segunda-feira, 2 de agosto de 2010

2530 - OS MAÇONS

ASSINE 0800 703 3000 BATE-PAPO E-MAIL SAC Voip E-Mail Grátis Shopping ÍNDICE PRINCIPAL Álbum de Fotos Antivírus e Firewall Aplicativos e Produtos Banda LargaBate-papo UOL Beleza Biblioteca Bichos Blog Busca Carros Cartões Celebridades Celular Ciência e Saúde Cinema Crianças Dicionários Diversão e Arte Downloads Economia Educação E-Mail Empregos Esporte Estilo Folha Online Fotoblog Gay Horóscopo Humor Imposto de Renda Índice Jogos Jornais Jovem Loja de jogos Megastore Moda Música Namoro Notícias Olimpíadas Rádio UOL Receitas Revistas SAC Serviços Sexo Shopping UOL Sites Pessoais Tecnologia Televisão Tempo Trânsito Mapas TV UOL e vídeos Últimas Notícias UOL K UOL News Vestibular Viagem Voip Wi-Fi


Sortear Artigo A ferramenta Sortear Artigo leva a um artigo diferente a cada clique. Tente – e descubra algo novo a cada vez. Faça do ComoTudoFunciona a sua página inicial | Boletim por e-mail


Buscar no ComoTudoFunciona e na Web

TUDO SOBRE
Ambiente
Carros
Ciência
Crianças
Eletrônicos
Empresas e Finanças pessoais
Entretenimento
Esporte
Informática
Saúde
Sociedade e Cultura
–Cultura –Datas e Celebrações –Educação –Governo –História –Lei & Ordem –Responsabilidade Social –Serviço público –Sobrenatural
Sua casa
Viagem



GUIA DE COMPRAS
Dicas sobre produtos
VÍDEO
Artigos e reportagens

QUIZ
O que você sabe?

BLOG
Ano Polar
Eurocopa
Gadgets
Verão abaixo de zero
BOLETIM POR E-MAIL

Publicidade
Principal > Sociedade e Cultura > Cultura imprimir enviar por e-mail
Como funciona a maçonaria
por Stephanie Watson - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Neste artigo
1. Introdução
2. Os maçons e os cavaleiros templários
3. Maçonaria moderna
4. A maçonaria nos Estados Unidos
5. A questão da religião e da irmandade
6. Tradições maçônicas
7. A oposição aos maçons
8. Mais informações
9. Veja todos os artigos sobre Cultura

Introdução



maçonaria


George Washington (em inglês) foi maçom, assim como Benjamin Franklin, Paul Revere e Henry Ford. Todos esses homens ilustres e influentes foram membros da maçonaria - membros privilegiados da maior e mais antiga irmandade mundial.
Ainda que conte com cinco milhões de membros em todo o mundo, a maçonaria é uma sociedade enigmática. Os maçons alegam que são apenas uma irmandade de pessoas com inclinações semelhantes que se reúnem regularmente para fins de esclarecimento espiritual e intelectual. Os proponentes de teorias de conspiração os vêem como um sigiloso movimento clandestino cujo objetivo é dominar o mundo.

Neste artigo, observaremos o mundo dos maçons. Descobriremos de onde eles se originam, separaremos a verdade das teorias de conspiração e descobriremos o que realmente acontece durante seus rituais.

Lendas de cavaleiros e reis


Se você perguntar a cinco pessoas diferentes sobre as origens da maçonaria, provavelmente ouvirá cinco versões diferentes. Alguns dirão que eles descendem dos antigos druidas. Outros os vinculam ao culto de Ísis e Osíris no Egito (em inglês) antigo. Ainda outros alegam que eles derivam de uma ordem de monges judaicos conhecidos como essênios, formada no século 2 a.C.


Foto cortesia do College of Liberal Arts and Sciences, University of Florida (em inglês)
George Washington em trajes tradicionais da maçonaria





De acordo com alguns estudiosos da maçonaria, o movimento traça suas origens à construção do Templo do rei Salomão em Jerusalém, no ano de 967 a.C., evento descrito pela Bíblia no Livro dos Reis. De acordo com essa história, os construtores do templo foram os primeiros pedreiros, ancestrais dos atuais maçons (a palavra "mason" quer dizer também pedreiro, em inglês). A lenda concede papel central ao mestre dos construtores, um homem chamado Hiram Abiff, que alegava conhecer o segredo do templo. Um dia, três homens raptaram Abiff e ameaçaram matá-lo caso não revelasse o segredo. Quando se recusou a falar, Abiff foi assassinado. Depois de descobrir o homicídio, o rei Salomão ordenou que um grupo de pedreiros procurasse o corpo de Abiff e recuperasse o segredo do templo. Os homens não tiveram sucesso, e por isso o rei estabeleceu um novo segredo maçônico. Acredita-se que esse segredo seja a palavra Mahabone, que significa "a porta da Grande Loja se abriu", e hoje é usada como senha para chegar ao terceiro grau da maçonaria.

Na próxima página, estudaremos a relação entre os maçons e os cavaleiros templários.

PRÓXIMA > Neste artigo
1. Introdução
2. Os maçons e os cavaleiros templários
3. Maçonaria moderna
4. A maçonaria nos Estados Unidos
5. A questão da religião e da irmandade
6. Tradições maçônicas
7. A oposição aos maçons
8. Mais informações
9. Veja todos os artigos sobre Cultura



Para citar corretamente este artigo do HowStuffWorks por favor copie e cole o texto abaixo:

Stephanie Watson. "HowStuffWorks - Como funciona a maçonaria". Publicado em 20 de março de 2007 (atualizado em 13 de novembro de 2008) http://pessoas.hsw.uol.com.br/maconaria.htm (01 de agosto de 2010)
FERRAMENTAS
IMPRIMIR | ENVIAR POR E-MAIL | COMO CITAR ESTE ARTIGO
AVALIE ESTE ARTIGO


FAVORITOS
Faça do HowStuffWorks a sua página inicial | digg it! (?) | del.icio.us




ASSUNTOS RELACIONADOS

Buscar imagens de maçons
Como funciona a filantropia
Como funciona a fofoca
Como funciona a bruxaria

Publicidade



Adicione aos favoritos
ComoTudoFunciona em sua página inicial
Boletim por e-mail | RSS



Buscar no ComoTudoFunciona e na Web





Página inicial | Sobre a empresa | Anuncie | Boletim por e-mail | Trabalhe conosco | Fale conosco | Ajuda | Privacidade | Termos & condições de uso RSS
howstuffworks.com | howstuffworks china
© 1998-2010 HSW International, Inc.

HSW INTERNACIONAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas