sexta-feira, 27 de abril de 2012
EMPREENDEDOR : MARKETING
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Beijinho ou brigadeiro? Ofereça uma “experiência de consumo” aos seus clientes.
Posted on 5 de abril de 2012 by Cristiano Machado
Há um tempo atrás estive em Foz do Iguaçu e almocei no Restaurante Boca Loka.
Pois bem, o que tem demais nisso…. Olhando de fora, não vi nada de diferente no restaurante, mas quando entrei a “experiência de consumo” começou. De cara encontrei um ambiente limpo, organizado e aconchegante. Até aí nada demais não é? Continuando, servi meu prato no buffet, que estava muito organizado e cheguei até a “Moça da Balança” e tive outra surpresa: Fui recebido com uma simpatia acima da média para este tipo de estabelecimento. O atendimento do garçom também foi acima da média.
A comida estava deliciosa, feita com esmero. Aí pensei: Não é possível, alguma coisa está errada, o banheiro deve ser sujo ou alguma outra coisa deve estar errada. Fui ao banheiro conferir e para minha surpresa estava tudo muito organizado, limpo e “perfumado”, sim o banheiro tinha um “cheirinho de perfume” muito agradável.
Depois de tudo isso, eu não esperava mais nada de minha “experiência de consumo”…
Eis que quando fui pagar a “Senhora do Caixa” me fez a seguinte pergunta: Beijinho ou brigadeiro? No primeiro momento pensei que ela fosse me dar um “beijo” ahahahah… Respondi: Brigadeiro! Falei com firmeza para não restar dúvida para a “Senhora do caixa”. Então ela me deu uma colher descartável com um pouco de brigadeiro!
E você, que “experiência de consumo” oferece aos seus clientes?
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Faça algo a mais que sua concorrência e ganhe novos clientes!
Posted on 26 de janeiro de 2012 by Cristiano Machado
No começo desta semana fui a Curitiba e dei uma “passadinha” no Shopping Mueller para jantar. Eis que encontrei esta ação de divulgação diferente do restaurante ZAPATA:
A concorrência entre restaurantes de um shopping é acirrada e para não ficar para trás, além de comida boa e ótimo atendimento é preciso “rebolar” ou melhor inovar! Invente moda, faça algo diferente de seus concorrentes. Se você faz “igualzinhho” ao seu concorrente, por que os clientes comprarão de você? Rebole! Inove! Ouse!
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A História do Natal Digital
Posted on 25 de dezembro de 2011 by Cristiano Machado
Em tempos de marketing digital, até José e Maria entraram nas ondas da web! Compartilho com vocês uma versão bem humorada de como seria a história do Natal nos dias de hoje. Feliz Natal! Feliz Navidad! Merry Christmas! Joyeux Noël!
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Entrevista com Ciro Bottini: Vender, vender, vender!
Posted on 4 de novembro de 2011 by Cristiano Machado
Olá Pessoal! Tenho o prazer de dividir com vocês a entrevista que fiz com Ciro Bottini, o “Maior Vendedor Televisivo do Brasil”.
Nesta entrevista ele dá algumas dicas de vendas e marketing pessoal, temas muito importantes para as pequenas empresas e empreendedores.
Quero aqui declarar minha admiração pelo Ciro Bottini. Ele realmente “dá show” como palestrante e apresentador de TV, mas a grande diferença é que ele é “super” também na vida real, sempre atencioso com todos e esbanjando simpatia por onde passa.
Para mais informações sobre o “Super Ciro Bottini”, acesse: http://www.cirobottini.com.br/
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Mobile Marketing: Muita coisa está mudando
Posted on 13 de setembro de 2011 by Cristiano Machado
Um tempo atrás comprei um smartphone. Antes de comprar a gente acha que é ”coisa que a gente não precisa”. Mas depois de começar a usar tudo muda… Hoje acesso meus perfis em redes sociais, Youtube, compro aplicativos, leio notícias, acesso meus e-mails e por aí vai. Isso sem falar na “molecada” que fica o tempo todo “conectada” com seus smartphones. Os tempos mudaram, os hábitos de consumo também. Interagimos nas redes sociais, fazemos compras e muito mais através de nossos celulares e não é que até para fazer ligações o celular ainda é útil. O infográfico abaixo mostra o “tamanho” do mercado do Mobile Marketing. Será que sua empresa pode utilizar esse “novo marketing” que está vindo por aí?
Fonte: http://tag.microsoft.com/community/blog/t/The_Growth_of_Mobile_Marketing_and_Tagging.aspx
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Geração “Z” e o seu jeito de ser…influenciar e comprar
Posted on 4 de setembro de 2011 by Cristiano Machado
O pessoal da geração “Z” já nasceu conectado, por isso eles são super “digitais”. Certa vez ouvi de um amigo que eles “são ETs disfarçados de gente”. Eles são aquele tipo de criança que antes de pedir alguma explicação para os pais eles pesquisam no Google antes, só para “humilhar”.
E esse “pessoalzinho” abusado, tem um jeito todo diferente de ser, comprar e influenciar. O vídeo acima me fez refletir muito a respeito de como será vender para esse consumidor ou melhor como “é vender” para eles.
Este vídeo foi uma sugestão do meu amigo Ítalo Fritzen: https://www.facebook.com/profile.php?id=100000952030565
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Marketing Empreendedor: Revisão bibliográfica de uma nova visão do marketing nas micro e pequenas empresas
Posted on 16 de agosto de 2011 by Cristiano Machado
Compartilho com vocês o meu artigo “Marketing Empreendedor: Revisão bibliográfica de uma nova visão do marketing nas micro e pequenas empresas” que foi aceito e será apresentado no ADM 2011 – Congresso Internacional de Administração na cidade de Ponta Grossa – PR. Boa leitura!Aqui o link do evento: http://www.admpg.com.br/2011View more documents from Cristiano Tossulino Machado
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Como ser bem sucedido na visão de Steve Vai
Posted on 18 de julho de 2011 by Cristiano Machado
Qual é segredo do sucesso? Existe alguma fórmula mágica? O exemplo dado no vídeo acima pelo guitarrista Steve Vai, nos mostra alguns caminhos para alcançarmos o sucesso. Segundo ele o primeiro passo é identificarmos o que realmente queremos. Steve Vai é um dos mais bem sucedidos guitarristas do mundo e fala com propriedade sobre esse assunto.
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Steve Jobs e um discurso para servir de inspiração
Posted on 5 de julho de 2011 by Cristiano Machado
Em uma de minhas “andanças” pela internet encontrei o discurso que o senhor Steve Jobs fez para os formandos da universidade de Stanford. Sou fã de carteirinha deste senhor em questão, tirando o que ele falou a respeito do problema na antena do iPhone 4 (ninguém é perfeito…) e este discurso só fez minha admiração por ele aumentar. Espero que seja tão inspirador para vocês quanto foi para mim.
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Brasil é o 1º da América Latina a receber projeto do Google
Posted on 16 de junho de 2011 by Cristiano Machado
Gigante da internet tem como foco alcançar os mais de 5 milhões de pequenos empreendimentos do país, grande parte deles ainda fora da rede
São Paulo – O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber o ‘Conecte Seu Negócio’, projeto do Google para incentivar a entrada de micro e pequenas empresas na rede mundial de computadores. O projeto já foi lançado em 11 países (Irlanda, Espanha, Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, França, Itália, Hungria, Polônia e Reino Unido). Para se ter uma ideia da dimensão, só no Reino Unido já foram criados 150 mil sites, diz o diretor-geral do Google Brasil, Fábio Coelho.
Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.
Para acessar o site do Conecte seu negócio, clique aqui.
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Planejamento e gestão estratégica em pequenas empresas. Será que tudo o que nos ensinam é realmente relevante?
Posted on 6 de junho de 2011 by Cristiano Machado
Em especial a partir da abertura de mercado nos anos 90, as empresas brasileiras se depararam com uma concorrência nunca vista. Gestão profissionalizada nas empresas passou a ser uma exigência e não um diferencial de mercado. Mesmo as pequenas empresas se deparam com o aumento da concorrência nos mais variados setores. Com isso, muitos especialistas sugerem “modernas” ferramentas de gestão que “devem” ser utilizadas nas empresas para fazer frente a concorrência que é cada vez mais acirrada. Penso que alguns destes especialistas muitas vezes se esquecem de dizer que o “importar-se” com o cliente, “fazer a diferença”, “acreditar” nos parceiros, fornecedores e clientes pode fazer realmente a diferença nesses tempos de concorrência feroz. Não quero dizer com isso que ferramentas consagradas de gestão não devam ser utilizadas por pequenas empresas, mas sim que muitas vezes esquecemos de fazer o mínimo para nossos parceiros, fornecedores e clientes (que podem ser chamados de “stakeholders” para ficar mais “chique”).
O video abaixo, na minha opinião, expressa um pouco do que falei acima. Encontrei muitas “ferramentas” de gestão eficazes no modo de fazer negócio do Sr. José e do Roninho. Um dia eu vou para Minas Gerais conhecer o pessoal da mercearia Paraopeba e aprender a fazer negócios com eles. Viva as pequenas empresas!
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É possível criar um programa de fidelidade em pequenas empresas?
Posted on 8 de abril de 2011 by Cristiano Machado
Sua empresa tem um programa de fidelidade oferecido aos seus clientes? Nos dias de hoje, em que a concorrência esta cada vez mais acirrada, um programa de fidelidade pode ajudar a reter clientes e deste modo trazer melhores resultados para a empresa.
Existem vários tipos de programas de fidelidade, podemos citar como exemplo o programa de pontos, em que os clientes acumulam pontos em suas compras e podem trocar por produtos ou serviços quando atingirem um determinado número, esse tipo de programa é muito utilizado por companhias aéreas e operadoras de cartões de crédito.
Mas é possível implantar um programa de fidelidade em pequenas empresas? A resposta é sim. Os dois exemplos a seguir mostram que boa vontade e iniciativa podem trazer bons resultados.
O exemplo da Pipoca do Valdir nos mostra que com pouco investimento e boa vontade, é possível criar um programa de fidelidade em pequenas empresas. O pipoqueiro Valdir apenas imprimiu um cartão no qual anota cada compra de seus clientes e a cada cinco pacotes de pipoca o cliente ganha o sexto grátis. Simples não é?
O próximo exemplo vem dos Estados Unidos, onde estou fazendo meu MBA. Apesar de não ter mais uma vasta cabeleira como nos tempos de outrora, costumo cortar o cabelo uma vez por mês e para isso procurei um barbeiro aqui na cidade de Berea, no Estado de Ohio, onde estou morando. Fiz uma rápida pesquisa de preços e decidi pelo Campus Barber Shop, que tem um serviço idêntico aos de seus concorrentes, mas oferece um diferencial que é o programa de fidelidade. E como funciona esse programa? Muito simples, o Sr. David, que é o barbeiro, oferece um corte de cabelo grátis a cada cinco cortes e ele faz o controle anotando no verso de um cartão de visitas de sua pequena barbearia, veja as fotos abaixo:
E você, vai iniciar um programa de fidelidade para seus clientes? Isso é Marketing Empreendedor!
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Por que os caminhões dos bombeiros estão sempre tão limpos?
Posted on 21 de fevereiro de 2011 by Cristiano Machado
Você já percebeu como os caminhões dos bombeiros estão sempre brilhando? E por que eles estão sempre tão limpos? Porque quando não há incêndio, os bombeiros esperam a sirene tocar e enquanto isso limpam os caminhões. Ao invés de sair na comunidade e trabalhar para prevenir novos incêndios, o modelo mental dos bombeiros é trabalhar para apagar incêndios que já começaram.
Isso lembra a sua empresa? Muitas organizações tem funcionários esperando a sirene tocar. Funcionários de hotéis não escrevem cartas ou fazem telefonemas para gerar novos negócios, eles ficam atrás do balcão esperando pelos clientes. Engenheiros de software estão frequentemente sobrecarregados por listas intermináveis de “incêndios para apagar” e raramente tem a chance de pensar sobre o que eles devem construir a seguir.
A estrutura da maioria das organizações (e da maioria das escolas) incentiva esse modelo mental. Iniciativa é difícil de medir e recompensar, por outro lado, conclusão de tarefas é um modelo adotado em muitas organizações que ainda vivem na época da “Revolução Industrial”.
Vivemos em um tempo em que os mercados mudam muito rápido e “caminhões de bombeiro muito limpos” podem mostrar atenção aos detalhes, mas raramente levam ao crescimento e ao sucesso empresarial.
Qual seria uma maneira de descrever organizações estagnadas mas com funcionários sempre “ocupados”? Com certeza elas tem “caminhões de bombeiro sempre limpos”.
Este texto foi adaptado do livro “ Small Is The New Big” do autor Seth Godin. Página 32.
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Chilli Beans, uma história de Marketing Empreendedor de sucesso
Posted on 24 de janeiro de 2011 by Cristiano Machado
A história do empreendedor Caito Maia – fundador da Chilli Beans, que é a maior rede brasileira especializada em óculos escuros, com mais de 300 endereços exclusivos no Brasil, além de pontos em Portugal e nos Estados Unidos – é uma fonte de ispiração para mim. A ideia do negócio, que é um exemplo claro de Marketing Empreendedor, surgiu depois de uma viagem que o seu fundador fez a California, nos Estados Unidos. Lá ele percebeu uma possível oportunidade para vender óculos de sol com qualidade e design a preços mais acessíveis no Brasil, ideia inovadora para a época, que não nasceu de um estudo de mercado formal, de um “focus group” ou algo do gênero. A “sacada” surgiu da observação informal do seu fundador. É assim que profissionais de Marketing Empreendedor fazem marketing! A história é contada nos três videos abaixo:
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Mídia Social é uma moda?
Posted on 17 de janeiro de 2011 by Cristiano Machado
Mídia Social é apenas uma moda passageira? Imagino que depois de assistir a este vídeo você deve estar se perguntando se o advento das mídias sociais é apenas uma moda…
Como disse o autor do livro Socialnomics, Erik Qualman “não temos a escolha se devemos usar a mídia social, a questão é a forma como vamos usá-la.”
Eu já comprei meu exemplar do livro…
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Cristiano Machado em É possível criar um programa de fidelidade em pequenas empresas?
Cristiano Machado em Beijinho ou brigadeiro? Ofereça uma “experiência de consumo” aos seus clientes.
Edna em Beijinho ou brigadeiro? Ofereça uma “experiência de consumo” aos seus clientes.
Mariana @ Cartão de Credito em É possível criar um programa de fidelidade em pequenas empresas?
Cristiano Machado em Beijinho ou brigadeiro? Ofereça uma “experiência de consumo” aos seus clientes.
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