quarta-feira, 28 de março de 2012

RETRATOS DO BRASIL

Mobile Twitter Webmail Algo Sobre Vestibular, Concursos e ENEMPublicidadeBom dia, são 9:38
Contato
Publique
Cadastre-se
Inicio Geografia Rochas Magmáticas
Rochas Magmáticas
sobre Geografia por Algo Sobre
conteudo@algosobre.com.br
Mais...
PublicidadeAs rochas magmáticas são originadas a partir da consolidação do magma, sendo que através de sua textura pode-se determinar as condições geológicas em que estas rochas se formaram. Ao saber a textura, consegue-se determinar o tamanho e a disposição dos minerais que compõem a rocha.

Quando a consolidação do magma ocorre dentro da crosta terrestre, de modo que o resfriamento seja lento dando condições para que os cristais se desenvolvam sucessivamente, as rochas originadas deste processo são denominadas rochas plutônicas. A textura deste tipo de rocha é geralmente equigranular fanerítica, significando que os minerais que a constituem, possuem uma boa formação e um tamanho considerável.

Em condições onde ocorra o extravasamento do magma na superfície, passando do estado liquido para o gasoso num pequeno intervalo de tempo, as rochas originadas serão denominadas rochas vulcânicas ou extrusivas, cuja textura será vítrea, como consequência do pequeno intervalo de tempo que impossibilita a cristalização dos minerais. Caso o início da cristalização ocorra dentro das câmaras magmáticas, os cristais serão transportados pelo magma até a superfície, e com a alta variação de temperatura existente entre as câmaras e a superfície, a lava se consolidará muito rapidamente e formará um tipo textura denominado de textura porfirítica. Pode-se ainda ocorrer um tipo de textura denominado vesicular. A textura vesicular aparece quando da lava são liberados gases na forma de bolhas, que posteriormente ficam retidas pela consolidação da própria lava.

Dá-se a denominação pegmatitos a rochas que foram originadas a partir de um magma que possui uma grande quantidade de gases e elementos voláteis. O magma nestas condições se apresentara numa forma bastante fluída e possibilitará a formação de cristais cujo tamanho chega a ser bastante elevado.

As rochas podem ser consideradas ácidas, básicas ou neutras. Isto esta diretamente relacionado com o teor de silício que a rocha apresenta em sua composição. Falamos em rochas ácidas quando os teores de silício forem superiores a 65%, havendo a formação de silicatos e de cristais de quartzo. As rochas neutras são aquelas cujo o teor de silício vai de 52 a 65%. E por fim temos as rochas básicas onde o teor de silício vai de 45 a 52%, não havendo a formação de quartzo.

Para efeito de uma melhor compreensão dos aspectos das rochas magmáticas, será descrito abaixo as principais características de algumas dessas rochas.

Granito: É uma rocha plutônica de ocorrência bastante comum, aparecendo no Brasil na Serra do Mar e na Serra da Mantiqueira.
Apresenta-se nas cores que podem variar de cinza-clara a cinza-escura, vermelha e rósea.

Diabásio: É uma rocha magmática hipabissal, isto é, formada em condições geológicas superficiais. E constituída principalmente pelo piroxênio e plagioclásio cálcico, apresentando-se na cor preta e sendo uma das rochas melanocráticas bastante comum no Brasil.

Basalto: É uma rocha efusiva, de cor preta ou cinza escura, podendo apresentar vesículas, que quando preenchidas formam as amígdalas, cuja constituição pode apresentar minerais como o quartzo, que vem sendo explorado no Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil.


Textura das rochas magmáticas em função da forma dos cristais. (adaptado de Dorado, 1989).


Mais...
Leia Também
1. Descrição 2. Dicas de Interpretação 3. O Que Fazer na Hora do Branco 4. Como é que se começa uma Dissertação? 5. Como fazer uma dissertação + Lidos
1. Texto Dissertativo / Argumentativo 2. Como construir um texto dissertativo 3. Dicas de Interpretação 4. Dicas de Redação 5. Tipologia Textual Tags:
extravasamento posteriormente principalmente sucessivamente impossibilita transportados apresentando consideradas equigranular possibilitar
Marcar como favorito Hits: 281296
Comentários (0)
Escreva seu comentário
Nome

Email

Comentário
menor | maior
Adicionar comentário



Vestibular
Biologia
Espanhol
Física
Filosofia
Geografia
Gramática
História
Inglês
Literatura
Matemática
Química
Redação
Redações ENEM
Concurso
Conhec. Bancários
Cont. Geral
Dir. Administrativo
Informática
Mat. Financeira
Noções Básicas PM
Português
Artigos
Administração
Atualidades
Carreira
Comportamento
Cultura
Economia
Educação
Haikai
Interesse Público
Marketing
Política
Psicologia
Assuntos
Biografias
Mitologia
Profissões
Saúde
Sociofilosofia
Cursos
Cartas
Currículo
Leitura Dinâmica
Memorização
BiografiasProfissõesResumosSimuladosVideoaulasAutoresNoticias
Capa
Brasil
Ciência e Saúde
Concursos
Educação
Mundo
Vestibular
Downloads
Redações
Livros Completos
Modelos de Cartas
Outros
LivrosSilabadorContatoWebmailPublicidade


Identificação


Lembre-se de mim


Esqueceu a senha?
Registro
PublicidadeArtigos do Mesmo Autor
Cartografia
Possessive Adjective
Heródoto
Luís Gonzaga das Virgens
Derek Walcott
Publique seu artigo
Gostaria de ter alguns dos seus artigos publicados aqui no Algo Sobre?

Envie agora

MM - MMXI © Algo Sobre Vestibular e Concurso - Direitos reservados
Quem somos | RSS | Cadastre-se | Anunciar | Release | Termos do Uso

COPYRIGHT ALGO SOBRFE O VESTIBULAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas