detalhar o estudo dos fenômenos que ocorrem nas camadas mais próximas da superfície.

O termo micrometeorologia é utilizado para indicar o estudo dos fenômenos físicos que acontecem sobre regiões limitadas da superfície da Terra, e usualmente nas camadas mais baixas da atmosfera. A micrometeorologia é a menor escala considerada pela meteorologia, possuindo fenômenos da ordem de 1 metro a 1 quilômetro e duração de cerca de 1 segundo até 1 hora.

A física das baixas camadas da atmosfera é um fator interessante e importante, pois grandes variações nas condições de tempo e clima são encontradas nessas camadas. Todas as variações são importantes, não somente para a meteorologia, mas para todas as ciências.

Através do estudo das camadas próximas ao solo, podemos dizer que a micrometeorologia estuda os seguintes aspectos: turbulência, já que próximo ao solo o ar encontra alguns obstáculos; transferências de calor, campos de temperatura nas primeiras camadas, evaporação, radiação, poluição, etc. Todos os fatores relativos a atmosfera próxima à superfície da Terra são elementos de estudo da micrometeorologia.

O desenvolvimento da micrometeorologia como uma ciência exata demanda não somente da análise e interpretação com grande acurácia das observações feitas, mas também do estudo dos processos físicos que dão origem à esses fenômenos. Isto implica no detalhamento do conhecimento dos movimentos do ar próximo a corpos sólidos e a líquidos e a variação de temperaturas. Então percebemos que a vida depende das muitas características e propriedades da baixa atmosfera, para isto a turbulência do vento a qual é responsável por fazer a troca de dióxido de carbono entre as plantas e animais, espalhar o pólen, manter o ciclo da água na Terra, mares, e rios, promover a troca de calor, etc.

Os principais fenômenos estudados pela micrometerologia são: formação de nuvens e gotas de chuva, dispersão de poluentes atmosféricos, conforto ambiente e as interações no sistema solo-planta-atmosfera.
,

COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas