segunda-feira, 2 de agosto de 2010

2531 - OS MAÇONS

Na Internet Nesta página






Lista de Livros Indicados - Clique aqui

Como ser maçom?

Dentre as pessoas que honram este página com a sua visita, muitos fazem esta pergunta.

Tenha sempre em mente que será necessário o exercício de atividades periódicas (semanais, quinzenais ou mensais) enquanto for maçom, numa Loja Regular. Só a participação prática pode levar à plenitude dos direitos maçônicos. A teoria pode coadjuvar bastante, mas será sempre somente isso: teoria.

Isto posto, e apenas para prestar um serviço básico aos visitantes, esclareço que já houve um tempo em que os brasileiros eram convidados a ingressar para a maçonaria. Hoje em dia o postulante deve demonstrar o seu interesse para que seu nome seja submetido à apreciação dos membros de uma determinada Loja e o convite efetivamente se vertebre.

Em síntese:

1) Busque conhecer os maçons da sua cidade, do bairro em que você mora. Quando for maçom, vale a redundância, você terá de exercer atividades práticas periódicas, voltadas a seu aprimoramento pessoal, familiar e do meio social em que vive. Por isto a recomendação de procurar a Loja mais próxima, que os maçons de seu bairro frequentam.

2) Em conversa informal com um maçom amigo no bairro em que mora, dê a entender o seu interesse pela maçonaria e ouça com atenção o que ele disser.

3) Aguarde uns dois meses e vá novamente conversar com aquele amigo sobre o mesmo assunto. Se tiver liberdade, pergunte se ele conversou com outros maçons sobre o seu interesse e como foi a receptividade.

4) Estando tudo em ordem, você será convidado a apresentar à Loja alguns documentos fundamentais (RG, CIC, comprovante de residência, etc.) e aguardar novo contato, quando seu ingresso poderá ser franqueado.

Note bem: somente desta maneira se ingressa regularmente na maçonaria. Nos dias de hoje é possível ingressar de maneira irregular ou espúria, mas foge ao escopo desta explanação, pois é indesejável e traz mais aborrecimentos do que vantagens. Procure os maçons de sua cidade que eles o instruirão pessoalmente sobre estes detalhes. Não se encontrará na Internet mais do que apoio a algumas dúvidas teóricas. O que passar disso, necessariamente está fora do encaminhamento ortodoxo tradicional, constituindo, portanto, proposta espúria.

No Grupro Maçonaria do Brasil, aberto a Maçons e simpatizantes, você poderá se informar melhor sobre maçons em sua cidade. Participe!


Clique aqui para entrar no grupo Maçonaria do Brasil













E o que é Ser Maçom?



Ser Maçom é ser amante da Sabedoria, da Virtude, da Justiça, da Humanidade.

Ser Maçom é ser amigo dos pobres, dos desgraçados que sofrem, que choram, que têm fome, dos que clamam pelo Direito, pela Justiça e os utilizam como única norma de conduta o bem de todos e seu engrandecimento e o progresso.

Ser Maçom é querer a harmonia das famílias, a concórdia dos povos, a paz do gênero humano.

Ser Maçom é derramar por toda a parte os divinos esplendores da instrução; educar para o bem, a inteligência; conceber os mais belos ideais do Direito, da Moralidade, da Honra e praticá-los.

Ser Maçom é levar para o terreno prático, aquele formosíssimo preceito de todos os lugares e todos os séculos, que diz com infinita ternura aos homens de todas as raças, desde o alto de uma cruz e como os braços abertos ao mundo: “amai-vos uns aos outros, formais uma só família, sêde irmãos.”

Ser Maçom é pregar a tolerância; praticar a caridade sem distinção de raças, crenças ou opiniões, é lutar contra a hipocrisia e o fanatismo.

Ser Maçom é viver para a realização da Paz Universal, tendo pelos vivos o mesmo respeito que dedicamos aos nossos mortos.

Se o senhor não reúne estas condições, afaste-se da Maçonaria!

Cordialmente,

Lázaro Chaves

Mantenedor da página "Cultura Brasileira"








© WebRing Inc. Freemasonry WebRing
<< Prev | Ring Hub | Join | Rate| Next >>







The "Masonic Websites Certified by Pietre-Stones" SiteRing

This site owned by
Cultura Brasileira
Ring of Masonic Websites Certified Educational by Pietre-Stones Review of Freemasonry

SiteRing by Bravenet.com


Clique aqui para entrar no grupo Maçonaria do Brasil






Lista de Livros Indicados - Clique aqui


Arquivo de Artigos Semanais


Temas para o Vestibular Comentário Semanal Livros na íntegra para download gratuito

Obras Brasileiras e Portuguesas Rede Globo de Telealienação Trabalhos que a fé inspira

História do Brasil Obras de Valor Universal Trabalhos Maçônicos

Arquivo de Artigos Semanais Assédio Moral no Trabalho Trabalhos Rosacruzes

© Copyleft LCC Publicações Eletrônicas - Todo o conteúdo desta página pode ser exclusivamente distribuído para fins não comerciais desde que mantida a citação do Autor e da fonte.






COPYRIGHT LCCC PUBLICAÇÕES ELETRÔNICAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas