quarta-feira, 28 de março de 2012

NASCENTES DO AMAZONAS

PrincipalPaula SaldanhaO InstitutoObjetivosProjetosRELATÓRIO DE ATIVIDADESMotirõBiodiversidadeExpedições à NascenteGaiaMicrobacia dos LúciosAcervo EtnográficoTV ComunidadesExposiçõesTerra AzulImprensaContato"Nossa missão é contribuir para a formação de uma
consciência crítica das novas gerações e melhorar a qualidade
de vida das populações brasileiras, dando ao grande público
uma macrovisão do país e sua gente."


Expedições à Nascente do Amazonas
Dando continuidade ao trabalho de documentação de nosso país, que foi iniciado em 1977, com o biólogo Roberto Werneck, Paula Saldanha coordenou, em 1994, a primeira equipe de TV a chegar à “Nascente do Rio Amazonas”, documentando a região.

Em 2007, em parceria com instituições como o INPE, IBGE, ANA e IGN (Peru), Paula organizou, com o apoio do IPS e da RW Cine, a “Expedição Científica Brasileira e Peruana” para a colocação de marcos geodésicos e consequente oficialização do local da verdadeira origem do rio Amazonas.

No alto dos 5.597 metros do Nevado Mismi, na região de Arequipa, ao sul do Peru, a equipe de pesquisadores e documentaristas - liderados por Paula Saldanha - analisou, registrou e demarcou o local considerado o ponto mais remoto de alimentação do rio Amazonas. Com este registro e a fixação de marcos geodésicos, foi possível a medição e divulgação dos resultados, por cientistas do INPE: o Amazonas é o maior rio do mundo, superando o Nilo em 140 km.

A documentação do rio seguiu em 2009, com as gravações do documentário longa-metragem “Amazonas, o Maior Rio do Mundo - Uma Aventura da Nascente à Foz”, dirigido por Pedro Werneck. O longa, que registra os quase sete mil quilômetros do curso do Amazonas, desde a verdadeira nascente, no Sul dos Andes peruanos, até sua foz no oceano Atlântico, teve o apoio do Instituto Paula Saldanha.









PROJETOS BiodiversidadeExposiçõesGaia, o planeta vivoRetratos do BrasilAcervo EtnográficoTerra AzulTV ComunidadesNascente do AmazonasRecuperação da Microbacia dos Lúcios


© 2010 - Todos os direitos reservados - Instituto Paula Saldanha

[x] close



INSTITUTO ´PAULA SALDANHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas