Principal Notícias Cursos Online Contato Empregos Livros
--------------------------------------------------------------------------------
InfoEscola » Geografia » Continentes » América » Peru »
História do Peru
Por Thais Pacievitch
Existem indícios de presença humana no país que, hoje, conhecemos como Peru, há mais de 15.000 anos, mas a civilização pré-colombiana que merece maior destaque é a Inca. O vasto império Inca, rico em ouro e prata, em 1.500, (estendia-se pelo rio Paraguai e Amazonas, pelo Equador, Bolívia, atual Peru e pelo norte do Chile) iria tornar-se alvo da cobiça dos espanhóis que já estavam sediados na América central.
Em 1.531, o conquistador espanhol Francisco Pizarro desembarcou no Peru com 183 homens e, utilizando a guerra civil que dividia os incas, conseguiu fazer do seu império uma posse espanhola. Assim, em 1.534, fundou, às margens do rio Rímac, a Cidade dos Reis (atual Lima). A independência peruana foi proclamada no dia 28 de julho de 1.821, mas o que de fato independizou o Peru foram as batalhas de Junín (6 de agosto/1.821) e Ayacucho (9 de dezembro/1.821) ambas lideradas por Simón Bolívar.
Entre 1.879 e 1.883, o Peru entrou em guerra com o Chile para disputar a província de Tarapacá, rica em jazidas de nitratos. O Peru foi vencido e, portanto perdeu parte do seu território.
Em 1.924, intelectuais peruanos fundam a aliança popular revolucionária americana (APRA), um movimento de tendência marxista, influenciado pela revolução mexicana. Na década de 30, a APRA foi alvo de sangrenta repressão e as eleições que havia vencido foram anuladas. Nas décadas seguintes intercalaram-se presidentes democráticos e golpes militares.
Durante a década de 80, o Peru passou por uma forte crise social e econômica, caracterizada pelo aumento da dívida externa, descontrole fiscal, grande inflação e luta armada interna. É neste cenário que surgem dois grupos guerrilheiros: o Sendero Luminoso e o Movimento Revolucionário Tupac Amaru (MRTA) que pretendiam estabelecer um novo governo através da guerrilha.
Em 1.990, a inflação daquele país chegou a 7.649%. É neste ano que Alberto Fujimori é eleito do Peru, logo em seguida, fecha o congresso e convocou uma assembléia constituinte para elaborar nova constituição política. Mesmo com algumas melhorias sociais e econômicas Fujimori sai do poder, em 2.000, sem tirar o país da recessão.
Em 2.006, Alan Garcia Pérez torna-se o novo presidente peruano (pela segunda vez, da primeira, entre 1.985 e 1.990, o Peru passou pela pior crise de sua história). Sob seu atual governo, o país passa a exportar bem mais, reduz a inflação, aumenta consideravelmente o PIB.
Torne o InfoEscola a sua página inicial! Clique aqui e saiba como.
Data de publicação: 24/06/2008
Categorias: História, História da América Espanhola, Peru Imprimir | Recomendar | Link
Nenhum comentário sobre "História do Peru". Clique aqui para adicionar um comentário.
Deixe um Comentário
Clique aqui para cancelar a resposta.
Você precisa estar logado para comentar este texto.
Pesquisa personalizada
ConteúdoAdministração Artes Astronomia Biografias Biologia Ciências Curiosidades Direito Doenças Drogas Economia Educação Espanhol Esportes Filosofia Física Francês Geografia História Informática Inglês Literatura Matemática Medicina Mitologia Política Português Profissões Psicologia Química Redação Religião Sexualidade Sociedade Sociologia
--------------------------------------------------------------------------------
Política de Privacidade | Feed RSS | Twitter | Facebook | XML Sitemap
Copyright 2006-2010 - Todos os direitos reservados. É proibida a cópia do conteúdo deste site, exceto para trabalhos escolares. (Lei 9610/98).
COPYRIGHT INFOESCOLA
Nenhum comentário:
Postar um comentário