sexta-feira, 27 de abril de 2012

FERROVIA FERRONORTE (FERROVIA NORTE DO BRASIL)

Nossos Termos de Uso atualizados entrarão em vigor em 25 de maio de 2012. Saiba mais. Ferronorte Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ir para: navegação, pesquisa Ferrovias Norte Brasil Verde: Em operação; Vermelho: Em construção Área de operação Mato Grosso do Sul e Mato Grosso Tempo de operação 1989– Bitola 1,600 m Sede Cuiabá, Mato Grosso, Brasil Ferronorte, ou Ferrovia Norte Brasil, foi uma empresa ferroviária criada pelo empresário Olacyr Francisco de Moraes, com o propósito de ligar Porto Velho (RO) e Santarém (PA), passando por Cuiabá (MT), e interligando-se a FEPASA em Santa Fé do Sul (SP) e a partir desta atingindo o porto de Santos. A ferrovia é uma concessão federal,[1] por 90 anos, inicialmente concedida para a empresa privada Ferronorte S.A.. Índice [esconder] 1 História 2 Locomotivas 3 Traçado 4 Presidentes 5 Ligações externas 6 Referências [editar] HistóriaA idéia da construção de uma ferrovia interligando o Centro-Oeste ao Sudeste do País foi proposta por Euclides da Cunha em 1901.[2] Em 1975, Vicente Vuolo,[3] deputado federal pelo Mato Grosso, apresentou Projeto de Lei para inclusão no Plano Nacional de Viação de ligação entre o estado de São Paulo e Cuiabá. O traçado da nova ferrovia partiria de Rubinéia (SP), passando por Aparecida do Taboado (então MT, hoje MS), Rondonópolis (MT) e atingiria Cuiabá (MT), conforme a Lei 6.346 de 6 de julho de 1976.[4] Em 19 de maio de 1989 foi assinado o contrato de concessão da ferrovia, e após inúmeros adiamento foram iniciadas as obras do trecho Santa Fé do Sul (SP) - Alto Araguaia (MT) em 1991. Estas foram concluídas em 1998, quando o trecho passou a entrar em operação.[5] Foi criada em julho de 1998, a holding FERROPASA, empresa que controlava as ferrovias Ferronorte e Novoeste. Em novembro de 1998 a Ferropasa, fez parte do grupo vendedor do leilão da Malha Paulista (ex-Fepasa), que passou a ser denominada Ferroban . Posteriormente foi criada a holding Brasil Ferrovias, que congregava a operação da Novoeste, Ferronorte e Ferroban. Em 2006 o controle do Grupo Brasil Ferrovias foi assumido pela América Latina Logística e a Ferronorte passa a ser nomeada como América Latina Logística Malha Norte S.A. após aprovação em 6 de agosto de 2008 pela ANTT (Deliberação 289/08).[6] Ela é responsável por parte do escoamento de parte da soja produzida no oeste do País. [editar] LocomotivasGE U26C - Adquiridas usadas EFVM em 1998 GE C44-9WM - Adquiridas novas nos EUA em 1999[7] GE C30-7 - Adquiridas usadas nos EUA [editar] TraçadoTrecho[8] Data de inauguração Comprimento (km) Início das obras Observações e Conexões Uberlândia (MG) - Alto Araguaia (MT) Indefinido ? Indefinido Em estudo Santa Fé do Sul (SP) - Alto Araguaia (MT) 1998 504 1991 Operacional Alto Araguaia (MT) - Rondonópolis (MT) ? 250 Indefinido Em construção Cuiabá (MT) - Porto Velho (RO) ? ? Indefinido Em projeto Cuiabá (MT) - Santarém (PA) Indefinido ? Indefinido Em estudo [editar] PresidentesOlacyr Francisco De Moraes (1989-1997) Antonio Dos Santos Maciel Neto (1997-?) [editar] Ligações externasAmerica Latina Logística Referências↑ MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES. Contrato de Concessão - FERRONORTE S/A - FERROVIAS NORTE BRASIL. [S.l.: s.n.], 19 de maio de 1989. ↑ Marcello Tálamo. FERRONORTE - I - Idéia antiga. Página visitada em 11 de Maio de 2009. ↑ Marcello Tálamo. FERRONORTE - II - O início da Ferrovia. Página visitada em 11 de Maio de 2009. ↑ CONGRESSO NACIONAL. LEI Nº 6.346. [S.l.]: D.O.U., 6 de julho de 1976. ↑ http://www.antf.org.br/Files/Ferronorte.pdf ↑ ANTT. ALL - América Latina Logística Malha Norte S.A.. Página visitada em 11 de Maio de 2009. ↑ Marcello Tálamo. FERRONORTE - V-Chegam as novas locomotivas. Página visitada em 11 de Maio de 2009. ↑ ANTT. Descrição - Mapa da Malha da FERRONORTE S.A. - Ferrovias Norte Brasil. Página visitada em 11 de Maio de 2009. [Expandir]v • e Ferrovias do Brasil Ferrovias radiais 025 • 040 • 045 • 050 Ferrovias longitudinais 101 • 102 • 103 • 105 • 116 • 140 • 150 • 151 • 153 • 170 Ferrovias transversais 222 • 225 • 232 • 262 • 265 • 267 • 270 • 277 • 278 • 280 • 290 • 293 Ferrovias diagonais 333 • 334 • 354 • 364 • 366 • 369 • 370 Ferrovias de ligação 401 • 404 • 405 • 410 • 411 • 415 • 416 • 418 • 420 • 430 • 431 • 445 • 451 • 452 • 455 • 457 • 458 • 459 • 460 • 461 • 462 • 463 • 464 • 465 • 466 • 468 • 469 • 470 • 471 • 472 • 473 • 474 • 478 • 479 • 480 • 481 • 482 • 483 • 484 • 485 • 486 • 487 • 488 • 489 • 490 • 491 • 492 • 493 • 494 • 495 • 496 • 497 • 498 • 499 • 500 • Estrada de Ferro Carajás (*) Em construção • (**) Em expansão • (***) Projetos de Ferrovias [Expandir]v • e Empresas ferroviárias de transporte de cargas no Brasil Grandes operadoras VALE Estrada de Ferro Vitória a Minas • Ferrovia Centro-Atlântica • Estrada de Ferro Carajás • Ferrovia Norte-Sul ALL Ferrovia Sul Atlântico • Brasil Ferrovias • Ferronorte • Ferrovia Novoeste • Ferroban MRS Logística MRS Logística Pequenas operadoras ou indústrias Ferroeste • Ferrovia Tereza Cristina • Transnordestina Logística • Estrada de Ferro Amapá • Estrada de Ferro Trombetas • Estrada de Ferro Jari • Estrada de Ferro Juruti Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ferronorte&oldid=27564341" Categorias: Empresas de transporte ferroviário de carga do BrasilEmpresas ferroviárias extintas do BrasilAmérica Latina Logística Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasDeutsch Esta página foi modificada pela última vez à(s) 04h54min de 9 de novembro de 2011. 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