segunda-feira, 16 de agosto de 2010

2552 - O QUINHENTISMO

QUINHENTISMO


. Literatura Informativa
. Descrição Européia do Novo Mundo
. Relatos de Viagens
. Tratados Descritivos
. Literatura Jesuítica - Catequização


Século XVI, a Europa vive o Renascimento e provoca grandes transformações culturais. Inicia-se a exploração das Américas.
Quinhentismo, conhecido como literatura informativa, surge para descrever a nova terra, relatar as viagens dos novos exploradores, os estranhos hábitos dos povos indígenas e histórias dos degredados portugueses que são a grande parte da população.
Os únicos intelectuais da nova terra, os jesuítas, encontram na literatura uma das formas de catequese e pregação da nova religião ao povo indígena.



Trecho da Carta de Pero
Vaz de Caminha a D.Manuel,
datada de 1° de Maio de 1500


O Descobrimento e a Carta de Caminha

Brasil, 1500, Pedro Álvares Cabral e sua frota chegam ao litoral brasileiro. Missão: tomar posse da nova terra e colher as primeiras impressões. Pero Vaz de Caminha será o responsável por observar e transcrever suas impressões. Assim surge o primeiro documento escrito em língua portuguesa que traz relatos sobre a nova e estranha terra.


Morte e Importante Legado: A Carta do Descobrimento

No caminho para as Índias, a feitoria portuguesa de Calicute sofre poderoso ataque, supostamente dos Mouros, e boa parte dos marinheiros de Cabral morre, além do escrivão oficial de sua frota, Pero Vaz de Caminha, em dezembro de 1500. Morre tragicamente mas nos deixa um importantíssimo relato da viagem e as primeiras impressões sobre os, até então, donos da terra.

Os Olhos de Caminha

Caminha, durante 10 dias, observa e escreve. Mostra encantamento pelos índios e curiosidade pelas "vergonhas das índias". Considera-os puros, ingênuos e, erroneamente, de fácil catequização e transformação cultural.



Outras Visões

Vários relatos de europeus sobre o Brasil surgem no século XVI. Em língua portuguesa temos:
. Tratado Descritivo do Brasil de Gabriel Soares de Souza (1490?-1591), minuciosa descrição da terra e dos habitantes.
. Tratado da Terra do Brasil e da História da Província de Santa Cruz (1576), de Pero de Magalhães Gandavo, descrições de frutas e árvores brasileiras e de rituais antropofágicos.
. Diálogos das Grandezas do Brasil (1618), de Ambrósio Fernandes Brandão, obra ficcional, que mostra o diálogo entre Brandônio e Alviano, onde prevêem o futuro do Brasil.
Em língua estrangeira:
. Duas Viagens ao Brasil (1657), de Hans Staden, um dos mais populares relatos do Novo Mundo, no século XVI. Monteiro Lobato recontou sua história na forma de conto juvenil e o filme Hans Staden (Brasil/Portugal-1999), de Luiz Alberto Pereira, também dá sua versão sobre as agruras de Staden.
A Literatura Jesuítica

Os padres José de Anchieta, como principal autor, e Manoel da Nóbrega criaram poemas, crônicas, sermões e obras teatrais. Ancheita escreceu Autos aos moldes de Gil Vicente. As obras são predominantemente catequistas, voltadas aos indígenas.




QUINHENTISMO
Ambrósio F. Brandão
Frei Vicente Salvador
Gabriel Soares Souza
Gil Vicente
Luís de Camões
Padre José de Anchieta
Pero de Magalhães Gandavo
Pero Vaz de Caminha








Página Inicial | Quem Somos
Copyright© 2005-2008 - MP-ATTUS INFORMÁTICA LTDA. Configurada para 800 x 600 ou 1024 x 768 - 16 bit color




COPYRIGHT MP - ATTUS INFORMÁTICA LDDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas