quarta-feira, 29 de setembro de 2010

5554 - LINGUAS DO PERU

MASI TRAVEL
SUDAMERICA










Mapa do Peru
Dicas de Viagem
Noticias sobre o Peru
Clima Actual
Embaixadas no Peru
Sismologia do Peru
Aeroporto de Lima-voos

Destinos
Arequipa

Chiclayo

Cusco

Ica

Iquitos

Lima

Nazca

Piura

Puno

Trujillo

Tumbes



Hoteis
Hoteis em Arequipa

Hoteis em Chiclayo

Hoteis em Cusco

Hoteis em Ica

Hoteis em Iquitos

Hoteis em Lima

Hoteis em Nazca

Hoteis em Piura

Hoteis em Puno

Hoteis em Trujillo

Hoteis em Tumbes


Fotografia
Fotos de Arequipa

Fotos de Chiclayo

Fotos de Cusco

Fotos de Ica

Fotos de Iquitos

Fotos de Lima

Fotos de Nazca

Fotos de Piura

Fotos de Puno

Fotos de Trujillo

Fotos de Tumbes
























































































































































































Inicio > Informações Uteis
PERU: Informações

Situação geográfica Vacinas
Clima A Melhor Epoca para Visitar o Peru
Economia Drogas
População Bagagem
Língua Hora Local
Religião Corrente Eléctrica
Documentação Informação Geral Sobre Restaurantes
Alfãndega Taxas de Aeroporto
Moeda e Cãmbio Impostos



Situação geográfica

O Peru tem 1.285.216 Km² de superfície.

Compreende três regiões: costa, serra e selva.

Costa – Possui uma costa de 2.500 Km de longitude, com uma largura máxima de 200 Km a norte e de 40 Km a sul. É na zona sul que há maior concentração de população.

Serra – Os Andes, a cadeia montanhosa mais extensa do mundo, cruza o Peru de norte a sul.

Selva – Esta gigantesca região, frondosa e verde, como nenhuma outra, é a região menos povoada do Peru.



Clima

Encontram-se no Peru quase todos os climas do mundo.

É curioso como a diferença de relevo pode modificar o clima de uma região.

Clima da zona costeira (Lima, Trujillo) – De Abril a Setembro é a época mais fria.

No verão faz calor pelas manhãs e entre o final de Dezembro e Março, o céu apresenta-se limpo. Durante a noite pode arrefecer um pouco, podendo ser necessário o uso de um casaco.

Clima da serra – Há duas estações distintas, marcadas pela presença ou ausência de precipitação.

A época das chuvas decorre entre Novembro e Março, com frequentes e fortes aguaceiros de várias horas de duração, especialmente durante a tarde.

A altitude e a presença quase constante de nuvens, evita que as temperaturas subam demasiado, apesar de ser verão no hemisfério sul.

A época seca caracteriza-se por céu azul durante o dia. As temperaturas mantêm-se suaves enquanto dura o sol, mas há geralmente um arrefecimento ao amanhecer e ao anoitecer.

Clima da selva – Tal como na serra, há também duas estações: uma de Novembro a Maio, em que chove praticamente todos os dias durante várias horas e outra de Junho a Outubro, conhecida como época seca, onde podem ocorrer chuvas fortes mas de curta duração.

O clima da selva caracteriza-se essencialmente pela humidade que varia entre 80% e 100%, conforme as estações; e a temperatura, que sofre poucas alterações e cuja média anual ronda os 28ºC



Economia

Actualmente a economia está dominada pelo sector dos serviços, que traz mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) e ocupa igualmente mais de metade da população activa. Segue-se a indústria, as minas e a construção, com um terço da produção e apenas com 15% da população trabalhadora. Em último lugar vem a agricultura e a criação de gado, com pouco mais de 15% do PIB, mas com uma terça parte dos trabalhadores empregados.



População

Com pouco mais de 23 milhões de habitantes (dados de Junho de 1994), o Peru é o sétimo país mais povoado da América.

70% da população concentra-se nas cidades. Em Lima vivem actualmente mais de 8 milhões de pessoas, quer dizer, um terço do total, enquanto que em 1940, quando se realizou o primeiro censo deste século, os habitantes na capital eram apenas 850.000.

Trujillo e Arequipa rondam um milhão de habitantes.

A densidade média da população é de 18 habitantes por Km², embora as diferenças entre as diferentes zonas sejam enormes.



Língua

O castelhano é a língua oficial do Peru e é a língua mãe de mais de 80% da população.

16,5% dos peruanos tem o " Quechua " como primeiro idioma, os restantes habitantes falam outras línguas nativas, como os diversos idiomas utilizados pelos nativos da Selva Amazónica.



Religião

Desde a chegada dos espanhóis o Peru, tem sido um país maioritariamente católico. Hoje, 90% da população, segue essa religião, ainda que nos últimos anos se tenha produzido um ligeiríssimo decréscimo no número de fiéis, devido ao aparecimento de outros grupos religiosos, principalmente nas zonas rurais.



Documentação

As pessoas que chegam ao país provenientes da Europa não necessitam de visto.



Alfãndega

Entrada – Ao chegar ao Peru é necessário preencher uma declaração de alfândega, em que constem os objectos que paguem imposto e que estão especificados no verso do documento.

