quinta-feira, 30 de setembro de 2010

5589 - LITERATURA DO PERU

Literatura e escritura feminina na América Latina
Sara Beatriz Guardia*
Primeiramente, agradeço o convite que me permite estar hoje com vocês e unirme
à homenagem rendida às escritoras Zélia Gattai, Valdelice Pinheiro e Elvira
Schaun Foeppel, que contribuíram de maneira notável com a literatura do Brasil e
da América Latina. Zélia Gattai, viúva do célebre escritor Jorge Amado, é autora
de nove belos livros de memórias, Valdelice Soares Pinheiro, poeta e filósofa, é
uma das fundadoras da Universidade Estadual de Santa Cruz, instituição que hoje
acolhe este evento organizado pela ANPOLL. Enquanto que Elvira Schaun
Foepell teve uma destacada presença no movimento cultural do Brasil e é autora
de três livros em gêneros literários diferentes.
Utilizarei neste trabalho o termo literatura escrita por mulheres, embora não
questione o termo literatura feminina na sua definição de conjunto de textos
literários produzidos por mulheres, muito menos escritura feminina, que abrange o
fato de que as mulheres participaram na atividade de escrever, e que a literatura é
o modo privilegiado no qual a sua escritura se manifesta. Expressão produzida em
sociedades hierárquicas e com estruturas patriarcais, no contexto da dominação
espanhola e portuguesa que originou um encontro violento entre dois mundos, e
significou o começo de uma relação plena de conflitos, acordos e discrepâncias,
em que a exclusão e a marginalidade das mulheres indígenas esteve na base da
construção das colônias espanholas; não obstante, os vencidos conservaram até
a morte suas crenças em um intenso processo de resistência que repercutiu
profundamente em nossa história e em nossa cultura.
O objetivo da história – diz Pierre Vilar – não é “fazer reviver o passado”, mas
compreendê-lo, o que significa reescrevê-la a partir da revisão de conceitos e
métodos existentes para substituí-los por uma nova maneira feminina de abordar
o pensamento crítico, com uma orientação que permita conhecer e compreender
esse outro lado da história surgido da outra margem. Trata-se de ler os textos
escritos pelas mulheres, interpretando seus silêncios, e aquilo que criticam e
interrogam da cultura tradicional, como meio de substituir o discurso falocêntrico e
apropriar-se de uma identidade que lhes tem sido negada. A escritura converte-se
assim, como enfatiza Helene Cixous, num espaço de liberação, de
reconhecimento de si mesmas e de redefinição, mediante as diferentes formas de
representação que assume a pluralidade das vozes literárias femininas,
“ausentes” de um cânone quase exclusivamente masculino e predominantemente
do primeiro mundo, europeu e da classe dominante”. (Gutiérrez, 2004:33)
Neste processo, farei referência aos momentos constitutivos da literatura
escrita por mulheres: a literatura fundacional); que rompe o silêncio no século XIX;
a vanguarda literária artística da década de vinte; o começo de um longo caminho.
Escritoras dos anos cinqüenta e sessenta; a liberação através da palabra; e o
desafio ao futuro sobre a produção literária do século XX. Ao longo, desta
escritura encontraremos eixos temáticos que aparecem de maneira permanente
em romances, contos e poesia, que poderíamos sintetizar em um só anseio, a
busca de uma voz própria.
Soror Juana Inés de la Cruz (México, 1648-1695), iniciou no século XVII a
escritura feminina na América Latina questionando através de sua prosa e poesia
de incontestável valor literário, as normas da sociedade e da Igreja daquela
época. Advogou pelo direito das mulheres à educação e ao desenvolvimento
intelectual, a liberdade de expressar sua criatividade e sensibilidade; “como freira
declarou sua capacidade de mulher pensante para estudar teologia e conciliar sua
religiosidade com uma vida criativa; no entanto, como dramaturga fez algo mais
que uma transgressão. Escrever, montar e editar comédias seculares foi um
“crime”, ou seja, uma das maiores transgressões que uma freira enclausurada
pode cometer.
Muitas outras freiras escreveram durante esse período. Trata-se de uma
escritura autobiográfica controlada por confessores e guias espirituais quem
regulavam, apoiavam ou desestimulavam os textos. Mediação e consentimento
estritamente vinculados às normas e preceitos da Igreja e do Tribunal da Santa
Inquisição. Neste diálogo entre a freira e o confessor ”que compartilhavam uma
vivência inspirada por Deus, a irmã se confessava e escrevia sobre si mesma ou
sobre sua ordem e suas irmãs na religião. Ao confessor cabia escutar, decifrar,
ordenar os signos de espiritualidade e sua reinterpretação”.
Os únicos textos conhecidos que não pertencem a esta literatura conventual
são anônimos. “Discurso en Loor de la Poesía”, atribuindo a uma dama que
residia em Lima chamada Clarinda da que não se tem maiores dados, que foi
publicado em “El Parnaso Antártico" de Diego Mexia de Fernangil, editado em
Sevilla em 1608. Depois, em 1621, em "La Filomena", de Lope de Vega,
apareceu a ”Carta poética “Epístola de Amarílis a Berlado” dirigida no Peru por
“Amarilis”, pseudônimo que ao que tudo indica, pertencia a dona Maria de Rojas y
Garay. Nesses textos, o feminino está subordinado ao masculino em uma relação
hierárquica, “onde o masculino domina o espaço, o controla, e se projeta como
princípio superior frente ao feminino.”
Rompendo o silêncio
Alcançada a independência da Espanha no século XIX, a constituição das
repúblicas surgidas significou uma profunda mudança nas instituições de poder
sob a influência da transformação sócio-econômica que a Europa viveu nos
séculos XVII e XVIII. A Revolução Francesa, um novo conceito de democracia e a
Revolução Industrial foram acontecimentos importantes. Tudo isto contribuiu com
um estado de preocupação e revalorização do papel da educação feminina, o que
permitiu que surgisse uma singular presença feminina na literatura, revistas
dirigidas e escritas por mulheres, e a formação de clubes literários em que se
debatiam os problemas das épocas.
Mas não foi fácil romper o silêncio para as escritoras latino-americanas do
século XIX, em um clima de intolerância e hegemonia do discurso masculino.
Referimo-nos a Gertrudes Gómes de Avellaneda ( Cuba 1814-1873), Juana
Manuela Gorriti (Argentina 1818-1892), Maria Firmina dos Reis (Brasil 185-1917),
Mercedes Cabello de Carbonera(Peru184-1909), Lindaura Anzoátegui (Bolívia
1846-18980), Clorinda Matto de Turner (Peru 1858-1909), e Adélia Zamudio
(Bolívia 1854-1928). Excluídas e marginalizadas do sistema de poder, estas
escritoras outorgaram voz aos desvalidos excluídos, questionando as relações
inter raciais e de classe.
Em uma época em que se acreditava que o escravo não tinha alma nem
sentimentos, Gertrude Gómez de Avellaneda deu voz ao explorado em razão da
etnia e cultura em seu romance Sab, publicado em Madrid, em 1841, dez anos
antes que aparecesse no “The National Era” o primeiro capítulo de La cabaña del
tío Tom, o famoso romance de Harriet Beecher Stowe sobre a escravidão nos
Estados Unidos. Em Sab, Gómez de Avellaneda descreve a crueldade com que
eram tratados os escravos nos engenhos de açúcar de Cuba, em um grau que foi
considerada subversiva pelas autoridades coloniais e se transformou em um
protesto anti-escravagista tão polêmico que só em 1914 foi publicado nesse país.
No Brasil, Maria Firmina dos Reis, que como mulata viveu diretamente a
segregação social e racial, publicou em 1859, Úrsula, o primeiro romance
abolicionista de seu país, e o primeiro escrito por uma mulher. Úrsula aborda a
escravidão a partir do ponto de vista do outro, também está presente em seu
conto “A escrava” (1887).
Enquanto que o tema central de Aves sin nido (1889), de Clorinda de Matto de
Turner, é a denúncia ao maltrato e à opressão que sofriam os índios, e a
corrupção e incompetência de juízes, governadores e padres. As personagens
femininas constituem as figuras protagônicas do conto. São elas que se erigem
em defensoras da justiça transgredindo o discurso patriarcal hegemônico no final
do século XIX em que as mulheres aparecem indefesas, como pessoas requerem
apoio e condução para desenvolver-se na esfera pública. São elas seus aliados,
as que condenam aos opressores, e a chave da relação entre mulheres e
homens, entre índios e brancos. A reação contra a escritora foi intensa, em
numerosos artigos foi recriminado seu anticlericalismo e foi excluída do círculo de
intelectuais. Fato que se agravou quando em 23 de agosto de 1890, foi
denunciada pelo arcebispo de Lima porque em “El Peru Ilustrado”, revista que ela
dirigia, foi publicado um conto do escritor brasileiro Henrique Maximiliano Coelho
sobre a vida de Cristo, em que aparece um Jesus mais terreno interessado em
Maria Madalena. O arcebispo proibiu a leitura da revista, a excomungou e Aves
sin nido, figurou entre os livros condenados. Pouco depois viajou em exílio a
Buenos Aires onde morreu a 25 de outubro de 1909. Sequer lhe foi permitido
regressar ao Peru, e somente quinze anos depois, em 1924, os restos de Clorinda
Matto de Tuner foram enterrados em Lima.
Mercedes Cabello, foi uma tenaz defesora da educação e emancipação da
mulher, posição que se reflete em vários de seus artigos publicados nos diários da
época em Lima. Em 1886 obteve a medalha de ouro por seu romance Sacrificio y
recompensa, no concurso promovido pelo Ateneo de Lima. Na referida obra
demonstra sua simpatia pelos patriotas cubanos que combateram na
independência da Espanha. No ano seguinte, em 1887, publicou seu romance
Eleodora, e em 1890, Blanca Sol, e Las consecuencias, consideradas estas
últimas como obras mais importantes, e com as que iniciou o romance realista no
Peru.
Quando em 1892, publicou El conspirador, a crescente confrontação entre
livres pensadores – para quem Mercedes Cabello se constituiu um símbolo - e
representantes do poder político e da Igreja, foi agravando-se cada vez mais. Com
frequência nas páginas dos principais diários foi alcunhada de louca, e isto se
repetiu todos os dias durante meses, até que foi sugerido que deveria ser
internada em um manicômio logo após o discurso que pronunciara no Liceo
Fanning onde defendeu a educação laica, e para maior escândalo destacou a
necessidade de que as mulheres conhecessem seu corpo. Em 27 de janeiro de
1900 foi internada no Manicômio del Cercado de Lima, onde permaneceu nove
anos em silêncio e desterro até que morreu em 12 de Outubro de 1909.
Destaca na Bolívia o romance, Cuidado con los celos ( 1893), de Lindaura
Anzoátegui, primeira narradora boliviana a denunciar o mau trato e a exploração
que sofriam os índios de seu país e a questionar a situação da mulher. Em seu
romance as mulheres e os marginalizados adquirem identidade, e se tornam eles
mesmos quando se sacrificam. Por outro lado, Adela Zamudio em seu romance
Intimas, refere-se à impossibilidade do amor e do matrimônio em uma sociedade
que marginaliza um sexo e o submete. Em contos e poesia expressou o profundo
mal estar que produzia a condição de subordinação das mulheres:
Cuánto trabajo ella pasa / Por corregir la torpeza / De su esposo, y en la casa, /
(Permitidme que me asombre). Tan inepto como fatuo, /Sigue él siendo la cabeza,
¡Porque es hombre!
Juana Manuela Gorriti, lutou pelos direitos da mulher ainda que com as
contradições da sociedade daquela época na idealização da mãe, esposa e
virgem. Autora de Panoramas de la vida: coleção de romances, fantasia, lendas e
descrições americanas, sua produção literária “vai do ponto mais culminante do
romantismo até o positivismo do fim do século.
Tal como disse Cornejo Polar em relação ao romance de Clorinda de Matto, a
literatura escrita pelas mulheres ao final do século XIX, pode ser lida como uma
reflexão sobre a modernização e a construção de uma nova identidade baseada
na integração da mulher à vida social e econômica, e a integração da comunidade
índigena liberada dos abusos aos era submetida.
Vanguarda literária e artística da década de vinte
A Primeira Guerra Mundial e o triunfo da Revolução Russa influenciaram
profundamente as primeiras décadas do século XX. São os anos do surrealismo,
da Quimera de Oro de Chaplin e El acorazado Potemkin de Eisestein. Os
trabalhadores unem-se em intensas jornadas pelas oito horas e pela organização
sindical; surgem novas correntes literárias e artísticas baila-se o charlestón e a
valsa. As mulheres cortam os cabelos despojam-se de seus trajes longos, e
proclamam o direito de serem artistas e escritoras. No Peru, José Carlos
Mariátegui funda em 1926 a revista Amauta que ele mesmo definiu de doutrina,
arte, literatura e polêmica, desde de uma perspectiva crítica e de vanguarda, em
que se publicam artigos, poemas e contos das mais destacadas escritoras
daquela época.
As mulheres que escreveram neste período de transição do final do
modernismo e desenvolvimento do vanguardismo, expressaram um mundo
interior pleno de intensidade lírica, posto sem temor nem vergonha de ser
mulheres, de sentir-se artistas e livres. Provavelmante por isto, aparecem como
pessoas extranhas, revoltadas e muito sensíveis. São as tragédias da história
cultural latino-americana: Alfonsina Storni suicidou, Delmira Agustini morreu
assassinada pelo seu marido, María Luisa Bombal tentou assassinar um antigo
amante, e María Antonieta Rivas Mercado se suicidou na Catedral de Notre
Dame, em Paris.
A figura emblemática daquela época foi a poetisa chilena Gabriela Mistral(
1889-1957), e no Peru, Magda Portal(1900-1988). O tema da maternidade, o
desejo de ser mãe e ter filhos é particularmente tratado na poesia de Mistral. Hoje
sabemos que “ foi mãe, inclusive biológica, ainda que isso não transcendeu
publicamente; que perdeu seu filho Yin Yin quando este adolescente, em
circunstâncias trágicas; e que sua visão sobre a maternidade oscila ao calor de
suas experiências vitais e de seus trajetos estéticos e ético-políticos que ela vai
desenvolvendo”. Já a poeta cubana, Dulce María Loynaz, (1902-1997), escreveu
um poema à contra corrente intitulado: “Canto a la mujer estéril”, que foi
duramente criticado.
Por outro lado, para Magda Portal, poeta e militante política, a arte é o
resultado lógico das diversas tendências sociológicas e filosóficas, e não produto
anárquico. Declara que a arte nova corresponde à pós-guerra, aos inusitados
triunfos da ciência e ao grito de liberdade que lança o homem.“ “Todo um desfile
de cadáveres foi necessário para isto, também milhões de fantasmas famintos”,
acrescenta. “ A arte se despiu das inúteis pompas de Darío -a beleza em si é
estéril, a arte deve ser criadora”. Nos 7 Ensayos de Interpretación de la Realidad
Peruana, Mariátegui enfatiza o advento de Magda Portal, surge para o Peru, a
primeira poeta, porque até a sua chegada só havia surgido mulheres de letras.
Alfonsina Storni (Argentina, 1892 – 1938), alcançou popularidade com a
publicação em 1925 de seu poemário Ocre, e teve uma importante presença na
vida intelectual do seu país, Em diversos artigos deixou claro, “que a mulher não
estava mais disposta a tolerar os vencidos limites intelectuais sociais e políticos e
que se encaminhava decididamente ao alcance de sua emancipação”. Também
foram reconhedidas, Juana de Ibarbourou (Uruguay 1892-1979) y Delmira
Agustini (Uruguay 1886-1914)17, entre otras.
O gênero autobiográfico, iniciado em 1915 com Boudoir Diary, da brasileira,
Flora de Oliveira Lima, teve várias seguidoras durante esse período como a
venezuelana Teresa de la Parra (1889-1936) que em seus romances:Ifigenia,
Diario de una señorita que escribió porque se fastidiaba, Memorias de Mamá
Blanca, Diario de una caraqueña por el Lejano Oriente, y Diario de Bellevue-
Fuenfría-Madrid, mostra aspectos relevantes de sua vida e de sua educação,
postulando uma “nova origem da cultura elaborada a partir de uma feminilização
da transculturalização latino-americana”.
Victoria Ocampo (Argentina 1890-1979), escreveu suas memórias em sete
volumes. O primeiro, El Archipiélago, está constituído por breves vinhetas de
rememoração de sua infância. A chilena María Flora Yánez (1898-1982), publicó
Visiones de la infancia (1947), reconhecido como “livro de excepcional relevância
já que introduziu a intimidade familiar, o cotidiano dos lares santiaguenhos no
cenário literário do seu país descritos sob um tom poético. Diferente é, no entanto,
o tom autobiográfico da peruana Zoila Aurora Cáceres Moreno (1877 -1958) em
seu romance Mi vida con Enrique Gómez Carrillo, publicado en 1929. Nele, a
escritora quer estabelecer sua própria verdade, propósito importante se se tem em
conta que encobre que seu esposo era homossexual. Neste gênero, o livro mais
lido foi Las Memorias de una cubanita que nació con el siglo Renée Méndez
Capote (1901-1989) que recorda sua infância, a educação das mulheres e as
reunioes sociais daquela época.
Entre 1919 y 1950, houve na Colômbia uma presença importante de escritoras
que até a publicação da antologia de escritoras antioquenhas publicado no ano
2000, permaneceram no esquecimento. Entretanto, trata-se de 44 contos dos
quais 25 foram publicados, vários deles concorreram no Concurso Feminino de
Literatura de 1921, demonstrando “os obstáculos que as mulheres enfrentavam
para competir em pé de igualdade com os escritores pelo seu acesso desigual à
educação, e pela falta de apoio ao seu trabalho intelectual. Destacam-se as
crônicas e contos de costume de Sofía Ospina de Navarro, que descrevem com
um agudo sentido de observação e humor, a vida das mulheres da cidade de
Medelín.
Mesmo que a tentativa de assassinato de seu ex-amante, o senador Eulogio
Sánchez Errázuriz dez anos depois de ter terminado a relação amorosa, se
transformou na escritora chilena María Luisa Bombal (1910-1980) no alvo de
críticas e ataques, seus romances La última niebla (1935) y La amortajada (1938)
representam um marco na literatura latino-americana. Questionam com ironia a
sociedade e a classe que coube a ela viver, e exploram profundamente o feminino
tradicional. La amortajada tem uma estrutura quase pós-moderna, “pensada
desde o momento em que o leitor identifica a voz narrativa principal como um
cadáver”.
A rememoração histórica está presente na mexicana Nellie Campobello (1909
– 1986), autora de Cartucho y Relatos de la lucha en el norte de México, no qual
descreve acontecimentos relacionados com a revolução mexicana. Da mesma
forma, a peruana María Nieves y Bustamante (1865-1947), no seu romance,
Jorge, el hijo del pueblo (1892), relata os trágicos acontecimentos do levante de
Arequipa contra o governo de Castela em 1856, a mais cruel das guerras civis que
destroçaram o Peru.
Durante este período, surgem no México importantes dramaturgas: Catalina
D´Erzell, (1891-1950), publicou em 1927: ¡Esos hombres!, obra teatral
representativa da condição da mulher mexicana daqueles anos. Amalia de Castillo
Ledón (1898-1986), uma das primeiras feministas de México y autora de Cuando
las hojas caen, que estreou com grande sucesso em 1929. María Luisa Ocampo,
(1900-1974), en La casa en ruinas (1934) que apresentou uma típica família de
classe média em que a única missão que a esposa tinha era cuidar do seu
marido. Logo, as mudanças produzidas na sociedade mexicana foram refletidas
em Cuando Eva se vuelve Adán, de Magdalena Mondragón (1913-1989), e
Divorciadas, de Julia Guzmán (1906-1977). Nele, as protagonistas lutam pelos
seus direitos, numa época de confrontação com a mulher tradicional, que
significava ter muitos filhos, ser submissa e abnegada com o marido. Ao passo
que, em Divorciadas, aparecem as mulheres que oprimidas e marginalizadas
pelos seus maridos não tem outra alternativa senão o divorcio, vivido com um
grande sentimento de culpa por ter deixado os seus filhos sem pai.
O começo de um longo caminho
A marginalização cultural, política, social e econômica das mulheres, e a
pouca autoridade intelectual que lhes era concedida, constituem-se nos temas
centrais da obra da poeta e narradora mexicana Rosario Castellanos (1925-1974).
Em um momento em que as mulheres latino-americanas começavam a percorrer
um longo caminho em prol de sua própria voz, para escrever vendo-se como
mulheres, Castellanos adverte que “a genialidade aparece como uma espécia de
masculinidade superior e em conseqüência disso, a mulher nunca poderá ser
genial, pois vive de um modo inconsciente ao passo que o homem é consciente e
ainda mais consciente o gênio.
Os conflitos e problemas que as mulheres devem enfrentar “para se constituir
em sujeitos criadores de obras culturais e artísticas, analisados e refletidos por
Castellanos, deram um importante impulso à literatura escrita por mulheres
através de personagens femininos vencidos e em situaçoes limites. Fio condutor
que se adverte desde o seu primeiro romance Balún Canán, publicada en 1957,
onde a defesa dos sem posse, e a resistência dos povos indígenas contra as
famílias donas de grandes fazendas, no período de reforma agraria (1935-1940),
sob a presidência de Lázaro Cárdenas, aparece na relação de uma menina com
sua babá indígena. São dois mundos separados e enfrentados, os excluídos e os
opressores, que a menina vai descobrindo através dos gestos cotidianos e
inocentes, que lhe produzem uma dor intensa. No idioma maya, Balún Canán
significa os Nove Guardiaes em referência às montanhas que protegem Comitán,
um antigo povoado indígena situado no conturbado estado de Chiapas.
A menina como protagonista na narrativa latino-americana de meados do
século XX, não é casual, já que “a novela de formação permite o confronto da
protagonista frente aos valores da sociedade em um processo em que poem em
jogo os desejos dos individuos e suas possiblidades de cumpri-los. Como, por
exemplo, em Ana Isabel, una niña decente (1949), da venezuelana Antonia
Palacio, e El peligro (1957), da peruana Sara María Larrabure, embora que nele
prime o desejo da liberdade e o medo.
Outra grande figura deste período é a escritora mexicana Elena Garro (1920-
1998). En 1958, publicou suas primeiras peças teatrais em Un hogar sólido, y com
seu romance Los recuerdos del porvenir (1963) ganhou o Premio Xavier
Villaurrutia. O romance trata sobre a Guerra Cristera onde o tema do poder se
apresenta sob uma perspectiva política, mas sobretudo fantástica, elemento que
está presente em sua obra. Foi a primeira esposa do célebre poeta Octavio Paz, e
segundo a pesquisadora mexicana, Patricia Rosas Lopátegui, foi menosprezada e
esquecida como dramaturga e escritora, e inclusive não foi reconhecido seu
trabalho jornalístico que desenvolveu duranto a década de 40. En que medida
este esquecimento tem relação com o grande prestígio de Paz? É uma pergunta
que subjaz nas biografias sobre a escritora. Teríamos que dizer também que foi
uma opositora tenaz do governo, e que nunca se adequou à sociedade tradicional
mexicana, que a negou, porque se atreveu a questionar o poder patriarcal do
estado e do marido.
O insólito e a busca de Deus, está encarnada na poesia da mexicana Enriqueta
Ochoa (1928), que desde o início de sua obra nos anos cinquenta esquiva dos
olhares estranhos, e como lhe escreve à filha pequena: Eu me olho e não sou
uma cripta em chamas, / uma existência inconforme, sonâmbula,/ carregada de
fadiga”. Enquanto que o oculto, “o que implica o mistério, a cidade labiríntica como
metáfora da realidade cotidiana, as busca do espírito, a reflexão sobre o atual, são
alguns traços que caraterizam a fição de Luisa Josefina Hernández (1928).
O tema da pobreza está presente no romance que Raquel de Queiroz (Brasil
1910-2003), publicou em 1930, O Quinze. Ao passo que a brasileira Patrícia
Galvão (1910-1962), irrompe como militante do partido comunista na sua luta
contra o governo autoritário de Getúlio Vargas. Publicou Parque Industrial, en
1933 y Paixão Pagu, um conto autobiográfico. Patrícia Galvão, se atreveu a
desafiar um sistema político pelo qual foi presa três vezes, e “provocou uma
revolução em um tempo e uma sociedade que não estavam preparados para que
uma mulher deixasse seu papel de mãe e esposa e se prendesse à busca de uma
meta que não fosse o matrimônio”.
Liberação através da palavra
Em 1971 com a aparição do livro Valses y otras falsas confesiones a poeta
peruana Blanca Varela (1926 - ), a voz lírica alcança uma intensidade expressiva
“poucas vezes alcançada na poesia do Peru, denuncia abertamente um mundo
feito para a guerra entre os países, para o confronto de gênero, o que origina a
degradação dos homens e das mulheres. Em sua obra, Vals del "Angelus", diz:
Ve lo que has hecho de mí, la santa más pobre del museo, la de la última
sala, junto a las letrinas, la de la herida negra como un ojo bajo el seno izquierdo.
Ve lo que has hecho de mí, la madre que devora a sus crías, la que se traga
sus lágrimas y engorda, la que debe abortar en cada luna, la que sangra todos
los días del año.
É a voz da mulher que está criando seu próprio textos literario, é a moça má da
história como María Emilia Cornejo (Perú 1950-1972) que antes de se suicidar,
quando tinha apenas 22 anos, proclamava:
Yo soy la muchacha mala de la historia/ la que fornicó con tres hombres/ y le
sacó cuernos a su marido/ soy la mujer que lo engañó cotidianamente/ por un
miserable plato de lentejas.../ soy la mujer que lo castró/ con infinitos gestos de
ternura/ y gemidos falsos en la cama/ soy/ la muchacha mala de la historia.
Como Alejandra Pizarnik (Argentina 1936-1972), a poeta emblemática dos
sessenta e setenta, cuja voz expressão de dor, oscila entre a morte e a atração ao
silêncio. Seu suicídio consolidou o mito da poeta maldita, e sua morte “o ato
fundador de seu trabalho criativo e, em certo sentido, sua escritura provem de um
gesto fatal”. Em Fragmentos para dominar o silêncio, escreve:
Las fuerzas del lenguaje son las damas solitarias, desoladas, que cantan a
través de mi voz que escucho a lo lejos. Y lejos, en la negra arena, yace una niña
densa de música ancestral. ¿Dónde la verdadera muerte? He querido iluminarme
a la luz de mi falta de luz. Los ramos se mueren en la memoria. El yacente anida
en mí con su máscara de loba. La que no pudo más e imploró llamas y ardimos.
Como Clarice Lispector (1920-1977), escritora de ficção de vanguarda com uso
de metáforas íntimas e de ruptura. Em sua obra, revela uma permanente crise de
identidade através de um estilo que ela mesmo definiu como “não estilo”. Os
personagens femininos de seus romances e contos, são complexos e estão na
luta desde a solidado e a desvantagem em constante reflexão sobre si mesmos,
falam com eles mesmos e com seu eu mais íntimo. O mesmo ato de escrever a
conduz ao vazio.
Tenho medo de escrever, é tão perigoso, Quem tentou, bem sabe.
Perigo de remexer o oculto e o mundo não vai à deriva, está oculto nas
suas raízes submersas nas profundidades do mar. Para escrever tenho
que me colocar no vazio.
São os anos de dor, as mulheres começam a ocupar um espaço na literatura e
na vida em permanente confronto com a sociedade patriarcal. Fanny Buitrago em
El hostigante verano de los dioses (1963) questiona a forma de relação entre
homens e mulheres; Marvel Moreno (Colombia 1939-1995), incorpora em Algo tan
feo en la vida de una señora bien (1980) personagens femininos que podem
escutar-se e comprender-se como mulheres; Laura Antillano (Venezuela 1950- )
volta o olhar para sua infância através de uma narração fragmentária até a
narração linear. Helena Parente Cunha (Brasil 1930- ) en A casa e as casas
(1966), incursiona no espaço das mulheres ancias refletindo a opressão que
sofrem; Lygia Fagundes Teles (Brasil 1923- ) ganha com seu livro de contos, O
cacto vermelho, o Prêmio Afonso Arinos da Academia Brasileira de Letras; Nélida
Piñon (Brasil 1937- ) publica a partir de 1961 um importante número de romances;
Elvira Foeppel (1923 -1998), em Círculo do medo (1960) y Muro Frio (1961),
apresenta mulheres angustiadas que não conseguem um espaço próprio na
sociedade excludente e patriarcal, e entram em conflito porque não encontram
nenhuma saída nem solução.
Na escritura desses anos, Rosario Ferré, (Puerto Rico 1938 - ) se constitui em
uma figura chave na história cultural da América Latina porque rompe com a
tradição feminina ao adotar uma posição política diante da sociedade. Em Papeles
de Pandora (1976) y Maldito Amor (1986), as mulheres são rebeldes que pugnan
por ocupar um lugar que lhes corresponde em um contexto de luta entre classes
sociais, dominação de gênero, da burguesia, e dos Estados Unidos, “através de
uma polifonia de vozes femininas que resgatam a linguagem popular e que lutam
contra a fragmentação de sua própria identidade e da identidade portorriquenha.”
A repressão política imposta pelas ditaduras na América Latina durante os
anos sessenta e setenta, principalmente, se vê refletida na escritura da uruguaia
Teresa Porzecanski (1945-), através de uma grande metáfora do silêncio sofrido e
auto imposto quando era proibido escrever, falar, e inclusive pensar. A linguagem
como espaço de desafio tem uma articulação diferente na peça teatral “Fala
baixo”, da dramaturga brasileira Leilah Assunção. Nesses anos de rejeição à
marginalização e à opressão que as mulheres sofriam possuiam uma conotação
muito próxima ao clima de repressão e a falta de liberdade política imposta pela
ditadura. Por isso, o riso provocado por “Fala baixo”, “expunha ao ridículo a
severa austeridade questionando sem medo os valores do sistema. A própria
ditadura percebeu isso e, em 1970, proibiu a peça durante a temporada.”
O conto da exclusão da escritora brasileira, Carolina Maria de Jesus, (1914-
1977), en Quarto de Despejo. Diário de uma favelada, mostrou a violência da
fome e a miséria a ponto do personagem ter a impressão de ser uma favela fora
de uso, digno de estar em um quarto de despojos. Na mesma linha e com mais
sucesso, surge o livro de Elena Poniatowska (México 1932 - ), Hasta no verte
Jesús mío (1969), sobre a azarenta vida de uma humilde mulher chamada Jesusa
Palancares contada por ela mesma. Os personagens de Poniatowska com a
diversidade temática de mais de vinte obras publicadas, são reais, vivem, amam,
riem, e contradizem assim, a predileção pelos derrotados, por esse culto mítico ao
trágico que explica Octavio Paz, no El laberinto de la soledad, expresão do
imaginário coletivo mexicano em que os derrotados, fracassam, mas morrem com
dignidade e glória.
Na década dos 80 a literatura escrita por mulheres já não é o gueto dos anos
anteriores, as mulheres figuram nas antologias literárias da América Latina, e se
publica uma profusão de livros com trabalhos críticos sobre sua escritura com
diversos enfoques em um espaço diferente e alternativo, em que o privado,
subverte o público. A incorporação de assuntos até então considerados
masculinos e o distanciamento de uma temática romântica e testemunhal abrem
caminho a novas formas de expressão.
A protagonista de En breve cárcel (1981) de Silvia Molloy, é uma escritora sem
nome, fechada em um quarto alugado, que sem identidade de mulher adulta tenta
formular seu próprio eu. Enquanto que em Conversación al Sur (1981) de Marta
Traba, duas mulheres conversam em uma casa-refúgio. Uma espera notícias de
seu filho e da sua nora grávida, e a outra, mais jovem, tenta sobreviver às marcas
da tortura deixadas no seu corpo e na sua alma. Ambas, cada uma a seu modo,
buscam uma voz que lhes pertença em um contexto de violência política.
Silvina Bullrich (1915-1990) Beatriz Guido (1922-1985) y Martha Lynch (1925-
1988), transcederam o âmbito íntimo para se transformar nas agudas e
controvertidas críticas da realidade da Argentina em um dos períodos políticos
mais violentos e pungentes que abrange os anos 60 e 80. Os problemas sociais
constituem o tema central nestas escritoras com as contradiçoes próprias da
época, por exemplo, Beatriz Guido proclamava o direito das mulheres a serem
indepentes, mas viveu submetida a sua amante.
La Nave de los Locos (1984), da uruguaia Cristina Peri Rossi incorpora à
escritura feminina o tema da violência e o exílio, baseada em uma metáfora
iconográfica do Tapiz de la Creación que está na catedral de Gerona pintado por
Bosch, cujo título alude a um escuro método para tratar à loucura. “Estas imagens
um tanto quanto inquietantes se entretecem com o fio narrativo da viagem,
condição essencial das expulsoes, alienaçoes e buscas existenciais
representadas no texto. Por outra parte, é bastante notório que as características
recém mencionadas situam de início a esta narrativa original dentro da ficção pósmoderna”.
A escritora argentina Luisa Valenzuela (1938- ), no Libro que no muerde
(1980), Cambio de armas (1982), y Donde viven las águilas (1983), pretende
resgatar a mensagem original que supoe estes contos em sua forma oral arcaica.
No conto “La llave” se apropria da curiosidade feminina para transformá-la em um
eficaz instrumento para o conhecimento, e seu último romance La Travesía
(2001)” é um convite a penetrar no labirinto de sua escritura, de empreender um
percusso para a psiquê de uma mulher angustiada pelo peso da memória para
chegar ao segredo mais íntimo de sua alma.
Em La premeditación y el azar (1989), de Pilar Dughi (Perú 1956-2006), chama
a atenção a criação literária a partir da interação entre o privado e o público que é
mais evidente em Puñales Escondidos (1998), em que a protagonista deseja ser
reconhecida pelo seu trabalho no contexto de uma sociedade patriarcal que a
exclui. Também em La Rompiente, de Reina Roffé, (Argentina 1951- ), o que mais
ressalta é a voz que apesar do clima asfixiante tenta se afirmar ser própria. Las
Dos caras del deseo de Carmen Ollé (Perú 1947- ) tem em comum com o
romance de Roffé, “ a desesperança e a ausência das metas claras de sua figura
central, que igualmente é uma escritora sem muita fé em suas capacidades
também empreende uma viagem com a companhia somente do desconcerto,
seus temores e sua escassez de recursos materiais e emocionais”.
De outro ângulo, o início do debate sobre temas nacionair teve uma expressão
particular na Argentina com o romance de Martha Mercader (1926- ),
Juanamanuela mucha mujer (1982), que abrange um período da história desse
país marcado pelas guerras de independência até a instituicionalização do estado
nacional através da vida de Juana Manuela Gorriti. Também a insurgência política
na América Latina e os movimentos revolucionários, constituíram um tema
importante na narrativa feminina dessa década. Rigoberta Menchú ganhou em
1983 o Prêmio Casa de las Américas pelo seu livro: Me llamo Rigoberta Menchú,
a voz de uma mulher excluída por ser mulher, indígena e opositora do regime
político. Gioconda Belli (Nicaragua 1948-) comprometeu sua narrativa e teve uma
ativa participação na Frende Sandinista de Liberação Nacional. Em seu romance,
La mujer Habitada , vai criando a si mesma como ser humano através da luta
política, e como mulher buscando internamente o sentido de sua vida. Neste
processo deixa entrever a luta interna entra a prática política e a vida cotidiana, e
a congruência que isto lhe exige.
O desafio do futuro
Nos anos noventa foram produzidas mudanças transcedentais na América
Latina, uma nova configuração dos espaços sociais e culturais, a consolidação de
organizaçoes feministas e de organizaçoes populares de mulheres, assim como a
inclusão crescente da mulher no mercado do trabalho, o que originou mudanças
na família e um novo imaginário coletivo.
A defesa do sem posse e excluído continuou ocupando parte importante da
produção literária das mulheres, mas sob a perspectiva da mudança. No romance
de Ana Teresa Torres, (Venezuela 1944- ), Doña Inés contra el olvido (1992), o
tema central é a memória dos negros em prol da liberdade; a boliviana Alison
Spedding, en su novela De cuando en cuando Saturnina, relata uma rebelião
indígena produzida entre el 2070 y 2085 na voz de uma mulher, e Carmen
Boullosa (México 1954- )faz incursão em romances que poderíamos qualificar de
históricos em que se poe ao lado dos humildes e vencidos, “no universo mágico
dos indígenas, abundante em tradiçoes e segredos mítico-religiosos da cultura
México/Azteca.
Em La madriguera (1996), de Tununa Mercado (Argentina 1939-), a memória
serve para subverter a história, através de uma ponte que se estabelece entre la
historia de una menina e a história nacional. Ao passo que no romance de Laura
Riesco (Perú 1940- ), Ximena de dos caminos (1994), o confronto que uma
menina vive entre o mundo do pai de origem espanhola e funcionário da
companhia norte-americana que então explorava um entrave mineiro, e o das
criadas todas de origem indígena, é o universo que deve transitar sorteando
dificuldades e desafios na exploração de um mundo interior, transformando assim
a busca da própria identidade no longo caminho que deverá percorrer para
conseguir finalmente sua liberação através da palabra.
Mas o fato mais relevante dos anos noventa foi o boom da literatura escrita por
mulheres na América Latina, expressa em quatro romances: La casa de los
espíritus (1982), de Isabel Allende (Chile 1942- ); Arráncame la vida (1986) de
Ángeles Mastretta (México 1949-); Como agua para chocolate (1989) de Laura
Esquivel (México 1950-); y Nosotras que nos queremos tanto (1991), de Marcela
Serrano (Chile 1951). Foi dito então que o realismo mágico iniciado na América
Latina com o romance Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez, tinha
expressão feminina na Casa de los Espíritos, amplamente reconhecida pela
crítica, e que iniciou um discurso que fascinou a década dos noventa: o amor, o
ambiente íntimo e a cozinha.
Entretanto, depois decepcionou o romance multimidiático de Laura Esquivel, La
ley del amor (1995), Mal de amores (1996) de Ángeles Mastretta y las
divagaciones culinarias de Isabel Allende en Afrodita (1997). É provável que o
conto linear com influência do realismo mágico, a ênfase em temas sentimentais e
domésticos, e uma construção de caracteres típicos onde a protagonista
aparecesse como uma super mulher, lhe fora imposto com a ajuda do mercado
um corsé ao romance escrito por mulheres que teve uma curta duração. Mas esta
falta de simpatia – afirma Reise – com relação a todo o tipo de conto que não
desafie, desde as bases mesmas da linguagem, os valores hegemônicos e o
logocentrismo dominante, pareceria negar a validade e a importância das “tretas
del débil”, noção que Josefina Ludmer utilizou convincentemente para analisar a
obra de Soror Juana Inés de la Cruz e com a qual a maior parte da crítica
feminista esteve de acordo.
Mas o certo é que na era da globalização, do fim das utopias e da consolidação
dos discursos neo-liberais, se adverte na primeira década do século XXI, uma
maior intolerância rumo às diferenças culturais, religiosas e étnicas, nas quais a
exclusão e a marginalidade abrangem maiores setores da sociedade. A expressão
da subjetividade é cada vez mais negada e tudo parece despersonalizar-se
individual e coletivamente. Nessa perspectiva, o desafio está lançado. É
necessário dar resposta aos silêncios, examinar os discursos daqueles que
disseram muito e nada sobre o matrimônio, a maternidade, o corpo feminino, o
espaço íntimo e o espaço público, na construção de uma subjetividade enfrentada
A novas formas de relação social. E, estimular uma consciência de alteridade em
defesa de nossa identidade cultura e histórica latino-americana, contra uma
civilização negadora da diversidade e da diferença cultural.
Traduçao de Janaína Soares Alves – Doutora em Língua Espanhola pela
Universidad de Salamanca – Espanha. Título Reconhecido pela Universidade
Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora do Departamento de Letras e
Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus – Bahia- Brasil
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