Os artigos que podem entrar livremente no país são os normais de qualquer viajante.

Uma vez passado o controle de passaportes e antes de sair do aeroporto, se chega por avião a Lima, tem que se passar por um sistema de controle que consiste no seguinte: o passageiro carrega num botão, se acender uma luz verde pode seguir o seu caminho, se acender uma luz vermelha, o guarda da alfândega deve revistar toda a bagagem.

Saída – É absolutamente proibido levar objectos de arte pré colombiana, embora em alguns locais se vendam livremente. Também não é aconselhável levar folhas de coca ainda que não esteja especificamente proibido. No país o consumo de folhas de coca é natural e vende-se legalmente para fazer um chá ou para mascar. A saída com este produto pode ser um motivo de susto ou trazer alguma perca de tempo na alfândega.



Moeda e Cãmbio

A moeda do Peru é o Nuevo Sol.

A divisa de maior aceitação é o dólar americano e de preferência em numerário, visto que os cheques de viagem são mais difíceis de cambiar. A cotização actual é 1 Dolar americano = 3.48 Soles



Saúde

A água não é aconselhável em nenhuma cidade do Peru. Os peruanos fervem a própria água das fontes ou consomem-na apenas engarrafada.

A água pode , contudo, utilizar-se , sem problemas em duches ou lavagem de dentes.

O Soroche ou efeito de altitude, é outro ponto a ter em conta quando se viaja por um país tão acidentado geograficamente, como é o Peru. Em geral as altitudes superiores a 3.000 metros em pessoas que não estão habituadas, pode produzir uma sensação de enjoou e de fraqueza geral, acompanhada de dores de cabeça, como consequência de uma menor concentração de oxigénio na atmosfera.

O efeito de altitude pode sentir-se nas zonas de maior altitude do país.



Vacinas

Febre amarela – nas zonas de selva exigem um certificado de vacinas.



A Melhor Época Para Visitar o Peru

Nenhuma época do ano é má para visitar o Peru. Tendo em conta o clima, a melhor altura vai de Maio a Setembro, coincidindo com a época seca na Serra e Selva. As chuvas de meados de Novembro a Março, podem dificultar actividades como as caminhadas e os passeios na selva. Algumas destas actividades podem eventualmente ser suspensas.



Drogas

É penalizado tanto o consumo como o tráfico de drogas. As folhas de coca podem adquirir-se facilmente nos mercados. É provável que depois de um certo tempo no Peru se crie o hábito de tomar chá de coca e se queira levar algum para casa. É melhor não se cair nessa tentação e ainda que seja menos pitoresco, é preferível comprar o que se vende preparado em saquetas de infusão ( como o de maçã ), com registo sanitário. Desta maneira evitam-se problemas com a guarda civil no caso de revista às bagagens, no país de origem ou com a própria polícia peruana na saída do país.



Bagagem

Como há grande variedade de climas no Peru, a bagagem deve ser variada consoante as zonas por onde pretende viajar.

Independentemente da época do ano, se a viagem inclui estadias nas zonas costeiras, serra ou selva, fará falta roupa que agasalhe, camisas e calças amplas, para evitar picadas de mosquitos, camisetas, calções, sapatos cómodos e sapatos de ténis.

Na época das chuvas é necessário levar guarda-chuva e na selva é melhor usar gabardina. É bom levar um protector solar e um chapéu.

Para levar dinheiro e documentos, as lojas especializadas em material de viagem, oferecem vários modelos de carteiras e cintos para se colocar em várias partes do corpo.

Nos voos internacionais, a bagagem permitida é de duas malas por passageiro e nos voos domésticos é de 25 a 30 kg por pessoa.



Hora Local

A diferença horária entre o Peru e Portugal é de cinco horas ou seis, conforme a época do ano, dependendo da hora Portuguesa. A Hora do Peru mantém-se inalterável todo o ano.



Corrente Eléctrica

A corrente eléctrica é de 220 volts.



Informação Geral Sobre Restaurantes

Nas cidades mais importantes há estabelecimentos para todos os gostos e bolsas.

A boa comida peruana encontra-se um pouco por todo o lado e nos melhores locais oferecem quase sempre uma ementa com pratos internacionais.

Nas aldeias o número de restaurantes é muito mais limitado e geralmente só existe comida local.



Taxas de Aeroporto

Para voos nacionais ou voos domésticos, a taxa de aeroporto é de 12.00 Novos Soles.

Impostos

Paga-se geralmente 10% pelo serviço de hotel e restaurantes que deve aparecer incluído, junto ao IVA (IGV),18%, na lista dos preços.

São estes os preços regulamentados, embora em locais de mais elevada categoria, os empregados esperem receber um gorjeta adicional.



Travel Peru - Perú - Peru
Lima Peru - Hotels Peru - Cusco Peru - Machu Picchu - Hotels Lima - Arequipa - Trujillo
Noticias Peru - Machu Picchu - Hotel Peru - Lima Peru - Trujillo - Cuzco
Lima Peru - Hotel Lima - Cusco



Copyright © Masi Travel Sudamerica - All Rights Reserved











COPYRIGHT MASI TRAVEL SUDAMERICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas